Recommended Posts

Publicado

Boas, começo para dizer que sou meio novato neste passatempo, tenho um aquário comunitário com cerca de 100ltrs, e como apostei em platys dois machos e seis fêmeas eles já me presentearam com avelins, no entanto perderam-se porque eu não estava presente aquando do advento, por isso pensei fazer um aquário (maternidade ou de recurso) DIY.

Conforme o pensei, conforme o fiz 40x30X30 com vidro de 4mm.

Agora a minha dúvida diz respeito ao filtro interno que vou utilizar no aquário de recurso, por isso passo a explicar a situação:

Tenho comigo o filtro da Aquapor que vinha no KIT da Aquapor que debita 1000 litros hora e com cerca de 18W de potência e que mesmo debaixo de agua ainda faz um ruído que pode ser incomodativo uma vez que este aqua vai estar no quarto da minha filha, na mesa-de-cabeceira, e que apesar de eu lhe ter “espetado” com filtros para exaustor “perlon” na entrada do filtro a verdade é que ele ainda emite o ruído do motor de 18W.

A minha pergunta é a seguinte:

Será que eu substituindo o filtro de 18W por um filtro interno de 3W que só custa 10 Euros, existe algum benefício significativo, em termos de ruído e em termos de consumo que compense o investimento de 10 Euros no novo filtro.

Eu tenho a opinião que deve compensar mas gostaria de saber a opinião do fórum.

Desculpem um tão longo texto.

Em aquário dependência.

Publicado:

O filtro de mochila tambem pode ser uma solução mas ia onorar um pouco o custo do filtro uma vez que custaria pelo menos o dobro do que o interno, e em relação ao ruido, como o o motor ía estar fora do aqua e com o ruido da queda de agua do filtro de mochila poderia tornar-se um pouco ruidoso se bem que em termos de consumo tambem seria económico.

A minha grande duvida é a seguinte o filtro interno de 3W é o suficiente para as necessidades do aqua, mas valerá o investimento em termos energéticos e ruido em comparação com o filtro de 18W da aquapor?

Em aquário dependência.

Publicado:

No meu ponto de vista:

Onerar porque razão? Há filtros de mochila Jebo, muito bons, perfeitos para esse aqua, que não terá mais de 30l úteis, por cerca de 13 EUR...

Interno Aquapor 1000l/h?? Não me parece! Não conheço o filtro, mas ainda que tenha regulador de caudal, parace-me jarda a mais para um volume de água tão pequeno...

O filtro de mochila ainda assim faz barulho? Não! Posso dizer-te que tenho um nano semelhante ao que queres montar, equipado com um Eheim Liberty 200, e é ultra-silencioso... Quanto ao barulho da água, basta que o nível da água esteja alinhado com o nível da(s) saída(s) do filtro, e esse problema está ultrapassado.

Mas claro, esta é só a minha opinião...

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!