Algas Negras


José MF Costa

Recommended Posts

Olá Amigos

 

Sou novo, muito novo nesta coisa dos aquários e, por isso mesmo, qualquer coisa de estranho que me acontece no mesmo, fico colpletamente "À nora" (desculpem a expressão).

Gostaria de saber se algum amigo me pode ajudar neste meu último problema que passa por ter algas negras nas plantas. Não são em grande número, mas a verdade é que nunca me tinha acontecido tal coisa desde há quatro meses, altura em que abracei a aquariofilia. Agradeço desde já se algum dos amigos me poder ajudar a colmatar este problema.

Um abraço e obrigado desde já

José Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algas negras em tufos? pequenos tufos?

já li tanta coisa acerca delas e como as matar ou atrofiar...

desde uso de peixes, caracois, aspirina, por plantas de crecimento rapido, tpa's ( mudas de agua), por o aqua as escuras, aumentar o oxigenio etc.... e não li até hoje uma opinião generalizada. ha demasiadas e todas contraditorias.

a ultima que li e poderá ser uma verdade é a que afirma existir demasiados fosfatos no aquarios ( demasiada alimentação dos peixes não consumida ). tb li que era impossivel elimina-las.

unanimamente: remover folhas e troncos ou pedras afectadas limpar as pedras e fever, inclusive involver com pano ou aluminio para não deixar a luz passar. afim de as matar.

tentei ha uns anos o sistema da aspirina. e é verdade de as mata, mas se o sistema não estiver bem elas voltam...

não eliminei as minhas.... mas nem crescem nem desaparecem. acredito que pouco a pouco elas irão desaparecer.... uma ou outra folha um pouco no tronco, um tufo. acredito que dentro de alguns tempos irão desaparecer por completo. paciencia. controlo dos fosfatos, algumas plantas de crescimento rapido e mudas de aguas ajudam.... mas o melhor é mesmo paciencia.

 

confuso? estou a escrever contra o tempo, mas mesmo assim espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais