Dúvida com resposta simples...


Recommended Posts

Olá.

Estou montando um pequeno aquário - 15l - de água doce com filtro biológico. A minha pergunta é: a que altura (profundidade) deve ficar a pequena pedra difusora dentro do tubo vertical que vem do "fundo" até à superfície?

Obrigado

José Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que é o aquário? tipo de peixes?

 

Esse tipo de filtros já está ultrapassado e praticamente não se usa devido à sua fraca eficiência.

O volume do aquário também não é famoso. Esse tipo de aquários actualmente só é usado para killis.

 

A melhor solução para obteres a água mais ou menos limpa e com o ciclo de azoto a funcionar, é um filtro de cascata.

 

Se é para manteres peixes de água quente aconselho-te a pensares num aquário maior, no minimo 60Litros.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

São "apenas" 2 orandas e, pelo que li, estes 15l mal dão para 1. No entanto, sei também de muitos casos que os têm aguentado com sucesso.

Para me iniciar, e também porque foi uma oferta ao meu miudo, avancei para plantas artificiais e depois se verá.

Apesar de serem de água fria, comprei um termostato para manter aquilo a cerca de 22 ºC e um kit de testes (pH, GH, KH, amínia e nitritos).

Agora é que o ciclo de niotrificação está no início, pois só o montei no sábado.

Perante isto, acha que este sistema de "arejamento" é pouco?

Obgd.

José Eduardo Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:?:

 

Apenas um pequeno off topic :(

 

Quando não se sabe qual é a resposta...como é que se pode saber que é simples? :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

É por uma questão de lógica e raciocínio: várias hipóteses poder-se-iam colocar, todas elas com a mesma simplicidade - a) indicação da altura mais correcta (como o fizeram); b) opinar que não há medida definida e que, portanto, ficaria ao critério de cada um, etc...

Tudo o que viesse para além da resposta à minha pergunta seria (e foi!) um acréscimo e mais valia que, obviamente, ajuda o iniciado a balizar os seus conhecimentos e opções perante as práticas mais frequantes no espaço luso da aquariofilia - mas não era solicitado.

Uma vez mais, obrigado a todos quantos ajudaram.

José Eduardo Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia variar com a oxigenação pretendida, com a carga de peixes, com a temperatura da agua, etc...

 

mas não penses que estou a gozar, apenas achei divertido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade, o que tenho é 1 Oranda branco cada de véu e um "olhos de telescópio" (ambos Carassius sp., como sabem) e estou satisfeito porque, contrariamente ao que aconteceu com os dois primeiros, estes ainda gozam de boa saúde.

O dois primeiros oferecidos devem ter "stressado" com o transporte e as mudanças iniciais: ao fim da 1ª semana estavam já mais lentos, mais à superfície, depois quase a boiar a 45º (quase de lado) mas inda nadando. Pouco se alimentavam, as barbatanas foram-se degradando e apareceram algumas pontuações brancas muito heterogéneas que eu não diagnosticaria como ictios (talvez fungos ou outra doença bacteriana).

O facto é que morreram, apesar de me ter esforçado por manter a água com parâmetros minimamente aceitáveis (tarde de mais!).

Será que eles já vieram doentes da loja? Terá sido todo o conjunto de condições que referi? E que doença seria?

Isto poder-me-ia ajudar a compreender e evitar eventuasi enfermidades futuras.

(cansado de escrever e cansados de ler :shock:

Até.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.