Urgente - Discus doentes ???


mariamena

Recommended Posts

No meu aqua de 200 L tenho 6 discus , 2 mais velhitos , mas jovens , e mais 4 mais novitos . Dois deles parecem-me estar bem, sei qua a um se ccha pigeon e o outro qualquer coisa como tangerina . Os outros 4 é que me estão a preocupar , eram de um azul tão bonito , e estão a ficar escurinhos e muito apáticos . O que posso fazer ????

 

Obrigada

 

mena

 

pH = 6,8

Temp = 28ºC

NH4 e NH3 = 0

NO2= 0

NO3 = 20 a 40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ainda não bons , é horrível , um já morreu , tenho cinco , dos quais 3 estão mesmo doentes e os outros 2 estão aparentemente bem .

 

Ontem fui a loja que penso não puder colocar aqui o nome , mas que é conceituada e especializada em aquariofilia e trouxe dois tramentos : um que se chama " HEXAMITA " , que pelos sintomas que descrevi , disseram-me que seria adequado , mais umas vitaminas "eSHa OPTIMA" . Felizmente que eles ainda não deixaram de comer , embora estejam a comer muito pouco, mas sempre vai qualquer coisita . Já estive para para lhes dar o "Baktopur direct" , mas estou ainda a aguardar , é que eu acho que isto não é somente uma infestação de parasitas , mas que esteja também associado qualquer infecção bacteriana .

 

Com isto tudo , de 6 discus , tenho 5 , e 3 quem sabe senão morrerão.

 

 

Obrigada pelas vossas respostas , se me puderem dar mais algumas dicas agradecia.

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acabaste por não responder ás questões do RASEC:

 

O que é que os teus Discus comem, e se os tens desparasitado, e já agora quanta água mudas por semana?

Tens visto os "cocós" deles? qual o aspecto?

Verifica também os Operculos se estão a abrir e fechar normalmente, ou se algum está "colado".

Se eatão a comer normalmente, não é mau sinal.

Faz o tratamento que te recomendaram, mas entretanto responde a estas questões, para ver se te pudemos ajudar.

 

Boa Sorte

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada,

 

O aspecto exterior deles é mesmo estranho/assustador , preto com placas de pele esbranquiçadas , parece pele que vai saltar , olhos baços . Comecei ontem o tratamento com o MAXIMATE.

Mas fecham e abrem bem os opérculos , faço TPA´s de 15 em 15 dias , desparisatado não, nunca o fiz , mas também os tenho desde Outubro , e o MAXIMATE , disseram-me ser desparisitante , comem comida própria para Discus, da JBL em granulado e artémia congelada, também lhes dou comida em flocos para peixes de água quente / tropicais da JBL . Não consigo ver os cócós , mas já reparei que eles de vez em quando raspam as folhas das plantas .

 

Eles comem mas não normalmente , comem mas comem pouquito , reparei que um deles , mete a comida na boca e depois cospe-a .

 

Em resumo é horrível mesmo vê-los assim e pouco ou nada puder fazer .

 

 

Obrigada

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Vê se a discrição que copiei do Tópico Doenças dos Discus, eventualmente

coincide com os sintomas dos teus Discus.

Se sim verifica se o MAXIMATE, que não conheço tem os produtos sugeridos "acriflavina + verde malaquite + kanamicina"

 

 

"Praga dos Discus – Grandes manchas formando um padrão reticular . Os Discus apresentam uma espécie de rede de muco viscoso e esbranquiçado em algumas zonas. Por baixo a pele está muitas vezes ulcerada e os olhos estão opacos. Quase todos os peixes no mesmo aquário apresentam estes aspecto e além disso exibem dificuldades respiratórias . É difícil de tratar e a mortalidade é geralmente muito elevada. È extremamente contagiosa e de evolução rápida. O uso de acriflavina + verde malaquite + kanamicina foi o que me deu melhores resultados. Nos casos desesperados faço banhos curtos com permanganato de potássio."

 

Retirei este excerto deste Tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

 

Não sei se já tiveste oportunidade de o ler, mas está muito bom, e penso que te pode ajudar.

 

No entanto se de facto for esta a Doença "Praga dos Discus", vai ser dificil, tal como diz o Rui Ferreira de Almeida, autor do Tópico que menciono.

 

Espero ter ajudado.

Vai dando Notícias.

 

PS: Só mais uma Sugestão, tenta enviar uma MP para o RUI FERREIRA ALMEIDA (Veterinário), e muito entendido em Aquariofilia, descrevendo o teu problema.

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente o MAXIMATE não possui a composição química , no entanto vou ver noutros remédios que comprei quando me iniciei na aquariofilia e não foi há muito tempo, ainda vai fazer 2 anos , os quais quis ter para emergências , são todos da SERA e vejo se algum tem esta composição química .

 

Darei notícias e vou pesquisar mais informações aqui no fórum e fora deste.

 

Obrigada

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ah eu esqueci-me tenho outros peixitos no aqua , como bótias , corydoras , pristellas e néons e ainda 2 guaramis e estão de perfeita saúde .

 

Talvez isso queire dizer que pode de facto ser a tal PRAGA DOS DISCUS.

 

Manda MP para o Rui Ferreira de Almeida, talvez ele te ajude.

 

Boa Sorte

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê mais este Tópico, será que tem a ver com o teu problem?

 

Os intervenientes são dos mais experientes em DISCUS.

 

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...raga+dos+discus

 

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o aspecto de um dos meus discus , os outros estão iguais ou piores . Criei de propósito este blog , porque não sei colocar fotos aqui no fórum . Os únicos que estão bem, é um "pigeon" e o "tangerina" .

 

Obrigada .

 

mena

 

http://doencas-dos-discus.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens visto as fezes deles??? como sao??

 

se forem parasitas, a melhor maneira é aplicar medicamento na comida. eu uso sempre garlic da seachem onde misturo flagyl, e depois deixo o granulado a absorver.

 

bom mas para saber se sao parasitas intestinais tens de dizer ocmo sao as fezes... os outros intomas ate agora tambem enquandram parasitas intestinais.

 

isso branco n é pele a saltar, é muco produzido por eles como proteçao das escamas, etc.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consegui ver as fezes , a menos que sejam brancas , pois o aqua em que se encontram não tem areão , e estranho parecer pulverizado de pó branco . A comidas que lhes costumo dar é um granulado para discus da JBL , ou da SERA , e também costumo dar flocos para peixes tropicais da JBL .

 

´De momento fiz uma TPA de mais de 50% , parei com o HEXAMINTA , fizeram 3 dias ....., e comecei novo tratamento com FLAGYL . Dei alta ao Tangerina porque me parecia bem e a comer normalmente , os que estão no aqua de 60L , não vejo melhoras mas sim pioras , e junta-se o facto de terem deixado de comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Só vim ao Forúm hoje. recomendo rapidamente o tratamento com permanganato de potassio tal como está no meu Topico das doenças dos Discus. Se não é praga dos Discus é uma infecção bacteriana grave.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada ,

 

Eu já dei o banho de permanganato de potássio , como está descrito por si, 1 minuto . Após o que voltei a colocá-los no aqua com Flagyl . Deveria diluir mais permanganato de potássio no aqua ???

 

Aparentemente melhoraram , deixaram de estar deitados , e estão parados mas na posição vertical.

 

O que acha que devo fazer mais ? Nos próximos dias, o plano de tratamento descrito por si, com Flagyl ??? Voltar a dar-lhe o banho com Permanganato de Potássio??? Forçá-los a comer , mistura de Flagyl com comida ???

 

Obrigada

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é esperar e continuar com o flagyl. O permanganato de potássio queima o muco e juntamente com ele os parasitas e bacterias agarrados à pele. Tens que deixar repor o muco. Podes também usar Kanaplex da Seachem no aquário( segue as instruções).

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui ,

 

O Kanaplex está esgotado . Fui a uma farmácia para comprar um antibiótico , cujo princípio activo fosse a kanamicina , não sabiam o que era ......... ;) . Devo dizer que já só tenho 1 discu , hoje de manhã tinha outro morto .

 

Cá em casa tenho o "Backtopur pure direct" e o "Backtopur" da SERA , será que posso usá-los ???

 

Obrigada

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então, os Peixes, conseguiste safar algum?

 

Espero que sim.

 

Espero também que não desistas dos Discus, pelo facto de teres tido este azar.

 

Pelo que dizes, fazes TPA's de 15 em 15 dias, para Discus é muito pouco.

Eu nos jovens em crescimento faço muitas vezes, diáriamente, mais de 20%, e nos adultos (neste momento só casais),de dois em dois dias também 20%. Sei que dá trabalho mas só assim se conseguem peixes saúdaveis.

Mesmo assim as crias de que falei num dos mails, "foram todas desta para melhor", mas os Pais estão óptimos.

 

Dá noticias.

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manuel ,

 

morreram todos , 4 discus lindos azuis ............, ficaram dois que nunca chegaram a estar doentes , o Pigeon e o Tangerina , também lindos . Se voltarei aos discus ??? não sei .

 

Já agora , o Flagyl deve ser aplicado de quanto em quanto tempo ??? Isto para evitar que só com o aparecimento de sintomas se tomem medidas .

 

Também tenho pena que tivesses tido esse azar com os pequenitos . .

 

 

Obrigada

 

mena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Lamento o que aconteceu.

 

Mas espero que o gosto pelos DISCUS tenha ficado.

 

Quanto ao Flagyl, como preventivo, eu uso: 1 comprimido para 50g de comida (normalmente descongelo parcialmente, as 50 g de "papa caseira", misturo muito bem 1 comprimido de Flagyl, préviamente reduzido a pó, volto a congelar), depois dou esta mistura durante 2/3 dias.

Teoricamente deve ser feito uma vez por mês, eu nem sempre cumpro, mas tento falhar o menos possivél.

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como preventivo não conheço outra forma de o administrar.

Na água normalmente é como tratamento.

 

Quanto aos outros peixes, eu também tenho,corydoras, já tive Neons, e ainda tenho alguns LDA 025, e nunco lhes fez mal.

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais