Dúvida sobre cálculos de fertilizantes.


nmcs

Recommended Posts

Caros,

 

Tenho visto bastante informação de como calcular quantidades de compostos - ou elementos, não sei qual será a nomenclatura correcta - químicos, de forma a saber exactamente quantos ppm estou a adicionar à coluna de água se pipetar "X" mL de uma solução feita a partir desse composto.

No entanto, estes cálculos são apresentados para compostos em pó.

Exemplo:

"... Percentagem (mássica) de ião NO3 em KNO3: 62/101 = 61,4% (quer dizer que em 100 gramas de KNO3 existem 61,4 gramas de Nitrato) ...", etc.

E se eu tiver um fertilizante líquido, muito concentrado, por exemplo num frasco de 250mL, que contenha 40000 mg/l do elemento "Y" e quiser saber como fazer uma solução de 1 Litro em que, adicionando 5mL dessa solução, estou a aumentar "X" ppm num aquário de "Z" litros? Como fazer estes cálculos?

(isto tendo em conta que, como a solução é muito concentrada, não se deve adicionar directamente - ou isto não é verdade?)

 

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E se eu tiver um fertilizante líquido, muito concentrado, por exemplo num frasco de 250mL, que contenha 40000 mg/l do elemento "Y" e quiser saber como fazer uma solução de 1 Litro em que, adicionando 5mL dessa solução, estou a aumentar "X" ppm num aquário de "Z" litros? Como fazer estes cálculos?

Boa questão. Que pode ser resolvida com um pouco de matemática...

 

Acho que a forma mais intuítiva é pensares assim:

 

Tens um fertilizante que tem a concentração de 40000 mg/l de Y, o mesmo que ter 40000 ppm.

Logo, 1 ml desse fertilizante contém 40 mg do elemento Y.

 

Sabendo o volume do teu aquário em litros (Z), sabes que a concentração do elemento Y será elevada em 40/Z...

 

Imaginando que o teu aquário tem 40 litros (Z=40 l), é evidente que cada ml do fertilizante "puro" eleva 1 ppm do elemento Y, nesse mesmo aquário de 40 litros:

 

1 ml de fertilizante "puro" = 40 mg de Y

 

40 mg de Y / 40 l = (40/40)*mg/l = 1 mg/l = 1 ppm

 

:) De uma forma mais matemática, tens uma equação do género:

 

("Concentração do fertilizante puro (mg/l)" * "fertilizante puro (ml)") / ("Volume do aquário (l)" * 1000 ml/1 l) = Concentração elevada de Y no aquário (mg/l = ppm)

 

isto tendo em conta que, como a solução é muito concentrada, não se deve adicionar directamente - ou isto não é verdade?)

Sim... convém retirares cerca de 300-500 ml de água do aquário e dissolveres o fertilizante previamente nesse volume de água. Posteriormente, verte-lo para o aquário da forma mais uniforme possível, ou perto de uma fonte de corrente de água (saída de um filtro, por exemplo).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais