Alevins de Molly recem nascidos, sem contar com isso!


Recommended Posts

Agora é que me aconteceu uma bonita!

Se olharem este tópico, http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39766

podem ver como está o meu aquario de 60 cm neste momento, com 1 pleco borboleta, 4 corydoras e agora uma Molly, comprada ontem na Sohal, em Matosinhos. Ora, junto com um dos vendedores, escolhi uma Molly negra, barriguda e de tamanho médio, ora a barriga grande podia ser gravidez e podia ser por ter acabado de comer e estar gorda de saúde. Afinal, era gravidez!

Cheguei a casa agora mesmo, vi uma molly miniatura. Pesquisei aqui pelo forum uma boa meia hora, fui lá para colocar flocos desfeitos na saida do filtro, para os alevins terem comida, e tenho 6 alevins. Tenho muitas plantas, não tenho musgo de java (nem gosto, eta planta feia, parece ranho!) e neste momento acho que não tenho peixes que comam os alevins. Só se for o pleco, mas para já, ele acha mais piada a lamber os vidros. Estava a pensar colocar escalares no aquario, escalares bem novitos, agora acho que não o posso fazer, corro o risco dos alevins virarem petisco. Agora as minhas duvidas:

1 - os alevins podem ficar no aquario comunitario com o pleco borboleta, as 4 corys e a molly mãmã?

2 - convem colocar um pé de musgo de java, ou as plantas que tenho chegam?

3 - flocos desfeitos colocados na saida do filtro, são um bom alimento? Ou convém colocar artemia e comida para alevins sem correr o risco de os outros peixes comerem tudo?

4 - colocar sal marinho ou não?

 

O membro cypronon, pelo que li dos seus posts, tem várias opiniões sobre guppies, que em muitos casos, valem para as mollys. Mas o meu caso especifico devido aos peixes e plantas que tenho, deixa-me um bocado à nora. Antes de colocar qualquer peixe no aquario, procuro tudo sobre eles, mas alevins de mollys e pleco borboleta, estou em duvida.

Ontem de manha fiz uma TPa de 10% de agua. À tarde medi, pH 7.5

Fui visitar a Sohal, acabei por comprar a Molly, com calma, sem pressas.

Medi esta noite na empresa uma amostra da agua do aquario do TPA de ontem de manha: estava a 7.59 de pH.

Mais algum conselho que me possam dar? Além dos flocos desfeitos, como posso variar a dieta dos alevins tendo a certeza que alguma coisa eles comem, mesmo com a mãe e as corys a comer a maior parte?

Tenho outro aquario de 60 cm que ia usar para criar artemia em grandes quantidades (ou pelo menos ia tentar). Estou a tratar de arranjar um aquario de medidas mais generosas. Ou seja, os alevins apesar de imprevistos, não ficam ao calhas. Mas como são bébés, queria ajudá-los ao maximo.

Todas as ajudas, conselhos e opiniões são bem vindas. Só não me digam para fazer uma procura, acho que já li tudo o que tinha aqui no forum sobre guppies e mollys! Já me doiem os olhos

:shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa os estar como estão,talvez retirar a mãe não fosse má ideia mas se tem plantas,a maioria deve escapar,quanto a comidas uma comida para alevins seria o indicado uma vez que crescem mais rapido,senão os flocos normais tambem dão,quanto ao musgo acho bastante bonito se bem trabalhado,mas não é de forma alguma imprescindivel para a criação de peixes,para viviparos o ideal até serão as plantas flutuantes como a alface aquatica,devido ás longas raizes que dão optimos esconderijos para os alevins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que os guppies são malucos e comem os alevins que sejam mais pequenos que eles, mas as mollys também fazem isso???? Essa não sabia. Mas não quero retirar a mãe, o meu segundo aquario não tem um ecossistema preparado, ela morria logo. Vou ter de comprar plantas flutuantes e comida para alevins então, vou já tratar disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por experiencia própria aconselhava a comprares uma pequena maternidade e po-los lá dentro porque a meu ver todo o cuidado é pouco, tambem tinha um aqua de 60 cm e varios peixes lá dentro, tive uma molly que teve 22 alevins, quando me apercebi só já tinha 15 até a mãe comeu alguns, e então até hoje ainda os tenho na maternidade e num aqua maior, já lá vão 3 meses e ainda não estão prontos pa ir pó pé dos outros, porque lhes fazem perseguições de morte mas não os comem porque já não cabem na boca deles.

o mais engraçado é que até na maternidade alguns não se safaram, quando estavam pequenos os neons, e os guppies saltaram algumas vezes pa dentro da maternidade e paparam-me alguns inpressionante :shock: , pareciam acrobatas a tentar saltar lá pa dentro pa petiscarem.

se os manteres na maternidade e alimentares com comida própria, vais ver k se safam na boa, tenho 11 e não morreu nenhum excepto os que foram devorados.

desculpem lá o enorme discurso :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tive uma Molly que teve 25 alvins.Na altura não tinha maternidade pus num taparuwer para safar, depois é que veio a maternidade porque tinha lá Glow light que andavam sempre atras deles. Quando estavam na maternidade eu desfazia em pozinho as pastilhas dos peixes de fundo porque não comiam os flocos desfeitos.

um dia soltei o maior alvim que tinha paraver se não iam atras dele , que a meu ver já ninguém o comia porque não tinham boca para ele (exepto o betta), qual não é o meu espanto tava tudo traquilo no aquario vou tentar apanha-lo quando uma miniatura de glow light encorrala-o no canto do aquario e pimba....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas no meu caso, apenas tenho 1 pleco borboleta, as 4 corys e a molly mãmã. Se nenhum destes comer os alevins, posso mantê-los no aquario comunitario, certo? Ainda agora estive a ver, já tenho 8, e andam à vontade por todo o aquario, sem medos. Se bem que ficam mais vezes em cardume.

E cheios de apetite. Flocos para alevins, restos no areao, até as plantas e os vidros andam a lamber. Devem andar atrás de algas.

Agora, mantendo as coisas como estão, que outros peixes posso colocar lá dentro, que não comam os alevins? É que senão, vou ficar com um aquario comunitário cheio de peixes pretos. Estava a apontar para um aqua mais colorido!

Quanto tempo demora um alevin de molly a passar a juvenil? Só para ter uma estimativa, a ver que tempo tenho para preparar outro aquario para quando ficarem grandes e sobrelotarem o aqua onde os tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,o rui tem razão pois é como eu faço,devias ter mais crias pois eles normalmente têm no minimo 20 e eu falo por experiência propria.

se calhar ela comeu alguns ou então ainda vai ter mais.

 

abraços

humicofa

Os Oceanos são como o Amor...são infinitos,vamos preserva-los.

 

Abraços,

Hugo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo aconteceu exactamente a mesma coisa.

 

Comprei um casal molly balão negras e no outro dia tinha duzia e meia de alevins a circular no aquário.

 

O meu aqua tem platys, guppys, 2 corys, 1 pleco e neons, e alguma vegetação, nomeadamente musgo de java, elódea, ludwigia e cabomba.

 

Os platys já tiveram criação só consegui criar 1 até agora, pois os gupys e os pais comem-nos e não tenho querido usar maternidade.

 

Reletivamente ás mollys, embora tenha lido que também comem os filhos, com o meu casal isso não se passou, pois já tem uma semana e é vê-los crescer. Mesmo os guppys que são terriveis, não os importunam muito e os alevins são super-rápidos a fugirem. Os platys adultos que comem os seus próprios filhos, aos alevins de molly não incomodam.

 

Relativamente á alimentação, no dia do nascimento tentei comprar comida para alevins, como não encontrei, optei por desfazer flocos e deitar no aqua ao mesmo tempo que alimento os adultos, e já não procurei mais comida para eles.

 

Só que eu alimentava os adultos 2 vezes ao dia e agora devido aos alevis passei a alimentar 3 vezes.

 

Acho as molly um peixe espectacular, alegre, passifico, sempre pronto para comer, seja no cima no meio ou no fundo do aqua. As minhas passado uma semana de as ter já quase vem comer á minha mão, se colocar uma pitada de comer entre os dedos no aqua.

 

Espero ter ajudado

Boa sorte com os teus molly

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,o rui tem razão pois é como eu faço,devias ter mais crias pois eles normalmente têm no minimo 20 e eu falo por experiência propria.  

se calhar ela comeu alguns ou então ainda vai ter mais.

 

abraços

humicofa

 

Raios, às vezes não te enerva teres sempre razão? :lol::lol:

Ontem à tarde, tinha feito uma TPA. Fui hoje a casa alimentar os peixes e dar uma checada no aquario. Contei 10 alevins!!! Nasceram mais 2! Mas o raio da peixa não vai parar de pôr cá fora peixinhos?????

:shock::shock:

Decididamente, um aquário maior está a tomar um carácter urgente, assim que eles ficarem maiorzitos vão precisar de mais espaço. Até lá, tenho de ter uma aquario maior, já plantado, com pH correcto e em ciclagem. Com os cuidados que tenho com os alevins, espero safar todos ou pelo menos, a grande maioria. Até agora, estão no aquário comunitário, mas acabei de fazer uma maternidade e assim que o silicone secar (silicone para aquarios), vou colocar no aqua e "Vou apanhá-los todos, pokemon!" :):twisted:

Estava a pensar mantê-los com a mãe, mas pelas vossas opiniões, parece que estou a arriscar muito ao deixá-los perto dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Separa-os, é melhor jogar pelo seguro. As mollies ainda por cima têm aquela bocarra de Moura Guedes e se puderem comem tudo... tenho uma que já comeu guppies de um mês, pensava eu que era grandes demais para ela, mas ela não achou isso... para mais, na maternidade tens oportunidade de alimentar os bebés melhor, nos primeiros dias dás-lhes força para fugirem dos grandes mais tarde.

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está, seguindo a ideia do João Magalhães em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ght=maternidade, usei um Tupperware made in china para fazer uma maternidade.

Como me mete um bocado de impressão usar fio terra (verde e amarelo) para outra coisa que não seja ligar à terra equipamentos eléctricos e porque queria poder fechar a tampa, optei por ventosas. Ia usar brancas, mas a que tinha em casa novas, eram pretas.

Coloquei os 10 alevins de Molly lá dentro e ainda colei no fundo uma plantinha plástica, sem pontas duras ou bicudas para não os aleijar. Como eles tinham estado dentro do aqua comunitario, achei que os bébés iam sentir a falta de plantas.

 

maternidade1a2uw.th.jpg

 

maternidade2b5na.th.jpg

 

Agora, daqui a quanto tempo os mocinhos crescem de maneira a poder colocá-los no aqua comunitário? 3 meses? 4 meses?

Depois de eles crescerem vou ter outro problema, onde raio vou eu pôr tanto peixe!! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor só mesmo se colocares um bocadito de uma planta natural, para ajudar a oxigenr a água... e muda um pouco de água todos os dias, tb ajuda a crescerem mais saudáveis...

3 ou 4 meses? Com sorte daqui a um mês tens outra ninhada bigsmile Podes dar, vender, arranjar uma loja que te fique com eles...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigsmile essa tua maternidade caseira ta muito fixe

também tenho uma "praga" de mollys no meu aquario mais pequeno

quando ficarem maiores (ainda so têm um mês) vou troca-los numa loja onde infelismente tive de trocar também os meus escalares, :wink: tavam a devorarme os neons.

força com essas mollys

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor só mesmo se colocares um bocadito de uma planta natural, para ajudar a oxigenr a água... e muda um pouco de água todos os dias, também (palavra corrigida) ajuda a crescerem mais saudáveis...

3 ou 4 meses? Com sorte daqui a um mês tens outra ninhada :lol: Podes dar, vender, arranjar uma loja que te fique com eles...

 

everblue, por acaso não notaste na ultima foto que a maternidade estava DENTRO do aquario, a usar a água, filtro interno, plantas, oxigenação e TPA's do aquario? bigsmile A troca de água e oxigenação, entra pelas redes mosquiteiras laterais. :twisted:

Estou a contar que a mãe daqui a um mês "descarregue" outra leva de alevins, mas não sei o tempo que estes vão demorar a ficar de tamanho considerável, leia-se, dificeis de serem engolidos. :lol:

Pensava que as Mollys eram menos "parideiras" que as guppies, enganei-me redondamente. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais em cima falei da minha Molly, mas ela ontem teve outra ninhada pelas minhas contas são mais que 30.só para teres noção ela teve a primeira dia 20/02/06 e a segunda 20/03/06 um mês certinho não sei se é coincidencia ou não os mais entendidos que o digam. só sei é que ela teve ontem de manha e á tarde o macho já andava atrás dela. vou leva-los a uma loja de animais. pelos visto tenho que andar a cartar bebes mais vezes porque eles andam com as hormonas em alta, mas não me importo nada :P porque é bonito ver toda a fase desde o acasalamento até os filhos nascerem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais