Plantas parra agarrar em troncos


krushandkill

Recommended Posts

Já estou a dar em doido, de tanto vasculhar no forum.

Desisto e peço ajuda.

Algém me sabe dizer nomes de plantas, tipo musgo ou relva, que agarrem em troncos e pedras? Quero plantar uns galhos de troncos e os topos de umas pedras de xisto, mas precisava de saber nomes de plantas fáceis de se encontrar em lojas (para não ter de mandar vir pela Tropica) ou nas podas da malta daqui (forum Oferta). Só consegui descobrir até agora as anúbias, o musgo de Java e o feto de Java.

Alguém?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e Riccia, já encontrei posts de malta daqui com riccia plantada em pedras. Há mais? E riccia flutuante, agarra a pedras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então por exemplo, para ter aquele efeito de "tufo" de planntas agarrado ao tronco como numa foto do aniversário do fórum, só com Musgo de Java?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Espero que o André não se preocupe (eu creio que não :twisted:)

 

14.jpg

 

15.jpg

 

In [Aquajournal] 180L Plantado ( Extenso)

 

Sobre riccia, há mil e uma forma de prender aquilo ao que quer que seja. Desde sacas de batatas, redes mosquiteiras, tule, só fio de nylon, etc...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, então se eu arrranjar um molhe de riccia flutuante, deixar aquilo a flutuar até crescer um bocado, amarrar com fios ao tronco igual à foto, depois de crescer o fio fica oculto? É isso?

Então, se o fio se soltar, a riccia solta-se. Lá vai ter de ficar o fio de nylon. Mmh, se depois de crescer, esconde o fio, por mim tudo bem.

E o musgo de java, também se pode fazer assim? Ou esse depois de agarrar, já nem precisa do fio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa basta pensar um bucadinho :twisted: o proprio nome da riccia diz tudo.

 

Estar a agarrar a riccia num tronco com um fio, basta teres um pouco de corrente no aqua que depois so ficar la com uns "pintelhos" realmente presos, o resto vai-se.

 

Se queres realmente meter algo na ponta dos troncos, opta pelo musgo de java. Amarras com um fio de algodão, daqueles de coser botões e afins. Com o tempo ele apodrece e desaparece e quando isso acontecer já o musgo esta bem agarrada a muito tempo.

 

Depois so precisas de ter bons parametros e dar umas podas jeitosas de vez em quando e tens isso sempre saudavel :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe. Dito assim até parece fácil... cabecadura

Obrigado malta, vou atrás de musgo de java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres realmente meter algo na ponta dos troncos, opta pelo musgo de java. Amarras com um fio de algodão, daqueles de coser botões e afins. Com o tempo ele apodrece e desaparece e quando isso acontecer já o musgo esta bem agarrada a muito tempo.

 

NÃO! Disseste Musgo de Java, está dito, agora não podes dizer que qualquer um serve! :wink::lol:

 

No Jardiland sei que tem Musgo de Java, nunca trouxe, não estava a ver o que ia fazer com aquilo.

Mmh, musgo das minhas escadas das traseiras, não serve pois não? cabecadura É que assim escusava de pintar as traseiras, era só raspar o musgo, lavar e atirá-lo para o aqua... :wink:

 

No meu aqua de quarentena (que originalmente, era aqua para crescimento de plantas), tenho lá feto de java, anubia barteri e anubia nana. Ainda cabe o musgo. Posso pôr o musgo lá, para ir crescendo e fazer uns pés extra, ou aquilo tem obrigatoriamente de estar agarrado a qualquer coisa, sem ser ao areão? É que os troncos para o meu aqua, ainda estão de molho no poço, de maneira que ainda não vou precisar de pôr o musgo agarrados a eles (nem consigo agora!). Mas assim ia crescendo e até criava mais uns pés.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas pessoal,

 

A minha ideia era fazer um género de novelo em Musgo de Java para que as novas crias se podessem esconder os outros habitantes mas n sei bem como faze-lo. Será que se eu colocar um bocado com uma pedra em cima ele faz o efeito que eu quero ou começa-se a espandir para os lados?

 

Cumprimentos a tds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais