Espécies adequadas para novato


antonio  silva

Recommended Posts

Boas,

Finalmente vou tentar manter Killies, a vontade já vem de longe (reforçada pela vossa convenção onde tive o prazer de ver belos exemplares)mas o "vicio" dos Ciclideos Africanos nunca deixou espaço para eles aqui por casa.

Após algumas pesquisas , que deram para ter uma ideia muito básica de algumas destas espécies, continuo (como seria de esperar) com bastantes dúvidas, assim sendo vou ser o mais sintético possivel :

- Tenho disponivel um aquário de 60x30x35 (63 litros brutos)

- A Filtragem (caso seja necessária )arranjo um filtro exterior de cascata de baixo caudal.

-Iluminação 12 watt´s fluorescente

As minhas dúvidas são:

-As espécies não anuais são regra geral mais faceis de manter e menos exigentes que as anuais?

- A espécie Lamprichthys Tanganicanus agrada-me bastante, mas pelo que pesquisado fiquei com a ideia que não são os mais indicados para

principiantes. Ou não será bem assim? A melhor forma de os manter é em cardume ou em casal?

- Pelo que tenho observado este aquário talvez seja demasiado grande para a maior parte das espécies ?

Finalmente, o que me aconselham em termos de espécies : Anuais ou não anuais? Africanas , Sul -Americanas ou os Asiáticos?

Seria bom que a espécie necessita-se de água alcalina e dura , visto que assim aproveitava e fazia a troca de água com a mesma água que preparo para os Ciclideos ;)

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio Silva

 

 

Os Killis gostam tanto de espaço como qualquer outro grupo de peixes de aquario. O que se passa é que eles têm uma capacidade de resistência maior que qualquer outro grupo em viver em aposentos apertados. E sendo assim nós os Killiofilos abusamos e temo-los em aquarios mesmo pequenos.

Desses teu aquario eu tinha uns 3 casais duma mesma especie, com bastantes plantas, musgo e mops. Qual especie? Tens muitas centenas para escolher.

O Lamprichthys tanganicanus é um caso aparte, muito exigente e aliás nada facil de conseguir. O teu aquario é demasiado pequeno para eles.Eu tenho-os e estou em inicio de os reproduzir. Estou interessado em saber de quem tambem os tenha.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fundulopanchax gardneri gardneri são muito facil de se manterem, eu

neste momento tenho uns 30 alivins e só tenho um casal, tambem foi a minha 1ª especie de killis.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro, boas noites.

Fico satisfeito por saber que te estás a saír muito bem com os killies

que te arranjamos.

Se tiveres excesso ou se quiseres trocar por outras espécies não te esqueças de nós... Em Março a reúnião é no dia 19 .

Um abraço do Castro, apk137, gak55

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio Silva

 

 

Para te iniciares aconselho-te Killis não anuais dos generos Epiplatys, Rivulus, Jordanella, Aplocheilus ou Aphyosemion. Deste ultimo grupo existem muitas especies que não apreciam o calor excessivo.

Como já te disse nesse teu aquario eu punha uns três casais de Aphyosemion por exemplo. Ou então arranjava outro aquario mais pequeno para ter um casal e o aquario que já tens servia para por as crias.

Se não houver agora nada disponivel para ti e se fores à convenção da SEK, ou alguem te possa trazer, posso-te dar uma lista de especies adequadas para ti.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais