wonderman Publicado Abril 26, 2006 Publicado Abril 26, 2006 boas! estou com um óptimo crescimento desta planta, com o novo areão e luzes, e CO2, está muito saudável e com um crescimento muito rápido. ontem estive a podá-las, tirei-as todas para fora, cortei os rebentos e plantei-os mais à frente, mantive as maiores, sem rebentos, lá atrás. plantei-os 3 a 3, de forma que tenha o máximo de plantas no mínimo de espaço, e que quando cresçam criem o efeito de "matagal"! mas a minha questão é esta: os rebentos nascem sempre lateralmente como é normal nesta planta. para se manter a aparência de apenas 1 caule, de forma a fazer algo denso mas vertical, como fazem? cortam os rebentos logo, e mantêm o caule principal? e se cortam o caule principal, a parte que fica plantada, fica sem aquele efeito de "topo", não sei como descrever, mas, como explicar? aquela "bola" de folhagem no topo?? obrigado!
wonderman Publicado: Abril 28, 2006 Autor Publicado: Abril 28, 2006 pessoal, já tenho 3 delas inclinadas no topo da água... dêem-me lá uma orientaçãozita, devo cortar e "pôr de parte" (vulgo dar/ trocar/ deitar fora) a parte de cima? é que replantar é difícil, já que as plantei 3 a 3 como disse, com uma ordem de "altura" de trás para a frente...
Jatbas Publicado: Abril 28, 2006 Publicado: Abril 28, 2006 vai dar uma olhadela neste artigo e tens a resposta às tuas perguntas. Podar as plantas – Quando, como e porquê? http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=261978#261978 AquaWizard
wonderman Publicado: Abril 28, 2006 Autor Publicado: Abril 28, 2006 obrigado nos, eu já o conhecia, e já li em muitos lados antes de colocar este post. só gostava de, em vez de ter respostas genéricas, pedir-vos a vossa experiência, se cortam e deitam fora a parte de cima, se replantam TUDO quando procedem a uma poda simples, se vão enchendo para os "lados" o aquário à medida que as plantas crescem desenfreadamente (3/ 4 dedos por dia, é BUÉ!!!! LOL), o que fazem aos "rebentos" laterais, etc etc etc... ou seja, respostas mais do tipo: eu faço isto, ou eu faço aquilo, em vez de "corta-se no rizoma, replanta-se"... isto é genérico percebes? mas obrigado pelo link é de facto bastante bom!
Jatbas Publicado: Abril 28, 2006 Publicado: Abril 28, 2006 desculpa mas não é genérico... as tecnicas de podar são sempre as mesmas... as plantas é que variam. O melhor que te posso dizer é les o artigo pegas numa tesourinha e toca a experimentar. É assim que eu faço AquaWizard
zefish Publicado: Abril 28, 2006 Publicado: Abril 28, 2006 Boas!! se deixares a parte de baixo ela vai ter mais ramificações pois falta-lhe a "guia principal" (não sei o nome tecnico mas acho que da para entender). se plantares aparte de cima ficas com menos ramificações... depende do efeito pretendido. plantar isso é um pincel dos diabos pois ela não cria raizes uma vez que é por natureza uma planta flutuante. Eu atava molhinhos a pedras e largava no fundo em aquarios sem areão mas agura desisti, fartei-me de lutar contra o crescimento super acelerado dessas malandras. Um Abraço Zé
wonderman Publicado: Abril 29, 2006 Autor Publicado: Abril 29, 2006 LOL bem podes crer. mas que crescimento!!! eu por acaso até as consigo plantar bem, com uma pinça, bem fundo na Akadama, mas sim, nos, penso que tens razão... experimentar!!! :D
Recommended Posts