Recommended Posts

Publicado

boas!

estou com um óptimo crescimento desta planta, com o novo areão e luzes, e CO2, está muito saudável e com um crescimento muito rápido. ontem estive a podá-las, tirei-as todas para fora, cortei os rebentos e plantei-os mais à frente, mantive as maiores, sem rebentos, lá atrás.

plantei-os 3 a 3, de forma que tenha o máximo de plantas no mínimo de espaço, e que quando cresçam criem o efeito de "matagal"!

mas a minha questão é esta:

os rebentos nascem sempre lateralmente como é normal nesta planta. para se manter a aparência de apenas 1 caule, de forma a fazer algo denso mas vertical, como fazem? cortam os rebentos logo, e mantêm o caule principal?

e se cortam o caule principal, a parte que fica plantada, fica sem aquele efeito de "topo", não sei como descrever, mas, como explicar? aquela "bola" de folhagem no topo?? :roll:

obrigado!

Publicado:

pessoal, já tenho 3 delas inclinadas no topo da água... dêem-me lá uma orientaçãozita, devo cortar e "pôr de parte" (vulgo dar/ trocar/ deitar fora) a parte de cima? é que replantar é difícil, já que as plantei 3 a 3 como disse, com uma ordem de "altura" de trás para a frente...

Publicado:

obrigado nos, eu já o conhecia, e já li em muitos lados antes de colocar este post.

só gostava de, em vez de ter respostas genéricas, pedir-vos a vossa experiência, se cortam e deitam fora a parte de cima, se replantam TUDO quando procedem a uma poda simples, se vão enchendo para os "lados" o aquário à medida que as plantas crescem desenfreadamente (3/ 4 dedos por dia, é BUÉ!!!! LOL), o que fazem aos "rebentos" laterais, etc etc etc... ou seja, respostas mais do tipo: eu faço isto, ou eu faço aquilo, em vez de "corta-se no rizoma, replanta-se"... isto é genérico percebes? mas obrigado pelo link é de facto bastante bom!

Publicado:

desculpa mas não é genérico... as tecnicas de podar são sempre as mesmas... as plantas é que variam.

O melhor que te posso dizer é les o artigo pegas numa tesourinha e toca a experimentar. É assim que eu faço :wink:

Publicado:

Boas!!

se deixares a parte de baixo ela vai ter mais ramificações pois falta-lhe a "guia principal" (não sei o nome tecnico mas acho que da para entender).

se plantares aparte de cima ficas com menos ramificações...

depende do efeito pretendido.

plantar isso é um pincel dos diabos pois ela não cria raizes uma vez que é por natureza uma planta flutuante.

Eu atava molhinhos a pedras e largava no fundo em aquarios sem areão mas agura desisti, fartei-me de lutar contra o crescimento super acelerado dessas malandras. :wink:

Um Abraço

Publicado:

LOL

bem podes crer. mas que crescimento!!! eu por acaso até as consigo plantar bem, com uma pinça, bem fundo na Akadama, mas sim, nos, penso que tens razão... experimentar!!! :D