Kinguios em lago


Recommended Posts

Fiz há pouco tempo um lago no quintal e decidi pôr lá uns peixes.

As carpas adaptaram-se lindamente, mas os dois kinguios ( 1 oranda e um "cabeça de leão") não me parecem estar a adaptar-se.

Mantém-se quase sempre à superfície e parecem ter dificuldade em nadar.

Alguém me pode dar umas dicas sobre o que fazer para que eles se sintam bem no lago com 5000 litros de água? Ou devo tirá-los de lá e separá-los das carpas?

Agradeço qualquer sugestão, pois sou completamente inexperiente em peixes.

mjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz há pouco tempo um lago no quintal e decidi pôr lá uns peixes.

As carpas adaptaram-se lindamente, mas os dois kinguios ( 1 oranda e um "cabeça de leão") não me parecem estar a adaptar-se.

Mantém-se quase sempre à superfície e parecem ter dificuldade em nadar.

Alguém me pode dar umas dicas sobre o que fazer para que eles se sintam bem no lago com 5000 litros de água? Ou devo tirá-los de lá e separá-los das carpas?

Agradeço qualquer sugestão, pois sou completamente inexperiente em peixes.

 

Boa noite,

 

Os orandas e com os cabeça-de-leão NÃO são de forma nenhuma apropriados para lagos.

 

São sim, peixes de aquario, de onde não devem sair (sem ser em condições especiais). São também precisos cuidados especiais para os manter (agua aquecida, por exemplo).

 

O meu conselho é que mantenha as carpas no lago, onde é o lugar delas.

 

Aos orandas e cabeças de leão, separe-os o quanto antes e coloque-os num aquario de temperatura 24ºC

 

nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As carpas adaptaram-se lindamente, mas os dois kinguios ( 1 oranda e um "cabeça de leão") não me parecem estar a adaptar-se.

Mantém-se quase sempre à superfície e parecem ter dificuldade em nadar.

Olá "Patricia" (Sou de além mar";

Aqui em nosso clima tropical "até" podemos criar kinguios em nossos lagos e por sinal eles adoram a imensidão d'água contida nos lagos.

Como particularidade saiba que eles gostam mais de ficar na superficie e tem suas "limitações" para nadar e muito menos desenvoltura que as carpas. (Cada qual com suas belesas pessoais).

O inverno aí na Europa é bastante rigoroso e as carpas podem até vir a ibernar o que não aconteceria com os kinguios e eles fatalmente iriam morrer.

Caso queira conhecer meu lago visite:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=28017

Um cordial abraço;

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Qualquer forma do Carassius auratus se pode ter em lagos ao ar livre todo o ano no nosso País. Não há qualquer problema de temperatura, esse é um problema que se pôe nos paises do Norte. Aliás, a estadia cá fora devido ao espaço, alimento vivo, variações de temperatura, incluindo o repouso invernal, só fazem bem aos exemplares de variedades mais seleccionadas como os orandas e outros que tais, ficam maiores mais suadaveis etc. O problema a evitar é a convivencia com variedades de conformação normal , shubunkins e cometas que são muito mais rapidos e competitivos, nomeadamente a comer e que fazem com que as outras variedades não tenham nenhuma chance. Portanto a tê-los cá fora não os misturar com outros. Quando se reproduzem conjuntamente em lago sobrevivem para aí 1 oranda por cada 70 dos normais.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer forma do Carassius auratus se pode ter em lagos ao ar livre todo o ano no nosso País. Não há qualquer problema de temperatura, esse é um problema que se pôe nos paises do Norte. Aliás, a estadia cá fora devido ao espaço, alimento vivo, variações de temperatura, incluindo o repouso invernal, só fazem bem aos exemplares de variedades mais seleccionadas como os orandas e outros que tais, ficam maiores mais suadaveis etc. O problema a evitar é a convivencia com variedades de conformação normal , shubunkins e cometas  que são muito mais rapidos e competitivos, nomeadamente a comer e que fazem com que as outras variedades não tenham nenhuma chance. Portanto a tê-los cá fora não os misturar com outros. Quando se reproduzem conjuntamente em lago sobrevivem para aí 1 oranda por cada 70 dos normais.

 

Lamento mas não posso concordar.

 

Se a temperatura optima para os Gf de cultura avançada (entenda-se os Cauda deVeu, Perolas, Telescopio) é de 22-24ºC, como é que é possivel mantê-los todo o ano cá fora??

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Todos os animais têm uma temperatura optima, mas o que se passa é que a maior parte desses animais passa apenas um pequeno periodo das suas vidas a gozar essas temperaturas sobretudo os de regiões temperadas pois que a temperatura varia ao longo do ano e até do dia.

O carassius auratus é um peixe de regiões temperadas, embora exista tambem, introduzido, em regiões tropicais. Assim está predisposto geneticamente para suportar alguns meses de temperaturas baixas, mesmo de baixo de gelo como é habitual com quem os tem no Norte da Europa em lagos ornamentais. As tais temperaturas preferidas são quando eles se reproduzem e tambem quando o seu metabolismo está no maximo, comendo e crescendo mais.

As variedades mais sensiveis como os Orandas e todas as outras menos resistentes é aconselhavel não as fazer passar o Inverno debaixo de gelo. No entanto, como disse, no nosso País essa questão não se pôem, as nossas temperaturas invernais são perfeitamente suportaveis por qualquer variedade. Para terminar, essas variedades são mais sensiveis e num aquario podem ser muito melhor monitoradas e até gozadas pois que vistas de cima não são muito interessantes de ver, eestando a temperaturas amenas não passam pelo periodo de hibernação e consequente falta de actividade que passariam fora de portas durante o Inverno.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os animais têm uma temperatura optima, mas o que se passa é que a maior parte desses animais passa apenas um pequeno periodo das suas vidas a gozar essas temperaturas sobretudo  os de regiões temperadas pois que a temperatura varia ao longo do ano e até do dia.

O carassius auratus é um peixe de regiões temperadas, embora exista tambem, introduzido, em regiões tropicais. Assim está predisposto geneticamente para suportar alguns meses de temperaturas baixas, mesmo de baixo de gelo como é habitual com quem os tem no Norte da Europa em lagos ornamentais. As tais temperaturas preferidas são quando eles se reproduzem e tambem quando o seu metabolismo está no maximo, comendo e crescendo mais.

As variedades mais sensiveis como os Orandas e todas as outras menos resistentes é aconselhavel não as fazer passar o Inverno debaixo de gelo. No entanto, como disse, no nosso País essa questão não se pôem, as nossas temperaturas invernais são perfeitamente suportaveis por qualquer variedade. Para terminar, essas variedades são mais sensiveis e num aquario podem ser muito melhor monitoradas e até gozadas pois que vistas de cima não são muito interessantes de ver, eestando a temperaturas amenas não passam pelo periodo de hibernação e consequente falta de actividade que passariam fora de portas durante o Inverno.

 

Caro Paulo José,

 

Permita-me discordar novamente.

 

Realmente o Carassius auratus é originária de regiões temperadas, e suporta muito bem as temperaturas baixas, sendo um excelente peixe de tanque.

 

Mas a questão aqui, é que os Gf de cultura superior (entenda-se os orandas, bolhas-de-ar e afins) já pouco têm a ver com o seu original e robusto Carassius.

 

São, até certo ponto, "monstros" criados e selecionados por nós, que de "selvagens" não têm nada.

 

Por estas razões, considero absurdo manter essas "raças" em tanque durante o nosso inverno. Nem se chega a falar de gelo, mas sim da propria temperatura abaixo dos 18ºC.

 

Claro, que se pudermos proporcionar aos nossos peixes (os de cultura superior) um tanque no verão (50cm de altura, de forma a aqueça rapidamente ao sol) só lhes faz bem. Mas no inverno, nem pensar.

 

Mas é claro, só a minha opinião

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cindelp

 

 

A sua discordância não estou a ver em que é que se baseia. Desde que se tenha em conta as limitações que estas variedades têm o mantê-las fora de portas só lhes faz bem e em muitos paises é comum fazê-lo inclusive no Inverno. Como disse, para serem melhor apreciadas os aquarios são mais apropriados para os apreciar e os monitorar mas o factor temperatura não é limitativo no nosso País. A selecção não os transformou de peixes de agua fria em tropicais...

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sua discordância não estou a ver em que é que se baseia. Desde que se tenha em conta as limitações que estas variedades têm o mantê-las fora de portas só lhes faz bem e em muitos paises é comum fazê-lo inclusive no Inverno. Como disse, para serem melhor apreciadas os aquarios são mais apropriados para os apreciar e os monitorar mas o factor temperatura não é limitativo no nosso País. A selecção não os transformou de peixes de agua fria em tropicais...

 

Boa tarde,

 

A questão é que a temperatura da agua é um limite.

 

As especies de cultura superior, já nada têm a ver com o seu original. Negar isso, é condená-las à morte.

 

Colocar esses peixes em aguas frias, é reduzir-lhes o seu já fraco metabolismo, bem como a reacção (defesa) imunitaria.

 

Mas já que teima, deixo aqui duas citações:

 

Goldfish are commonly classified as "coldwater" fish. This can be an often misleading term, as ideal aquarium temperature for goldfish is actually between 70-75oF (21-24oC). Goldfish are classified as coldwater fish, because unlike tropicals, they can withstand cooler temperatures.

 

Bristol Goldfish Associtation

 

Elle doit se situer entre 20-25°C pour les poissons rouges asiatiques. Les poissons rouges communs doivent être maintenus dans une eau à température ambiante entre 17 et 22C°.

 

Association francophone du poisson rouge

 

De resto, tambem conheço pessoas que mantêm peixes vermelhos em pequenos globos e os peixitos lá vivem uns bons anos ... mas isso não quer dizer que seja saudavel, recomendavel ou sequer de encorajar ...

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Com o risco de me repetir... Manter qualquer ser de sangue frio de regiões temperadas à "temperatura optima" é fazer com que vivam menos tempo pois que o seu metabolismo fica permanentemente acelerado, "queimando" mais depressa. Essas temperaturas mais elevadas são sentidas nos meses mais quentes, sendo seguidas por meses mais frios em que há um descanso do metabolismo do peixe. Este é o ciclo natural.

Podem-se ter estes peixes permanentemente em aquarios aquecidos, mas eles vão viver menos tempo. O que quero deixar claro é que NÂO é necessario manter as variedades mais seleccionadas a temperaturas elevadas.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o risco de me repetir... Manter qualquer ser de sangue frio de regiões temperadas à "temperatura optima" é fazer com que vivam menos tempo pois que o seu metabolismo fica permanentemente acelerado, "queimando" mais depressa. Essas temperaturas mais elevadas são sentidas nos meses mais quentes, sendo seguidas por meses mais frios em que há um descanso do metabolismo do peixe. Este é o ciclo natural.

Podem-se ter estes peixes permanentemente em aquarios aquecidos, mas eles vão viver menos tempo. O que quero deixar claro é que NÂO é necessario manter as variedades mais seleccionadas a temperaturas elevadas.

 

Boa tarde,

 

Mas e já agora, onde se baseia para fazer essas afirmações?

 

E não, generalizar não vale a pena; pois já todos vimos que os Gf de cultura avançada já nada têm a ver com os restantes.

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

No que é que me baseio? Baseio-me em 28 anos a criar peixes e a informar-me... Creio que é mais do que a sua vida inteira...

Bom, mas aquilo que eu afirmei pode confirmar se pesquisar, é do conhecimento geral há muitos anos. Isto não impede ninguem de manter o Carassius auratus permanentemente a altas temperaturas, eles são criados em varias regiões tropicais. Tem até a "vantagem" de o crescimento do peixe ser continuo, sem paragens ou abrandamentos devido ao metabolismo não ser afectado por baixas de temperatura.

Eu gostaria de ver aqui no forum o testemunho e fotos de criadores das variedades mais distintas do C auratus. A reprodução das estirpes comuns é corriqueira mas a das outras é rara pois que menos espontânea e simples. Mesmo os dois criadores profissionais que conheço cá em Portugal não vão para essas variedades por serem mais complicadas. Nesse aspecto os Chineses e alguns criadores Europeus e Norte Americanos são os mestres.

Em Portugal compram-se todos os anos muitos milhares de peixes dourados mas são poucos os que se dedicam à sua criação, reprodução e selecção. Era interessante que alguns dessem aqui o seu testemunho.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

No que é que me baseio? Baseio-me em 28 anos a criar peixes e a informar-me... Creio que é mais do que a sua vida inteira...

Bom, mas aquilo que eu afirmei pode confirmar se pesquisar, é do conhecimento geral há muitos anos. Isto não impede ninguem de manter o Carassius auratus permanentemente a altas temperaturas, eles são criados em varias regiões tropicais. Tem até a "vantagem" de o crescimento do peixe ser continuo, sem paragens ou abrandamentos devido ao metabolismo não ser afectado por baixas de temperatura.

Eu gostaria de ver aqui no forum o testemunho e fotos de criadores das variedades mais distintas do C auratus. A reprodução das estirpes comuns é corriqueira mas a das outras é rara pois que menos espontânea e simples. Mesmo os dois criadores profissionais que conheço cá em Portugal não vão para essas variedades por serem mais complicadas. Nesse aspecto os Chineses e alguns criadores Europeus e Norte Americanos são os mestres.

Em Portugal compram-se todos os anos muitos milhares de peixes dourados mas são poucos os que se dedicam à sua criação, reprodução e selecção. Era interessante que alguns dessem aqui o seu testemunho.

 

Caro Paulo José,

 

Sinceramente pouco me interessa à quantos anos cria, e se cria há mais ou menos anos que a "minha vida inteira".

 

Pedi-lhe argumentos validos, aos quais não soube responder. Ou por não querer ou por não saber.

 

Iria mais para a falta de argumentos, já que até tem que se valer da sua idade ...

 

E realmente numa coisa tem razão, a reprodução das estirpes comuns qualquer um consegue, mas penso que estamos aqui a discutir mas são as variedades de cultura mais avançada, de selecção artificial, e por consequeente muito mais sensiveis que as "estirpes comuns.

 

Mas é claro, de certeza que o carissimo Paulo José, com os seus bem vividos 40s e tais anos, e 28anos de criação de peixitos, sabe muito mais que todos os "doutorados" nesta materia, bem como tem um conhecimento superior às entidades que citei aqui (como o caso da Sociedade Francesa para o Peixe Dourado, e a Associação de Bristol) :roll:

 

E já agora, deixo eu o desafio, coloque aqui fotos dos seus 28anos de selecção de peixes dourados .

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cindelp

 

 

A paciência que ás vezes é necessario ter... Estou a quebrar a minha regra que é de não explicar mais do que uma vez a mesma coisa perante oposições que claramente se baseiam na teimosia e na ignorância. Regularmente, uma ou duas vezes por ano, surgem-me pela frente pessoas como a Cindelp, são jovens adultos, geralmente nos vintes e que tomam uma posição irredutivel e que se baseia numa arrogância fundeada na ignorância. E por mil argumentos baseados na experiência, literatura, ou puro conhecimento geral não há nada que os convença pois que no fundo não sabem do que estão a falar. Aliás levar os argumentos para alem do basico não é possivel pois que do outro lado não sabem o suficiente para acompanhar ou compreender aquilo que estamos a falar.

Não leve a mal as minhas palavras. Aliás já estou a ver os risos dos amigos criadores que me vão perguntar a gozar como é que eu caí em tal armadilha... Bom, se realmente o assunto lhe interessa, e são questões basicas da biologia e da aquariofilia, leia , experimente e pergunte pois que tudo o que lhe tinha a dizer já disse, compete-lhe a si agora aprender. Adeus.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cindelp

 

 

A paciência que ás vezes é necessario ter... Estou a quebrar a minha regra que é de não explicar mais do que uma vez a mesma coisa perante  oposições que claramente se baseiam na teimosia e na ignorância. Regularmente, uma ou duas vezes por ano, surgem-me pela frente pessoas como a Cindelp, são jovens adultos, geralmente nos vintes e que tomam uma posição irredutivel e que se baseia numa arrogância fundeada na ignorância. E por mil argumentos baseados na experiência, literatura, ou puro conhecimento geral não há nada que os convença pois que no fundo não sabem do que estão a falar. Aliás levar os argumentos para alem do basico não é possivel pois que do outro lado não sabem o suficiente para acompanhar ou compreender aquilo que estamos a falar.

Não leve a mal as minhas palavras. Aliás já estou a ver os risos dos amigos criadores que me vão perguntar a gozar como é que eu caí em tal armadilha... Bom, se realmente o assunto lhe interessa, e são questões basicas da biologia e da aquariofilia, leia , experimente e pergunte pois que tudo o que lhe tinha a dizer já disse, compete-lhe a si agora aprender. Adeus.

 

Novamente caro Paulo José,

 

A sua falta de argumentos é flagrante. Realmente nota-se que a sua paciencia não é muita, mas falta saber porque ...será que é porque simplesmente, não consegue justificar?

 

A sua logica de se justificar com os anos de criação vs idade de vida, deixa muito a desejar. Ou não me diga que quando vai ao medico, não aceita ser atendido por alguém mais novo?

A não ser, é claro que julge as pessoas pela idade ...

 

Mas, e volto a reafirmar a minha curiosidade. Coloque aqui as experiencias, fotos, de criação de Gf, de cultura superior, em mais de 20 anos.

 

Se quiser puxar dos galões, força, mas não se esqueça que pode estar falando com alguém mais formado e doutorado ...

 

E voltando à questão inicial:

 

Explique lá essa de que os Gf a temperaturas na ordem dos 24-26ºC morrerem mais cedo ... bora colocar numeros, estudos cientificos ... algo credivel.

É que sabe, os livros de biologia do 9º ano deixam muitooooo a desejar.

 

Mas algo me diz, que o carissimo Paulo José vai novamente se refugiar na sua vastissima experiencia, e que tais argumentos nunca vão aparecer.

 

Enfim ... Lançar bitaites todos sabemos fazer ... Vamos justifica-los!

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nelson Oliveira

 

Não levo de modo nenhum a mal as suas palavras. A questão aqui é quando do outro lado não está alguem que esteja de boa fé em chegar a uma conclusão mas sim em negar o que aqui se diz independentemente do que seja, posso usar mil argumentos mas do outro lado está sempre o Não. Ora eu já reconheço essas pessoas á distância e é perder tempo a tentar explicar que o ar tem oxigénio a quem nunca o admitirá por uma questão de teimosia e porque não sabe do que está a falar. O acelaramento do metabolismo dos peixes devido á temperatura é uma coisa muito basica, negá-la tira-me toda a vontade de continuar um dialogo que nunca levará a nenhum lugar. O invocar dos anos de experiência foi só um pretexto para terminar um dialogo de via unica e o afirmar que eu sei do que estou a falar.

Julgar alguem como me fez a mim é não só injusto mas tambem uma atitude arrogante e imatura. De onde é que me conhece para fazer as afirmações que fez? Conhece alguma afirmação minha sobre aquariofilia que não corresponda á verdade? Conhece alguem a quem eu não tenha recebido cordialmente e ajudado na medida das minhas possibilidades? Era melhor que falasse com quem me conhece, nomeadamente o Eduardo ou o Boucinha ou muitas outras pessoas antes de se apressar a tirar conclusões erroneas.

Sabe, um dos prazeres maiores da aquariofilia, quer cá, quer na NET, quer em convenções, é contactar pessoas e responder a perguntas. Faço-o constantemente e com gosto, partilhando o que sei e aprendendo sempre mesmo com a pessoa menos preparada pois que todas as experiências são relevantes. A experiência leva-nos sempre a um estado obrigatorio de humildade pois que vemos quanto falta sabermos, são os menos preparados que são os mais irredutiveis e que geralmente têm aquelas caracteristicas que já mencionei de "irredutivel gaulês". Num saudavel trocar de opiniões eu procuro não procurar ganhar a refrega a todo o custo mas sim ter razão e se não a tiver reconheçê-la para aprender algo. E a cordialidade deve sempre ser respeitada.

Como disse não levo a mal as suas palavras, e um dia, se é que não teve já essa experiência, vai encontrar um "irredutivel gaulês" e ver como é frustrante lidar com uma parede de Nãos e ignorância, e que o melhor é passar á frente. Por mim este assunto está terminado.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Devido ao numero de PMs que tenho recebido, penso que devo fazer um ponto de situação, acerca da temperatura para os Gf (GoldFish).

 

Realmente o peixe-vermelho é originário de regiões mediolineas, sendo portante apto para a vida em aguas frias (abaixo dos 15ºC). É realmente um excelente peixe de tanque, podendo viver o ano todo nos nossos lagos, sem aquecimento.

Peixes muito resistentes, que suportam temperaturas desde os 5ºc (ou menos) ate os 35ºC.

 

No entanto, e por mão do homem ( selecção artificial), criou-se outras variedades de Gf, que embora sendo a mesma especie, são muito diferentes - os Fancy GoldFish

Tendo sido só e apenas selecionadas pela sua morfologia, descurou-se por completo a sua saude e resistencia.

Desde o inicio dos tempos foram selecionados em aguas quentes (24ºC). São peixes calmos, lentos, de metabolismo ainda mais lento e muito sensiveis a "tratos rudes".

 

Desta forma, a temperatura optima para a manutenção destas variedades = 24ºC, com ligeiras variações. Coloca-los em temperaturas inferiores é reduzir-lhes, o já lento metabolismo fisiologico que possuem.

 

Quem tiver duvidas pode sempre confirmar outros sites.

Como referi nos meus primeiros posts, podem por exemplo verificar o site da Associação Francesa para o Peixe Vermelho, ou a Sociedade de Bristol para o Gf.

 

Ao Paulo-José

 

Novamente pudemos testemunhar a sua prepotência e ignorancia. É caso para dizer que realmente os seus amigos criadores estarão mm a rir ... das suas intervenções.

 

Já reparou por acaso no ridiculo que é, uma pessoa que não é capaz de argumentar com factos palpaveis uma afirmação, que é proferida e recomendada por todas as entidades oficiais ligadas aos Gf ... dá que pensar não dá?

 

Ou acha que sabe mais, que todos os outros ligados a essas mesmas entidades?

 

Mas como até gosto de insistir, penso que estamos todos à espera da sua vasta experiencia de 28anos nos Gf (é que sabe, fancy goldfish e ciclideos não são propriamente a mesma coisa).

Bem como continuo à espera dos seus argumentos ...

 

Sinceramente ... esses seus 40s e tais anos deveriam lhe ter ensinado mais alguma ...

 

De resto, e consigo, fico-me por aqui, porque realmente dar perolas a porcos ...

 

Passe bem

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!!

 

Sem querer lançar (relançar) qualquer polémica, venho aqui dar o meu testemunho, tenho um lago construido por mim desde agosto de 2002.

 

Este lago situa-se ao ar livre e , obviamente, a água não é aquecida.

 

Neste lago tenho além de carpas e cometas, telescópios e orandas desde o inicio. Posso dizer que cresceram imenso, um dos telescópios é do tamanho da minha mão :twisted: é o que eu mais gosto :twisted:

 

Por isso, fica provado que é possivel ter telescópios e orandas no lago porque eu os tenho à quase 4 anos. O unico inconveniente não é a baixa temperatura, mas sim a rivalidade das carpas e cometas, que como são mais rápidos, comem logo todo o alimento.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou forçado a concordar com o Paulo José, que quando se justificou com a experiencia lhe pediram factos especificos.

Qualquer site de goldfish diz que a temperatura adequada para um goldfish ou kinguio é dos 10º aos 20º graus.

Realmente eles são criados em temperaturas ditas "quentes" (mais de 20º) mas em quintas de criação maciça em que tempo é dinheiro, mas qualquer criador (e podes confirmar em qualquer associação) que diz que a temperatura ideal é dos 10º aos 20º.

Já agora, quanto a factos a primeira coloração vermelha foi descrita na dinastia Chun sendo a sua criação iniciada na dinastia Tang, na dinastia Ming (1368-1644 e sem termóstatos) foi começada a sua criação em aquários (as terríveis bolhas de vidro) para apurar caracteristicas desejáveis (duas caudas, barbatanas anais, sem barbatana dorsal, ...).

Como curiosidade o primeiro peixe vermelho importado para o ocidente veio em 1611 para Portugal (fomos pioneiros).

Posso-te tambem indicar vários aquacultores em portugal que se dedicam à produção de peixes vermelhos no exterior durante todo o ano.

A aquariofilia é um campo ainda muito recente nos quais se dão ainda os primeiros passos, resta-nos aprender com a experiencia uns dos outros.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso, fica provado que é possivel ter telescópios e orandas no lago porque eu os tenho à quase 4 anos. O unico inconveniente não é a baixa temperatura, mas sim a rivalidade das carpas e cometas, que como são mais rápidos, comem logo todo o alimento.

 

Eu tambem sempre tive orandas e telescopios em lago, e alguns deles sempre se derão bem e cresceram bastante. Mas também conheço muita gente que tem Gf em globos e que viveram também varios anos.

Da mesma maneira que há muita boa gente que mantem Bettas em agua não-aquecida .. ;)

 

e podes confirmar em qualquer associação

 

Indo a sites oficiais de associações e falando de Fancy Gf, não será bem assim ...

 

Les poissons rouges dits "queues de voile", eux, préfèrent toutefois des températures plus douces et ne devraient jamais passer l'hiver dehors : ils apprécient des températures allant de 17°C à 23°C -http://www.lapagedupoissonrouge.net/ (Clube Franco Belga do Peixe Vermelho)

 

Elle doit se situer entre 20-25°C pour les poissons rouges http://www.lepoissonrouge.org/eau.html (Associação Francesa para o Peixe Vermelho).

 

Esqueci-me de completar no post anterior:

 

E convem aqui salientar, o Carassius auratus (gripel carp), que ainda vive em estado selvagem no oriente, habitando rios, ribeiras, lagos; em agua parada e agua corrente, cuja temperaturas variam desde os 10ºC aos 32ºC .

 

Assim sendo, o Carassius auratus são apelidados de peixes de agua fria, não necessariamente pela sua origem (porque como podem comprovar, originam de aguas entre 10-32ºC) mas porque se trata de um peixe muito resistente, que vive bem em aguas não aquecidas (exceptuando, pelas razões referidas anteriormente as variedades fancy).

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com este post encerro a minha participação neste tópico,

 

http://www.google.com/search?sourceid=navc...ish+temperature

 

de todos os links vê as temperatures recomendadas, faz uma média e diz-me a que conclusão chegas.

 

Já agora recomendo-te tambem estes links com especial interesse

 

 

Allow the water temperature to change as the seasons change. While goldfish don't like temperatures over 75 degrees Fahrenheit, they do seem to like seasonal variations where the temperature falls to the high 50s or 60s in the winter.

 

http://wiki.ehow.com/Make-a-Goldfish-Live-for-Decades

 

Second, temperature directly affects other physical and chemical properties of water, which in turn affect the fish. Warmer waters hold lower concentrations of oxygen. Water at 78 degrees has oxygen concentrations about 20 percent lower than water at 58 degrees. What does this mean? Goldfish have to pump larger quantities of water through their gills to get the same amount of oxygen. But as already noted, they also need larger amounts of oxygen at higher temperatures because their metabolism is really humming. So, in a sense, there is a double burden.

 

As water temperature rises from 58 to 78 degrees, the toxicity of a fixed concentration of ammonia doubles. Water that might be marginally safe for goldfish could be chronically poisonous at higher temperatures.

 

http://www.aquariumfish.com/aquariumfish/d...id=3783&search=

 

Quem me conhece, seja IRL ou nostros foruns sabe que adoro este tipo de discussões. Contudo se nos mantermos cordiais as coisas correm bem melhor ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Eu pensava que estavamos a falar de sites especializados, e não sites generalistas que nem falam das diferentes variedades/necessidades ...

 

Ou serão mais fiaveis do que os sites acima referidos das associaçoes?

 

Nanci

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas a verdade é que enquanto eu forneci milhares de links a comprovar o meu ponto de vista (de revistas, de sites especialistas, de artigos ...) tu limitas-te a dois que recomendam que não sejam mantidos ao ar livre nesse país neste caso belga e frança onde temperaturas baixas não são nada incomuns.

 

E francamente se um editor de uma revista de aquariofilia não pode ser considerado um especialista ...

 

Já agora deixa-me completar as tuas citações:

 

Le poisson rouge est un poisson d'eau tempérée : cela signifie qu'un chauffage n'est pas vraiment nécessaire, sauf si les températures sont vraiment très basses (<10°c) ou bien si elles fluctuent très rapidement : quand la température est basse, il devient alors léthargique. Le poisson rouge commun préfère en principe des températures allant de 15°C à 20°C, mais il est adaptable à condition de l'habituer graduellement. Ainsi, l'été, même si ce n'est pas l'idéal, le poisson rouge peut survivre à des températures bien supérieures, alors qu'en hiver, il s'adaptera à des températures relativement basses en bassin (entre 5° et 10°C). Les poissons rouges dits "queues de voile", eux, préfèrent toutefois des températures plus douces et ne devraient jamais passer l'hiver dehors : ils apprécient des températures allant de 17°C à 23°C.
http://www.lapagedupoissonrouge.net/

 

Elle doit se situer entre 20-25°C pour les poissons rouges asiatiques. Les poissons rouges communs doivent être maintenus dans une eau à température ambiante entre 17 et 22C°. Une bonne température dans l'aquarium est essentielle pour la bonne santé de vos poissons. Leur durée de vie, leur fécondité, leurs couleurs dépendent aussi d'une bonne température. Il est important de noter qu'il n'est pas nécessaire de descendre la température pendant la nuit ou l'hiver. En Hiver et surtout en Eté la température devient parfois difficilement contrôlable, sachez que les poissons rouges peuvent supporter des variations de température du moment qu'elles ne sont pas brutales.
http://www.lepoissonrouge.org/eau.html

 

O pior cego é aquele que não quer ver. :D

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais