TER ou Não Fundo do Aquario Revestido


Sergio Ramos

Recommended Posts

Comprei o meu 1º aquário há 10 dias,e tenho sido ajudado por 1 grande amigo que também faz parte deste forum e que é um grande especialista a nível dos discos.Mas ontem colocoram-me uma questão que me deixou dúvidas.O fundo do aquario antes de ser revestido com areão e materias fertilizantes,tem que ser revestido com 1 plástico para a "porcaria"que com o passar dos tempos se for acumulando no fundo ser totalmente aspirada e filtrada pelo filtro.Gostaria de saber se isto é verdade ou mentira ou se tem lógica?obrigado :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim existe filtros do fundo ,mas nao são tão bons porque necessita de mais manutenção devido a porcaria dos peixes e da comida como vai tuda para o fundo.

Mas como também não sou profissional se tiver enganado alguém vai-te explicar melhor :twisted::lol:

Cumpr

 

André Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.........tem que ser revestido com 1 plástico para a "porcaria"que com o passar dos tempos se for acumulando no fundo ser totalmente aspirada e filtrada pelo filtro.Gostaria de saber se isto é verdade ou mentira ou se tem lógica?obrigado :wink:

 

jovens..... ele tá a falar de um plástico e não de filtros de fundo :?

eu também concordo com os filtros de fundo serem uma mer**

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ontem colocoram-me uma questão que me deixou dúvidas.O fundo do aquario antes de ser revestido com areão e materias fertilizantes,tem que ser revestido com 1 plástico para a "porcaria"que com o passar dos tempos se for acumulando no fundo ser totalmente aspirada e filtrada pelo filtro.

Pela descrição que fazes isso parece-me efectivamente um filtro de fundo.

 

Agora deixo-te a pergunta:

Achas que é bom ter no aquário um local onde a água está altamente poluída? E que se houver um problema implica teres de desmontar tudo, retirar o areão, etc para compor?

 

Um filtro de fundo é muito bom... para as lojas os despacharem, para matar peixes e dar montes de problemas, especialmente se tiveres plantas pois as suas raizes vão-se meter pelas ranhuras do plástico e em pouco tempo está tudo entupido.

 

Resumindo... os filtros de fundo eram o "grito" aqui à alguns anos atrás... hoje em dia ninguém os quer porque dão mais problemas que vantagens.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se realmente se trata de um Filtro Biológico de fundo (FBF), qual a razão para usar um plástico a tapar a grelha? Não sendo poroso, impediria o FBF de funcionar, pois a água não circularia...

 

Quando se usavam os FBF (Sim, não nos esqueçamos que já se pratica aquariofilia há várias décadas e estes eram usados com sucesso) havia quem colocasse um material poroso entre a grelha e o areão, tipo perlon, para impedir que o areão caísse para o fundo e que as raizes entupissem a grelha.

 

Aqui há uns meses ajudei um primo meu a remodelar um "pseudo-aquário" que funcionava há 4 anos com FBF, com excesso de peixes, excesso de alimentação e pouquíssima manutenção. Incrivelmente, sempre se escapou a grandes doenças ou mortes...

 

É claro que agora ficou a trabalhar sem FBF, apenas com filtro interno, pelas razões que aqui apontaram.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.