aumentar o DKH


ssmile

Recommended Posts

Boas Noites

 

Tenho o meu DKH do aquario d 9 e queria aumentar um pouco mais, aconselharam-me a colocar o Pro bufffer Dkh da kent marine.

Ha 2 semanas que o coloco, nas propocoes devidas mas o dkh nao sobe nada mesmo.

 

O calcio esta a 450

nao entendo porque nao sobe.

Alguem me pode ajudar??

 

Obrigado

ssmile :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ssmile,

 

Quais eram os teus níveis de Ca e dKH há 2 semanas atrás antes de começares a adicionar buffer?

 

Verifica os teus testes. Isso parece-me muito estranho. Estás a adicionar alguma contrapartida para elevar o Ca? É que teres o Ca a 450 para quem adiciona buffer há 2 semanas, parece-me muito elevado.

Supostamente o Ca devia estar a cair. Estás a adicionar o produto de acordo com as instruções da Kent?

Qual o consumo diário de dureza do teu aquário? (quanto é que o KH cai se não adicionares buffer durante um dia?)

Eu se fosse a ti experimentava outros testes, até por causa da reacção dos zoanthus!

Depois põe aqui uma mensagem com os teus valores actuais de Ca, KH e pH.

 

sim, porque disseram que podia aumentar um pouco mais  

de 11 a 13 é normal

9ºdKh e Ca a 450mg/l são níveis óptimos que nem todos os aquariofilistas conseguem. Na minha opinião não vale a pena subires a dureza acima dos 11ºdKH, mas para aí chegares não é assim tão simples. Ao adicionares apenas buffer o Ca vai desabar.

Confirma os teus valores que depois podemos falar mais sobre isto.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, porque disseram que podia aumentar um pouco mais  

de 11 a 13 é normal

Esse exagero no kh em relação ao ambiente natural foi ideia dos americanos, porque chegaram à conclusão que os corais crescem mais depressa nesses valores. No entanto parece que agora "chegaram à conclusão" que esses valores de kh mantidos por longos intervalos de tempo poderão ter influência no aparecimento de RTN em SPS. Serão modas? Não sei. Nos foruns alemães não é muito comum aparecerem esses valores altos e os próprios americanos falam na tendencia alemã para manter os valores à volta de 8 para prevenir o aparecimento de RTN.

Não tenho a certeza mas acho que não há provas contundentes dessa relação kh alto/RTN. Também não tenho qualquer experiência nesse campo e por isso apenas posso retransmitir informação que assimilei noutros lados.

Concerteza que há em Portugal quem o saiba melhor que eu, este e outros assuntos, mas de certeza absoluta que não conhecem este fórum :)

 

tenho uns zoanthos que nao abrem , ja a 2 semanas, poderá ser disso???

 

Aqui arrisco a dizer, de certeza que não. Como disse anteriormente o teu valor de KH é superior ao dos recifes naturais por isso daí não é de certeza.

Não terás cyano? Há quanto tempo tens o aquário montado? Quantos peixes tens, em que volume e ao longo de quanto tempo foram adicionados?

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigo.apesar de axar que os teus niveis estao optimos.eu consegui niveis melhores. 13dkh e 480 de calcio. :idea: usa os produtos da seachem,sao um espetaculo.basta uma colherzinha misturada num copo de agua de osmose e sobe os niveis num instante.mas para manter eu tenho um reactor de calcio um aquamedic 400 "que nao vale nada,tive ke o alterar".

 

nao abuses nos produtos.para subir o calcio basta uma dose por dia ate chegares ao nivel desejado.o mesmo para o dkh.

espero ter ajudado.

mas primeiro livrate dos nitratos e phosfatos e algas.pk com nitratos nunca tens um bom crescimento de coralina e corais.se precisares de mais ajuda.diz alguma coisa. musica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá manklit,

 

Concerteza que há em Portugal quem o saiba melhor que eu, este e outros assuntos, mas de certeza absoluta que não conhecem este fórum
???? penso que estás a subestimar um pouco os participantes do fórum! Podes desenvolver um pouco o que queres dizer com isto?

 

Eu pessoalmente acho que os valores do ssmile, se verdadeiros (tenho dúvidas dos testes), são óptimos e não é necessário alterá-los. Quanto muito elevar o KH para 10 e o Ca para 480, mas isto tem de ser feito de forma equilibrada. O uso exclusivo do buffer provoca neste caso o desequilibrio (supondo que os valores estão correctos). Com um KH de 10º a calcificação é muito boa, assim como a precipitação dos fosfatos.

Bom dia amigo.apesar de axar que os teus niveis estao optimos.eu consegui niveis melhores. 13dkh e 480 de calcio.  usa os produtos da seachem,sao um espetaculo

Fizo, atenção que isto não é linear. É preciso ter muito cuidado com os produtos que se usam e ter em atenção o tamanho do aquário, o consumo de KH/Ca. Cada caso é um caso e não identificas os produtos em concreto que usas.

 

Um abraço a todos,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também acho os teus valores óptimos e o melhor é mesmo não mexer...!!!

 

Eu tenho o Kh entre 8 e 9 e o cálcio a 450 - tenho já bastantes corais duros muita alga coralina e portanto o consumo de cálcio é elevado!

 

Para a sua manutenção uso apenas kalk na água de reposição e tenho conseguido manter estes valores bastante equilibrados no último ano!!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tb posso dizer que me dou por satisfeito em têr o valor de DKH entre os 9 e os 10 , sendo esta diferença de 1 valor situar-se no espaço de uma semana , espaço este devido aos testes semanais .

Quando faço reposição de água com hidroxido de cálcio durante a semana , o valor de DKH sobe dos 9ºdkh para os 10ºdkh.

Hoje descrevi a minha experi~encia durante 2 meses no inicio deste tópico "Àgua de garrafão VS Àgua da torneira + H.Cálcio"

Chegando ao fundo da questão , eu não mexia nos valores , e nem usava "buffers" , não digo que não são bons , mas tentavar manter os valores que são naturalmente criados dentro do teu aqua :idea:

É só uma opinião :wink:

 

Cumprimentos ...

ps . Olha que temos bons aquarófilos neste fórum e digo-te por

experiência própria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

???? penso que estás a subestimar um pouco os participantes do fórum! Podes desenvolver um pouco o que queres dizer com isto?

 

Não foi com essa intenção.

Às vezes sinto um pouco de frustração por ver muito pouca gente interessada na água salgada, a participar no fórum.

Algumas das respostas que aqui são dadas às dúvidas colocadas baseiam-se naquilo que se leu ou se viu num qualquer site ou fórum estrangeiro e não na experiência própria de quem responde. Não quero dizer com isto que essas respostas não estejam absolutamente correctas e não penses que estou a criticar quem responde assim, pois eu próprio seria dos mais atingidos.

O que acho é que há no nosso país "grandes" aquários, mantidos por pessoas com conhecimentos profundos na materia mas que não aparecem por aqui.

Gostava de ver por exemplo alguém do Oceanário e de outras instituições (o Ricardo Calado já aparece, eu sei) a aparecer aqui para dar uma ajuda a desenvolver isto.

Pode ser que no futuro melhore....

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá manklit,

 

Algumas das respostas que aqui são dadas às dúvidas colocadas baseiam-se naquilo que se leu ou se viu num qualquer site ou fórum estrangeiro e não na experiência própria de quem responde.

Uma vez que as tuas afirmações se deram após a minha intervenção, presumo que te estejas a referir a mim (talvez não só a mim).

Não sei em que te baseias para referir isso. Não te preocupes que não levo a mal.

Creio que muito do que aqui afirmamos tem a ver com o que lemos. Afinal é daí que se adquirem grande parte dos conhecimentos e das experiências já vividas por outros. Não vale a pena inventar o que já está inventado. No entanto, posso-te afirmar que já ando nisto há uns bons anos e muito do que aprendi, infelizmente :lol: , foi à custa de bater com a cabeça nas paredes. Podes perguntar a qualquer um que me conheça: a Lei de Murphy encaixa-me como uma luva :D ! (desde mantis a planaria, passando por cryptocaryon até filamentosas, talvez um crash da DSB, enfim, tudo coisas boas :? )

Tenho aprendido muito por experiência própria, muitas vezes para corrigir situações do acaso, outras por erros por mim mesmo provocados.

É evidente que a leitura é das coisas que muito me tem ajudado e da qual não prescindo. Mas a experiência, essa é extremamente valiosa e essa não nasce connosco, é construída à custa dos sucessos, mas também de alguns insucessos.

A química de água salgada é algo que me levou a ler MUITO porque atravessei algumas adversidades. Fiz também as minhas experiências, contactei com alguns especialistas estrangeiros e aquilo que venho para aqui dizer é no intuito de ajudar e evitar que outros tenham de passar por muitas coisas de que passei e com as quais aprendi.

Se acharem bem, posso perfeitamente ser mais contido nas minhas afirmações.

 

(Nota: estás a esquecer-te de outros excelentes aquariofilista que cá andam, apesar de alguns deles raramente postarem)

 

Um sincero abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando puseste a minha citação, esqueceste-te do resto da frase:

 

Não quero dizer com isto que essas respostas não estejam absolutamente correctas e não penses que estou a criticar quem responde assim, pois eu próprio seria dos mais atingidos.
Acho que fica bem claro que não me estou a referir a ti em particular. Eu sou dos que mais faço isso.

 

 

(Nota: estás a esquecer-te de outros excelentes aquariofilista que cá andam, apesar de alguns deles raramente postarem)

 

Não estou não e penso que não participam mais porque não podem.

 

Se acharem bem, posso perfeitamente ser mais contido nas minhas afirmações.

 

Não é mesmo por aí que eu queria que esta conversa amigável fosse. Isto foi mais um desabafo meu, daquilo que sinto, só isso.

Há muitos anos participei na votação que resultou na criação do pt.rec.aquaria. Por incrível que pareça houve na altura quem votasse contra :D; foi mesmo à tangente...

Durante muitos anos o frequentei e conheci muitos membros com profundos conhecimentos sobre este ramo da aquáriofilia. Não vejo por aqui ninguém desses tempos. Talvez haja um ou outro mas sem participarem activamente como nesses tempos.

É por saber que naquela altura existia(m) quem percebesse muito disto, e tendo em conta a evolução que a aquariófilia teve nos últimos anos, que estranho o reduzido numero de participantes neste subfórum. Pelo menos eu esperava mais.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitos anos participei na votação que resultou na criação do pt.rec.aquaria. Por incrível que pareça houve na altura quem votasse contra ; foi mesmo à tangente...  

Durante muitos anos o frequentei e conheci muitos membros com profundos conhecimentos sobre este ramo da aquáriofilia. Não vejo por aqui ninguém desses tempos. Talvez haja um ou outro mas sem participarem activamente como nesses tempos

:D :?:lol: eu também fui um dos pioneiros que votou no newsgroup, embora não com a minha conta de email (não tinha na altura) mas a do meu irmão!

Lembro-me perfeitamente! Sim, dos elementos que me lembro não os vejo por aqui mas ainda mexem no nosso hobby. É pena que não participem!

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite...

Parei de por o buffer e vamos ver a que niveis isto vai, ate agora, ( cerca de 3 dias sem colocacao) ainda noa baixou nada....

Para responder a alguns participantes que me tentaram ajudar, digo que tenho uma explosao de algas coralinas, por isso os parametros devem estar em ordem ( alguns claro , :).

continuo é sem perceber porque os zoanthus nao abrem..:wink:

tenho um pouco de algas verdes "cabelo" mas estao a perder as forcas com o passar dos dias e mudas de agua.

 

Abraços

ssmile :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Zoanthus adoram luz intensa e são quase exclusivamente autotroficos, ao contrario dos Palythoa,que devido a serem maiores ,terem "tentaculos"e uma " boca ",gostam de capturar alimentos de pequenas dimensões,para além de precisarem de luz moderada a intensa.A pergunta é -qual o tipo de iluminação do teu aquário?

Além da luz , os Zoanthus gostam de correntes moderadas ,preferencialmente intermitentes.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

a luz do meu aqua é suficiente , 2 HQI´s de 150 w + 2 actinias de 40w

tenho os zoanthus em corrente moderada e luz moderada pro forte, ja os mudei varias vezes de sitio, sempre com o mesmo comportamento :lol:(

 

 

ssmile :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais