reator de calcio/kalk


Recommended Posts

Boas gostaria de saber a vossa opiniao sobre a utilizacao de reator de calcio em conjunto com reator de kalk. é que tenho visto alguns aquarios que so utilizam reator de calcio, mas penso que é importante a adicao de kalk.

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

essa e uma perguntra dificil... Vais encontrar varias opinioes diferentes.

Na minha opiniao só udaria reactor de calcio para um aquario acima dos 600/800 litros, volumes a que se torna complicado manter os niveis de KH e calcio aceitaveis para bom crescimento de duros. Tem que se por mais aditivos quimicos porque so o kalk nao chega.

Menos que esses volumes dá para ir bem só de reactor de kalk. Claro que se quiseres crescimentos grandes de duros, um reactor de calcio vem mesmo a calhar...!!

Eu chamo-lhe o nitrò dos corais !! he he he :lol:

Em relacao à conjugação dos dois reactores isso ja foi bastante discutido aqui no forum... tenta procurar topicos antigos sobre o assunto.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu diria que o primeiro reactor deve ser o de kalk, se possível complementado com o de cálcio.

Sustento isto, desde logo, por causa do ph, uma vez que é difícil manter um bom ph (na ordem dos 8.2-8.3) utilizando apenas um reactor de cálcio (de onde a água sai com um ph baixo - 6.5 ?), sem a "ajuda" da kalkwasser (que tem um ph na ordem dos 12).

E um bom ph é fundamental para o equilíbrio da água; é a "mãe" de todo o equilíbrio.

Mas como diz o Marco, há extensos posts sobre o assunto.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Tal como o Marco, eu diria que para um aquário grandito que tenha duros, o reactor de cálcio é fundamental. Quanto a manter a kalkwasser, tudo depende do pH. Se o pH andar baixo, então mantem-se a adição de kalk. Se andar sempre acima dos 8,0 então não creio que vale a pena.

No fundo, para quem tem reactor de cálcio, a kalkwasser poderá ser simplesmente uma ajuda para manter o pH no intervalo 8,0 - 8,3 (desde que não se exceda também estes valores).

 

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico surge na sequência duma conversa que tive com o miguel a respeito do novo aquário que ele está calmamente a montar, cerca de 800L. Ele já tem, e muito bem na minha opinião, um reactor de cálcio, mas eu considero fundamental ter na mesma um reactor de Kalk.

 

Reactor de Cálcio durante o dia e reactor de Kalk durante a noite. Não temo que seja demais, porque conhecendo o miguel como conheço, com a capacidade e gosto dele, certamente será um aquário com grandes necessidades. Basta ver só a evolução do aquário dele.

 

Eu sou acérrimo defensor do reactor de Kalk, principalmente pelas variações de pH, mas não só.

 

No fundo, para quem tem reactor de cálcio, a kalkwasser poderá ser simplesmente uma ajuda para manter o pH no intervalo 8,0 - 8,3

 

No entanto com esta afirmação fiquei um pouco confuso. Juntar um reactor de Kalk com um de calcio apenas tem como "grande" vantagem um melhor controlo sobre o pH?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Ricardo... basicamente é isso. Penso que o João ficou-se por essa vantagem visto que em aquários onde a demanda por calcio e KH é alta o reactor pouco mais pode fazer...

Outra vantagem é a de manter os níveis de cálcio e kh estaveis já que dificilmente os aumenta quando o aquáio tem muitos duros. Já se não os tiver em demasia, apresenta outra vantagem, já que sobe estes dois em valores equilibrados entre eles mas não os corrige se eles se encontrarem desequilibrados.

Em suma, deve-se primeiro corrigi-los e equilibra-los e depois kalk para cima para manter/subir os valores equilibrados. O manter/subir depende da demanda que tiveres destes dois valores em relação á população de duros no aquário. Se a demanda for baixa safas-te, se não, aditivos quimicos ou reactor de calcio para cima do sistema. Atenção que a entrada de kalk para o aquário depende sempre do nível de água evaporada no sistema como deves saber, o que também influencia a entrada deste em maior ou menor quantidade para o sistema... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar a resposta do Marco, a adição de cálcio e carbonatos por um reactor de cálcio é de tal ordem superior à adicionada pela kalkwasser que praticamente se pode dizer que a kalkwasser não está lá a fazer nada a não ser a elevar o pH. Espero ter-me feito compreender.

Por isso é que se vêm muitos aquários com reactor de cálcio e sem adição de kalkwasser. Valores bons de cálcio e de KH são facilmente atingidos e, se o pH for bom, para quê a kalkwasser? Agora se houver um pH consistentemente baixo, a kalkwasser dá aqui uma ajudinha.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao só usaria reactor de calcio para um aquario acima dos 600/800 litros, volumes a que se torna complicado manter os niveis de KH e calcio aceitaveis para bom crescimento de duros.

 

eu diria que para um aquário grandito que tenha duros, o reactor de cálcio é fundamental.

 

Desculpem-me a questão mas porque é que os aquários de menor volume e com corais duros não são merecedores de reactor de Ca? Eu entendo que até podemos ter aquários com um excelente crescimento de duros sem reactor de Ca e apenas com reactor de Kalk (aquário de exposição da Reefdiscus), mas será que o uso de um reactor de Ca não iria acelerar ainda mais o crescimento desse corais, tridacnas e desenvolvimento de alga coralina? Quero contrariar essa ideia de que só os aquários grandes é que necessitam de reactor de Ca, por exemplo o meu aq. de 200l que tem bastantes duros tem reactor de Ca a funcionar 24/7. O reactor além de elevar a concentração de Ca permitindo aos corais terem mais Ca disponível contribui também para a reserva alcalina reforçando o poder tampão natural da água salgada (pela adição de carbonatos). Portanto diria que é mais necessário um reactor de Ca num aquário pequeno com corais duros do que num aquário de maior volume em que possivelmente a relação quantidade de corais vs. volume de água é menor e nesse caso o reactor de Kalk será suficiente para manter elevada a concentração de Ca - se houver evaporação suficiente.

 

Talvez na prática o que suceda é que quem planeia aquários grandes consiga incluir mais facilmente no orçamento um reactor de Ca do que aqueles com aquários de menor volume que se contentam com a adição de kalkwasser e TPA's frequentes (julgo que o aq. antigo do Marco Madeira é um bom exemplo desta situação - bom crescimento de duros, adição de kalkwasser e TPA's semanais).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Ricardo, nunca disse que nao eram merecedores.

Apenas disse que na minha opiniao nao usaria em volumes menores que 600/800 litros. Penso que o investimento e de tal ordem que nao compensa para o volume de agua que è... visto que se consegue obter bons niveis de CA e KH apenas com reactor de kalk ou aditivos quimicos.

Em relacao ao volume, penso que quanto mais volume mais corais podes ter e quanto mais corais mais demanda por CA e KH e assim mais kalk tinha de entrar para o aquario o que se torna dificil. Dai achar que o reactor de CA tem um papel muito mais importante em sistemas de maior volume. Ex: Quantos mililitros precisas de KH e CA para elevar 20 ppm desses dois valores em 200 litros?? E em 800 litros??

Por outro lado quem monta sistemas mais pequenos geralmente nao tem grande disponibilidade financeira o que torna o reactor de CA mais uma vez uma compra na minha opiniao desnecessaria porque nao e so o reactor mas tambem o resto do equipamento como por exemplo a botija. Mas e claro que se puder por um reactor os crescimentos serao sempre melhores sem duvida... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Muito interessante este teu ponto.

Já agora, uma curiosidade, uma vez que tens o reactor de Ca a funcionar 24/7, a que Ph sai a água deste ? E fazes adição de kalk também 24/7 ou só no período nocturno?

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....e precipita os fosfatos.

Da mesma forma que níveis elevados de cálcio e carbonatos resultantes do uso de um reactor de cálcio. ;)

porque é que os aquários de menor volume e com corais duros não são merecedores de reactor de Ca?

É evidente que sim. O que está em causa é o consumo de CaCO3. Quanto mais organismos consumidores maior é a necessidade de um sistema mais eficaz que apenas a kalkwasser.

Eu entendo que até podemos ter aquários com um excelente crescimento de duros sem reactor de Ca e apenas com reactor de Kalk (aquário de exposição da Reefdiscus)

Mas ao que me parece é acrescentado aditivo de 2 partes de vez em quando. Lembro-me que pelo menos numa fase desse aquário havia essa prática.

Já agora, uma curiosidade, uma vez que tens o reactor de Ca a funcionar 24/7, a que Ph sai a água deste ? E fazes adição de kalk também 24/7 ou só no período nocturno?

Olá João, permite-me que responda também a esta questão. O meu também está permanentemente ligado, o pH do fluxo que sai do reactor vem a cerca de 6,35. A adição de kalkwasser também é permanente e corresponde a cerca de 50% da reposição de água evaporada (do osmorregulador bifurca e vai um tubo para o reactor de kalk e outro directamente para a sump). O pH do aquário ronda 8,10, a alcalinidade a 11ºdKH e o Ca a 480 ppm.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João,

 

A pergunta não era (totalmente) desinteressadapois vou montar um aqua (em fim de Abril-Maio), com os 2 reactores estou a analisar várias possibilidades quanto ao funcionamento conjunto.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem lá vamos nós :lol:

 

Citação:  

....e precipita os fosfatos.  

 

Da mesma forma que níveis elevados de cálcio e carbonatos resultantes do uso de um reactor de cálcio.  

 

E como ?

No caso do Kalk os iões OH- ligam-se ao PO4 , precipitando e este precipitado é adsorvido pelas microbolhas sendo removido pele escumador.

No caso do Carbonato de Cálcio como é que isto acontece?

 

E outra coisa a favor do Kalk : saponificação , isto é, incrementa a funcionalidade do escumador.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desde já quero agradecer a todos por terem deixado os vossos pontos de vista, alguns bem diferentes, mas todos com a mesma finalidade manter o aquario o mais estavel possivel. os meus parabens e continuem porque está aqui um topico bem interessante e decertesa que nao é so a mim que estao a ajudar :lol: :D :D

abraço

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do Carbonato de Cálcio como é que isto acontece?

:lol: :D ehehehe

A formação de cristais de carbonato de cálcio implica ligações de variadíssimos iões (não só cálcio e carbono), nomeadamente magnésio, flúor, estrôncio, borato e, muito significativamente, fosfatos (PO4---). O fosfato perde a sua condição de ião livre para integrar cristais de carbonato de cálcio, ou seja, está menos disponível como nutriente para algas indesejáveis. A "absorção" de fosfatos desta forma pode até atingir 70% dos iões livres de fosfato, dependendo da sua concentração e do ritmo de cristalização de CaCO3.

Quando temos azares e precipitações de CaCO3, é frequente ver-se aparecerem alguinhas incomodativas agarradas a rochas e vidros onde ocorreu a precipitação (fosfatos). Não sei se te recordas com os azares que tive com as precipitações, mas estava sempre associado uma alguinha "chata" que ainda se vê em algumas rochas do meu aquário.

:D

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas eu cá prefiro que o escumador os leve de vez :lol: e que não fiquem acumulados no sistema mesmo que precipitados, não vão voltar um dia para nos assombrar, disfarçados de crashghosts.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claro que eu adoro reactor de cálcio e tenho um . Mas também meço regularmente os fosfatos com o teste da Roiwa e uso Rowaphos num filtro fluidizado ( muito mais eficaz) e uso Kalk embora não de uma for,ma continua porque ainda no outro dia tinha o calcio a 530 e basta-me 450 mg/lt. :lol:

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, já agora aproveito para te colocar uma questão sobre esse teste de fosfatos da Rowa. Sigo as indicações todas e no final aquilo dá-me praticamente incolor, ou seja, mesmo transparente, só com uma tonalidade qualquer muito leve. Não consigo comparar com as cores do cartão. Zero fosfatos, de acordo com o cartão, tem um tom muito ténue creme esverdeado, portanto, também não é incolor.

Qual é o teu critério? As tuas medições dão resultados exactamente idênticos a cores do cartão?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou usar 500 ml de Rowaphos num filtro fluidizado que fiz. Mas mesmo quando não uso o resultado do teste é o mesmo.

Provavelmente a Chaetomorpha também dá aqui uma ajudinha.

Obrigado

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais