Paralísia???


Visitante

Recommended Posts

Olá :( Tenho o meu aqua desde inicio de Janeiro, aconteceu-me o seguinte:

 

Fiz a aquisição de 5 peixes bebados, passadas cerca de 24 horas todos morreram, todos com os mesmos sintomas, isto é:

 

Começam a ficar com a "cauda" barbatana traseira imovel, quase como que congelada, inclusivé fica com um tom como que se tivesse uma camada de gelo muito fina por cima, esta "camada de esbranquiçada" vai-se alastrando pelo corpo do peixe até que o mesmo morre.

Aconselharam-me na loja a fazer o tratamento com azul metileno, na perspectiva que se trata-se de Oodium-pilularis, o certo é que já a 5 dias que estou a tratar mas nao noto diferença, alias desde que comecei o tratamento já morreram 3 gupys e 2 e o meu Beta :( Neste momento tenho a minha Molly que começou por andar a coçar-se nas plantas (ja com o rabo "paralisado" e neste momento já esta a mais de metade do corpo inclusivé ja atacou a barbatana dorsal).

 

Que poderei fazer... estou a entrar em desespero!

 

Alguém pode ajudar-me?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Provavelmente doença de origem bacteriana. Podes tratar com antibiótico. Provavelmente inseriste algum peixe infectado no aqua ou é má qualidade da água... :D

 

Aconselho, se possível, a separar os peixes que não apresentam sinais de doença dos mais afectados. Aplica medicamento em ambos...

 

Verifica os filtros (limpeza). Faz uma TPA e aplica medicamento.

 

Boa sorte!

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de medicamento devo utilizar?

 

O que é um TPA?

 

Eu sou novo nestas coisas, sorry!

 

Eu estive a fazer tratamento com azul metileno... acho que é assim que se chama. Neste momento os peixes que tenho nenhum apresenta sinais de doença o último que tinha morreu ontem :D

 

Durante quantos dias devo fazer o tratamento!? e daqui por quanto tempo posso meter novos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

A doença que está a matar os teus peixes é provocada por uma bactéria - Flexibacter columnaris . Provoca uma descoloração esbranquiçada no dorso e quado a ulcera se afofunda ,envovendo os musculos dorsais o peixe perde a capacidade de nadar direito e por vezes fica deitado no fundo ou faz piruetas e morre.Também pode provocar apodrecimento das barbatanas .É talvez a doeça mais comum em aquários e resulta do stress e má alimentação provocado pelo transporte ,quer dos exportadores para os importadores ,quer dos importadores para as lojas quer das lojas para os aquários particulares. Convém no que diz respeito a tetras e a viviparos ( peixes mais afectados por esta doença ) observar bem os peixes na loja e esperar 1 semana antes de os comprar.Podes tratar a doença com bactopur ou com permanganato de potassio e ainda sal nos vviparos e nos estadios iniciais. quando a doença está avançada não há muito a fazer .e por vezes ela evolui em 24 a 36 horas.

Águas mal oxigenadas e com amonia e nitritos e temperaturas elevadas favorecem a propagação da doença.

Cumprimentos

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais