Morte do meu colisa macho. Porquê?


Recommended Posts

Ontem de manhã estava bem, hoje de manhã não o vi, pensei que ele estava a dormir atrás da pedra, como faz sempre. Perto da hora do almoço encontrei-o numa parede lateral, no fundo.

Não tinha marcas nenhumas no corpo nem lhe faltava nenhum bocado, sinal que a culpa não deve ter sido do Betta nem da Colisa fêmea nem fungos ou parasitas.

A temperatura está a 26ºc, pH estável já à mais de 2 semanas a 7.0. Fiz uma TPA na 5ªfeira. O casal de Colisas estava là à 2 semanas. À 1 semana atrás, pus um Betta macho. Bem manso, não chateia ninguém. A única vez que vi problemas, foi culpa minha, estava a plantar relva no aqua, o colisa macho fui contra o meu braço, assustou-se e ao fugir, bateu contra o Betta. Apanhou uma dentada, fugiu para trás da pedra. Desde que coloquei o casal de colisas, a partir do 2º dia, a fêmea costumava andar atrás do macho, a dar-lhe bicadas e ele fugia para o meio das plantas ou para a pedra. A maior parte das vezes, davam-se bem. Perguntei a um colega, disse-me para não me preocupar, deviam ser jogos da fêmea a desafiar o macho.

Os 2 colisas comiam bem, flocos, granulos para peixes de fundo, dáfnias e recentemente, larvas de mosquito vermelhas congeladas, dei na 6ªfeira pela 1ª vez. Comeu bem, gostou, e estava bem 6feira e sábado. Costumava alimentar os peixes em duas zonas, numa zona para as colisas/neons e na outra zona, para o Betta/corydoras.

Agora, que raio aconteceu durante a noite de ontem? Stress da perseguição da fêmea? Exaustão? As larvas de mosquito cairam-lhe mal?

E o que faço com a fêmea, mantenho-a sózinha ou compro outro macho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

 

pode ter sido stress ja me morreu um platy assim ou secalhar a dentada do beta atingiu algu orgão mais sensivel não sei , compra outro macho , tou solidário contigo tem mais cuidado a plantar o aquario ,

 

 

um abraço :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito estranho... então um colisa a fugir de um betta.. ele era pequeno?

 

é que os colisas são mansos, mas quando os picam, são dos peixes mais ferozes que já vi....

 

vi meu uma vez a enfrentar um casal de kribensis pequeno ( ambos com cerca de 6cm ) e po-los a andar.

 

desse casal morreu o macho, já não me lembro com o quê, e meti um macho kribensis já bem adulto, e mesmo asism o colisa fazia-lhe frente, quando se sentia molestado, apesar de ser mais cauteloso com o kribs maior :P ( era maluco, mas também não era burro lol ).

 

também não tou a ver o que possa ter sido... ele não apresentava sintomas nenhuns??

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colisa macho era uns mm mais pequeno que a femea. Tenho muito cuidado ao meter a mão dentro do aqua, evito ao máximo até, nem sequer faço movimentos bruscos. A dentada do betta foi na 3ªfeira. O colisa fugia mais da femea, o betta não chateia ninguém, desde que não o chateiem.

Tenho o aqua estável, os peixes alimentam-se bem, sem sintomas nenhuns, o colisa muito menos, respirava normalmente, comia bem (eram os 1º os dois colisas a chegar à comida). Não sei o que poderá ter acontecido. Por não saber, é que estou mais preocupado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS...

 

pois no meu aquario tb tinha um casal de colisas e de um dia para o outro morreu a fémia sem vestigios,mas para prevenir comprei TETRA MEDICA (GOLDOOMED)...e agora o macho apareceu com uma ferida prefunda junto á barbatana...enfim...

 

não sei o que fazer!

 

um abraço :oops:

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.