tou quase quase a desistir


Mlaura

Recommended Posts

Olá, eu tentei enverdar pela aquariofilia mas acho que vou desistir!!!

adoro os animais demasiado para andar constantemente a tira-los de lá com o camaroeiro já em formato cadaver! É que quase todos os dia morre-me um.....

E eu tou cansadinha de ler o forum, de ler livros, de falar com os senhores da loja da especialidade e nada.....

Dois dos peixes que me morreram (um beta e uma femea espada) foi de doença, aquela em que ficam com as barbatanas esfrangalhadas e com manchas nos olhos. Escusado será dizer que fui logo para a loja comprar antibiótico e que não deu em nada, morreram os dois.

Todos os outros não se percebe porque é que morrem, ficam assim quietinhos, escondidinhos, sem comer, pronto no outro dia j´alá estam virados ao contrário.

Eu ponho o produto para baixar o pH (que é alto) agora até comprei umas bolinhas naturais para por no filtro da Sera, comprei um filtro de 400l/h, (o meu aquário é de 60 cm), comprei plantas naturais por causa da amónia... enfim tudo o que me indicam para fazer e mesmo assim... já é desperante!

Ainda não me pus a por o CO2 mas realmente é só o que me falta. A minha água não é muito mineralizada, a dureza deve ser mas as tais bolinhas deviam resolver a situação.

Mas o que eu acho muito estranho é que tenho lá peixes desde o inicio (e já lá vao umas 3 semanas) outros morrem mal estão lá dois dias, outros não... enfim não percebo. Os que estão lá agora estão tão felizes e contentes que acho estranho q seja alguma coisa da água.

Por exemplo tenho lá 6 guppies machos que fui comprando e nunca me morreu nenhum, femeas já morreram 5 ou 6..... e sem sintomas externos! Uma delas até tava grávida e deve ter morrido com o stresse de ter ido para a maternidade, penso eu, agora de resto.

Outro exemplo, comprei um casal de peixes balões, passado uma semana morreu o macho (tb n sei de q) e a femea anda lá feliz e contente!!

 

O que tenho feito de errado? :?

 

Não tenho ornamentos estranhos, tenho um monte de seixos siliciosos (quartzosos) uma lava que a fervi e plantas naturais (não sei as espécies) mas que foram bem lavadas, o areão é que fui buscar à praia e apesar de ter tirado todas as conchas há algumas pepitas pequenas (será disso?)

Agora não posso mudar de água por ainda estou no 3º dia de antibiótico só amanhã é que posso mudar... mas os peixes que lá tinha com essa doença já morreram, vale a pena fazer hoje também o antibiótico??

 

A femea balão devo deixar sózinha? e o macho espada que também ficou viuvo? e as platis tb ficaram viuvas, não irão ser chateadas pelo espada?

Oh meu deus, tanta complicação!!!! :wink:

 

Desespero... é que gosto mesmo muito do meu aquário e dos meus peixinhos...

Ajudem-me!! please :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o erro é estares a introduzir peixes a mais e as colonias de bacterias nem se chegam a adaptar ao novo fornecimento de amónia

 

conheces a regra 1cm de pixe para 1L e água?

 

para já deixa estar o aquário como está durante umas semanas, ele tem de estabilizar.

 

já agora mete aí o setup completo do aquário, fauna, flora, substracto, medidas, iluminação, etc

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao te posso ajudar muito mas acho que o k nao te deixar baixar o ph e a silica . agora nao desistas , acho que aqui no forum todos perdemos peixes e ainda continuamos aqui a gastar dinheiro com o hobby . ja agora tens teste de amonia e no3 ? pelo menos esses sao essenciais , pode ser k as tuas perdas sejam devido a um destes factores ... poe ai o set up do teu aquario e se tiveres estes testes k eu referi poe tb os valores . mas digo-te para nao desistires do hobby , e um hobby exelente , claro que tiveste e vais ter sempre dissabores , os peixes nao vivem pa sempre claro que a morte tem sempre uma desculpa , doença , envenamento enfim ... mas eles nao vivem pa sempre . Custa perder um peixe sobretudo no inicio ( a ti sei k foram varios ) mas nao desistas verifica os parametros todos da agua antes de fazeres TPA as vezes a agua da companhia fika com parametros diferentes de um momento para o outro . anima.te :wink::P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mlaura, só para não desanimares, não gosto de falar nisto, mas morreram-me 18 peixes desde que iniciei o hobby, isto tudo numas 3 semanas, 6 guppies foi por burrice minha, coloquei-os todos ao mesmo tempo num aqua com 8 dias, 11 neons e um betta, pelo menos os neons vieram doentes da loja, mas custou-me na mesma.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mete o setup... Isto da aquariofilia nao e tao dificil quanto se faz pensar.. Alias, ate e tudo bastante simples... Se o teu problema e os peixes morrerem, entao vamo-nos concentrar naquilo que é necessario para eles viverem...

 

Se tiveres hipotese, dá os peixes que tens... Não compres mais... Vamos começar do inicio... Isto significa que começa por tirar TUDO o que sao ornamentos de dentro do aquario, deixa so o filtro e o termostato (a 30ºC para matar algumas bacterias nefastas). Tenta identificar o nome das plantas ou coloca fotografias. Diz o tipo de areao que tas a usar.. Ja agora, tira todo o areao e lava-o bastante bem.. Verifica se nao existem insecticidas a serem colocados nessa divisao. Outros quimicos tb sao importantes.. As vezes sprays para limpar o po e coisas assim podem estar a ser usados muito proximos do aquario e a contaminarem a agua... Lava bem o aquario com agua bem quente se suspeitares disso (nao uses produtos quimicos para lavares o aquario, isto inclui sabao, lava-loiças, limpa-vidros, gel de banho, lixivia... sei la, o que te lembrares!). Quando tudo tiver voltado a estaca zero, deixa o aquario com o areao, agua, filtro e termostato ligado durante 2 semanas. Junta uma colher de comida para se ir degradando e criar amónia. Ao fim dessas duas semanas, volta aqui ao forum para o pessoal te ajudar a escolher um peixe resistente (sim, só 1 unico peixe).

 

Lava também bem as mãos só com água antes de mexeres no interior do aquário... Sabão é tóxico! Gel de banho é tóxico! Muitas vezes, quando sei que vou tar com as mãos dentro de água durante muito tempo, chego a desinfectar as mãos com alcool, pelo sim pelo não.

 

Faz tambem analises quimicas a tua agua da torneira. Se achares que alguma coisa se passa mal, usa agua do garrafao no inicio (da mais barata).

 

E agora, aquela que te pode custar mais: muda de loja... Eu conheço 1 ou 2 lojas onde começei o meu hobby e também me morreram uns peixes, embora tenho seguido as instruções religiosamente. Mal mudei de loja, o problema resolveu-se... Recentemente, decidi ir la comprar um Platy para ver se nao era mania minha.. Resultado? Morreu!! E ainda por cima obrigou-me a fazer um tratamento a todo o aquario para evitar contagio o que me lixou algumas plantas sensiveis como a cabomba... Por outro lado, TODOS os peixes que comprei na outra loja da qual agora sou cliente, ainda estao vivos e de boa saude (incluindo os guppies a reproduzirem-se a velocidade da luz). Inclusive, ja mudaram de aquario 2 vezes e alguns ja foram para o aquario da minha namorada!...

 

Não desistas... Se as coisas estão a correr mal, é porque algo está mal! Temos é que encontrar o quê!

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa... CO2 é para plantas! Quanto menos CO2 existir para os peixes, melhor! Idem aspas com a iluminação, substratos e afins! E mete de lado isso de baixares o pH.. A minha agua da torneira sai a 8! Uso anti-cloro da Tetra e claro que os troncos, platas e CO2 ajudam-no a baixar ate 7... Mas antes de o ter como o tenho agora, as analises devolviam-me sempre entre 7.5-8 e consegui durante 3 meses num aquario de 50cm ter Guppies a reproduzirem-se, e corydoras a brincarem :P

 

Tira turfas e coisas do genero do filtro e mete carvao activado para ver se andam para ai quimicos manhosos... Para um aquario desse tamanho, um filtro de esponja é MAIS que suficiente para manter os peixes vivos e saudaveis!! (ou, pelo menos, a quantidade e família de peixes que é aconselhável para um iniciante)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o aquário foi comprado com o kit da aquapor (eu sei, não foi boa ideia, mas tb n fui eu....) é de 60 cm, ficou a lampada (n sei de quantos wt), o termostáto (que é uma porcaria, mas seu eu n lhe mexer ele porta-se bem) e o termómetro, comprei um filtro da Shark de 400l/h troquei uma das esponjas pelas tais bolinhas orgânicas da Sera (n sei como se chama).

Fauna (fui comprando aos poucos)

6 guppies macho

6 guppies femeas (tinha mais, mas morreram)

1 espada (morreu a femea)

1 femea balão (morreu o macho)

2 platies femeas (morreu o macho)

um limpa fundo

um limpa vidros

 

flora

duas plantas q n sei o nome (mas sao giras e parecem bem)

 

uma lava de Tenerife (fui eu q trouxe)

e seixos siliciosos em monte

 

areão da praia de Norte da Nazaré (a mais linda de todas)

 

acham um grande abuso de peixes?

é q eles foram morrendo.. taditos

e eu ia comprando mais um casalito...

Tenho o aquário há umas 3 semanas ou 4.

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá tudo dito:

 

-população excessiva, tens mesmo de seguir a regra 1cm/1L(tamanho da espécie em adulto, porque eles crescem), senão eles vão continuar a morrer até a regra estar cumprida, devolve os excedentes à loja ou a alguem que tos aceite, já agora, esse aquário tem cerca de 54L

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia da praia ???? Tens sorte em ainda teres peixes...

 

Aquário de água doce com qualquer material da praia é igual a peixes mortos... Por vezes basta uma pequena e linda concha que se apanha na praia e que fica tão bem no aqua, para matar toda a população do aqua.

 

Areia para água doce deve ser de rio...

 

A minha sugestão é trocares a areia da praia por areao de rio ou substracto se quiseres plantas, e começar do zero...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom! dos detergentes não é, tenho o máximo cuidado com isso, até o camaroeiro com que tiro os peixes mortos é passado uns minutos por água quentissima, e se tocar em algum detergente lá vai ele de novo para debaixo de água quente (muito). As mãos e os braços que vão para dentro de água, a mesma coisa até fico com a pele vermelha. Nesse aspecto tenho a certeza que não há problema. O que mais me complica na teorização do problema do meu aquário é porque é que tenho peixes óptimos, felizes e contentes, desde o principio e depois uns, uma semana depois morrem sem que se perceba pq, a às vezes vieram juntamente no mesmo saco com outros que estão felizes e alegres... não é estranho?

A questão da loja complica, porque como devem calcular no interior e ostracizado não há lojas da especialidade de grande confiança. Assim quando posso compro-os numa loja em Lisboa, perto da praça de benfica (fish planet ou planet fish) é que aqui na região não confio em nenhuma. Mas dessa loja morreu-me um beta com as barbatanas desfeitas.

Comprei duas femeas guppies numa loja em Almada que me pareceu muito boa morreram as duas já (uma de aborto, outra não faço ideia).

 

Será da areia? que tem umas pepitas pequeninas de conchas?

Então se assim fosse porque é que eu tenho a malta que lá tenho desde o principio tão feliz e contente?

 

Adorei as vossas sugestões, obrigada mesmo pela disponibilidade.

 

Bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

super povoamento?? acham?? que chatiçe, adoro todos os que tenho... e tinha tantos planos para o futuro :shock:

 

A areia da praia foi fervida durante imenso tempo, e passada a pente fino para tirar as conchas, todos os calhaus calcários foram retirados (eu conheço-os bem, sou geóloga). Não há nenhum rio na minha região e estanto eu a fazer um trabalho de monotorização de volumes da areia da praia de Norte, não me parecia bem ir comprar areia a uma loja!!! :shock: é que são toneladas que passam por esta praia :roll:

Acham que não é do pH da água? sacana do homem da loja!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! já me esquecia, e quanto ao antibiótico, hoje é dia de colocar as gotas, segui as instruções e pus gotas no 1º dia, no 2º não pus e hoje devia por outra vez, acham que ponha? não tenho nenhum peixe doente (pelo menos que se veja) mas eu acho melhor por, é que se não por fazia já uma TPA. Que vos parece prioritário?

 

Desculpem ser tão chata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a areia da praia bastante fervida e ao contrário do que muitos dizem não faz mal nenhum, é mesmo super povoamento.

 

quanto ao antibiotico, apesar de em principio não ser esa a causa, ja que iniciaste o tratamento conclui-o.

 

TPAs deves fazer algumas para retirares a amónia e nitritos, talvez 10% por dia, mas isso já não é o meu forte (TPA é prioritário, mas podes fazer a TPA e em seguida o tratamento)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.. depois dessa lista de peixes, concordo a 100% com o silver fox. Isso é peixe a mais para um aquario que nunca foi estabilizado! E mesmo estabilizado, é preciso ter prática e atenção para manter tanto peixe junto... Pior ainda, não e confortavel para os peixes estarem num ambiente tão populado... Para teres ideia, eu no meu de 50cm (tb da aquapor e SEMPRE com esponja... eu nao tou a ver que bolas da sera sao essas... tens a certeza que isso e para filtros de agua doce e proporciona uma superficie para bacterias nitrificantes??) tinha 4 guppies e 2 corydoras!...

 

Por muito que gostes dos peixes, devolve a maior parte deles... Aponta para 4-6 peixes no inicio e ja é puxar pela coisa... As corydoras têm fama de serem resistentes (especialmente as paleatus)... Presumo que por limpa fundos te refiras a uma corydora. E por limpa vidros deves estar a falar de um otocinclus... Dava mesmo MUITO jeito saber o nome dos peixes ou que metesses fotografias, porque cada peixe tem particularidades muito peculiares e necessidades muito diferentes, mesmo dentro das "familias" (i.e., dentro dos Tetras tens peixes que nao toleram nada acima de Ph 6.8 e outros que vao ate :wink:, já para nao falar de dureza da água, temperatura, convivência entre especies e necessidades específicas de alimentação.

 

Outra coisa, relação de guppies macho-femea em igual quantidade é asneira... A mente do guppie macho só pensa em duas coisas: comer e acasalar (e entre um pedaço de comida e uma femea, a maior parte das vezes escolhe a última). Um guppie macho para 3 fêmeas é o melhor. Caso contrario vai haver muita rivalidade entre os machos e as fêmeas nunca vão estar em paz...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

 

P.S: Não desanimes :D Todos nós cometemos erros... O importante é aprender com eles e nunca deixar de tentar :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao fórum

Algumas considerações se me permites:

1 - Não desistas

2 - Não desesperes

3 - Tem calma

4 - Poupa dinheiro

5 - Retira a areia e substitui por areão para aquário. Não inventes. O que é bonito para nós não é bom para os peixes.

6 - Não compres mais peixes

7 - Alimenta poucas vezes os animais.

8 - Considera a aquisição de um pequeno aquario para colocares os peixes doentes separados da outra comunidade. ( existem aquas muito pequenos e em kit que podes transformar em aqua quarentena.

9 - Não erras-te em comprar um aqua em kit ( são mais fracos em algumas coisas, mas podem garantir por muitos anos a vida dos peixes ). Tudo depende dos seus donos.

10 - Acaba os tratamentos que te deram para fazer e depois inicia uma mudança radical no aqua retirando a areia da praia.

11 - Lê outra vez tudo, pergunta outra vez tudo.

12 - Todos nós erramos

Boa sorte e vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu tentei enverdar pela aquariofilia mas acho que vou desistir!!!

adoro os animais demasiado para andar constantemente a tira-los de lá com o camaroeiro já em formato cadaver! É que quase todos os dia morre-me um.....

Desistir? Porquê? Por morrerem os peixes? Isso é sinal que algo não está bem no nosso aquário e não vai ser a desistir que aprendemos.

 

Primeiro que tudo... os erros que detectei nas tuas contribuíções no tópico:

 

1 - Muitos peixes! Pois... eu sei , são bonitos queremos sempre mais... mas mais peixes significa mais porcaria e num ambiente fechado como é o de um aquário isso pode ser critico.

 

2- Areia da praia! A areia da praia é lindissima com aquelas pedritas e tudo, ainda por cima aí na nazaré. O problema é que a areia contem restos de conchas e as conchas alcalinizam bastante a água. Para peixes que gostem de água alcalinas não há problemas mas todos os de água ácidas vão-se dar muito mal.

 

Estes 2 erros por si só chegam para te matarem todos os peixes que coloques no aquário.

O que podes fazer então para resolver:

 

-Se queres muitos peixes... compra um aquário maior. Se não podes ter um aquário maior agora, limita o numero de peixes nesse de 60 e olha para ele como uma forma de aprenderes um pouco mais antes de voos mais altos :wink:

 

- A areia... se a quizeres manter só poderás ter peixes que gostem de águas alcalinas. Normalmente dos peixes "regulares" os guppies gostam de águas alcalinas. Depois tens os ciclideos africanos que adoram águas alcalinas mas no teu aquário só poderias ter conchiculas do tanganika.

A alternativa é mesmo retirares a areia e substituires por areia de rio. Nem precisas de a comprar em loja de aquariofilia. Nas grandes superficies de materias de construção há sacas de areia de rio bem baratas, só precisa de uma boa lavagem.

 

Esquece para já antibioticos e "mézinhas"... o problema dos teus peixes é mesmo o aquário... isso é que os está a matar.

Não te esqueças que 1 grau de ph significa na realidade um aumento de 10x , ou seja se pegares num peixe habituado a ph 7 e o meteres em ph 8 é algo como um ser humano passar de repente de uma temperatura de 5ºC para 50ºC... é dificil aguentar.

 

Boa sorte nas mudanças

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo, hoje já tou mais animada com o meu pequeno ecossistema, uma das femeas já deu à luz do qual eu só vi dois lindos peixinhos escondidos nas plantas (decidi não colocar a femea na maternidade, 1º porque já me tinha morrido uma de stresse, 2º porque não quero mais peixes).

Eles agora parecem estar todos felizes em bem de saude, mas agora mesmo a sério, nunca param! :P sempre a nadar de um lado para o outro muito activos (eu acho q não dormem :lol: )

Tenho tanto machos como femeas, porques esta foram morrendo, tinha sempre mais femeas q machos, mas estes não morrem.. e elas sim :lol:

 

Agora tenho uma femea balão sózinha, (ela parece mais feliz agora desde que é viuva) e um macho espada tb viuvo, mas tenho duas femeas platis e eu li que por vezes acasalam os espada com os plati, e até se dão bem, por isso não me preocupa. Agora a triste da moli balão sózinha, não vos parece mal?

 

Vou tentar mudar de areia prometo :lol:

 

O que são conchiculas? alguem me pode dar um link para eu ver fotos ou colocar algumas no fórum? e eles dão-se bem com o resto da malta que lá tenho? É que eu não vou desistir dos que lá tenho.... tadinhos adoro eles! Todos!

Confirma-se tenho um Corudora e um Otocinclus, já estão tão crescidos 8)

 

Bjs

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo, hoje já tou mais animada com o meu pequeno ecossistema

Ainda bem! É bom ver que reconsideraste :lol:

 

Agora a triste da moli balão sózinha, não vos parece mal?

Não... :P

 

O que são conchiculas? alguem me pode dar um link para eu ver fotos ou colocar algumas no fórum?

Conchiculas são pequenos ciclideos do lago tanganika que fazem a sua vida dentro de conchas de caracois.

São peixitos pequenos, muito aguerridos e com uma personalidade e ideias quanto à decoração do aquário muito próprias :lol:

Aqui tens alguns links para espécies:

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1749

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1753

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1758

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1766

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1778

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1743

 

e eles dão-se bem com o resto da malta que lá tenho? É que eu não vou desistir dos que lá tenho.... tadinhos adoro eles! Todos!

Bom os conchiculas são um bocado zelosos do seu espaço e não gostam nada de intromissões.

Diria que com os teus peixitos actuais, especialmente com as corydoras iriam existir algumas cenas de pancadaria :lol:

Os conchiculas são fundamentalmente peixes de fundo. Se ninguem os chatear nas conchas, eles também não chateiam ninguem, mas não deixam de ser ciclideos e como tal potencialmente agressivos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok tou convencida vou tentar arranjar um conchicula (não sei bem onde será isso, de certeza que aqui na região não vai ser) mas assim tenho que arrnajar uma concha.... não vai fazer subir muito o pH da água para os outros peixinhos q lá tneho, ou arranjo uma concha artificial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo mesmo ser nenhum desmancha prazeres, nem sequer aquele anormal que está sempre a dar na cabeça, mas aqui vai...

Se gostas tanto assim do mar, e gostavas de ter um aqua com areia da praia e conchas lindas apanhadas na Nazaré, então vais mesmo ter de mudar de peixes, ou então montas um salgado...

Mollies, ou ciclideos africanos são os mais indicados...

 

Eu já tive um aqua de 18 lt em que tinha apenas um macho e duas fêmeas guppy, ao fim de dois meses desisti, pois já tinha quase mais peixes do que àgua ;)

 

Vai devagar, vais ver que chegas lá. E pensa em espécies no mínimo compativeis entre elas e o biotopo que tens construído, ou que queres construir... Um dos erros mais comuns de um iniciante em aquas é o facto de comprar o peixe mais bonito da loja, só porque é bonito...

 

Aconselho-te uma tarde de leitura neste forum :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mlaura, como o londondragon disse, não vás a correr comprar um qualquer peixe conchícula só porque se dão com areia da praia.

 

os conchículas como já foi dito são terriroriais, portanto pouco aconselháveis num aquário pequeno, devias tentar para já manter os que tens

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a intromissão

 

mas tenho seguido este post com atenção

e ficou-me uma dúvida relativa aos peixes balão??

 

Este peixe não é o que chamam de Baiacu (tetraodon)

E que li que este peixe é um pouco agressivo.

 

É que se poder ser colocado num comunitário, eu tenho 2 que me ofereceram, para colucar no meu comunitário de neons, gupies e platys e não sei o que lhe fazer pois tenho criações e tive medo de os juntar.

 

Se alguém tiver destes peixes que de a sua opinião sobre coloca-los no meu comunitário??

 

 

Obrigado e desculpem estar a colocar a minha duvida neste post mas eh que tambem pode ser esta a causa da morte nos peixes da mlaura.

 

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, como sabes a minha experiência é nula mas os meus mollys nunca foram agressivos com as outras espécies. E a fêmea é uma querida e bastante sociável :D

Mas não sei se a balão é isso que tu dizes aí....

 

Então esqueço o conchicula e deixo-me estar né?

 

Arranjar uma companhia à minha balão recem-viuva tá mesmo fora de questão né? mesmo que eu mude de areia?

 

:lol: tadinha....

 

alguem quer um guppie macho?

 

bjinhos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.