Montagem de Aquário de CA's - Dúvidas


Recommended Posts

Oi pessoal,

 

Estou com ideias de montar um aquário de CA's, pois cada vez fico mais surpreendido com os comportamentos destes magnificos peixes, em especial do Pseudotropheus demasoni. Estava com ideias de manter 1 casal ou então 1 macho e 2 fêmeas, e mais tarde passar para outras espécies e claro para um aquário maior. :wink:

 

Para começar, o aquário, neste momento tenho disponivel um aquario de 60L, será muito pequeno para um casal de demasoni? Ou ainda dá para 1 macho e 2 fêmeas? Sei que estes CA's são dos mais pequenos, mas pelo que tenho lido, também são dos mais territoriais. :?

 

Para Substrato estava a pensar em areia de praia, sempre ajudava a manter o ph alto, sendo que o da água da minha rede, já é perto dos 8. A camada teria apenas uns 5cm para ganhar o maior espaço possivel.

 

Para iluminação tinha pensado em 1 lâmpada daylight e 1 lâmpada actinica de 15W cada, o que vos parece?

 

O filtro já tenho. :D

 

Para decoração estava a pensar fazer algo do gênero, em ponto mais pequeno é claro:

 

339.jpg

 

O anterior está lindo, mas este que se segue também está exelente:

 

249.jpg

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jedi|Knight!

e possivel mante-los nesse aquario, mas voce devera colocar pelo menos duas femeas, se deixar so uma femea ela acabara sendo morta pelo macho.os pombos se enquadram na categoria de Ca´s anões e o pombo e uma das 3 especies encontadas no malawi dessa categoria.

apesar de muito agressivos um trio com abrigo suficiente vive bem, 60 litros e o tamanho padrão dos meus aquas de reprodução e não tenho problemas.

quanto ao substrato a areia e feita de silica portanto e neutra, mas a adição de rochas calcareas podem resolver esse problema, o pH deve estar acima de 8,0 para garantir que tenha um equilibrio dos sexos dos futuros filhotes, pois pombos depois de bem aclimatados parecem coelhos :wink: .

a iluminação esta ok, quanto a filtragem se o filtro não der uma vazão superior a 6 vezes o volume do aquario por hora eu aconselho a colocar um power head para ajudar na circulação da agua.

qualquer duvida e so postar

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei foi na dúvida sobre o que era CA... Deduzo que quer dizer Ciclideo Africano... mas então como dizes "Ciclideo Americano"? LOL

 

60 cm é muito pouco para demasonis. Embora sejam relativamente pequenos são bastante gressivos. Eu não recomendaria colocares CMs em 60 cm, com excepção talvez de peixes mesmo MUITO pacificos, estilo protomelas. Já com no caso dos CTs tens uma quantidade deles optimos para pequenos aquários.

 

A areia da praia é excelente para pequenos CTs como conchiculas e julichromis, de qualquer modo convem misturares com aragomite para bufferizares o pH.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

Miguel com todo respeito acho que Protomelas não são recomendaveis para aquarios com volumes pequenos, eles em comparação aos rockdwellers(mbunas) demandam muito mais espaço por viverem em areas mais abertas, o tipo mais indicado de aquario para esses peixes e acima de 200 litros. sem contar que dependendo da especie alcança 25 cms :wink:

abração

Ps. Ca´s=Ciclideos Africanos, Ciclideos Americanos = Cam´s, :D girias de Mbuneiros

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que Protomelas não são recomendaveis para aquarios com volumes pequenos

 

É verdade, de facto 60 cm é mesmo muito pequeno, já mantive um pequeno grupo de Protomelas "Red Taiwan Reef" num aquário num maior: 80 cm. São dos malawianos mais pacificos que tenho visto.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Então vou apontar para 1 macho e 2 fêmeas de demasoni. ;)

Já agora, tenho lido que o dimorfismo sexual é complicado, é mesmo? Deste modo corro o risco de comprar por exemplo 3 machos... :?: Guerra total...

 

Em relação ao substrato, em principio vou usar areia de filtro de piscina, ao contrário da areia de praia que tinha referido.

 

Mesmo que as rochas não sejam muito calcarias o bicarbonato de sódio deve resolver o problema, também para um ph=8 é só mais um pouco que precisa de subir...

 

Em relação ao filtro, é um AquaClear Mini 380L/h, penso que é suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pseudotropheus demasoni é pequenino mas e ........... É um dos meus ciclideos preferidos.

Boa escolha. Neste momento tenho 2 e tou a ver s arranjo mais pra substituir 2 que me morreram por discuido ;) e o pior é que na sao nada baratos. de um aquario de 60 podias se,pre fazer um aqurio prara um pequeno grupo lamprologus.

 

Fiquem bem

 

C:Documents%20and%20SettingsPcOs%20meus%20documentosAs%20minhas%20imagens2003-12%20(Dez)img_0217.jpg

Os meus aquários C.A. - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=565

O meu aqua salgado - http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?album_ID=2661

 

Pedro Rodrigues:nick:kribensi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

força nesse projecto.........

 

Se não quiseres misturar , areão de coral ou aragonite na areia de fundo, sempre o podes por no filtro externo, ...a constante passagem da água torna-o mais eficaz como buffer.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes as fêmeas são mais claras (menos preto) que os machos.

O comportamento também é um bom indicador. (machos mais agressivos)

 

Um abraço, e boa sorte com os Africanos. Grande escolha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais