Sal como tratamento


SAAC

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Desde sempre tenho usado sal (sem iodo) como tratamento e prevenção de doenças. O sal juntamente com um ligeira subida da temperatura e mudanças de agua resolveram todos os problemas de feridas e infecções dos meus peixes.

A minha questão é se o sal será ou não indicado para peixes tipo plecostumos (para coridoras e botias diz se que não é indicado)

 

Obrigado

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SAAC,

 

A questão da utilização do sal no aquário como forma de prevenção de doenças é muito controversa. Já assisti a dsicussões de largas dezenas de posts a favor e contra este método... não só em recursos portugueses como estrangeiros!

 

Mas ao contrário do que se possa pensar, a controvérsia em alguns casos não diz apenas respeito ao uso do sal ou não, mas também sobre a prevenção de doenças!

 

Vamos então por partes.

 

Deve-se prevenir o aparecimento de doenças no aquário? Sim ou Não? Bom, há quem defenda que em caso algum se deve tentar prevenir o aparecimento de doenças pois apenas estamos a contribuir para o aumento das resistências dos vírus e a submeter os peixes a um "tratamento" escusado. Por outro lado há quem defenda que no prevenir é que está o ganho, evitam-se as doenças dos peixes e poupam-se muitas dores de cabeça.

 

Eu já procedi das duas formas, em diferentes fases é certo, mas inicialmente procedia à introdução de sal no aquário e de tempos a tempos aumentava a temperatura. Já de há um ano para cá que deixei de o fazer e apenas intervenho quando identifico algum potencial problema no aquário. Qual a justificação? Nada de cientifico... bem pelo contrário, com o alargar das minhas responsabilidades profissionais passei a ter cada vez menos tempo para os aquários, e deixei de lhes prestar tanta atenção como anteriormente. Isto significou o aumento das doenças nos aquários? Sinceramente não... Com o passar do tempo e aa dedidação dada aos peixes, temos tendência a conhecer melhor o seu comportamento e a identificar potenciais problemas em função deles. Como tenho corydoras no aquário e, de facto, não se deve introduzir sal no aquário com esta espécie, deixei de o fazer. Por outro lado, não é raro quando tenho indícios de alguma doença, aumentar logo a temperatura, e proceder a mudanças de água.

 

A segunda questão é mesmo se o sal deve ser aplicado ou não. Relativamente a esta questão, sinceramente não vejo mal nenhum... Não sou nenhum químico nem conheço a reacção da introdução do sal no aquário mas o que tenho ouvido e lido é que, regra geral, o sal é benéfico, tanto para peixes como para as plantas.

 

Mas atenção, não se deve introduzir o sal sob a forma de pedras! Ele deve ser dissolvido antes de entrar no aquário. E nunca deitar o sal em pedra directamente sobre as plantas, pois podem ficar queimadas!

 

Bom, esta é a minha opinião. Já sabemos o que o SAAC também pensa sobre o assunto. Falta o resto do pessoal opinar... :D

 

Abraços,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá!

 

vou tentar explicar como o sal actua sobre: plantas, doenças e peixes gato.

 

o sal faz com que a pressão osmótica dentro das células e dos seres vivos aumente, fazendo com que a água saia das células, isto é bom porque as doenças são unicelulares (exceptuando os fungus) e logo que toda a água saia de dentro de si elas morrem.

alguns peixes conseguem controlar a pressão osmótica dentro de si, nós por exemplo conseguimos fazer isso, pois se não o conseguissemos um mergulho no mar seria fatal, mas existem peixes que não o conseguem fazer, como exemplo temos as corydoras e os plecos que pertencem á familia dos peixes gatos, quando introduzimos sal no aquário estes peixes não conseguem regular a pressão osmótica e ficam "secos", morrem como que plasmolizados.

nunca, mas nunca se deve introduzir sal num aquário que tenha plantas!o sal não as queima, mas actua da mesma forma que nas bacterias e retira a água das plantas.

se colocarmos sal num vaso de uma planta ou num jardim as plantas morrem porque o sal retira a água das plantas.

foi muito complicado??? :oops: :D :cry:

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Há um aspecto que não foi referido e que julgo ser importante. Tudo depende das espécies de peixes e de plantas e da concentração de sal de que estamos a falar. Pela minha experiência posso dizer que há alguns anos costumava adicionar regularmente água salgada a todos os meus aquários de água doce e que até uma percentagem de 1,5% de água salgada sobre o total do tanque não se notava nenhum efeito visível. Os efeitos benéficos só se faziam notar a partir desses valores e até uma percentagem de 2%. Acima disso os efeitos eram claramente perniciosos.

 

Na realidade, há vários peixes e plantas que nos são apresentados como sendo de água doce e que na realidade precisam de águas com ligeiros teores de salinidade para ficarem nas melhores condições: é o caso dos cromídeos do sudeste asiático, por exemplo, ou até dos vulgares Kribensis (peixes de delta), e do conhecido feto Microsorium Pteropus. Por isso, talvez fosse melhor falarmos de água salgada, porque de sal parece que estamos a falar de culinária (atenção aos iniciados: NUNCA se deve, em caso algum, usar o sal da cozinha no aquário). Esse sal é para fazer rissóis e não para criar guppys. A não ser que queiram usar os guppys para fazer rissóis... Não se riam que eu conheço casos que terminaram mal por usarem sal grosso no aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tenho duas Mollys que inicialmente se deram mal no aquário, passei a introduzir, em cada troca semanal de 30 L de água, duas colheres de sopa de sal dissolvidas.

 

A troca é feita por dois baldes de 15L e o sal é dissolvido no segundo.

 

Desde que uso sal as Mollys não tiveram mais nenhum problema, não tive mais doenças para além de umas feridas numas colisas que evoluiram para fungos e nem por isso o pleco se queixou - bem, se calhar, se ele pudesse falar diria que estava melhor sem sal mas de qualquer forma não parece afectado.

 

Agora as plantas...Táslixado escreveu

 

nunca, mas nunca se deve introduzir sal num aquário que tenha plantas!o sal não as queima, mas actua da mesma forma que nas bacterias e retira a água das plantas.  

 

Isto tem lógica e talvez seja a razão de as minhas plantas apenas sobreviverem e não mostrarem exuberância, contudo...

 

O que dizer das plantas que crescem em água salgada?

São algas e não são afectadas pelo sal? Mas algas não são plantas à mesma??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá!

 

em água salgada a historia é bem diferente, as macro algas que são usadas em água salgada têm no seu biótopo sal, e se retirar o sal elas morrem, o mesmo acontece a plantas superiores de água doce, se colocar sal elas morrem.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais