Ajuda com as aguas.


Recommended Posts

Olá,

 

Utilizo agua de osmose para as minhas mudas numa proporção de 90%(osmose) - 10% (torneira só filtrada com o filtro de carvão e micro particulas). Esta mistura dá no final um pH de 6.6.

O meu problema é quando passo esta agua para os aquarios (mudas de 50% 2x por semana) esta fica com um pH de 7.9. (A muda é feita com um tubo, daqui sei que não é o problema)

O pH sai da torneira a 8.2

O aquarios de destino não têm areao. Um só tem um filtro biologico sem plantas e o outro tem um seco-humido e um fluval 304 com algumas plantas em potes.

 

Alguem imagina o que se estará a passar? É que eu não adiciono a estes aquarios qualquer tipo de quimico e tambem não têm pedras de qualquer especie(só difusoras).

É práticamente só agua, peixes e muita oxigenação.

 

Agradeço desde já qualquer ajuda,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito estranho... ou talvez não. Dizes que a água da tua torneira tem o pH=8.2

Isso em termos de KH dá uma dureza muito alta :P

Experimenta, medir os valores de GH e KH, depois de esta passar pela osmose. É que o facto de teres o pH a 6.9, é porque o poder tampão da água à saída da osmose é muito baixo, logo vais absorver CO2 atmosférico, baixando o pH.

 

E, experimenta também, misturar 10% de água da torneira com 90%, arejar a mistura, e passados uns minutos medires o KH e GH. É que tal como já disse em cima, podes ainda ter um GH e KH grandes...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta, medir os valores de GH e KH, depois de esta passar pela osmose. É que o facto de teres o pH a 6.9, é porque o poder tampão da água à saída da osmose é muito baixo, logo vais absorver CO2 atmosférico, baixando o pH.

Oi Luis,

 

Depois de passar pela osmose o gH fica a 20ppm e o kH a 40ppm.

 

E, experimenta também, misturar 10% de água da torneira com 90%, arejar a mistura, e passados uns minutos medires o KH e GH. É que tal como já disse em cima, podes ainda ter um GH e KH grandes...

Boa ideia. Será o próximo passo.

Mas... já agora, o que é que a oxigenação vai provocar? a saida do co2 da água, aumentando assim o pH? Será isto possivel?

E... mesmo que o kH seja elevado (não sei se 4 já é elevado para o que estamos aqui a falar) não é suposto este servir de tampão ao pH a que a agua se encontra?

 

Obrigado,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar o que vou "dizer" é um disparate (se assim for agradeço que me corrijam) mas aqui vai:

 

Porque não fazer uma TPA com água engarrafada que tenha um PH baixo? Será que não ía resolver o problema? Ocorreu-me esta ideia ao olhar para um garrafão de água que na "etiqueta" indica ter um PH de 5,6.

Cumprimentos

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas... já agora, o que é que a oxigenação vai provocar? a saida do co2 da água, aumentando assim o pH? Será isto possivel?

Sim... é. Às águas dos poços acontece-lhes isso mesmo. O pessoal recolhe a água do poço, todo feliz, e vê que o pH é ácido. Uns dias depois, quando quase todo o CO2 já se evaporou, constactam que o pH subiu "ligeiramente" :P

 

E... mesmo que o kH seja elevado (não sei se 4 já é elevado para o que estamos aqui a falar) não é suposto este servir de tampão ao pH a que a agua se encontra?

Atenção que um KH/GH de 40 ppm equivale a cerca de 2,24 graus alemães (dHº). Isto nos sistemas naturais, a menos que haja outros tamponizadores (o que no teu caso não acontece) tais como turfas e ácidos húmicos, é muito instável. Daí, na minha opinião, que quando adicionas a água da torneira, e a da osmose ao perder o CO2, o pH suba novamente. Porque a contribuição de tamponizar o pH, por parte da água proviniente da osmose, é practicamente nula :crazyeyes:

 

O KH serve, como tu disseste e bem, de tamponizador do pH da maior parte das águas naturais. Mas como o KH é baixo à saída da osmose (e algum pode ser já devido ao CO2, o que poderá fazer baixar mais o valor, ou seja, o que é real) ao adicionares outro tipo de água qualquer, o pH da solução final tende a ser igual ou parecido ao da água da torneira (que é o que te acontece).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Porque não fazer uma TPA com água engarrafada que tenha um PH baixo? Será que não ía resolver o problema? Ocorreu-me esta ideia ao olhar para um garrafão de água que na "etiqueta" indica ter um PH de 5,6.

Uma razão (a mais importante):

A longo prazo (talvez não muito longo), a água de osmose compensa mais que andar a comprar água engarrafada.

 

O problema do Luis Dias, é conseguir acertar com a razão de água de Osmose/Torneira até atingir o pH/GH/KH melhor para fazer as trocas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma razão (a mais importante):

A longo prazo (talvez não muito longo), a água de osmose compensa mais que andar a comprar água engarrafada.

 

 

Tens toda a razão. "Pequenos" problemas que por vezes não consideramos.

 

Mas de qualquer forma, para aquários mais pequenos (os meus, por exemplo) a utilização esporádica de àgua engarrafada não tem problema, pois não? É que em alturas em que detecto valores de PH muito altos na àgua da torneira costumo recorrer a esse método para as TPA's.

Cumprimentos

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KH serve, como tu disseste e bem, de tamponizador do pH da maior parte das águas naturais. Mas como o KH é baixo à saída da osmose (e algum pode ser já devido ao CO2, o que poderá fazer baixar mais o valor, ou seja, o que é real) ao adicionares outro tipo de água qualquer, o pH da solução final tende a ser igual ou parecido ao da água da torneira (que é o que te acontece).

Bom, muito obrigado pelo diagnostico. Agora soluções.

Consigo aumentar o kH sem aumentar o pH? (Sem recorrer a quimicos)

Será aconcelhavel ir diminuindo a oxigenação até arranjar um bom compromisso com um pH baixo? Se conseguir isso, será este um equilibrio precario, uma vez que o Kh seria inalterado?

 

Obrigado,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Consigo aumentar o kH sem aumentar o pH? (Sem recorrer a quimicos)

Não... e já agora, como é que queres alterar a química da água sem recorrer a químicos? :wink: Eu percebo o que queres dizer, mas não te esqueças que tudo são produtos químicos. Inclusivé tu mesmo.

 

Em sistemas naturais, é impossível diminuires o pH e o KH aumentar. No entanto, nos aquários há uma, e uma só maneira, de o conseguir. Injectando CO2... mas se tu queres fazer isso, aconselhava-te a regular muito bem a quantidade de CO2 que injectas. Não te esqueças que tens um KH muito baixo, e uma ligeira variação no fluxo de CO2 pode causar uma alteração, minimamente brusca no pH. Se for esse o caso, não o aconselharia a fazer sem um método totalmente preciso (CO2 Químico e/ou de botija). Mas nesse caso, terias que parar com a oxigenação da água, pois assim o CO2 só estaria a fazer "bolhinhas" dentro de água.

 

Será aconcelhavel ir diminuindo a oxigenação até arranjar um bom compromisso com um pH baixo? Se conseguir isso, será este um equilibrio precario, uma vez que o Kh seria inalterado?

Não, não é aconselhável :wink:

O teu problema, é que não tens um tamponizador ácido (alguns tipos de areão e turfa). Onde eu moro, o pH da água da torneira é da ordem dos 7.4-7.6. No entanto, mantenho o pH dos meus aquários ou a 6.0-6.5 (turfa e troncos) ou a 6.6-6.8 (akadama).

Não digo que no teu caso funcionem às mil maravilhas, mas sem substracto ácido nem turfa nos filtros, é um bocado complicado andares a acertar isso :D

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vou dizer uma asneira mas aqui vai:

 

A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH?

 

Não é essa uma das tarefas ( dependendo das membranas ) deste género de equipamento.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente vou dizer uma asneira mas aqui vai:

 

A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH?

 

Não é essa uma das tarefas ( dependendo das membranas ) deste género de equipamento.

 

Eu tenho a mesma ideia, pelo menos no que diz respeito ao GH :wink:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... e já agora, como é que queres alterar a química da água sem recorrer a químicos? :wink: Eu percebo o que queres dizer, mas não te esqueças que tudo são produtos químicos. Inclusivé tu mesmo.

Oi Luis,

 

Pois é, são tudo químicos... por isso é que é bom, não mexer. eheh

Mas se tem que ser, tem que ser! Já agora, o que eu preciso mais exactamente é adicionar um buffer acido, para juntar à agua que sai da osmose(pH 6.6), para a manter assim, com pH baixinho independentemente da oxigenação, não é?

Conheces alguma coisa no mercado para esta função?

 

Obrigado,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH?

 

Não é essa uma das tarefas ( dependendo das membranas ) deste género de equipamento.

Que eu saiba, já te respondeste a ti próprio...

O GH à saída, depende das membranas que retêm o cálcio e o magnésio. Não só a qualidade, mas também convém saber se já estão a ficar saturadas.

 

Conheces alguma coisa no mercado para esta função?

Conheço. Buffers de pH :wink: Mas não te aconselho a usá-los. Sem te esqueceres, que quando adicionas um buffer de pH à água de osmose, por mais fraco que seja, vai-te nivelar logo o pH igual ao do buffer. Por isso, é má política deitares um buffer na água de osmose. A menos que nas trocas de água, uses exclusivamente água de osmose. Mas dessa maneira, vais perder sais essenciais aos peixes e às plantas :D

 

Enfim, um dilema...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água proveniente da osmose inversa não é suposto ter 0º de GH?

Acho que tambem depende do gH que metes à entrada da osmose.

Já utilizei osmoses com aguas de gH25º e saia a 5º, com aguas de 15º saia a 1º e com 10º saiu a 0º.

 

Conheço. Buffers de pH :? Mas não te aconselho a usá-los. Sem te esqueceres, que quando adicionas um buffer de pH à água de osmose, por mais fraco que seja, vai-te nivelar logo o pH igual ao do buffer. Por isso, é má política deitares um buffer na água de osmose. A menos que nas trocas de água, uses exclusivamente água de osmose. Mas dessa maneira, vais perder sais essenciais aos peixes e às plantas :?  

 

Enfim, um dilema...

Então?!?! ... agora não percebi. Se não usar buffers, como é que baixo o pH depois da osmose?

 

Obrigado,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então?!?! ... agora não percebi. Se não usar buffers, como é que baixo o pH depois da osmose?

Tu podes usar buffers... mas é altamente desaconselhado. Imagina!!

Tens uma água natural que tem dezenas de produtos químicos dissolvidos nela. Carbonatos, Bicarbonatos, Sódio, Potássio, etc...

E tem um pH ácido...

 

Agora, se tu pegares em água de osmose e lhe adicionares somente um buffer, o que é que acontece? Tens a água practicamente livre de sais essenciais, e tens somente os sais que constituem o buffer (geralmente um sal e um ácido do mesmo ião, tipo HCl e NaCl)...

Ou seja, os peixes vão gramar com o buffer, tudo bem que pode ser em baixas concetrações, mas não têm o restos dos sais...

 

O meu conselho e mais uma vez repito, não sei se funcionará tal como eu, é usares um areão ligeiramente ácido (akadama) e ou turfa granulada no filtro externo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, se tu pegares em água de osmose e lhe adicionares somente um buffer, o que é que acontece? Tens a água practicamente livre de sais essenciais, e tens somente os sais que constituem o buffer (geralmente um sal e um ácido do mesmo ião, tipo HCl e NaCl)...

Ou seja, os peixes vão gramar com o buffer, tudo bem que pode ser em baixas concetrações, mas não têm o restos dos sais...

Bom Luis, desculpa lá continuar a maçar, mas ajuda-me lá aqui a preparar o cozinhado…

-A ideia do akadama, não me serve muito bem, porque queria manter o fundo descoberto, para me facilitar nas limpezas.

-A ideia da turfa, não posso considerar porque um dos aquas é mantido só com filtragem biológica e aspiração diária.

 

Assim, e voltando ao buffer diz-me:

- osmose + Buffer + sais é aceitavel? Ou os sais alteram-me o pH?

- Se osmose + buffer + sais fizer sentido, posso também pensar só em agua da torneira + buffer, uma vez que os sais já lá estão?

 

Obrigado,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

-A ideia da turfa, não posso considerar porque um dos aquas é mantido só com filtragem biológica e aspiração diária.

Porquê? Nem podes arranjar uma meia de senhora com turfa granulada e coloca-la por cima da bomba de ar? :wink:

 

Basta-te ter o mínimo de circulação a passar pela turfa...

 

- osmose + Buffer + sais é aceitavel? Ou os sais alteram-me o pH?

Podem alterar o pH... e geralmente são básicos.

 

- Se osmose + buffer + sais fizer sentido, posso também pensar só em agua da torneira + buffer, uma vez que os sais já lá estão?

Podes, mas em princípio vais gastar muito buffer a fazer baixar o pH da água da torneira :D Experimenta também fazer uma mistura de 25%-75% de água da torneira e de osmose, respectivamente, e depois acertá-la com o buffer.

Mas mais uma vez, não garanto que seja viável...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê? Nem podes arranjar uma meia de senhora com turfa granulada e coloca-la por cima da bomba de ar? :roll:  

 

Basta-te ter o mínimo de circulação a passar pela turfa...

Assim?!? Tão simples? É que nem é tarde nem é ontem, vou já ver isso.

Tens ideia de quanta turfa por cada 100L?

 

 

- Se osmose + buffer + sais fizer sentido, posso também pensar só em agua da torneira + buffer, uma vez que os sais já lá estão?

Podes, mas em princípio vais gastar muito buffer a fazer baixar o pH da água da torneira :? Experimenta também fazer uma mistura de 25%-75% de água da torneira e de osmose, respectivamente, e depois acertá-la com o buffer.

Mas mais uma vez, não garanto que seja viável...

...mas é um caso a considerar se a meia de turfa não funcionar.

 

Muito obrigado pelas dicas,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Assim?!? Tão simples? É que nem é tarde nem é ontem, vou já ver isso.

Tens ideia de quanta turfa por cada 100L?

Era melhor que estivesse dentro de um filtro, de modo a passar o máximo de corrente de água pela turfa.

 

Quanto a quantidades, é assim... Eu no meu aquário de Loricarídeos de 60 litros teóricos, costumo usar a turfa dentro do filtro externo. A quantidade é metade de um pacote de turfa granulada da Fluval. E dura-me cerca de 2-3 meses, se não mais :wink: A manter o pH na ordem dos 6.0-6.5

 

Acho que já sabes que a turfa deixa a água amarelada... :wink:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno update.

 

Coloquei um dos aquas a filtrar com 80g de turfa. Após uma noite inteira de filtragem, a agua estava com um pH de 8.02.

Estranhamente, os peixes estão bem, comem bem e são activos.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.