Cubo da costa ajuda


PedroDionisio

Recommended Posts

oi

 

 

tenho em casa parado um cubo 50*50*50 que eu e um amigo estamos a pensar montar so com vida da nossa costa (camaroes caracois e etc ) e viavel?

 

gostava se saber que materiais e que tenho que ter

e que cuidados devo ter do genero de temperatura ouluz

 

 

a todos os meus cumprimentos conto com a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Fundamentalmente terá de ter todos os cuidados que para um aquário de água salgada tropical excepto:

- não necessitas de luz tão intensa como a de um aquário típico de recife;

- necessitas de temperatura mais baixa do que a de um aquário de recife (se forem colhidos na tua zona, idealmente entre 15ºC e 20ºC). Se o aquário ficar numa cave fresca não deverá haver problema, caso contrário é preferível recorrer a um refrigerador ou ar condicionado permanente na divisão em que ficar o aquário.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Pedro... devido à temperatura acaba por ser mais fácil montar um aquário tropical.

 

Não será propriamente barato mas se queres um da nossa costa em condições, também irá custar uns euros porque não vais poder contar com alguns dos mecanismos biológicos típicos dos tropicais, o que te obriga a ter uma "política" de limpeza da água muito mais agressiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Relativamente à temperatura, se fossem apenas usadas criaturas habitantes das poças naturais, que estão habituadas a uma ampla variação de temperatura, será que era viável ter um aquário sem ter de recorrer a um sistema de arrefecimento?

Abraço! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais muito obrigado a todas as respostas !!!

 

Acredito que consigo so com ventoinhas rondar os 18º mas .....

O que vou fazer e acabar de vender os peixes que tenho no cubo, desço a avenida, vou ao mar e trago agua para testar com powerhead ligada e escumador !!!! registo a temperatura e depois tento com coolers a ver quanto desce

 

Estou a contar fazer isso nas minhas ferias de pascoa

 

Nao referi antes mas ainda há a possibilidade de no verao depois de vir de ferias eu ligar o cubo a um aqua de 100*40*50

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já agora...podes enviar para mim também umas fotos do aqua da nossa costa?

 

 

danielcvieira@hotmail.com

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e não querendo incomodar (muito) também gostaria de ver umas fotos pra ter ideia do que se está a falar.

Depois de ter comprado um aquario a um colega nosso dos salgados fiquei com a ideia de montar num futuro o mais próximo que me for possivel um aquario de água salgada.

 

Também gostava de ter uma ideia em relação ás opiniões em relação ao custo de manutenção de aquarios da nossa costa em oposição a Reefs; por exemplo em casa tenho uma divisão que de inverno baixa de temperatura até os 10º e menos e de verão até cerca de 25º (não mais) o que provavelmente pouparia na electricidade. Mas também alguém falou em "não se terem os mecanismos de limpeza que se encontram nos reefs e das mudanças de agua terem de ser mais agressivas" e gostaria de saber um pouco mais acerca disso por favor.

 

Em suma penso que devido a custos de manutenção ainda não estou bem esclarecido quanto à vantagem ou não de um aquario da nossa costa, se bem que a ideia de colher das nossas praias criaturas para um auqario em casa me parece por si só e em si mesma já um hobby muito intressante e apelativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosamente já tinha visitado o topico que referiste bem como todos os links lá ostos na area de manutenção mas mesmo assim tenho algumas duvidas quanto aos custos a curto, medio e longo prazo do setup dum aquario de reef face a um de aguas nacionais.

 

Embora não tivesse por exemplo de usar aquecedor nem de verão nem de inverno (?) e de usar iluminações menos fortes fico com duvidas quanto ao fiuncionamento destes aquarios como bio-sistema. Até porque num destes tópicos um membro refere que num reef a manutenção é mais facilitada por alguns organismos. Isto sim deixou-me duvidas e fiquei com a ideia da possibilidade de a quimica do aquario acabar por ser mais dificil de balançar.

 

Eu gosto especialmente de invertebrados e de góbios (paesar de não ter tido ainda um salgado é o que mais me apela primariamente) e penso que teremos alguma variedade de ambos nas nossas costas o que me seria muito agradável. No entanto se realmente se tornar mais penoso por dificuldade ou até por custos de manutenção poço me ver forçado a optar antes por mater um mais reef......

 

Assima de tudo talvez precisasse mesmo de saber de quem já manteve de ambos os tipos, acerca da "dispendiosidade" de ambos quer na aquisição primeira de material quer e para mim mais importante ainda dos custos e dificuldedes inerentes á manutenção a longo prazo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais