Como baixar o meu PH?


Recommended Posts

Tenho um aquiário de 60cm com +-45 litros tenho um PH na ordem dos 7.8 / 8 (o meu teste é o pH low range da Nutrafin que só tem até 7.6)

e tenho o GH a 80mg/l (DH +-4) e KH a 50 mg/l (GH +-3,5/4) e gostava de baixar o PH para os 7.0

Já utilizei o produto quimico para baixar o PH, mas passado algumas horas volta para os mesmos valores

Tinha carvão activo no filtro que já tirei e susbitui por uma resina dourada que não sei na realizade o que é

Já estão a perceber que sou novato nisto

 

Já agora aranjo água engarrafada com PH 5,8 KH 20mg/l e GH 40mg/l. Esta água será boa para um aquário para Discus

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha carvão activo no filtro que já tirei e susbitui por uma resina dourada que não sei na realizade o que é

 

Se não sabes o que é, porque puseste?

 

tenta fazer umas trocas de agua com agua destilada que a dureza baixa, quanto a discos, não é a minha pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei essa resina porque falei com um senhor numa loja de animais, falei dos meus problemas e o senhor aconselhou-me a fazer esta troca. Disse-me que era uma resina que iria ajudar a baixar o PH da água. Não baixou, mas desde que a pus deixou de morrer peixes (morriam 1 ou 2 por semana)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei essa resina porque falei com um senhor numa loja de animais, falei dos meus problemas e o senhor aconselhou-me a fazer esta troca. Disse-me que era uma resina que iria ajudar a baixar o PH da água. Não baixou, mas desde que a pus deixou de morrer peixes (morriam 1 ou 2 por semana)

 

Cheira-me a resina anti-fosfatos...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!!!

 

Para te explicar isto temos que ver que filtro tens... se for exterior:

 

Metes turfa em rama num dos compartimentos ... turva ligeiramente a água mas baixa o ph.

Se tiveres um de cascata... tiras tudo lá de dentro e metes turfa em rama e a esponja.

Se for interior metes só a turfa.

 

Em qualquer um dos casos usa turfa da fluvalç que é barata. Tiras o carvão... seja que filtro for... tiras o que o homem te vendeu porque num aqua desse tamanhu não serve. E nunca perguntes nada ao pessoal das lojas que te vendam algo milagroso.

 

O liquido d ph não baixa porque a tua água faz efeito tampão e até quebrares o efeito leva muito tempo....

 

então é assim:

 

antes de mais tiras um pouco do areão e secas... com o liquido de baixar o ph metes uma gota em cima ... se fizer efeverscência muda de areão porque o teu problema é esse.

 

se não segue os passos abaixo, mas acho que tens que ler para perceber o ciclo do aquário e os parâmetros da água... discos não tolerariam essas mudanças e são erros que te saem muito caros.

 

sege estes passos:

 

1º metes a turfa e deixas.

2º metes plantas e se tiver optimo... durante o dia dás luz e desligas os oxigenadores se tiveres

ligas os oxigenadores só de moite para os peixes porque durante a noite as plantas também consomem oxigénio... de dia produzem.

3º arranjas forma de fazer co2 caseiro porque quanto mis co2 menos ph e melhores plantas.

depois de estabilizar o ph podes tirar a turfa e clarear a água com as mudas periódicas... n vale a pena usar produtos

 

quanto a discus... esse áqua é mesmo pequeno... no minimo 200 litros.

 

caso tenhas dúvidas adiciona-me no messenger mateedu@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de estabilizar o ph podes tirar a turfa e clarear a água com as mudas periódicas... n vale a pena usar produtos

 

e se a agua de tpa's dele for dura com pH alto? a turfa não vai resolver...

 

tem de baixar a dureza, para ser mais facil baixar o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de estabilizar o ph podes tirar a turfa e clarear a água com as mudas periódicas... n vale a pena usar produtos

 

e se a agua de tpa's dele for dura com pH alto? a turfa não vai resolver...

 

tem de baixar a dureza, para ser mais facil baixar o pH.

 

 

 

Eu utilizo turfa negra da Aquavital e as indicações referem que baixa a dureza da água...

Embora não tenha esse problema... A água no meu aqua já ficava macia, mesmo antes de utilizar a turfa.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo turfa negra da Aquavital e as indicações referem que baixa a dureza da água...

 

Até saturar a turfa e passado algum tempo, já não fazer nada...

 

Com ( na minha humilde opinião ) o muito grande incomodo de a agua ficar com aspecto de chá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizo turfa negra da Aquavital e as indicações referem que baixa a dureza da água...

 

Até saturar a turfa e passado algum tempo, já não fazer nada...

 

Com ( na minha humilde opinião ) o muito grande incomodo de a agua ficar com aspecto de chá!

 

 

Como disse, não tenho esse problema... Nem da dureza, nem do "chá".

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... a turfa em rama n ão turva tanto a água como a em grão, mas ambas turvam a água.

 

O efeito tampão pode ser vencido com a turfa e a dureza da água também, agora o que perguntei foi se por acaso o rapaz que iniciou o tópico tem plantas ... se tiver, umas injecções de co2 de dia e o2 á noite farão baixar o ph em termos simples...

 

Mas a turfa amolece a água, só que dá aquela cor que ninguém gosta, mas eu por exemplo misturei a de rama com o meu fundo vivo e não tenho cá problemas com cores de chá... só que para baixar ph injecto co em pastilhas e com sistema de bolhas da nutrafin.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá cfilipe, antes de mais deixa-me dizer-te que tenho exactamante o mesmo problema que tu e para isso tive de fazer alguma ginástica até me conseguir "desenrascar" :wink:

 

Essa resina dourada que tens no filtro não será uma tal resina da molly que tens de activar com água e sal? Eu utilizo regularmente esta resina para baixar o GH e deixa que te diga...resulta. Mas depois surge a dúvida, e com as mudas de água? Pois é, e para isso arranjas um recipiente de plástico e um filtro de copo que dê para colocar a resina e tratas a água antes de fazer as mudas.(baixas tbm Kh na agua a tratar)

 

Portanto, baixar o gh com a resina é o primeiro passo, depois com o Ph menos, baixas o Kh até 30 ou 40 mg/l. O efeito tampão da água vai demorar a desaparecer, mas vai desaparecer, mas para isso tens de criar águas, e com trocas constantes de água não vai ser fácil, eu praticamente não faço mudas agora, só vou acrescentando, mas alguém me vai bater por isto, mas o certo é q estou a ter resultados.

 

Quanto ao Ph, depois de baixares Gh para 20 ou 40 mg/l e kh para 30 ou 40 mg/l, aplicas-lhe Co2, e vais ver q te vai baixar o ph para 6,8 +/- e com o tempo vai descer até quase 6 e se mantiveres os outros parametros estáveis, ele vai para os 6,8 mas tens de lhe dar tempo...

 

Podes ver o meu aqua e tens lá toda a info a nivel de setup do meu menino, que é do tamanho do teu... Quanto aos discos não tenho nenhuns, mas se fosse a ti, só os comprava depois do aqua estar estável.

 

Esta foi a minha forma de contornar o probelma, comigo resultou, mas ha mais maneiras, por isso continua a pesquisar, fica aí mais uma sugestão.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43877

 

Aquele abraço aquático...

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.