Como fazer CO2 caseiro


Recommended Posts

Caros amigos, pelo que tenho lido, num aquario com plantas é necessário injectar alguma quantidade de CO2.

Pergunto aos caros amigos como é feito o CO2 caseiro, que material tem que se usar e como se injecta depois no aquario e qual a quantidade? Sendo CO2 não vai afectar os peixes?

Obrigado!

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê este tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=75544#75544

 

acho que é dos mais simples e baratos que há no forum...

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Alberto ...

 

Não te esqueças de uma coisa ... o CO2 só faz falta se tiveres o aquário bem iluminado, ou seja, se a iluminação é suficiente para as plantas consumirem todo o co2 dissolvido na água ... porque CO2 em excesso pode provacar mortes nos que lá habitam ... visto ser tóxico(se em excesso) para os peixes ... Não sei bem a média, mas se calhar se tiveres no minimo 0,5w/L .

 

Só mais uma coisa ... o CO2 só é consumido pelas plantas nos períodos de luz. O que convém não ser injectado quando a iluminação está desligada. Quando temos injecção de CO2 através de uma botija existe uma válvula (Vávula Selenóide) que corta automáticamente o CO2 quando se desliga a iluminação. Enquanto que esse(caseiro), continua sempre a bombar, mesmo quando a iluminação se desliga ... por isso convinha que, quando a iluminação se desliga, tu tires a mangueira também para fora ... evitando assim uma continua injecção de CO2 para dentro do aqua mesmo quando desnecessário e até prejudicial .

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, tens razão, durante a noite não é necessário CO2, teria-se que tirar o tubo, mas certamente que não se podia fechar a saida do CO2 havendo o perigo de a garrafa rebentar! Penso eu... não sei...

Então será melhor um sistema não artesanal, fala-se aqui muito do kit da Nutrafin e ha quem depois use esse kit para fazer CO2 caseiro, é alguma coisa de jeito? E quanto poderá custar esse kit?

 

Um abraço

 

 

Alberto Santos

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alberto ...

 

Esse kit da Nutrafin também é para fazer caseiro ... é isto :

 

Pic_4533_11.jpg

 

Ou seja ... tens que fazer o mesmo processo ... tirar a mangueira.

 

O de botija é um bocadito mais "carote" .. se quizeres um destes(Nutrafin) eu tenho um para venda, como podes ver aqui neste tópico ...http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=42604 ... tou a vender a 20€ mas com quase 450g de bicarbonato de sódio, e 3 saquetas de fermento de padeiro ... que vais precisar para o caseiro... mas este é igual áquele que ias fazer, a única diferença é que é só meter os ingredientes lá para dentro, enquanto tu ainda tens de fazer a garrafa etc ...

 

Outra coisa ... ainda não disseste a iluminação que tinhas ... posta aí no tópico ... os dados do aqua ... medidas, litros, iluminação etc ..

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Alberto

Só para reforçar a ideia do Filipe: só precisarás de CO2 se tiveres o aquário muito plantado e com plantas com exigências de co2. Essa iluminação é fraca para um aquário dessa litragem, isto no caso de quereres realmente um plantado (e uma vez mais depende também das exigências de luz das plantas)

Para um plantado procura ter no minino 1w por litro, ou seja, no teu caso, deverias ter um minimo de 100W.

Aconselho-te a veres primeiro que plantas queres ter para poderes definir melhor essas coisas.

 

Quanto ao CO2 podes deixar à noite desde que tenhas boa circulação de água do aquário. Eu deixo o meu sem problemas. A circulalação garante a oxigenação da água.

 

Bom sorte :(

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao CO2 podes deixar à noite desde que tenhas boa circulação de água do aquário. Eu deixo o meu sem problemas. A circulalação garante a oxigenação da água.

 

Boas, mas para isso deves estar sempre a mudar a altura de saída da água(entrada no aqua), não??? Porque se o aqua tiver a ser muito oxigenado, vai fazer desperdiçar o CO2... quanto menos circulação houver á superficie, mais o CO2 se dissolve na água. Mas também não vamos querer um aqua sem circulação, não é ??? É um meio termo, mas nunca muita oxigenação se houver injecção de CO2 ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Filipe

Acho que se deve sempre ter boa oxigenação.

O que deves ter é um bom difusor de CO2 de maneira a que as bolhas se difundam na água antes de chegarem à superficie. Dessa maneira não há tanto desperdicio de CO2.

Não me parece problemática a questão do excesso de oxigenação.... Quando falo em ter uma boa oxigenação refiro-me apenas a ter movimento na água, julgo que é suficiente, desde que também não estejas a injectar quantidades brutas de Co2 claro :?:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para quem tiver um filtro interno como por exemplo os Aquaball da EHEIM que possuam entrada de ar antes da saída de água, saibam que é fácil dissolver o CO2 retirando a válvula de ajuste de ar e ligando a ela o tubo que vem do CO2.

Deste modo as bulhinhas ficarão muito pequenas e são logo rapidamente dissolvidas na água, permitindo na mesma uma boa oxigenação.

 

Lembrem-se que as concentraçoes de Oxigenio e CO2 são independentes e aumentar uma não significa baixar a outra. Claro que se houver muita agitação por causa da oxigenação, o CO2 perde-se rapidamente. Mas isso não será problema se for bem dissolvido e fôr reposto mais depressa do que é perdido. Logo, para aquários com muita movimentação, a incrementação de CO2 deve ser maior..

Não é assim? =) :?:

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Alberto

Só para reforçar a ideia do Filipe: só precisarás de CO2 se tiveres o aquário muito plantado e com plantas com exigências de co2. Essa iluminação é fraca para um aquário dessa litragem, isto no caso de quereres realmente um plantado (e uma vez mais depende também das exigências de luz das plantas)

Para um plantado procura ter no minino 1w por litro, ou seja, no teu caso, deverias ter um minimo de 100W.

Aconselho-te a veres primeiro que plantas queres ter para poderes definir melhor essas coisas.

 

Quanto ao CO2 podes deixar à noite desde que tenhas boa circulação de água do aquário. Eu deixo o meu sem problemas. A circulalação garante a oxigenação da água.

 

Bom sorte  :lol:

 

Ok, estava com a ideia que seriam 0.5w por litro, sendo assim leva uma de 100w.

As plantas que irá levar para começar, serão 4 ou 5 das mais tradicionais e menos exisgentes tais como echinodorus, fetos de java, musgo de java anubias, vallisnérias ou outras do mesmo genero, afim do sistema estabilizar, depois mais tarde logo se vê.

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.