Maternidade para criação


Recommended Posts

Boas!

Estou neste momento com uma grande postura de escalares e estou a pensar fazer uma maternidade para futuras posturas. A minha ideia era fazer um cubo 25x25x25, onde a agua do meu aqua onde fosse feita a postura seria retirada para o cubo e onde teria lá um tronco, uma ou outra planta (talvez musgo), com areão ou mesmo um pco de akadama, termostato e a minha grande duvida é esta... Que filtro usar? Tenho aqui um filtro daqueles do mais simples que existe, mas tenho medo que os alevins possam ser sugados, mas o cubo maternidade era para estar no activo sempre, ou seja, quando precisa-se de passar para la os alevins, passava, quando nao precisa-se que ficasse a funcionar. Acham que um filtro de esponja consegue fazer esse trabalho? Ou será que posso usar o meu filtro normal? O problema e medo com o meu filtro será mesmo que possa sugar os alevins...

A iluminação seria feita por aqueles candeeiros de secretária!

Que acham da ideia? Que sugestões têm para o filtro a usar?

Agradeço as vossas ajudas e ideias :D

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto à tua questão, não sou nenhum especialista nesse campo, mas creio que te posso dar umas luzes. Os experts que se acusem se eu disser alguma parvoíce:

 

A minha ideia era fazer um cubo 25x25x25

Isso não é pequeno de mais? feitas as contas, tem à volta de 15 litros de água. Creio que para eclosão de ovos, e período de adaptação dos alevins é muito pouca água...

 

com areão ou mesmo um pco de akadama

Se é maternidade/infantário, não deve ter areão/substracto qualquer. Porque assim torna-se mais fácil de limpar o aquário, visto os restos de comida não ficarem retidos entre o areão, "estragando" a água rapidamente. E como os alevins são, geralmente, muito sensíveis a esses parâmetros da água...

 

Que filtro usar? Tenho aqui um filtro daqueles do mais simples que existe, mas tenho medo que os alevins possam ser sugados, mas o cubo maternidade era para estar no activo sempre, ou seja, quando precisa-se de passar para la os alevins, passava, quando não (palavra corrigida) precisa-se que ficasse a funcionar. Acham que um filtro de esponja consegue fazer esse trabalho? Ou será que posso usar o meu filtro normal? O problema e medo com o meu filtro será mesmo que possa sugar os alevins...

Por isso mesmo é que é recomendado um filtro de esponja, devido a terem um baixo caudal, evitando que os alevins sejam sugados.

 

A iluminação seria feita por aqueles candeeiros de secretária!

Existem vários candeeiros de secretária... :)

Acho que em termos de iluminação, é apenas suficiente a necessária para ver os peixes.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aquario nao te vai dar para muito tempo, para eclosao de ovos e primeiros dias serve mas depois vais precisar de algo bem maior.

 

usa a agua do aquario de onde retiraste a folha/pedra, coloca umas gotas de antifungos e uma pedra difusora com um borbulhar nao muito forte perto dos ovos mas sem lhes tocar, so a fazer circular a agua e claro o termostato.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.