Recommended Posts

Publicado

Olá a todos:

Ando a montar uma calha de iluminação caseira usando daquelas lampadas flurescentes de casquinho "normal", pensei em usar PC's mas é uma complicação arranjar o balastro electrónico e tudo o resto.

O meu aquário é de 100x40x50 e de plantas tenho sobretudo annubias, gostava de ter uma boa iluminação, no entanto nada que pudesse stressar os apistogrammas.

Estava a pensar em usar apenas duas lampadas de luz branca flurescente,comprei duas lampadas da Osram de 12w/840 que dizem ser equivalentes a 60w de luz normal, mas parecem ser definitivamente insuficientes para o que quero. A luz é mais fraca do que o meu tubo de 30w que tenho a iluminar o aquário e não iluminam toda a extenção do aquário.

De que potência devo comprar as lâmpadas?Será que devo por três lampadas em vez de duas para que o aquário seja iluminado por todo?

Obrigado a todos

z

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

devias ter pelo menos 100W nesse aquario. talvez um pouco menos.

essa equivalencia de 60 W é para lampadas de filamentos normais. relactivamente a lampadas fluorescentes tubulares, ha-de ser mais ou menos a mesma coisa.

eu tenho um aquario igual com um projector HQI de 70w e chega à conta, mas os projectores HQI conseguem penetrar muito melhor em profundidade que as fluorescentes, logo nao ha necessidade de tanta potencia... em lampadas fluorescentes, os 100w nao faziam mal nenhum. ficavas com 0,5 w /L. ficavas já com uma iluminaçao agradavel no aquario, as cores dos peixes e plantas bonitas, e as plantas n se queixavam de falta de luz.

aponta para as de 6500K

smflogo.gif
Publicado:

Se tens plantas pouco exigentes em termos de luz, a solução mais barata e eficaz seria colocares mais uma fluorescente T8 de 30W juntamente com a que tinhas.

Tenho um aquário com esse tamanho com duas fluorescentes de 25W e tenho várias plantas a crecer mesmo sem CO2, caso de anúbias também.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

eu tive ess ailuminaçao e achie que lhe falta um pouco de luz. as plantas davam-se bem, mas as cores n eram as melhores e o aquario n era muito luminoso.

smflogo.gif
Publicado:
eu tive ess ailuminaçao e achie que lhe falta um pouco de luz. as plantas davam-se bem, mas as cores n eram as melhores e o aquario n era muito luminoso.

É porque escolhes-te mal as lampadas.

Bom dia João Magalhães

O meu aquario tem 120X40X50

Tenho: Discus, Cardinais, Rasboras, Arlequim, Coridoras, Otocinclus.

E flora tenho Echinodorus, Anubias e Feto de Java.

Quanto a iluminação a minha calha tem duas lampadas de 30w que vinham com a calha que é da Aquapor.

Depois deste relatorio todo o que gostava e saber é que lampadas me aconselha, pois estas parece-me que são fracas.

Desde já os meus agradecimentos

Abraço

Pedro Rodrigues

Publicado:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=osram

O ideal é escolheres lampadas com um IRC superior a 80% e com uma cor a rondar os 6500 ºK, como por exemplo osram 860.

Se pesquisares no forum encontrarás vários tópcios que te poderão ajudar. As referências das lâmpadas vão mudando nas diversas marcas, no entanto o que importa é os conceitos que referi a trás.

De 30W não vai ser fácil encontrares em qualquer lado, é uma medida praticamente só usada na aquariofilia. Se tiveres hipotese adapata o aquário para lâmpadas de 36W, aí a escolha é muito maior e as lâmpadas mais baratas.

Actualmente uso lâmpadas osram 765 em que o IRC é 70%, um pouco menos que o recomendado mas como custam 1.5€ cada uma, compensas pelo preço :(

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!