Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal!

Para um futuro aquario de 70 litros plantado (mas não muito... sem grandes exageros :roll:) qual a iluminação que recomendam?

A tampa só dá para por uma lampada e neste momento tenho uma SunGlow de 15W que vinha com o aquario.

Publicado:

viva,

Para um futuro aquario de 70 litros plantado (mas não muito... sem grandes exageros ) qual a iluminação que recomendam?

Não interessa apenas a quantidade de plantas, também o tipo de plantas que queres manter, há umas mais exigentes que outras.

O ideal seria 70w de luz, ou adaptas essa tampa de modo a colocar mais lampadas, sejam as T8 ou compactas, ou então fazes uma nova.

Tens aqui um topico que te pode ajudar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=3677&start=25

Publicado:

Aconselho-te isto hehehehe

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3968

PUB PUB PUB PUB PUB PUB :roll:

Agora a sério eu comprei esta cena quando estava na mesma situação que tu e as plantas agradeceram. Qual é o comprimento da tua galeria? se calhar dá para colocar 2x18W... tens 62cm de espaço?

Para mais luz tens que pensar em fazer a tua própria galeria ou enverdar por outro tipo de iluminação que não as fluorescentes comuns.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:
Qual é o comprimento da tua galeria? se calhar dá para colocar 2x18W... tens 62cm de espaço?

O que é a galeria a que te referes? peço desculpa pela ignorância ;)

O meu aquário tem 57cm de comprimento.

A tampa tem uma cena que encaixa no aquário e tem a tampa propriamente dita (não sei se me consigo fazer entender).

Se eu retirar a tampa fico so com o encaixe e é neste que está a lampada.

Ora, este encaixe tem um rebordo por dentro que dá perfeitamente para eu apoiar uma tampa DIY com mais lampadas.

Deu para perceber a que é que me referi? O que é que voces acham?

Se não deu para perceber eu amanha tiro umas fotos à tampa e ponho aqui.

Para mais luz tens que pensar em fazer a tua própria galeria ou enverdar por outro tipo de iluminação que não as fluorescentes comuns.

Que alternativas são essas?

Publicado:

viva,

Que alternativas são essas?

Fluorescentes compactas ou HQI.

Publicado:

Eu tenho um aquario de 70 L e tenho uma calha dupla (daquelas que supostamente são lanternas tem bateria e aguenta sem electricidade 2 horas comprada nos marroquinos custou 20€) com 2 lampadas de 18W uma daylight e uma flora-glo... comprei uma tampa de vidro e pronto. tenho plantas e tão todas a desenvolver-se bem.

Publicado:

com 36W em 70L a maioria das plantas deve crescer, mas há espécies que nunca conseguirás manter com essa luz. Por irritação são a maioria daquelas espécies lindas que fazem tapete.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Sim realmente depois de ter lido muito este topico acabei por me render as evidencias.. agora tenho um pequeno problema já percebi o esquema de montagem no entanto ainda estou um pouco confuso em relação ao balastro... (ainda n arranjei o reflector vou tentar arranjar de alumino polido...) já tenho o equipamento mas é assim o balastro tem quatro entradas/saidas para fios...

SOCORRO... tou a partir a cabeça toda.. é assim este balastro n é igual ao do MrPCB que so tem 2 sitios para enfiar fios LOL este tem 4... para que é que eu quero tanto buracos? posso ligar em qq 1? ou faço a saida para cada lampada do balastro em vez de fazer o chunt que o electricista falou? neste topico

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=3677&start=25

:lol: meeee :lol:

Publicado:

Olá,

é assim este balastro n é igual ao do MrPCB que so tem 2 sitios para enfiar fios

Porque o que o Pedro tem é o verdadeiro balastro. :)

Um balastro só tem "2 contactos". 1 entrada e 1 saída.

este tem 4... para que é que eu quero tanto buracos?

Esse tem 4 porque não é um balastro. Quase de certeza. :) Deve ser um tranformador 220v-12v... muito utilizado nas lâmpadas de halogéneo. A única diferença exterior é mesmo o facto de ter 4 conectores (2 entradas e 2 saídas).

posso ligar em qq 1?

Néria jovem!!! :) nopes... isso deve dizer de um lado 220v e do outro 12v... se assim for tens de trocar isso por um BALASTRO. :)

ou faço a saida para cada lampada do balastro em vez de fazer o chunt

O melhor é não fazeres nada.. Inda pegas fogo à casa... :):)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!