Experiência com Tropheus


Salgado

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 300 lts (120x50x50), que irá servir de casa para uma pequena colónia de tropheus.

O aquário está habitado (ciclado), de onde irei proceder à transferência dos habitantes para um outro aquário. Este aquário tem um fundo em 3D, com diversos túneis.

- Espécie black sp kiriza (juvenis)

 

Perguntas:

 

- Qual o nº ideal de tropheus? 10 ou 12 (não pretendo fugir disto)?

- Poderei juntar um adulto duboisi que lá tenho?

- O fundo em 3D não irá afectar a agressividade? É que dá muito trabalho retirar o 3D.

- Que alimentos industriais dão aos tropheus?

 

Obrigado pela atenção que me possam dispensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 ou 12 tropheus é curtito para uma colónia, especialmente de sp black.

Só para teres uma ideia, eu comecei com 20 e vou em 16 :lol: .

 

Coisas como bloat, peixes mais fracos são o suficiente para te provocarem algumas mortes e torna-se dificil depois juntar novos elementos a uma colónia já estabelecida, pois são normalmente mal recebidos.

Se puderes aconselhava-te a ires acima dos 15, obviamente que se não puderes esses 10 a 12 que estás a pensar terão de servir (e mesmo assim já é uma batelada de dinheiro)

 

O duboisi adulto em principio não te irá causar problemas visto ser de uma espécie diferente dos kiriza e estes serem juvenis.

Poderá eventualmente dar-se o caso do adulto, se for um macho vir a tentar acasalar com fêmeas kiriza (dado não ter fêmeas da sua espécie) e isso pode ser problemático.

 

O fundo 3d é uma incognita (tenho um). Pode dar problemas ou não, tudo depende do macho dominante que venha a emergir da tua colónia.

Os sp black são normalmente mais agressivos mas menos destrutivos, ou seja, as agressões resumem-se mais a umas corridas pelo aquário fora e raras serão as vezes em que os peixes se danificam seriamente.

O fundo pode-te complicar a vida quando quizeres apanhar um peixe doente ou uma fêmea a incubar ou alevins.

 

Alimentos industriais podes dar desde que sejam à base de spirulina, isso é o fundamental.

Quase todas as marcas têm alimentos "verdes" que se destinam a herbivoros como os tropheus.

Normalmente eles aceitam bem as pastilhas de fundo para plecos e afins.

Aos meus dou flocos da tropical (spirulina forte) e dou spirulina em granulado da aquatic nature (este ultimo tem de se deixar "de molho" algum tempo antes de dar porque incha um bocado)

 

Há quem dê uma mistura caseira conhecida como European shrimp mix, que é basicamente camarão com ervilhas, spirulina e eventualmente algas marinhas tipo alga nori.

Pessoalmente o unico episódio de bloat que tive até hoje (custou-me 3 peixes) ocorreu numa altura em que dava esse preparado aos tropheus. Não sei se terá sido coincidencia, ou facto de serem muito novos ou outro qualquer. Ainda penso em voltar a experimentar mas com algumas reservas.

 

Ainda antes de teres os tropheus aconselho-te a que tenhas em casa umas 2 ou 3 caixas de flagyl. É quase que inevitável que venhas a ter um episódio de bloat (as origens do bloat não são conhecidas... pensa-se que terá algo que ver com alimentação ou stress) e o flagyl (aliado a uma obervação diária e cuidado do aquário) é um auxiliar precioso para evitar mortes.

 

Boa sorte com a tua colónia e vai postando novidades. Ainda somos poucos com tropheus em portugal e é sempre bom partilhar experiencias para podermos crescer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. :)

 

10 ou 12 tropheus é curtito para uma colónia, especialmente de sp black.  

Só para teres uma ideia, eu comecei com 20 e vou em 16  .

 

mesmo para um aquário de 300 lts? ou pelo que entendi, é só para prevenir eventuais baixas?

 

 

Poderá eventualmente dar-se o caso do adulto, se for um macho vir a tentar acasalar com fêmeas kiriza (dado não ter fêmeas da sua espécie) e isso pode ser problemático.

 

Pois não sei se é macho ou fêmea! É normal acasalarem sendo espécies diferentes? Sendo assim, não o junto.

 

 

O fundo pode-te complicar a vida quando quizeres apanhar um peixe doente ou uma fêmea a incubar ou alevins.

 

a quem o dizes!!! :lol: A verdade é que não penso apanhar fêmeas a incubar ou mesmo possíveis alevins, pois deixaria as coisas correrem. Não sei se os tropheus são predadores dos alevins!!! :?

Como não sei efectuar tratamento, não me estou a ver a tentar apanhar algum peixe doente... para lhe fazer o quê?

 

De qualquer forma, parece-me que poderei ter problemas com o 3D e talvez seja melhor retirá-lo. Para além disso, receio que muitos dos peixes se escondam nos túneis.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo para um aquário de 300 lts? ou pelo que entendi, é só para prevenir eventuais baixas?

Para 300L podes colocar sem problemas 20 a 25 tropheus... e sim é para prevenir as baixas por um lado e por outro para que possas retirar machos a mais por exemplo sem que fiques com um numero muito reduzido de peixes.

 

Pois não sei se é macho ou fêmea! É normal acasalarem sendo espécies diferentes? Sendo assim, não o junto.

Não é normal, mas com ciclideos tudo é possivel. Um macho solitário pode muito bem tentar acasalar com a primeira fêmea que lhe aparece e seja minimamente compativel com ele.

 

a quem o dizes!!!  :)  A verdade é que não penso apanhar fêmeas a incubar ou mesmo possíveis alevins, pois deixaria as coisas correrem. Não sei se os tropheus são predadores dos alevins!!!  :(  

Como não sei efectuar tratamento, não me estou a ver a tentar apanhar algum peixe doente... para lhe fazer o quê?

Os tropheus por norma não predam os alevins.

Em relação a um peixe doente... se não o retirares tens de tratar todo o aquário. No caso de a doença ser bloat corres um risco sério de contaminares toda a colónia, tudo depende.

A mim aconteceu-me isso. Não consegui apanhar um doente, tive de tratar todo o aquário e acabei por perder 3 peixes. Apesar de tudo posso dizer que tive muita sorte.

 

De qualquer forma, parece-me que poderei ter problemas com o 3D e talvez seja melhor retirá-lo. Para além disso, receio que muitos dos peixes se escondam nos túneis.

Esconder-se nos tuneis não é mau... permite que as fêmeas incubem em paz sem os machos constantemente a chateá-las.

Também permite que os peixes mais baixos da hierarquia se possam esconder e fugir a alguma perseguição mais violenta.

Por outro lado, um peixe doente tem tendencia a se refugiar e podes não o topar a tempo.

Se mantiveres uma vigilancia diária do aquário (basta veres como se comportam na hora de comer, se todos comem, se mostram apetite) em principio não terás problemas.

Uma coisa boa nos tropheus é que andam sempre em movimento pelo aquário fora... por isso se vires um parado a um canto, das duas uma, ou é uma fêmea a incubar ou está doente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais