Início com água quente


PNunes

Recommended Posts

Olá Amigos.

Sou mais um desesperado iniciado na aquariofilia a precisar de ajuda.

 

Comprei à cerca de um mês o meu 1º aqua :? , que até ontem esteve a trabalhar com água fria. Como não podia deixar de ser, os peixes dourados (dois) que lá coloquei no inicio acabaram por morrer :? , apesar de muito ter lido aqui no fórum e tentado fazer tudo correctamente. Adiante... :?

 

O aqua é de 54lt, da Juwel, tem 3 plantas e segundo o termómetro está a mais ou menos a 25º.

 

Óntem coloquei lá 1 tubarão de rabo vermelho, e dois limpa fundos, já que as algas começam a atacar as plantas e já começo a ver um tapete esverdeado em cima do areão.

 

A minha dúvida é porque razão o tubarão não sei do canto oposto ao do filtro (está sempre no canto e na vertical) e os limpa fundos também estão no mesmo canto embora no fundo (mas sem estarem a comer algas).

 

Aparentemente tudo está mais ou menos. Medi o PH da água e está 8. Os peixes não parecem atacar-se mutuamente. O que se passa?

 

Desculpem este testamento.... :wink:

 

Por favor ajudem....

 

Um Abraço

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser que não tenhas feito o ciclo do azoto e tenhas um desiquilibrio nos parametros da àgua...

 

Verifica rápidamente os valores que tens de amonia, nitritos e nitratos.

Se não tens os testes faz uma TPA generosa e arranja-os rápidamente.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Troca Parcial de Água. Tens que mudar X% da água do aquário de Y em Y tempo. Normalmente é 20% a cada semana, depende do caso.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Troquei 90% da água no passado sábado.

Acham que devo trocar novamente?

 

Abraços.

Provavelmente o problema está aí...........

Como fizeste?

Directamente da torneira sem dissipar o cloro, e a uma temperatura diferente da do aquário, provavelmente .

Se foi acho que o problema está mesmo aí , eu nunca faria TPAs desse volume pelo menos no inicio do ciclo (ou melhor nunca fiz isso nem nos Discus).

E já agora que filtro tens nesse aquário?

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Directamente da torneira sem dissipar o cloro, e a uma temperatura diferente da do aquário, provavelmente .  

Se foi acho que o problema está mesmo aí , eu nunca faria TPAs desse volume pelo menos no inicio do ciclo  

 

 

Não. Eu só fiz isso porque tinha qur retirar as algas agarradas às  plantas. Normalmente troco só 10lts, e uso sempre o tratamento da SERA anti-cloro, anti-stress, etc..., na água que estou a colocar no aquário.

 

O filtro é o original da Juwel composto por 2 esponjas (verde e azul), uma esponja da carvão activado e um pré filtro que é uma esponja branca, penso eu que seja lã de vidro.

 

Abraços

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que fornecer mais dados... tens o filtro a bombar à quanto tempo? ainda tens o carvão lá dentro? quais os parametros da àgua? é preciso perceber o que está mal para ajudar os peixinhos...  :)

 

O filtro está a funcionar desde quando comprei o aquário. Sensivelmente à um mês e pico. Sim a esponja de carvão ainda lá está.

 

Vou hoje comprar os testes de amónia e nitritos para testar a água. Depois aviso. O PH na 2ª feira era de 8.

 

Abraços

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos.

Sou mais um desesperado iniciado na aquariofilia a precisar de ajuda.

 

Comprei à cerca de um mês o meu 1º aqua  bowdown , que até ontem esteve a trabalhar com água fria. Como não podia deixar de ser, os peixes dourados (dois) que lá coloquei no inicio acabaram por morrer :P , apesar de muito ter lido aqui no fórum e tentado fazer tudo correctamente. Adiante... :P  

 

O aqua é de 54lt, da Juwel, tem 3 plantas e segundo o termómetro está a mais ou menos a 25º.  

 

Óntem coloquei lá 1 tubarão de rabo vermelho, e dois limpa fundos, já que as algas começam a atacar as plantas e já começo a ver um tapete esverdeado em cima do areão.

A minha dúvida é porque razão o tubarão não sei do canto oposto ao do filtro (está sempre no canto e na vertical) e os limpa fundos também estão no mesmo canto embora no fundo (mas sem estarem a comer algas).

 

Aparentemente tudo está mais ou menos. Medi o PH da água e está 8. Os peixes não parecem atacar-se mutuamente. O que se passa?

 

Desculpem este testamento....  :P  

 

Por favor ajudem....

 

Um Abraço

 

Não sei se fui eu que percebi mal, mas acho que pode estar aqui o problema.

Se tiveste ate aquele dia com agua fria, pelo que percebi, no dia que mudas-te para agua quente metes-te logo peixes e plantas ???

Foi o que percebi, se não era isso sorry bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não sei se fui eu que percebi mal, mas acho que pode estar aqui o problema.

Se tiveste ate aquele dia com agua fria, pelo que percebi, no dia que mudas-te para agua quente metes-te logo peixes e plantas ???

Foi o que percebi, se não era isso sorry :P

 

Sim foi mais ou menos isso.

As plantas já estavam no aquario quando era de água fria. Resolvi mantê-las. Será que fiz mal? No entanto, tive o cuidado de depois de ter trocado a água, esperei que a temperatura subisse até aos 20º para colocar os peixes.

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia Amigos

 

Hoje já estou mais contente com o meu aqua :P. Já medi o PH e estava a 7 :P . As algas que tinha nu fundo estão a começar a desaparecer, o que indica que os limpa fundos estão a começar a fezer o seu trabalho :P .

 

Agora hà um pormenor que me está a intrigar bowdown . Como devo fazer para alimentar o tubarão? Ele não vem à superficie buscar a comida e também parece não ver as pastilhas de comida no fundo do aqua, acabando estas por se desfazer na água... bowdown

 

Qual a melhor forma de o alimentar?

 

Aproveito também para fazer outra pergunta.

Ontem em conversa com uns amigos, disseram-me que não preciso de estar a comprar todos os testes para a àgua, porque além de caros, não são precisos. Basta controlar o PH, usar um produto para reduzir o PH quando for necessário, e fazer TPAs de àgua quando o PH estiver muito baixo, para manter a situação controlada bowdown Insto é verdade? cheers

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira o carvão, já não faz falta.

 

Retiro o carvão do filtro? Mas então o carvão não ajuda a limpar a àgua? Segundo as instruções do filtro da Juwel, eles dizem para trocar a esponja de carvão uma vez por mês... :shock: Estão a exagerar ? :?

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só uso o carvão no primeiro mês... depois tiro e pronto.

Não percebo nada de quimica, mas julgo que o carvão se utiliza inicialmente para absorver algumas das porcarias que estão na agua... No entanto o carvão tem os seus limites e quando está exausto começa a "devolver" algumas dessas porcarias. Foi por isso que te disse para o retirares.

 

Em relação a ter os testes ou não ter.... eu acho que realmente não é preciso te-los, mas tu inicialmente falaste de um problema com os teus peixes que não sabias como resolver. Se o problema ainda existe é bom que faças os testes para determinares a sua origem... Se já não tens problema nenhum não precisas dos testes para nada.

 

No entanto há aqui uma questão: Pelo relato que fazes dá a ideia de não teres completado o ciclo do azoto... como não tens testes e nunca mediste também não tens a certeza. Pelo sim pelo não, recomendo-te que faças TPAs semanais de 30% da agua durante um 1 mês e não acrescentes mais peixes durante esse periodo.

 

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só uso o carvão no primeiro mês... depois tiro e pronto.

No entanto o carvão tem os seus limites e quando está exausto começa a "devolver" algumas dessas porcarias. Foi por isso que te disse para o retirares.

 

Ok. Convenceste-me vou retirar o carvão!!

 

 

No entanto há aqui uma questão: Pelo relato que fazes dá a ideia de não teres completado o ciclo do azoto... como não tens testes e nunca mediste também não tens a certeza.

 

Sim. Tens razão. Não sei se o ciclo está completo ou não. Para ter a certeza, qual é o melhor teste que devo fazer?

 

Pelo sim pelo não, recomendo-te que faças TPAs semanais de 30% da agua durante um 1 mês e não acrescentes mais peixes durante esse periodo.

 

Eu faço TPAs semanais de aproximadamente 20% (10lts para um aqua de 54lts), achas que devo aumentar?

 

Neste momento tenho lá 10 amigos: :roll:

2 limpa vidros

1 limpa fundos

1 tubarão preto de cauda vermelha

1 escalar ( :P espero estar a pronunciar bem o nome)

5 Neons

 

Serão muitos?? :)

 

Um Abraço

 

P.Nunes

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Tens razão. Não sei se o ciclo está completo ou não. Para ter a certeza, qual é o melhor teste que devo fazer?

 

Para saberes se o ciclo está completo, é suposto teres zero nitritos e poucos nitratos.

 

Eu faço TPAs semanais de aproximadamente 20% (10lts para um aqua de 54lts), achas que devo aumentar?

 

 

Se o aquario estiver a "ciclar" deves ter cuidado para a amónia e os nitritros não atigirem valores de risco, se já estiver ciclado, deves ter cuidado com os nitratos (neste caso a margem é maior). Em função disso é que deves determinar a periodicidade das TPAs que o teu aquario exige. Em relação à percentagem eu alterava-a para 15L ~= 25%.

 

Se tivesses apenas 1 ou 2 peixes, dizia-te para fazeres uma TPA generosa e não mexer nisso durante uns 15 ou 20 dias, mas assim não sei seria é um bocado arrisacado.

 

Se continuares a não querer (ou poder) medir os valores. Faz TPAs de 30% semanalmente que isso há-de ir ao sitio. (aqui estou a partir do principio que não tens valores preocupantes)

 

2 limpa vidros  

1 limpa fundos  

1 tubarão preto de cauda vermelha  

1 escalar (  espero estar a pronunciar bem o nome)  

5 Neons  

 

Serão muitos??

 

não sei... vê as dimensões que cada um dos teu peixes atinge na idade adulta, soma os tamanhos e vê quantos cm de peixe dá isso por litro. Em peixes pequenos costuma-se ter como LIMITE 2,5cm de peixe para cada 4L, mas as opiniões divergem.

 

 

Recomendo-te que dês uma vista de olhos neste site porque é um óptimo FAQ: http://faq.thekrib.com/pt/

 

Boa sorte com isso, fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Agora que retirei a esponja de carvão, vamos ver como ficam as coisas.

Aparentemente o aqua está estável. Os amiguinhos têm bom aspecto :( , só falta mesmo confirmar com o teste dos nitritos para ter a certeza que o aqua está em ciclo. :D

 

Depois vou arranjar umas fotos para postar na galeria!! :lol:

 

Um Abraço.

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê as dimensões que cada um dos teu peixes atinge na idade adulta

 

Obrigado pela dica das FAQs. Já as li e consultei várias vezes. São mesmo muito úteis. :D

 

Há algum site onde possa ir ver essa informação? É que normalmente os peixes são identificados pelos seus nomes verdadeiros. É complicado para mim porque eu (ainda) não sei os nomes deles.... :lol:

 

Abraço

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as 3 ultimas espécies é fácil descobrir as dimensões de adultos, qualquer livro que fale em espécies de peixes fala nas caracteristicas desses peixes. Eu emprestei um livro que tinha isso por isso não te sei ajudar... talvez pesquisando na net consigas fácilmente essa informação. Espera por mais opiniões, os sites que eu costumo consultar não têm informação sobre este tipo de peixes.

 

Para as duas primeiras espécies é muuuuuuuuuuuito mais complicado. Existem montes de variantes de limpa-vidros e de limpa-fundos e existe uma grande discrepancia entre esse variado numero de hipoteses... Sem saber o nome cientifico deles ou sem a identificação (muitas vezes dificil) de alguem entendido não há hipotese. Não só (mas também) por este motivo, não devemos comprar peixes em qualquer loja... devemos sempre saber o que estamos a comprar - nome cientifico e proveniencia.

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê Aqui pode ser que te ajudehttp://www.aquaonline.com.br/peixes/peixescom.php

 

Obrigado Miguel!! beer

 

Ajudou mesmo!! :? Acho que já consegui identificar os meus peixes :D .

No entanto estou um pouco preocupado :roll: , porque cheguei à brilhante conclusão que infringi a regra de "1cm de peixe adulto para cada litro de água" love you .

 

Acho que devo ter mais ou menos 10Lts de água a menos :wink: .

 

Que me dizem disto? Tenho que retirar peixes? É que não tenho mais nenhum aquário para eles.... #food

 

Um Abraço,

P.Nunes

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de serem peixes interessantes e que qualquer iniciante gosta de ter, penso que o tubarão nao te trás coisas boas num aquário (e admito que tive 1 há uns anos mas que morreu)

 

Em vez de um tubarão mete outros peixes! experiemnta um cardume de neons, cardinais... sempre respeitando a regra do 1cm por cada litro!

 

Pessoalemnte acho que devias tirar o Tubarão :twisted:

 

fica bem e boa sorte!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que me dizem disto? Tenho que retirar peixes? É que não tenho mais nenhum aquário para eles....

 

Pois... seria conveniente acertares isso... Ficavam os peixes mais à vontade em termos de espaço e reduzias a quantidade de amónia que eles produzem. (menos amónia = mais fácil de manter)

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.