limpeza insuficiente?


Recommended Posts

olá.

preciso da vossa ajuda.

tenho um aquario de 60 litros daqueles kits do jumbo, com algumas plantas e os seguintes peixes:

 

5 neons (2 cm cada)

1 synodontis (12 cm)

1 pleco (15 cm que já tentei trocar mas o interessado deixou de dar noticias... vou fazer a seguir um novo post para tentar trocar rápidamente)

4 guppys ( + 2 alvins

1 platty (3 cm)

2 corydoras (4 cm)

 

caracois pequenos (menos de .5cm cada) de rio (tinha bastantes mas estou a tentar livrar-me deles e agora só devo ter 5 ou 6).

 

o que me acontece é que tenho o areao sempre sujo, os meus peixes nao se reproduzem (ou quando se reproduzem é com 2 ou 3 alvins), alguns ficam "corcundas", etc...

 

acho que é um problema de bactérias, mas nao sei como me livrar disto pois já tentei limpar com bastante cuidado o areao váriaz vezes, TPAs maiores, etc. e nada parece funcionar.

 

isto já re arrasta à algum tempo...

 

as TPas são semanais de 10 litros a 15 litros cada, com agua da torneira e um produto qq para tratar a água.

 

o ph anda entre os 7.0 e os 6.7 antes das mudas de água (mais ou menos)

 

o problema é que o areao está relamente e constantemente sujo, embora eu aspire todas as semanas! e o filtro (interno) tb já acumula muita porcaria nas esponjas ao fim de apenas 1 semana.

os peixes agora não estão doentes mas não se reproduzem e tenho 1 guppy corcunda... e sei que se menter lá mais peixes vou continuar com os mesmos problemas pois isto já aconteceu antes (e eu pensava que seriam os peixes doentes)

 

preciso da vossa ajuda - o que devo fazer?

 

estou a pensar no seguinte:

 

1 - "livrar-me" do pleco que está grade de mais... o gajo suja muito e está a ficar atrofiado no aqua

 

2 - estou tb a pensar em "livrar-me" do synodontis, mas a prioridade é o pleco.

 

3 - "livrar-me tb dos caracois.. sujam muito.

 

4 - passar os peixes por 1 ou 2 horas para outro recipiente (sem luz) e fazer uma limpeza profunda ao aquário. tipo: remover o areao e lavar o aquario (estou desesperado!). este ponto ainda está a ser analizado :wink: Claro que guardaria quase toda a água.

 

5 - trocar o areao por areia fina.. parece-me que o areao acumula mais porcaria que a areia (ou é ideia minha??). estava a pensar na tal areia fina de filtros de piscina no AKI.

 

6 - voltar a por os peixes no aqua e esperar pelo melhor.

 

O que vos parece?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua mole em pedra dura...tanto bate ate que fura..como quem diz...com tanto peixe...que querias xD

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pois... não admira que tenhas o aqua muito sujo: tens um excesso de população, além de teres um peixe enorme – Pleco.

Tenta vendê-lo ou dá-lo a alguém que queira, pois o animal não devia de estar nesse aqua.

 

Retirares os peixes e limpares todo o aqua não resulta, pois além de stressares os animais, o teu problema irá continuar, pois terás sempre excesso de peixes no aqua.

O facto de teres areão fininho a sujidade vai continuar, pode disfarçar durante mais um tempo, mas garanto-te que não resolve.

 

O caracóis podem ser uma mais valia em eliminar detritos, mas fica á consideração de cada um o aspecto visual que provoca.

 

Não caias no erro de comprar peixes “limpadores” – não existem – não existem peixes que comem a porcaria que os outros fazem.

 

Como compras-te um aqua em kit, considera a hipótese de melhorares a tua filtragem com a aquisição de um filtro melhor.

Atenção: não digo que o que tens não é bom.

Mas se calhar a resolução parcial do teu problema é comprares um filtro melhor.

Lembra-te no entanto, que muitos peixes sujam muito e irás constantemente a efectuar TPA’s.

 

Tem atenção não compres mais peixes ( resiste à tentação ) e não te desgastes em limpezas frequentes enquanto não resolves o problema maior: excesso de população.

 

Podes sempre considerar a compra de um outro aqua. Não conheces ninguém que te possa ficar com os peixes ?

 

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens excesso de peixes.

 

Já agora, a água que colocas no aqua é da companhia ou é de algum poço?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

têm toda a razao em dizer que tenho excesso de população mas deixem-me dizer algo em minha defesa! :)

 

os guppys só apareceram no aqua porque tentei trocar o meu pleco e o synodontis por outros peixes e por questões logisticas fiquei eu primeiro com os guppys e o objectivo era dar de volta os outros 2. no entanto e a´pos várias tentativas não consegui completar a troca (com o Bruno de Gaia - Alguem o conhece? a troca foi combinada aqui no forum) e até há algum pouco tempo tentei ligar-lhe para o telemovel mas ele deixou de me anteder...

Só por isso é que ainda tenho o pleco e o syniodontis e também os guppys.

 

Agradeço a vossa atenção e continuem a mandar mais opiniões!

 

PS tinha-me esquecido: o filtro foi comprado à posteriori no jumbo (fui burro, eu sei) e acho que é da teratec (nao tenho a certeza) mas é daqueles de interior para aquarios pequenos. o que vinha de origem dava para uzar carbono activado e este não... se calhar volto ao anterior só por isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta tudo se trata de ter o aquario em equilibrio!!!

quando falam é mta populaçao, epa entao tenhu medo de dizer quantos peixes tenho no meu 60cm, pk é assim talvez seja mta mal pro aquario mas akilo ta em perfeitas condicoes... por isso axo q se trata de filtragem e de equilibrio do aquario!!!

mete um filtro de cacasta, eu tenhu um Eheim liberty 100 chega o suficiente!!! e o aquario ta em escelentes condicoes de limpeza!!! abraço e boa sorte com o aquario

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Quer se queira ou não, existe um limite de população para um aquário.

É uma questão de como queremos que os nossos peixes vivam. Simples.

Também existem pessoas que mantém animais de grande porte em casa e os mesmos vivem, não morrem mas em que condições estão? Serão realmente felizes? Diariamente presos ou confinados a uma determinada área de uma casa?

 

O equilíbrio de um aquário também não se consegue apenas com o respeitar do limite de população a colocar no aquário, pois existem imensos factores, por exemplo: o cuidado com a alimentação, o cuidado com a manutenção ( importantíssimo ) o que irá ligar-se á existência de um bom sistema de filtragem.

 

Dever-se-á sempre equacionar o tipo de peixe que colocamos dentro do aqua, conhecer os seus hábitos e compatibilidade. Se repararem o Dante tem Guppies e Neons: São incompatíveis, mas estão a “viver” em conjunto. Existe equilíbrio ? Se calhar existe um equilíbrio que pelo menos umas das espécies aparenta saúde mas será que está bem?

 

O que o aconteceu com o Dante, pelos visto foi alguém que ficou de lhe ficar com o peixes e tal não aconteceu, paciência. Terá de procurar um novo dono para ele.

 

Parece-me que deverás equacionar dar alguns peixes, se calhar o Pleco, pois irá concerteza ser o animal que mais irá sofrer a longo prazo ou então equacionar a compra de um aqua maior.

 

É apenas uma opinião.

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.