Recommended Posts

Publicado

estou com problemas com os meus discus , depois de fazer um tratamento com flagyl (pois apresentavam as fezes brancas , coloração escura , faita de apeite e cuspiam a comida )tiveram melhoras ,mas neste momento estão novamente com os primeiros sintomas e verifico de por vezes tremem com as barbatanas como se apanhacem um choque electrico alem de ter verificado um pequeno verme da espessura de um cabelo e com meio cemtimetro de comprimento a nadar calmamente na agua.

neste momento comecei o 2º tratamento com flagyl na agua e na comida ,mas como há novos sintomas não sei se estou a agir da forma mais correcta faço daqui o meu apelo para os mais entendidos me darem a sua ajuda.

obrigado

Publicado:

Boa te«arde.

Se começaste acaba.

Caso os peixes comam mistura tambem na comida.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

estou no 3ºdia de tratamento com flagyl e não noto melhoras nenhumas ,antes pelo contrario , os discus que ainda comiam deixaram de comer e mante-se no escuro das plantas e dos trncos de madeira com a respiração acelarada os niveis de oxigenio na agua estao bons , estou a fazer mudas de agua de 12 em 12 horas estarei perante um problema difrente daquele que estou a fazer tratamento ou estou com varios probemas ao mesmo tempo ,os parametros da agua estão normais .

preciso dumas dicas ugentes .

obrigado

Publicado:

Boa tarde.

Acaba o tratamento.

Depois faz umas boas TPAS e desparasita-os com Praziquantel ou por expl. Sterazin da Waterlife.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

obrigado joão machado já agora uma duvida nunca utilizei o praziquantel penso que existe nas farmacias com a designaçao droncit (sem a desigação de plus) não sei se afecta o filtro biologico e o tratamento penso que são 3 dias , com mudas de agua entre os tratamentos .

Publicado:

Boa noite.

Encontra-se nos medicamentos veterinários, Droncit, Tenil Vet e Zypiran!

NÃO danifica os filtros.

Deve ser ministrado aos dias 1, 7 e 14.

Antes de cada dose uma muda de àgua é bem vinda.

É CARO :) .

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

consegui o tenil vet a 5€ cx com 4 comprimidos meti 8 comprimidos para 200 litros de agua os proximos tratamentos é ao 7º e 14º dia ,só que tenho uma duvida como costumo fazer mudas de agua de 3 em 3 dias durante o tratamento só faço mudas antes do proximo tratamento ou mantenho o sistema utilisado de 3 em 3 dias.

Publicado:

Boa noite.

Segundo os "experts" o Praziquantel "aguenta-se" na àgua durante 3/4 dias.

Assim ao 4/5 dia podes fazer mudas de àgua.

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

boas,

já estou a começar a ficar baralhado :?

Peço deculpa rotiv por estar a utilizar o seu tópico, mas aqui vai a minha dúvida.

Já ouvi tantos tratamentos com Praziquantel, que já não sei qual fazer. :roll:

:D aplicar uma pastilha de 50mg por cada 50L e fazer uma troca parcial 3 dias depois.

:arrow: aplicar 250mg por cada 100L e cinco dias depois fazer uma troca parcial e repetir na semana seguinte a mesma dose.

:arrow: 250mg para cada 100L, aplicando diáriamente durante 5 dias e depois fazer uma TPA

e agora leio este:

"ser ministrado aos dias 1, 7 e 14."

Afinal qual é o mais eficaz?

Publicado:

eu estou a fazer 3 tratamentos com intervalos de 7 dias e com muda de agua ao 5 dia ,estou a seguir os conselhos do JPM e pelo que tenho lido no forum é uma pessoa entendida no assunto

só vou fazer o 2 tratamento na 2ª feira e já noto melhoras num dos discus doentes apesar de outro ainda continuar a rejeitar a comida , em relação á postura das barbatanas e á sua cor e ao seu isolamento está com melhoras segnificativas

tambem nao esperava que eles tivessem gordos e bonitos no dia seguinte temos que ir com calma

Publicado:

Boa noite.

250 mg/100 Lt, dias 1, 7 e 14.

Total 3 tratamentos.

Ao 4º dia após a aplicação, ou até à proxima aplicação, umas TPAS são bem vindas.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

boas,

ok, estou esclarecido muito obrigado

• 2 semanas depois...
Publicado:

ola a todos

continuo com a praga de vermes brancos na agua , parecem minhocas com 1 cm de comprimento e muito fininhas ao principio eram poucas , agora verifico que após as tpas são ás centenas , algumas deles começão a agarrar-se ás escamas dos discus como a crer fura-los como posso libertar-me desta praga ?

os discus tambem os comem ,mas pela expressão deles após engerirem um não devem ser muito saborosos !

Publicado:

Nada disso! Esses vermes são comuns e já os tive nos meus aquários. Por norma aparece quando se uitiliza alimentos à base de carne. São inofensivos!

O que tens de fazer é sifonar o fundo regularmente e fazer TPAs. Acabam por desaparecer.

Mas atenção, se te descuidares mais tarde eles voltarão a aparecer, mas volto a repetir, são inofensivos!

Publicado:

NO entanto, podes experimentar Formol. 2 ml / 100 litros.

Publicado:
Olá,

O melhor é retirar os discus desse aquário e colocá-los num aquário limpo.

Se os vermes não se agarrassem aos peixes podiamos pensar em excesso de detritos no aquário...

No teu caso é diferente...

Dá uma vista de olhos aqui:  

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=15593

obrigado pela ajuda Nuno ,penso serem vermes devido á utilisação de comida feita em casa á base de carne , coração e ovas , mas de qualquer maneira vou fazer o tratamento como preventivo a algo mais perigoso que possa aparecer.

vitor ferreira

Publicado:
Nada disso! Esses vermes são comuns e já os tive nos meus aquários. Por norma aparece quando se uitiliza alimentos à base de carne. São inofensivos!

Ricardo, eu também já os tive. No entanto nunca vi nenhum a agarrar-se aos peixes.... :D :D

Dai ter partido para outro tipo de problema. :D

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Também se agarraram aos meus, mas é normal. Andam a nadar e ao passar pelos Discus agarram-se momentaneamente até eles se sacudirem! Os Discus stressam um pouco, mas é como digo, maior limpeza e TPAs e eles desaparecem.

Eu tinha lá uma criação de Escalares e que grande petisco eles tiveram!