Limpezas do aquário, morte de peixes...


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Não páram as minhas desilusões no que diz respeito ao meu aquário...

 

Depois da morte de parte de alguns dos meus corais no final do ano passado, (que eu atribuo à insuficiência de luz ou ao KH 15...) decidi aguardar pelo final do ano de 2006 para apostar novamente na aquisição de novos corais, visto ser nesta altura que tenho previsto a aquisição da nova calha.

 

Entretanto no início do ano, tive que mudar o layout do meu aquário, pois o meu Clarkii decidiu brincar com a base de apoio de alguma rochas e estas demoronaram. Com esta alteração, muita porcaria foi levantada e aspirada. No dia a seguir o meu Yellow Tang morreu.

 

Ontem fiz uma nova limpeza, escovei as rochas e aspirei o areão, troquei 10% de água contra o 5% habituais, pois tenho algas verdes nas minhas rochas que não consigo remover. Hoje tinha o meu Hepatus morto...

 

O único que vai sobrevivendo, vai sendo o Clarkii...

 

Os meus parâmetros são:

 

Nitritos: 0.025-0.05

Nitratos: 0

Fosfatos: ?

 

O aquário esteve 1 ano sem qualquer esponja de fosfatos. Apenas no final de Janeiro coloquei a 1ª esponja de anti-fosfatos, daí a constante presença de algas.

 

Também acho estranho ter 0 de nitratos... Os testes utilizados são da JBL.

 

Será apenas coincidência, ou terá a ver com questões de amónia ?...

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Fiz o teste de amónia (JBL) e tenho 1 resultado que me perece normal. Entre os 0.1 e 0.2... para um PH de 8, penso que esteja bom.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Desculpem o meu atraso na resposta, pis nao tinha teste de fosfatos.

 

Tenho a densidade a 1.023 e 0.5 de fosfatos.

Penso que 0.5 ja e um pouco elevado e creio que ja tive mais, pois nunca tinha colocado qualquer esponja de anti-fosfatos.

 

Tendo em conta este valor que me aconselham a fazer? Hoje e o segundo dia que tenho as luzes apagadas, para fazer se algumas algas desaparecem.

 

Tambem considero estranho ter nitritos e nao ter nitratos.

 

Um bom escumador ajuda na eliminacao de fosfatos? Tenho um escumador da Tunze para aquarios de 200-400L, eventualmente podera nao chegar...

 

Outra nota que queria aqui deixar, e que tenho algumas zonas escuras na parte inferior do substrato. Deve-se a que?

 

Grato pela atencao

Pedro Ferrer

 

P.S - peco desculpa pela falta de acentos, mas estou em casa do meu irmao e o teclado e USA

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O,5 de fosfatos é uma barbaridade! Não há calcificação de corais nem de coralina. As filamentosas agrdecem.

Usa uma esponja de fosfatos permanentemente. Aconselho vivamente o Rowaphos num filtro fluidizado.

O uso regular de Kalkwasser ajudaa precipitar os fosfatos eà sua remoção pelo escumador.

Mede os nitritos com outro teste . Esse valor é anormal num aquario com o trempo do teu ainda para mais sem nitratos.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui

 

Coloquei 2 esponjas de PhosEx da JBL.

 

Mas ficaram algumas questoes por esclarecer.

1. Zonas escuras na parte inferior do substrato

2. Deverei fazer uma grande TPA?

3. Os meus 5% de TPA semanais serao insuficientes?

4. Um melhor escumador ajudaria a remover mais fosfatos

5. Deverei colocar mais macroalgas?

 

6. Que tera acontecido aos meus 2 peixes apos ambas as limpezas? Podera ter sido o Clarkii a liquida-los?

 

Grato pela atencao

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pedro,

 

As zonas escuras na parte inferior do substrato são zonas anaeróbicas, onde ocorre desnitrificação. O que é importante é que as zonas de substrato acima dessas zonas escuras não compactem e solidifiquem, daí a utilidade de detritívoros que vão remexendo essa zona superior que deverá permanecer aeróbica.

Quanto a TPA's, penso que deverás efectuar maiores até que tenhas a situação resolvida... é claro que com água de osmose e um bom sal ou com água natural (de confiança).

Os 5% semanais de rotina parecem-me bastante bem.

Um bom escumador ajuda de facto na remoção de fosfatos.

As macroalgas são uma boa ajuda. Evita as que possuam raízes. Uma boa opção são as do género Chaetomorpha.

Verifica a amónia pois pode ter sido a origem da morte dos peixes.

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom dia

 

Ontem à noite decidi modificar o Layout do meu aquário, sim eu sei... foi a 3ª vez no espaço de meses que o fiz...

 

Mas foi difícil encontrar um layout sólido, funcional e estético...

Retirei as rochas todas e endireitei o areão, pois havia zonas em que se via o vidro inferior.

 

Aproveitei a chegada da minha bomba Tunze 7200 para rever os direccionamento dos fluxos.

 

Hoje de manhã tinha o meu Clarkii morto, ou seja, neste momento estou sem peixes. 3 mudanças de layout, um peixe morto em cada uma delas.

 

O único parâmetro que ainda me chateia são os fosfatos que ainda continuam em fase descendente.

 

Nas últimas 3 semanas tirei 30L em cada uma delas.

 

Novamente pergunto, qual o valor que terá um pico que provoca estas mortes?

 

Outro ponto:

 

Neste momento não tenho peixes. Tenho poucos corais moles. Equipa de limpeza apenas tenho 1 Strombus.

 

Digamos que vou começar novamente do zero e não quero voltar a cometer os mesmos erros!

 

Vou deixar passar mais algum tempo, até porque só tenciono adquirir novos corais no início do próximo ano, após colocar a nova calha HQI.

 

No entanto, para um aquário de 200L, com 16 meses, que jogo de peixes me aconselham?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, podes descrever um pouco o tipo de manutençaõ que fazes ao aquário e como a fazes?

 

Qual a dimensão do aquário e o equipamento que tens

 

Quantos quilos de rocha viva tens

 

Como mantens o calcio e o kh?

 

Tens feito testes? Que valoes dão?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Alexandre

 

Antes de mais, obrigado.

 

Tenho 1 aquário de 200L + sump.

 

Escumador Tunze 220 (150L-400L)

2 Turbelle 7200/2 (2400L/h x 2) ligadas a 1 singlecontroller.

1 Aquaclear 901 (3500L/h) como bomba de retorno.

Calha Lifetech T5 com 108W (as lâmpadas têm 16 meses, pois considero que o que tenho aqua não justifica a aquisição de novas, pois até ao final do ano vou comprar uma calha HQI, mas gostava de saber a vossa opinião, tendo em conta que tenho apenas 1 Sinularia, 1 Lobophytum, 1 Sarcophyton e 1 Nephthea sp.)

 

Tenho cerca de 30Kg de rocha.

Tenho algumas macro algas na sump. Apenas depositadas na sump sem areia.

 

Mantenho o cálcio e o PH com Kalk através de 1 osmoregulador da Tunze, com 2 colheres de chá de 2 em 2 dias.

 

Testes:

PO4- 0-0.25 (está em fase de redução)

NH4- 0

KH-11

NO2- 0-0.025 (é complicado perceber, mas creio que o valor está a zero, outra coisa não faz sentido atendendo ao que tenho no aquário...)

NO3- 0

 

O único parâmetro que me transtorna, é o valor de fosfatos, pois apesar de estarem em redução, ainda tenho algas, umas verdes e outras que parecem uma seara... não me conformo que nunca me tenha apercebido que era necessário 1 esponja de anti-fosfatos

 

Quanto à manutenção até à 3 semanas atrás mudava semanalmente 10L. Com um tubo de ar, digamos que raspava o vidro traseiro, para aspirar as algas, bem como passar com a mangueira por cima da RV para igualmente aspirar detritos.

 

Neste momento estou a mudar +- com o mesmo processo entre aqua e sump, 30L de água.

 

Começam a aparecer zonas escuras na parte inferior do substrato.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O clarkii pode não ter morrido por uma razão relacionada directamente com o teu set-up ou manutenção.

Os parâmetros estão bons mesmo os fosfatos já andam próximos dos valores ideiais.

Por acaso não tens para aí um mantis escondido? Ouves algum tipo de estalido no aquário, principalmente durante a noite? Se for o caso pode ser que tenhas um mantis e tenha sido ele o responsável pela morte do clarkii.

 

Quanto às algas, é complicado não ter algas sem a presença de animais herbívoros. Arranca o mais que possas com a mão e introduz alguns herbívoros.

 

Em relação às zonas escuras do substrato, tens possibilidade de colocar uma foto dessas zonas? Que tipo de substrato tens e de que tamanho?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Alexandre

 

O meu substrato é areia do tamanho sugar size com uma altura de 3cm.

As zonas escuras surgem cerca de 1 cm abaixo da superficie.

 

Um mantis?... Já me passou pela cabeça... pois uma vez caiu-me de uma rv um caranguejo, mas como tinha as tenazes curvas (herbívoro), voltei a colocá-lo dentro do aqua. Mas se o tiver já está no aqua faz agora 1 ano...

 

Penso que os estalidos teriam que ser assiduos, e ouvi uns aqui à tempos, de uma forma esporádica. Certamente teria dado conta.

 

Embora aqui à tempos fui dar com 2 carapaças de Turbo Snails presos entre 2 rochas, que achei manifestamente estranho...

 

Mataria um peixe e não o comeria!?

 

Em cada limpeza, morreu-me um peixe... qualquer coisa não bate certo.

 

Quanto à foto colocarei mais tarde.

 

Herbívoros? Para recomeçar a colonização do aqua, o que colocaria?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu substrato é areia do tamanho sugar size com uma altura de 3cm.

As zonas escuras surgem cerca de 1 cm abaixo da superficie.

 

Humm, quando puderes mete as fotos para vermos melhor.

 

Em relação ao mantis se realmente o peixe não foi comido então essa hipótese não é muito provável. Mas se já tiveste peixes que desapareceram misteriosamente sem deixar rasto, pode ser mesmo um mantis mesmo não ouvindo os estalidos frequentemente.

 

Quando fazes essas tais limpezas em que te morre sempre um peixe por acaso usas algum utensilio tipo escova, pano, etc para limpar o aquário? Usas algum alguidar ou balde nessa tarefa? Se for o caso não poderás estar a usar algo que tenha sido usado com algum produto nocivo?

A hipótese é remota mas como o caso é tão misterioso temos que considerar todas as possibilidades.

 

Quanto aos herbívoros nesse aquário podes ter uma salaria, eremitas, caracóis, ouriços, etc.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Alexandre

 

Mais logo colocarei a foto.

Relativamente às salárias, poderei colocar 1 Ecsenius bicolor?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais