Discos Cores - Genética (textos muito interessantes)


jccsfilho

Recommended Posts

Pessoal queria tirar uma dúvida e queria ajuda de todos que poderem elucidar esta dúvida.

Na genética o gene guarda as informações, lógico, temos heterozigotos e homozigotos, um pequeno exemplo:

 

Gene A -> caracteriza cor preta

Gene a -> caracteriza cor branca

 

Supor que certo peixe tem esse padrão definido para suas cores, então, o peixe com padrão 'AA' tem cor preta, já o que tem padrão 'aa' tem cor branca e o com padrão 'Aa' tem cor cinza. Daí um cruzamento saem os cruzamentos:

 

Dois peixes pretos: AA x AA -> todas as crias são pretas

Dois peixes brancos: aa x aa -> todas as crias são brancas

Dois peixes cinzas: Aa x Aa -> a probabilidade é que 1/4 da cria seja preta, 1/4 seja branca e 1/2 cinza.

E daí podem sair outros cruzamentos.

 

Realmente não sei como funciona a genética dos discos, queria saber se dois pigeon blood se cruzando toda a cria será pigeon blood, ou haverá outras variantes. Peguei o exemplo do pigeon, mas poderia ser qualquer outro. Mas queria saber se houver cruzamento entre dois da mesma variante a prole será 100 % dessa variante ou há mistura.

 

Lembrando que a genética das cores pode trabalhar mais do que um par de genes para cor, podendo ser AaBBccDD, para definição de cores, acho que este seja o caso dos discos pela quantidade de variantes que temos.

 

Valeu

Julio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julio!

 

 

Acho que este tema pode dar pano para mangas!!

 

No meu secundario estudei um pouco de Genetica e parece-me ser complexo demais para chegarmos a alguma conclusão.

 

Por exemplo duvido que os discus tenham apenas um par de genes para as cores. Se tivesse só dois não haveria tantas variações de cores.

 

 

Supor que certo peixe tem esse padrão definido para suas cores, então, o peixe com padrão 'AA' tem cor preta, já o que tem padrão 'aa' tem cor branca e o com padrão 'Aa' tem cor cinza. Daí um cruzamento saem os cruzamentos:

Alem disso acho que a tua teoria falha logo aqui pois se o A é dominante o Aa será também preto.

 

Eu vou tentar encontrar os meus livro pois na altura estudei o exemplo do piriquitos que senão me engano tem 4 genes para a cor.

 

Quem nos poderá certemente dar uma ajuda interesante será o Luís Queiroga. Vamos esperar por um comentario dele.

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

 

 

Penso que o amigo Julio nos queria transmitir algo do genero:

 

 

...e aqui vou explicar com exemplos praticos nos escalares porque de discus percebo pouco..

 

 

Black Lace (D/+)

 

blkl.jpg

 

 

Streaked Zebra Lace (D/+ - Z/+ - St/+)

 

 

strzel.jpg

 

 

Zebra Lace (D/+ - Z/Z)

 

zebralace.jpg

 

 

 

ou ainda..

 

 

Turquoise Blushing (D/+ - S/S)

 

etc...

 

 

 

Penso que esta seria a ideia

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno a genética com certeza nós sabemos é bem mais complexa do que aquela que e gente aprende no colégio. Mas mesmo lá, nós vemos casos de co-dominância, dominância incompleta que se caracteriza por uma característica intermediária, foi isso que eu quis explicitar. Coloquei aquilo dos genes pra ver se tinha alguém que entendia e podia tirar essa dúvida. A minha dúvida simplificando é se eu misturar dois pigeon blue ou dois blue diamond ou dois red marlboro ou dois golden canário ou dois red turqueza, enfim dois peixes da mesma variante, a prole dessa união vai ser toda da mesma variante dos pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro texto excelente.

 

Endogamia; vantagens e desvantagens na seleção de Acará Disco (Symphysodon spp).

 

Francisco Borges Morais

 

O presente trabalho é fruto de entrevistas a criadores e da revisão a bibliografia especializada. Não foi encontrada qualquer referência científica sobre o assunto específico.

Peixes ornamentais do gênero Symphysodon são criados e selecionados comercialmente a aproximadamente 40 anos. São da Bacia Amazônica, vivem em águas rasas de lagos, igarapés e margens de rios. Atualmente no continente asiático se concentra e se produz grande parte das linhagens encontradas em aquários do mundo inteiro.

Ao trabalharmos com seleção de peixes reparamos que o ganho de determinada característica chega mais rápido e de forma mais potente. Explica-se tal fato pela facilidade de selecionarmos indivíduos homozigotos. Como? Observando o fenótipo ou seja as características observáveis em cada peixe. Levando-se em conta que uma única geração inteira de irmãos chega a ter mais de 400 indivíduos a seleção das matrizes com uma característica de cor e/ou corpo desejada implica na aglomeração de genótipos cada vez muito mais semelhantes.

O trabalho com a consanguinidade é imprecindível a qualquer pessoa que tenha a intenção de formar uma raça ou linhagem. Quanto menor o número de ancestrais das primeiras seleções também menores são as chances que a linhagem expanda. Formar não é tão difícil quanto manter uma eventual nova linhagem nos padrões de pureza e potencialidade. A melhor saída é a organização de planos de seleção entre os criadores. Por exemplo a seleção a partir de selvagens para a cor azul, objetivando o azul sólido. Cada criador com suas matrizes selvagens seleciona durante 3 gerações, praticando somente cruza entre irmãos, a F4 é trocada entre os criadores que chocam este material genético produzindo excelentes peixes de alto vigor híbrido, crescimento rápido e coloração no mínimo igual a de seus pais. Sabe-se que se não houvesse este choque e a cruza entre irmãos fosse mantida, em F5 ou F6 já observariamos 10-25% de deformidades corporais. Este exemplo é clássico para os criadores de Disco. Hoje em dia apenas alguns criadores dedicam-se a seleção a partir de exemplares selvagens; é um trabalho exelente sob ponto de vista genético pois a homozigose a níveis intoleráveis é facilmente controlada com material "fresco". Porém para um criador da Malásia esta não é uma conduta racional já que para o peixe chegar até ele meio mundo deve ser atravessado.

Os principais aspectos da endogamia em Acarás Discos:

· os riscos de cruzas endogâmicas é maior já que uma enorme população se desenvolve rapidamente a partir de poucos casais.

· Só cruze irmãos até F3 se tiver seus ancestrais de origens diferenciadas. Após isso coloque "sangue novo" no plantel.

· Peixes fracos, de crescimento lento, de olhos grandes em relação ao corpo não devem ser aproveitados como matrizes, mesmo que possuam exelente cor. Geralmente são linhagens de altíssima homozigose, em "fim de linha".

· Decréscimo na fertilização dos ovos pode revelar problemas de intensa endogamia.

· Desvios de coluna e defeitos do esqueleto não devem ser interpretados simplesmente como problemas genéticos oriundos da endogamia, outros fatores infecciosos e nutricionais também são causas importantes.

 

 

Bibliografia:

 

Post, G.: Textbook of Fish Health; T.F.H. Publications. 1997

 

Wattley, J. Discus for the perfectionist; T.F.H. Publications. 1992

 

Fisher, Roland; Diskus Brief - Vol IV, Issue 1 Spring 1997; pag.6-9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Alguns dos pontos abordados no presente texto já foram focados no passado aqui neste forum.

 

 

Nunca é demais recordar e deste modo saliento:

 

"O trabalho com a consanguinidade é imprecindível a qualquer pessoa que tenha a intenção de formar uma raça ou linhagem."

 

"Quanto menor o número de ancestrais das primeiras seleções também menores são as chances que a linhagem expanda."

 

"Só cruze irmãos até F3 se tiver seus ancestrais de origens diferenciadas. Após isso coloque "sangue novo" no plantel."

 

 

 

Em relação as suas duvidas:

 

- Inicialmente será necessario identificar-se os genes responsaveis para as diferentes cores.

 

- Será necessario identificar-se quais serão os dominantes, recessivos e/ou co-dominantes.

 

 

 

Só depois de realizado este trabalho, será possivel então obter-se ( com alguma exactidão ) as respectivas respostas.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois é... por causa de uma insignificância, eram já mais as mensagens de trocas de mimos, do que própriamente sobre o tema em discussão.

 

Isso tem um nome, chama-se SPAM! :lol: e por isso mesmo as mensagens em causa foram todas apagadas.

 

Peço que quem não tem nada a dizer sobre o tema, que não escreva aqui nada, ok? Das mesma forma, quem tiver sugestões, pode sempre colocá-las à equipa de moderação, que posteriormente terá todo o prazer em ajudar e intervir, caso se justifique! É para isso que aqui estamos :idea:

 

Mais uma vez, peço aos membros que se tratem uns aos outros, da mesma forma como gostariam de ser tratados no fórum! É algo muito simples, e extremamente funcional! Não acreditam? Experimentem! Vão ver que funciona!!! :lol:

 

Relativamente ao que originou a discussão, se por um lado colocar um link poder ser melhor pois ocupa menos espaço, menos recursos e menos trabalho a quem coloca o tópico, por outro pode levantar problemas caso o link seja de acesso limitado, ou então caso o site deixe de estar disponível. Fica ao bom senso dos membros saber identificarem as duas situações, e qual delas a mais apropriada, ok?

 

Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...