[Iluminação] Fluxo luminoso e Intensidade Luminosa


Recommended Posts

Depois de uma pesquisa rapida no site da philips constato que podemos dizer que em media as seguinte lampadas têm os seguintes Fluxos Luminosos...

 

 

Lampada Incandescente -> 10 lm/W

Lampada fluorescente T5 -> 85 Lm/W

Lampada fluorescente T8 -> 90Lm/W

Power Compact integrada -> 65 lm/W

Power Compact não integrada -> 75 Lm/W

HQI ( descarga de alta intensidade ) -> 100 Lm/W

 

 

Estes são valores médios de varias gamas de lampadas dentro do mesmo tipo, pode ocurrer que algum modelo de lampada tenha valores acima ou abaixo do descrito

 

 

Aparentemente as flourescentes ainda são a escolha mais economica, mas tambem a que ocupa mais espaço, não permitindo que haja muitas para o mesmo espaço que por exemplo as PC...

 

Para termos uma ideia eu coloquei 2 Power Compacts de 36W no sitio de de uma T8 de 30W...

 

 

Agora a questão é esta... a regra 1W/l é para que tipo de lampada? será a T8 que é a lampada mais usada ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que estamos todos timidos... Vou deixar outras noções...

 

 

Lumen ( lm ): Unidade de fluxo luminoso no Sistema Internacional igual à quantidade de luz emitida por uma determinada fonte, com a intensidade de uma Candela, radiando igualmente por todas as direcções.

 

Candela ( cd ): A unidade do sistema internacional para intensidade luminosa.

 

 

Deixo-vos uma escala com as temperaturas de cor...

 

Pic_7099_4.jpg

 

 

ahh agradecia comentarios ou possiveis correcções...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns comentários rápidos, mais logo posso fazer um post mais completo.

 

para obter mais eficiencia com a T8 do que com a T5 é necessário o uso de balastros electronicos, a eficiencia com balastros electromagnéticos é bem menor.

 

Quanto a comparações de lumens estas deviam ser feitas utilizando pelo menos a mesma temperatura de cor, e já que a comparação utiliza uma incandescente, a comparação devia ser feita nos 2700-4000K.

 

A regra 1W/l tem normalmente por base a utiização de T8 com balastro electromagnético.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

Epah eu de luzes não percebo nada mesmo, só sei que no meu aqua de 80cm tenho uma branca e uma vermelha, e pelo que me apercebi naquele gráfico, se fosse uma lampada azul em vez de vermelha, iria ter muito mais luz certo?! Se calhar também não percebi o gráfico, há sempre essa hipotese... :lol:

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, qual seria a regra a usar em termos de lumens? Ou seja, quantos lumens / litro devemos ter no aquario?

 

Ja agora, isso não devia variar com a altura da coluna de água? Com a área de fundo? E uns bons reflectores não diminuem essa necessidade de 1W/l?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.