Recommended Posts

De á uns tempos para cá, tenho vindo a reparar que todos os grandes plantados que aparecem neste forum, tem no seu setup os tão badalados Adubos NPK caseiros!!!

 

A minha intenção com este tópico era que aqueles que são mais entendidos nesta materia, dessem umas dicas ás pessoas (que como eu), não percebem nada d'horta!!! :wink: :D

 

No essencial precisava de saber, onde se compra, como se compra, e como se administra esses produtos, mas sem aquelas equações esquisitas que já vi aqui no forum, e que só me deixaram mais baralhado ainda!!

 

Espero ter-me feito entender!!! :o

Obrigado a todos

Ricardo

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

De á uns tempos para cá, tenho vindo a reparar que todos os grandes plantados que aparecem neste forum, tem no seu setup os tão badalados Adubos NPK caseiros!!!

Extremamente badalados... :D

 

A minha intenção com este tópico era que aqueles que são mais entendidos nesta materia, dessem umas dicas ás pessoas (que como eu), não percebem nada d'horta!!!

O que é que não percebes?

Se estás a falar de equações, então andaste a ver os tópicos errados :?

 

Fazer adubos NPK é extremamente fácil. Vais à calculadora do Chuck, defines a litragem do teu aquário, escolhes quantos mililitros de fertilizante queres fazer e jogas com o valor da massa até atingires uma relação ppm aumentados/ml de fertilizante.

O que podes é perguntar quais são essas relações que se podem/devem usar...

 

No meu caso, como doseio com pipetas de 5 ml (as dos testes da Nutrafin) tenho as seguintes relações:

 

Azoto (KNO3): 1 ppm/ml de fertilizante - Ou seja, por cada ml de fertilizante que uso, estou a aumentar 1 ppm de NO3 no meu aquário.

 

Potássio (K2SO4): 1 ppm/ml de fertilizante - Idem.

 

Fósforo (Na2HPO4.2H2O): 0,1 ppm/ml - 10 vezes menos que os anteriores.

 

Como podes ver, com as pipetas da Nutrafin posso aumentar em múltiplos de 5 ppm o N e o K, e o P em múltiplos de 0,5 ppm.

 

No essencial precisava de saber, onde se compra, como se compra, e como se administra esses produtos, mas sem aquelas equações esquisitas que já vi aqui no forum, e que só me deixaram mais baralhado ainda!!

Ou seja, a papinha toda... :P

Onde se compra? Nos distribuidores de produtos químicos (www.soescola.pt e www.vazpereira.pt).

 

Como se compra? Com dinheiro...

 

Como se administra? Depende, existem testes para o Nitrato e o Fosfato (segundo sei há também para o Potássio, mas em Portugal ainda não). Consoante os valores, terás de fertilizar, ou não...

Mas citado o André Silvestre: As plantas são o melhor teste que podes ter. Observando os sinais delas poderás saber do que elas precisam. Queres mais? Procura na net... é fácil.

 

Espero ter-me feito entender!!!

Eu também :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero so acrescentar o link para a calculadora do chuck...

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm

 

 

passa por lá e vês que realmente é facil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos (em especial ao Luis que se deu ao trabalho de me fazer "a papinha toda")!!! :lol::lol:

 

Tou esclarecido!! :P

 

Mas.....

 

Já agora, quem usa fertilizantes liquidos (como o flourish da seachem por exemplo), convem usar tambem os npk, ou fazem os dois o mesmo??? bigsmile:wink::twisted:

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, quem usa fertilizantes liquidos (como o flourish da seachem por exemplo), convem usar tambem os npk, ou fazem os dois o mesmo???

Depende. Eu não sei quais são as concentrações do Seachem Flourish em elementos NPK. Mas creio que não devem ser muito altas.

Tal como disse atrás, se as tuas plantas não evidenciarem qualquer carência de elementos NPK, não precisas de estar a fertilizar com estes...

Tão simples quanto isso. Se as tuas plantas precisarem de N, fertilizas com N. Se precisarem de micros apenas, fertilizas com micros apenas... etc.

 

Xlibris pm me please;D

Porquê? Tens algum segredo, ou técnica especial que não queiras revelar aqui no tópico? bigsmile

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.