Peixe Espada doente...Soluçao?


phuta

Recommended Posts

Bons dias,

 

Tenho um peixe espada macho que tem uma mazela no lombo junto á barbatana, na zona da mazela está-se a criar uma especie de mancha branca tipo algodão, ele ultimamente isola-se e fica no canto do fundo do aquario, afastando-se do outros, agora ele deixou completamente de assediar a sua femea, já nao a procura para acasalar. Ontem peguei nele com a rede e verti para cima dele um pouco de sal miúdo. Fiz mal? Se alguem me arranjar um solução melhor agradecia. Tenho mais uns espadas no aqua uns tantos mollys um limpa-fundos/vidros será que posso deitar uma colher de chá de sal sem afectar os outros?! o meu aqua é de 52 litros

 

Abraços

 

PS- Eu penso que seja mazela...mas sempre á hipotese de ser funco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se arranjasses uma foto era bom. Ajudava no diagonóstico.

Experimenta usar um antibiótico. O problema parece bacteriano.

Os fungos podem ser uma infecção secundária.

 

O ideal será separar o peixe para outro aquário e aplicar ambos os medicamentos, mudando todos os dias 50% da água e renovando com mais medicamento.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se arranjasses uma foto era bom. Ajudava no diagonóstico.

Experimenta usar um antibiótico. O problema parece bacteriano.

Os fungos podem ser uma infecção secundária.

 

O ideal será separar o peixe para outro aquário e aplicar ambos os medicamentos, mudando todos os dias 50% da água e renovando com mais medicamento.

 

Boas,

 

Desde ja obrigado pela ajuda. Em relação a fotos não me é possivel ja que não possuo nenhuma máquina fotografica digital. Aumentei a temperatura para os 31 graus e tenho lhe andado a deitar 1 colher de sal 1 vez por dia...ontem mesmo apanhei-o com a rede e verti um pouco de sal fino para cima dele e voltei a colocar no aquario, ele ficou bastante agitado, ele agita a cauda e a cabeça de um lado para o outro, sem sair do sitio, hoje demanha tava mais calmo. E em relação ao mete-lo num aquario aparte é me impossivel ja que so possuo 1 aquario, tando limitado a isto como achas que proceda...e que tipo de medicamentos aconselhas, já que dizes para lhe aplicar 2 tipos de medicamentos mas quais e lhes posso aplicar juntamente com os outros.

 

Obrigado,

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devias aumentar a temperatura neste caso.

O peixe deve apresenta sinais de infecção bacteriana (Columnaris). O aumento de temperatura é prejudicial neste caso porque permite uma reprodução mais rápida da bactéria (logo o peixe morre mais depressa).

 

Podes usar o sal. O ideal seria manter o peixe sempre em água com algum sal.

 

Nestes casos o ideal mesmo é, no início da doença, apanhar o peixe, colocar noutro aquário e juntar á água Bactopur Direct. Trocas de água regulares ajudam na cura (tens de manter a água limpa).

 

Tenta arranjar um aquário, nem que seja pequeno para tratares estes casos (e outros qeu poderão surgir).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devias aumentar a temperatura neste caso.

O peixe deve apresenta sinais de infecção bacteriana (Columnaris). O aumento de temperatura é prejudicial neste caso porque permite uma reprodução mais rápida da bactéria (logo o peixe morre mais depressa).

 

Podes usar o sal.  O ideal seria manter o peixe sempre em água com algum sal.

 

Nestes casos o ideal mesmo é, no início da doença, apanhar o peixe, colocar noutro aquário e juntar á água Bactopur Direct. Trocas de água regulares ajudam na cura (tens de manter a água limpa).

 

Tenta arranjar um aquário, nem que seja pequeno para tratares estes casos (e outros qeu poderão surgir).

 

BOAS,

 

Obrigado pela resposta. Olha tenho lhe metido uma colher de sal grosso uma vez por dia, e despejado um pouco de sal fino directamente em cima dele. Espero que nao prejudique nenhum dos peixes que la tenho (mollys balão preto/branco; peixe-espada laranja; e 5 peixitos de cardume que tem um triangulo preto na cauda e uma rã mais o limpa fundos/vidros). Em relação á temperatura tenho-a a 31 graus mas pelo que percebi vou baixa-la aos 28. Õutro aquario seria mesmo o ideal mas não tenho mesmo possibelidade de o ter mesmo, ja que tinha de o comprar e o restante matrial, o que não me é possivel neste momento (infelizmente). E o produto que dizes o Bactopur Direct é para eu comprar? Já tinha ouvido falar do Protozan serão idênticos?! Só mais uma coisa...agora tenho outro macho peixe-espada laranja a rosar-se nas pedras e folhas...mas quando toca parece que apanha um choque eléctrico e assusta-se aquando do contacto, mas estes não apresentam lesões visiveis. Devo me preocupar com este?

 

deixo aqui umas fotos para teres uma ideia do que o meu peixe-espada dourado tem, penso que não tão avançado mas é só para teres uma ideia.

 

flex16bi.jpg

 

flex27vl.jpg

 

 

Obrigado por tudo...Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que filtro tens nesse aquário? Quantos lt/h faz?

 

Convinha arranjares o bactopur. Como não tens aquário hospital tens de fazer tratamento no comunitário (fazes aos peixes todos).

Se não estou em erro a dose é 1 comprimido/50lt.

 

Faz uma troca de água de 50% e deitas 1comp. lá pra dentro.

No dia seguinte, nova TPA + 1comp. e assim sucessivamente até notares sinais de melhoras (o tratamento normal são de 3 dias mas pode ser necessário voltar a repetir).

 

As trocas de água e limpeza do filtro e areão são muito importantes para evitar problemas (tanto bacterianos como parasitários).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nuno Miguel muito obriado pela tua ajuda, ja fizes-te muito. Deixo aqui so a má noticia o meu macho acabou de morrer. :lol::x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x:x

 

vamos a ver se vou a tempo de salvar o resto da comunidade com a ajuda do Miguel. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...