Nikito Publicado Março 9, 2006 Publicado Março 9, 2006 Cá estou novamente com as minhas duvidas, pois é agora que começei a montar o meu aqua e que ando a pensar mais no assunto é que me estão a surgir as duvidas. Como é que voçês resolvem o problema da reposição de água nos vossos aquários pelo que já ouvi falar julgo que um aquario como o meu com 105x50x50 e uma sump de 75x40x40 a evaporação deve de ser por volta dos 2 lts por dia de água no Inverno e 5 lts no Verão, pois é e numa situação de eu ir de férias 15 dias como é que eu resolvo esta situação Cumprimentos
Hugo RSF Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Bom, há várias hipóteses, sendo sempre das melhores arranjar um familiar/amigo/visinho que vá controlando a coisa. Se bem que muitas vezes também por não saberem muito da coisa, ainda pioram, mas no geral diria que será a melhor situação até porque é um alerta para outras situações que possam ocorrer. Não havendo esta hipótese, apenas me surgem 2 alternativas: - Ter um sistema de reposição automática. - Tentar diminuir a evaporação ao máximo e rezar Sempre utilizei a 2ª hipótese e nunca tive problemas. 5 litros por dia parece-me um exagero no teu caso. O meu aquário tem muitos factores que aumentam a evaporação, uma área de 150x50 no aquário, uma área de 120x40 na sump e tenho cerca de 30 litros por semana de evaporação. Já deixei o aquário 15 dias sem reposição, pelo menos umas 4 vezes e felizmente nunca tive problemas. A salinidade aumenta um pouco, os parâmetros ficam um pouco descontrolados (sobretudo pela falta de kalk), mas nada de mais. Em alternativa poderás pensar num sistema misto que tem por base unicamente a teoria, e que é, utilizar um simples programador de tomada ligado a uma bomba onde colocas água de reposição, e fazes aquilo trabalhar uns minutos por dia(ou outro período à escolha). É arriscado, é preciso ser muito bem testado, ainda que na teoria, mas garante que não haja os problemas acima referidos. Se o "factor de cagaço" for algo elevado (entenda-se larga margem na sump para poder receber água em excesso) o risco de existir um problema é baixo, e é um sistema que remedeia bem o período de férias. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
krushandkill Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Em alternativa poderás pensar num sistema misto que tem por base unicamente a teoria, e que é, utilizar um simples programador de tomada ligado a uma bomba onde colocas água de reposição, e fazes aquilo trabalhar uns minutos por dia(ou outro período à escolha). É arriscado, é preciso ser muito bem testado, ainda que na teoria, mas garante que não haja os problemas acima referidos. Se o "factor de cagaço" for algo elevado (entenda-se larga margem na sump para poder receber água em excesso) o risco de existir um problema é baixo, e é um sistema que remedeia bem o período de férias. ~ E ainda melhor é se for usado uma sonda capacitiva para detectar o nível da água. Nivel baixo, liga a bomba. Nivel alto, pára a bomba. Quase o mesmo sistema que é usado nos depósitos dos carros, para acender a luz da reserva. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Nikito Publicado: Março 9, 2006 Autor Publicado: Março 9, 2006 Ok tou a ver que não é muito difícil. Thanks
krushandkill Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 De notar que o meu sistema da sonda, pode ser usado sózinho, ou em conjunto com o progamador horário do Hugo RSF. Agora, não te aconselho a usares apenas o programador horário, porque se aquilo avaria e encrava no periodo "Ligado", a bomba nunca mais pára. E sim, aquilo avaria tanto nos periodos "ligado" como nos periodos "desligado". Aquela coisa por dentro é só uma bobine e um conjunto de rodas dentadas. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Hugo RSF Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 De notar que o meu sistema da sonda, pode ser usado sózinho, ou em conjunto com o progamador horário do Hugo RSF. Agora, não te aconselho a usares apenas o programador horário, porque se aquilo avaria e encrava no periodo "Ligado", a bomba nunca mais pára. E sim, aquilo avaria tanto nos periodos "ligado" como nos periodos "desligado". Aquela coisa por dentro é só uma bobine e um conjunto de rodas dentadas. Exacto. É aqui que entra a componente de reza que mencionei. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Oinq Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 E sim, aquilo avaria tanto nos periodos "ligado" como nos periodos "desligado". Aquela coisa por dentro é só uma bobine e um conjunto de rodas dentadas. Podes sempre comprar um inteiramente digital... tenho 3, 2 deles a 3 anos, ligam e desligam todos os dias e nunca avariaram... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Ricardo Pinto Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Eu uso um sistema de reposição automático de agua com bomba peristáltica e um reservatório de água. É sem dúvida a melhor solução. Alguém pode achar que um sistema destes é caro... mas quando penso que me pode morrer um coral ou peixe destes que já tenho há algum tempo cá em casa... isso é que é caro. Muitas vezes poupamos no básico e compramos o coral XPTO ou o peixe Y e esqueçemo-nos se ele morrer.. o prejuizo que temos é bem maior do que o investimento em equipamento de qualidade e essencial. Abraço,
krushandkill Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Podes sempre comprar um inteiramente digital... tenho 3, 2 deles a 3 anos, ligam e desligam todos os dias e nunca avariaram... Não te fies muito neles, o tempo maximo de vida é mesmo de 3 anos, alguns avariam no 1º ano. Sei, porque estou farto de trocar temporizadores desses por avarias. Trocar e nalguns casos reparar. Mas mesmo quando reparados, confio ainda menos neles. Mas cada um sabe de si, eu não arrisco inundar o tecto da sala do meu vizinho de baixo. Ou chegar a casa ao fim de alguns dias, ver que o temporizador avariou, ninguém veio cá a casa para repor a água e tenho peixes a nadar apertados por falta de água. Ou ainda pior, a boiar. Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Nuno Prazeres Publicado: Março 16, 2006 Publicado: Março 16, 2006 Alguém pode achar que um sistema destes é caro... mas quando penso que me pode morrer um coral ou peixe destes que já tenho há algum tempo cá em casa... isso é que é caro. Tenho dois feitos por mim (um por gravidade, outro por bomba) e qualquer um deles ficou por menos de 60 euros (o de bomba sai mais barato). As minhas ausências de casa são um descanso. A semana passada estive fora de domingo a sexta e quando regressei o nível de água estava onde o deixei. Para ausências de 15 dias é disto que necessitas embora se recomende alguma atenção a possíveis falhas (usa duas ou mais boias de controlo). Muita informação aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=1941 Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Pedro Conceição Publicado: Março 16, 2006 Publicado: Março 16, 2006 Boas! Eu vou ter que montar um sistema de reposição de água para o meu aqua, pois vou estar 1 mês fora de casa, mas além do sistema vou pedir a um amigo para vir cá a casa de vez em quando, assim vê se está tudo ok! Um dos factores que me fez adiar a montagem do meu novo áqua é esse, estar fora do país durante 1 mês! Não custa nada pedir a um amigo que vá supervisionar 1 ou 2 vezes por semana o aqua! Cumps, Pedro. MEGA ARQUIVO
Recommended Posts