Recommended Posts

Publicado

olá meus caros,

em tempos falei aqui num tópico que pretendia mudar o areão que tenho, visto que quando montei o aquário, e maçarico como era, apenas coloquei areão grosso e médio-fino que comprei numa loja de animais. neste momento penso que grande parte de problemas que tive com plantas (algumas) foi derivado à falta de substracto/ fertilizante. na altura que coloquei a questão de alterar o areão, tava consciente dos perigos de remexer no fundo do aqua, e dos elevados níveis toxicos que poderia atingir, então acabei por deixar tudo, e cá ando com o dito areão...

mas agora surgiu outra ideia na minha cabeça: (se calhar é uma ideia sem grandes hipóteses de sobreviver mas...) e SE eu comprasse substracto, metesse por cima do areão, e por cima do substracto metesse areia ou um areão muito fino e escuro, unicolor?? será que trazia problemas para os peixes? assentava logo no fundo, mesmo com agua até cima? isto sem remexer o areão que já tenho...

Publicado:

olha eu sei que existe substrato que podes por cima do areão da ai uma vista de olhos no forum vais encontrar, um amigo meu pos assim na boa

mas pode ser que a malta que saiba mais que eu te diga exactamente qual e o substrato pra ti

Publicado:
neste momento penso que grande parte de problemas que tive com plantas (algumas) foi derivado à falta de substracto/ fertilizante

Neste momento, esse areão não causa problema nenhum para as plantas, a não ser que seja insuficiente (pouca altura).

Até os substractos férteis se tornam inertes ao fim de algum tempo, depois de esgotados. A sua vantagem é no início dos aquários, Depois disso vem a necessidade de adicionar fertilizantes (liquidos ou pastilhas). É o que deves fazer no teu caso, se a quantdade de luz, CO2 e plantas forem suficientes e se estiverem em equilíbrio...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

tou a ver... sim entretanto informei-me e percebi que o substracto inicial acaba por esgotar, e é então alimentado pela materia organica proveniente de plantas velhas e dos peixes. seja como for, queria dar outro efeito, tou farto daquele areão... vejam esta imagem:

ESTA FOTO É TÃO ANTIGA!!! o synodontis era pequeno LOL, e não tenho aí umas pedras que tenho agora:

6.jpg

ESTA É MAIS RECENTE, Vê-se 2 de 3 pedras que servem de pequeno esconderijo

ram04.jpg

bom, mas a ideia é ter areão que seja adequado esteticamente e "biotipamente" (LOL) a escalares, ramirezi´s, e ciclídeos anões (sulamericanos, apistogrammas, krib´s) por aí...

Publicado:

só pa completar o que disse à pouco, preciso de areão que não me suba o PH (aliás que ajude a manter nos 6.5 mais coisa menos coisa), existem uns finos e pretos porreiros, e um de lava de vulcão avermelhado/ castanho... será isto porreiro? para plantas e tal? volto a referir, a ideia é cobrir o areão existente, até pq o aquario tá montado à 2 anos e meio e não posso mexer naquilo :(

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!