Algas cabelo


Visitante

Recommended Posts

Boas,

Qual a melhor maneira de lidar com o desenvolvimento de algas cabelo num aquário estabilizado (supostamente :lol: )? Os níveis são normais, não existe exposição directa ao sol, a iluminação é feita com uma Marine Glo 30W e uma Power Glo 25W, 8h por dia.

O que está a falhar? Também existe o desenvolvimento irritante de um "spray" verde no vidro (micro algas??) quase impossível de remover...

Ajudas e ideias aceitam-se...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

Quanto ao vidro de trás... se colocares um fundo preto em principio não vão crescer lá mais!

 

Mas posso saber algo mais acerca do teu aquário?

 

O excesso de comida e um escumador fraco são para mim a causa provável!

 

Usas Rocha Viva com Filtro externo (com Siporax) ou com seco-humido?

 

Mudanças de agua... como faz?

 

Pois poderás ter problemas com o acumulo de nitratos.... e logo influenciar no crescimento de algas.

 

Abraço,

 

ps. Estou com pouco tempo... mas depois tento ajudar com mais precisão:-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

isso mesmo que o Rael disse...

Da-nos mais dados sobre o teu aquario...

Usas água de osmose inversa?

As tuas lampadas estão ainda em periodo valido? (+/- 12 meses)

Tens equipa de limpeza?? (turbos, ermitas, ofiuros, nazarios, outros)

...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A descrição do aquário está no outro tópico dos aquários comunitário equilibrado (se calhar não tem nada de equilibrio mas...).

As lampâdas são de origem!! Deve ser trocadas todos os anos?

Só tenho um Blenie, comprei à pouco tempo nassários mas não duraram uma semana... é outro problema que penso ser de não haver excesso de comida no fundo para os alimentar...

No vidro de trás não aparecem as algas, já tem o fundo preto, só à frente.

Juntando info, parece-me que serão nitratos a mais. O que fazer?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

De facto as algas nos vidros é algo praticamente impossível de tirar.... (se alguém souber avise:-) ) Eu aconselho mesmo a limpares os vidros 3 em 3 dias... mesmo que eles não estejam sujos.. assim vais ter bons resultados! Eu não tenho uma única alga no na Rocha Viva (cerca de 20Kg para 100 L) mas nos vidros tenho que fazer o que descrevi....

 

As lâmpadas poderá, ser a origem... mas aqui está um elemento que não considero importante como fonte de crescimento de algas... (a validade) mas sim no seu bem estar! Sabes de quantos Kelvins são as lâmpadas? Eu próprio (não é exemplo) não mudo as minhas lâmpadas à quase de 2 anos... e os corais continuam a reproduzir e não tenho algas!

 

Deves ter um sistema de filtragem bem definido... Se tens Rocha viva não deves ter filtros seco-humido nem externos (expecto carvão) (MUITO IMPORTANTE).

 

A alimentação... aconselho a alimentar os peixes várias vezes ao dia... mas (MUITO IMPORTANTE) apenas com pouca quantidade de alimento... muito pouca.... de forma a não haver sobras no aquário!

 

Para resolver...

 

Deves melhorar o que acima disse e começar a fazer mudanças parciais de agua... aconselho os 10% - 15% semanalmente!

 

Um abraço,

 

Rui :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro elemento importante... é a limpeza das algas... mal elas comecem a crescer na rocha aconselho a limpar imediatamente! Assim elas vão-se tornando mais fracas.... e ajuda ao seu desaparecimento!

 

Para mim as algas é o grande problema dos aquários marinhos... pois é como uma febre.... não é uma doença em si, mas sim o reflexo de outras doenças!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Capricha na equipa de limpeza como te disse e define o tipo de filtro que usas.... ou rocha, ou filtros. Atenção ao substracto. É ele o responsavel por acabar com o nitrato...

 

Rael, quanto as lampadas tens razão, podem não provocar algas, mas ajudam se outros factores não estiverem bem....

 

Quanto ao carvão não acho muito importante. Nunca usei, e não acho necessario se o aquario estiver quilibrado, mas pode ajudar a reduzir algas porque retira alguns residuos organicos e fenol libertado pelas algas...

 

O prncipal problema pode ser a qualidade da água... usas osmose inversa??

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

osmose inversa são filtros constituidos por carvão, resinas e membranas removedoras de varios elementos nocivos á água como cloro, ferro, nitrato, silicato, silica, fosfato, calcio, e outros... Retira á volta de 98% de impurezas da água tornando-a pura. Devido a essa remoção de nutrientes ela fica sem minerais saindo assim com um PH de 6,6/6,8 sendo optima para aquarios de água acida com baixa dureza e optima para aquarios de água salgada quer na reposição, quer na mistura com água salgada. Já espliquei no outro topico o grave problema que tens com o substracto, mas este é outro problema que tens muito mau. Se usas água da torneira na reposição e na mistura estás sempre a acrescentar nutrientes como nitrato, silicato, silica, fosfato etc algo que as algas adoram !!!

Podes arranjar essa água em boas lojas de aquariofilia, em farmacias (um pouco caro) ou comprares um filtro de osmose inversa (minimo de 125 euros)....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, esse filtro seria usado então apenas para filtrar a água de reposição ou troca parcial, não como elemento filtrante permanente no sistema de filtração do aquário, certo?

Eu não reponho directo da torneira, deixo pelo menos 24horas em recipiente aberto para "descansar" mas provavelmente não serve.

Esses filtros são específicos para aquariofilia ou serão aqueles que se vêm a vender para "purificar" a água e permitir que se beba água da torneira depois de por ele passar sem problemas? Se assim fosse matava 2 coelhos de uma cajadada...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi....

Exacto... serve só para filtrar a água que se usa para o aquario ou outra coisa qualquer onde se deseja água pura. Ex: farmacias, lab. quimicos aquariofila etc...

O que fazes com a água ao deixa-la 24h é apenas esperar que uma grande percentagem do cloro saia da água. O resto dos nutrientes continuam presentes e nmão são nada bons... algas algas algas.

 

Esses filtros que tu estas a falar chaman-se Tap Water Purifier... desenrascam e até é muito melhor do água da torneira porque acabam por filtar alguns dos nutrientes mas não todos visto que o nosso organismo necessita de alguns minerais...

 

Os aparelhos de osmose inversa são vendidos em casas de aquariofila ou em casas de aparelhos para laboratorios quimicos... mas podes compar também via net o que costuma ser mais barato... a água destes aparelhos sai mesmo pura. Só para teres uma ideia ele gasta em média 3 litros de água para fornecer 1 litro de água filtrada...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

Entendi-te! Agora deveria era haver lojas de aquariofilia a "alugar" esses aparelhos para o pessoal ir lá só purificar a água...

Mais uma para a lista de things to do...

 

Thanks, again

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

Podes arranjar essa água em boas lojas de aquariofilia, em farmacias (um pouco caro) ou comprares um filtro de osmose inversa (minimo de 125 euros)....

 

Já tinhas dito, já...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que o Marco já disse tudo no entanto gostaria de frisar duas ou três coisas muito importantes.

Fiquei na dúvida qual o tipo de filtragem que usas no teu sistema, se de RV's ou filtros externos ou as duas coisas. Apesar de haver sistemas que usem um qualquer tipo destes 'filtros' sem margem de dúvida que para um sistema de reef natural, ou seja, alguns peixes, corais e outros invertebrados o melhor é boa iluminação, um substrato bem montado (para mim sem plenum), RV's, skimmer (podemos discutir isto noutro local), e uma muito boa circulação. E só isto!

Lógicamente dependendo do que se lá colocar como habitantes são feitas alterações ou mesmo o set up ser completamente diferente.

A adição do kalk à entrada do skimmer pingando pela noite dentro uma hora depois das luzes apagarem ajuda à ileminação dos fosfatos e quer se queira ou não limpar os vidros da frente e laterais de 3 em 3 ou 4 em 4 dias é uma prática tão corrente como alimentar peixes se eles existirem no sistema.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos,

Em tão pouco tempo, a quantidade de informação recolhida é brutal!!

Posso acrescentar então que desde que tenho o aquário montado (fiz seguindo as instrucções do lojista, que é conceituado na margem sul), tenho como filtragem mecânica um filtro Fluval 304 com esponja/fibra à entrada, lava e cerâmicas. Este faria de filtro mecânico e recolhia a "porcaria" do aquário, sendo lavado periodicamente (excepto as cerâmicas e lava). Como o aqua tem um filtro interior daqueles à base de power head, tenho esse a funcionar com cerâmicas de 2 tipos e seria a função de filtro biológico, albergando a colónia de bactérias para purificar a água (neste não mexo normalmente). No aquário 220l tenho perto de 30 Kg de rocha viva. Mantenho estes 2 sistemas a funcionar, mais uma vez foi assim que "aprendi", o que não quer dizer que seja o mais correcto.

 

Quanto às sugestões dadas, posso adiantar que este fim de semana fiz o seguinte:

-coloquei mais 3 cm de substracto, escolhi Aragamax

-aumentei a salinidade para 1024 (estava a 1021, mais uma vez porque me tinham dito ser o ideal)

-Tenho também 25l de água de osmose inversa que vou usar para fazer troca parcial e estabilizar o nível da salinidade hoje.

-Mudar o tempo de iluminação (Marine Glo e Aqua Glo, acho eu) para 9h no período da noite em vez de dia, para evitar as temperaturas a meio do dia de 29/30º (com isto consegui baixar 2/3º e agora anda pelos 26/27º)

 

Só aqui foram 75€.

 

Próximos passos serão:

-verificar a possibilidade de aquirir um filtro de osmose inversa (vi um por 175€ que faz 60l/24h)

-comprar 2 powerheads para aumentar a circulaçao (+/- 90€)

-possivelmente mais 3 cm de Aragamax (ficaria então com 10cm) (mais 60€)

-renovar a iluminação (mais €€€€...)

 

Como vêem, preciso de "tempo" (pois dizem que tempo é dinheiro :oops: )

 

Fica por esclarecer a questão da filtragem que tenho, se puderem deixar mais umas opiniões...

 

Acham que estarei no bom caminho para conseguir melhorar a qualidade do meu aquário e dos seus habitantes? Tenho como objectivo a médio prazo experimentar as anémonas e corais, porque tenho a panca dos peixe palhaço.

 

Obrigado a todos

 

PS: Aragamax faz um fundo lindíssimo :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Infelizmente a grande maioria dos lojistas tem por finalidade vender material. Hoje em dia já se encontram boas lojas com bom atendimento mas com toda a franqueza encontro na area de Lisboa umas 10 lojas que tem a preocupação de saber o que o cliente pretende fazer com um aquario para depois o poder aconselhar, tambem é verdade que muitas vezes vamos a uma loja e pedimos:'Quero montar um aquario marinho, o que preciso?' e aí lá vem todos os filtros e mecanismos para montar um aqua quando muitas vezes não era necessário, mas enfim por isso é que estamos aqui num forum e só lamento a inexistencia destes meios à 10 ou 15 anos atrás quando comecei a gastar dinheiro à toa...

Tentando responder às tuas questões:

-O aumento do substracto deves fazer até atingires os 10 cm mas atenção que não é só aumentar onde não existem rochas, deverá ser por todo o aquario (necessário remover as existentes colocar o aragamax e colocar de novo as RV's.)

-Aumento da salinidade para 1024 está correcto mas ATENÇÂO muito devagar pois mudanças bruscas podem ser fatais!!! o ideal é aumentar 1 de 2 em 2 dias.

- Mudar ciclo de iluminação, na minha opinião é preferivel manter as 10 a 12 horas de luz de dia e colocar um pequeno ventilador (é baratissimo e senão de borla) e aumenta a vaporização da agua permitindo assim um maior fluxo de reposição.

- Caso penses de facto adquirir anémonas (cuidado com elas) e corais na minha opinião deverias repensar o sistema de iluminação e simplesmente tirar todos esses filtros (podes sempre vende-los em 2ª mão e fazer dinheiro para a RV) que tens e colocar mais uns 5 ou 10 Kg de boa RV.

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Essa resposta deve ter sido do Sergio, quase que aposto.... he he he :oops:

 

é mesmo isso que está aí. Estás no bom caminho. Se puderes vai arranjando uma boa equipa de limpeza. Ermitas, Turbos, Nazarius... etc.

Cuidado com anemonas, são muito dificeis de manter devido a questões de iluminação e alimentação assim como o facto de queimarem corais...

Quanto a corais precisas de começar a verificar niveis de nitrato (aconcelho abaixo de 20 ppm), reserva alcalina (entre 2 e 3 mqel) e Calcio (entre 300 e 500 ppm). Depois de verificares e atingires estes valores podes começar a colocar corais. Começa pelos moles, tipo sarcophyton, Zoanthus, Colt, Actinodiscos e outros...

 

Quanto á filtragem foi o que o Sergio disse, mas sugiro que não os tires todos de uma s´vez. Tira um, e coloca rocha, tiras outro e poes mais rocha... etc... para não desequilibrares o aqua...

 

Boa sorte e força... :shock:8)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

O aumento de substracto foi feito em toda a área, removendo a rocha e reposicionando depois.

Quanto às anémonas e corais é só numa última fase, depois destas correcções todas feitas (e de preferência bem :shock: )

Li com atenção a opinião sobre a substituição da filtragem mecânica por rocha viva, mas assumo que tenho um certo cepticismo apenas pelo facto de quando limpo o Fluval estar uma "nheca" nas esponjas e fibra que não sei se as rochas dão conta daquilo... não duvido da vossa opinião, claro, mas é uma questão de estar habituado a uma coisa e afinal ser outra diferente a mais correcta. De que modo pode ser prejudicial ter as RV e os filtros em simultâneo?

Outra questão: as rochas vivas necessitam de ser substituidas ao fim de algum tempo ou num bom aqua mantêm as suas capacidades ad infinitum?

 

Obrigado e vou informando sobre os próximos desenvolvimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

 

mas assumo que tenho um certo cepticismo apenas pelo facto de quando limpo o Fluval estar uma "nheca" nas esponjas e fibra que não sei se as rochas dão conta daquilo...

 

Tu próprio ja verificaste o problema destes filtros...

O conceito de rocha viva é esse mesmo. Muitas pessoas perguntam... Porque se chama rocha viva... ela mexe ?? é um bicho .... :oops:8)

A rocha viva não é mais do que uma rocha estremamente porosa e onde alberga muitas bacterias e bichos baratas larvas esponjas etc etc.. que fazem o trabalho de decompor a materia organica presente na água. Quando digo decompor não é mais do que transformar a amonia em nitrito e o nitrito em nitrato bla bla bla bla aquilo que já deves saber. Ora esse trabalho é feito pelas mesmas bacterias que encontras nos famosos filtros externos. Nesses filtros usa-se precisamente material poroso como areão grosso e ceramica e outros simulando o trabalho da rocha, o trabalho da natureza.

Quanto aos filtros o problema é precisamente esse nheca que tu mencionaste que são nutrientes que as lagartas,baratas etc irião também decompor... ou seja acaba por desaparecer ou é transformada por esses bichos... tipo o que nos acontece quando morrermos e formos para debaixo da terra. Acabaremos por ser consumidos por bichos e transformada a nossa materia organica em inorganiga bla bla bla bla etc...

 

Ora o problema dos filtros é que essa nheca acaba por ficar retida nos filtros e provocar nitrato porque não é mais tranformada em nada, acabando também por entopir o filtro. Dai o pessoal das lojas recomendar a limpeza dos filtros a cada 3 ou 6 meses. Outra das grandes desvantagens destes filtros é o de retirarem do aquario precisamente todo o tipo de particulas e nutrientes que estes bichos que te falo, corais, macroalgas, esponjas, polipos etc alimentam-se gerando um aquario sem vida microscopica!!! Não imaginas a grande diversidade de seres microscopicos ou milimetricos um aquario marinho e as rochas vivas contêm e que simplesmente desaparece do aquario com esses filtros....

Todo este conceito de naturalidade leva a outras perguntas como:

1 . Então e o escumador não acaba com esses seres também ??

2 . e as bombas de circulação ??

 

Ou seja tudo o que é mecanico acaba sempre com esses seres, daí surgirem hoje em dia muitos aquarios sem escumador, á base de refugios por gravidade etc etc... mas isso já é outra confersa, não quero fugir ao tema do topico.

 

Bem espero que tenhas entendido... o trabalho dos filtros é bom, mas não é o ideal para aquarios marinhos pelo menos do meu ponto de vista.

Pergunto-te... que quantidade de vida existe no teu aquario... baratas, lagartas, lapas, estrelas, camarões pequenos, larvas, caracois, etc etc...

isto leva a uma pergunta:

Sera que as tuas rochas ainda são vivas ??? na altura quando as compraste eram, mas e agora?? .... acredito que tenham um bom numero de bacterias desnitrificantes, mas os seres certamente não existirão.

Na minha opinião, compra boa rocha viva, e vai acrescentado aos poucos retirando os filtros aos poucos para não destabilizar...

se quiseres correr alguns riscos :shock: retira todos os filtros, aumenta a circulação, acresnta boa rocha e capicha nas trocas de água de preferancia natural....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, entendi. Nesse caso qual será a relação ideal entre litros de água e kilos de rocha viva? No meu caso no entanto, a nível microscópico não sei :shock: mas tenho pequenos caracóis (2 a 3 mm) de andam lá de vez em quando pelo vidro e pelas rochas, será bom sinal então suponho?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Devem ser filhotes de turbos... não é mau mas isso não é considerado vida microscopica....

 

Bem deves ter pelo menos 20% do tamanho do aquario.... ou seja se for de 220L deves ter á volta de 40/45Kg...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais