ajuda na montagem


darkfixe

Recommended Posts

Boas quero começar a montar um aquario de agua salgada!

A minha duvida é que se começar a comprar a rocha viva e morta quantos kilos devo de ter de viva e de morta, se para fazer a colonização da morta ja tenho que ter alguma iluminação apropiada e o escomador????

será que posso por a agua do mar logo de iniçio ou se tenho que por agua normal e depois juntar o sal?

peço a vossa ajuda se nao se importarem

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A minha duvida é que se começar a comprar a rocha viva e morta quantos kilos devo de ter de viva e de morta, se para fazer a colonização da morta ja tenho que ter alguma iluminação apropiada e o escomador????

 

Se tiveres um rácio de 70V-30M ou 60V-40V é sempre melhor que 50-50, uma vez que colonização demorará menos tempo.

 

Iluminação apropriada é muito relativo, se é só para colonizar não precisa de ser já com a iluminação do sistema, mas se já a tiveres porque não utilizar? O escumador é muito útil nesta fase uma vez que ajudará bastante na exportação dos compostos orgânicos que a RV libertará. Se possível tenta também aspirar os sedimentos que se irão libertar.

 

será que posso por a agua do mar logo de iniçio ou se tenho que por agua normal e depois juntar o sal?

 

Se colectares num bom dia e num sítio de confiança (cabo raso p.ex) não há qualquer inconvinienete em utilizar água do mar, antes pelo contrário.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas assim devo de ter quantos kilos de rocha viva e quantos kilos de rocha morta isto para um aquario de 2 metros por 50 cm largura e 50 de altura e quanto tempo demora a colunizar a morta e quando poderei por peixes e ja agora poderei por a areia da praia no aquario ou ira fazer mal

 

muito obrigado

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas assim devo de ter quantos kilos de rocha viva e quantos kilos de rocha morta isto para um aquario de 2 metros por 50 cm largura e 50 de altura e quanto tempo demora a colunizar a morta e quando poderei por peixes e ja agora poderei por a areia da praia no aquario ou ira fazer mal

 

muito obrigado

 

A quantidade de kgs vai depender também do sistema de manutenção de qualidade da água que tiveres. Com um bom escumador e uma camada mínima de 4 a 12 cms de areia de aragonite com pequena dimensão (sugarsize), podes ter menos rocha porque a desnitrificação ocorrerá principalmente no substrato. Se colocares poucos peixes, também terás menos exigências do lado da rocha.

 

Pessoalmente não gosto de ver os aquários carregados de rv. Uso proporções pouco conservadoras (45, talvez menos, kgs para 350 litros).

 

Para 500 litros como é o teu caso iria para algo entre 60 e 100 kgs.

 

Tempo de colonização, depende do rácio morta/viva mas 3 meses é uma boa estimativa.

 

Peixes - quanto mais tarde melhor. Eu cheguei a esperar 4 meses para colocar o primeiro peixe e não me arrependo disso. Se a rocha ainda estiver em fase de colonização é perfeitamente despropositado colocar peixes, isto na minha opinião.

 

A não ser que não tenhas objectivos do lado dos corais, não recomendo que uses areia da praia e mesmo assim é bastante arriscado por questões de ordem química e biológica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok nuno muito obrigado mas tem me dito que terei de fazer mudas de agua todos os dias retirar um pouco do aquario e repor nova agua isso é verdade

 

 

Ainda sou mto verde nisto mas do que tenho lido, o que terás é de repor a água perdida por evaporação (ao usares um sistema de kalk fazes essa reposição) diáriamente. As mudas de água fazes semanalmente, de 15 em 15 dias ou periodos mais longos. Acho que li algures um membro que não fazia mudança de água á dois meses e q estava tudo bem. Contudo acho que o ideal será semanalmente ou de 15 em 15 dias... acho que vai depender da tua proximidade do mar ou do teu sistema de osmose inversa.

Mas isto são os dois centimos de quem ainda anda na parte da teoria... :wink:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais