Discus com pontos brancos, como curar, AJUDA!!!


mestre

Recommended Posts

Boas.

 

como já fiz tantas vezes com outras especies, venho solicitar a vossa ajuda.

Recentemente foram-me gentilmente cedidos 3 disquitos pequenos 5 cm e mais um um bocadito maior, 8 cm. todos eles com algumas particularidades, por exemplo o maior tinha deixado de comer.

não, não fui enganado, aquestão é que estado eu com ideia de me iniciar nesta especie foi uma oportunidade para me ir preparando para os desafios que tal representa.

 

os discus vieram no sábado cá para casa e no domingo pela noitinha já comiam, milagre até o pobre que tinha feito voto de jujum já debicou alguma coisa.

 

ontem tudo normal, ainda muito timidos lá arriscavm um passeio no aqua.

 

Hoje: Panico

estão os uqtro junto a um dos temostatos, e alguns (2) tem uns peuqenos pontitos brancos.

 

respiração ofegante : Não

guelras muito abertas: não

barbatanas laterais coladas não.

 

caracteristicas do aqua e da agua

100x50x50

Plantado

CO2 caseiro

 

fauna

6 escalares

20 cardinais

4 apistogramas cacatuoides

8 corridoras

10 otos

1 botia

5 velhos guppys ( não tenho ordem de os mudar, mulheres)

e Um casal de Kribensis a criar constantemente

 

parametros ( medidos ontem)

PH 7

Nitratos 5mg/l

Nitritos 0.05 ou 0.025 a leitura não foi clara

amónia 0.01

Temperatura 27 graus no lado opsto aos termostatos

iluminação calha lifetech 4x36 de 10.000 K

 

a ajuda:

como curar os bichitos

tenho que fazer alterações no aqua?

 

sempre que aqui recorri a juda foi preciosa e de um aqua de 30 litros tenho agora 600 litros em casa.

por isso venham de lá os comentários

OBRIGADO

mestre

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Devias ter "postado" nas doenças.

De toda a forma compra o medicamento Hexamita da ESHA pois é um medicamento de largo espectro e pode ajudar a controlar uma serie de situações.

Os pontinhos brancos são, provavelmente, ictio e normalmente aparecem após um resfriado.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

tens toda a razão.

peço aos moderadores o favor de colocar este tópico na secção Doenças.

Obrigado e as minhas desculpas

 

Mestre

:)(Y)

diz o tubarão para femea:

- tubaralhas-me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Mestre

Se ainda não usaste o Hexamita, faz um tratamento ao aqua completo com Protozin e mantem o botia debaixo de olho, eles são senciveis ao Hictio. mas o Hexamita convem teres sempre à mão.

Quer dizer que o discu da greve de fome já está a comer, bem no meio do azar pode ser que tenhas sorte e ele arribe, como eu pensava.

Estás a começar bem, :) não faço a minima ideia como os discus desse tamanho reagem ao hictio, ou ao tratamento, mas na minha opinião o 1º passo a tomar é tentar erradicar o ponto branco do aqua, portanto tens de fazer o tratamento até ao fim conforme as instruções do fabricante e de agora em diante tudo o que entre no aqua tem de ser desinfectado, sejam plantas,(principalmente as plantas), peixes novos, mesmo que venham de aquas sem doenças, e todo o material que venha de outros aquas.

O ponto branco é originado por um parasita protosoario oportunista, ele existe em quase todos os nossos aquas e quando por algum motivo os peixes estejam debilitados por algum mutivo, choque termico por exemplo, ele ataca e começa o seu ciclo reprodutivo, atacando os peixes.

Vai dando noticias do tratamento, espero que corra tudo bem.

 

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais