..::projecto cubo - preciso de ajuda obrigado::..


Frederico

Recommended Posts

olá a todos,

 

Estou a pensar montar um cubo 60x60x60 que perfaz 216 litros brutos de água...o que deve dar num total de 200 litros de água.

 

iluminação posso dizer desde de já que vou por HQI (projector)

 

agora gostaria de saber o que aconselham de equipamentos.

 

já vi reef's bem loucos em cubos e acho que consigo fazer uma coisa bem gira com estas dimensões.

 

fico entao a espera das vossas opiniões

 

desde ja agradeco a atenção

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico.

 

De uma forma rápida

 

Escumador - Hang on para o caso de não teres sump (não referes no teu post) - Deltec MC 500. Se colocares uma sump no teu sistema, o escumador que referi anteriormente também lá pode ser colocado. Há alternativas mais baratas - Aquamedic, Prizm, etc. mas não aconselho. Um escumador de qualidade e sobredimensionado, permite uma grande margem para os erros normais de principiante (normalmente excesso de matéria orgânica no sistema)

 

Circulação - Depende do tipo de corais que queiras vir a manter. 15 a 30x o volume do sistema é um turnover normalmente aconselhado. Tunze ou Marea serão boas soluções.

 

Iluminação - HQI de 150W ou mesmo 250W com a temperatura de cor que mais te agradar - 6500 / 10000 / 14000K. Podes sempre complementar com umas T5 actinicas.

 

O resto são os equipamentos banais - termostato, termómetro, densímetro, kits de teste etc

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá duarte conceiçao,

 

muito obrigado pela tua disponibilidade em prontamente teres respondido ao meu post...então é assim quanto a sump não vou ter porque simplesmente não gosto...pode ter muitas vantagens mas tambem tem outras como o ruido e alem do mais este aquario e para ficar na marquise ao lado da sala por isso não pode ter ruido(muito ruido :? )quanto a iluminação vai ser um projector HQI 150 watts com temperatura de cor de 14.000 kelvins...

 

a minha grande duvida reside no escumador queria uma coisa não muito cara aliada a uma boa prestação porque nao quero problemas...

 

quanto aos corais tou a pensar ter todos os que eu gostar porque penso que com as dimensões do aqua...aliado a uma boa corrente...e tambem a iluminaçao acho que não tenho problemas penso eu :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, o Duarte já disse tudo!

 

Se não vais colocar sump (embora o factor ruído por sí so não seja exclusivo, já que se conseguem fazer sumps sem ruído) o melhor escumador é mesmo o Deltec MC 500.

 

quanto aos corais tou a pensar ter todos os que eu gostar porque penso que com as dimensões do aqua...aliado a uma boa corrente...e tambem a iluminaçao acho que não tenho problemas penso eu
Exacto, a única preocupeção mais concreta é colocares peixes compatíveis com os corais que queres ter, de resto mais circulação menos circulação, mais luz menos luz, consegues ter todos os corais. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah tou mesmo contente e ainda por cima so preciso do escumador e do aquario que vou mandar fazer....de resto...tenho tudo....e o projecto ate tem pernas para andar e ainda por cima não tenho restrições para corais... :D quanto a peixes...nao quero ter nada de especial...quero ter um casal de palhaços ou entao 2 casais...e um casal de mandarins...mas os peixes ja e outra fase...primeiro ainda tou na montagem :? ...gosto de fazer as coisas com muita calma e paciência para proporcionar aos habitantes do aqua o melhor possivel :D

 

quanto e que custa em media o escumador Deltec MC 500?

Quanto a sump e uma mania minha de não gostar....quem tem não me leve a mal :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não te quero desiludir mas um escumador faz muitíssimo mais ruído do que uma sump bem projectada.

 

Aliás para mim a melhor forma de nos defendermos da chinfrineira do escumador é precisamente fazer uma sump onde ele esteja alojado. Depois "basta" fechares o móvel e forrá-lo interiormente com placa de isolamento acústico.

 

Um cubo como o teu pede um furo no vidro de base com queda directa para a sump.

 

Se queres ver porque é que a minha sump não faz ruído vê:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34955

 

A ideia não é de todo minha, 8) limitei-me a adaptar o que um amigo meu tinha feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois realmente tens toda a razão nuno prazeres...com sump ate posso diminuir o ruido de forrar o movel....e assim ate pouco espaço no aquario...a nivel d equipamentos la dentro...cmo escumador...termoestato...olha da-me alem destas 3 boas razoes para fazer sump...quero mesmo saber a tua opiniao :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adiantando-me ao Nuno, posso dizer que uma sump é benéfica pelas seguintes razões:

 

- "Esconder" material

- Logística de trocas de água e manutenção do aquário.

- Aumento do volume de água!

- Aumento da oxigenação e por inerência do ORP.

- Diminuição da temperatura da água.

- Aumento da evaporação (discutível mas genericamente é uma vantagem).

- Possibilidade de aplicar um refúgio.

 

Julgo que as principais vantagens serão estas. Mais haverá, mas estas serão as principais, quanto a mim.

 

A principal desvantagem é o custo. Em teoria é mais caro fazer uma sump do que não a fazer... :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pouco tenho a adiantar ao meu amigo Hugo.

 

Eu não concordo com sumps tipo 3 em um: DSB, Refúgio, Depósito de equipamento.

 

No entanto descobri as virtudes da Chaetomorpha que é uma macro-alga que além de ter níveis de crescimento muito bons, não só não enraiza pelo que não interefere com o sustrato (contrariamente à Caulerpa) mas também permite alojar uma quantidade incrível de bicharada.

 

Por este motivo tenho a sump iluminada em contra-ciclo com um novelo de Chaeto mas sem substrato. Acredito que isso:

1 - ajuda a manter a concentração de CO2 na água mais estável e consequentemente tamém o pH

2 - aumenta a população de zooplancton do sistema

3 - absorve grandes quantidades de nutrientes

 

Esta seria a outra razão para usar sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui a opinião de mais um maçarico nestas andanças ;)

Eu tenho uma pequena sump, e não me arrependi nem devo arrepender do trabalho extra que deu a sua montagem.

Quanto ao custo mais elevado... é fazer as contas, mas é verdade (mais vidro, mais PVC, mais uma bomba de retorno,...).

 

:oops: A grande vantagem que encontro na sua utilização é mesmo a desaparecimento de grande parte do equipamento do aquario principal.

:) Outra boa vantagem é o nível de água no aquário principal se manter constante.

:D Outra vantagem a ter em conta é a acumulação de detritos na sump onde são mais facilmente tirados.

;) Uma outra vantegem que descobri à dias (tive que desactivar a sump por uns dias) é que o meu aquário sem a sump cria uma camada meio gordurosa a superficie que não é muito estética e aparentemente parece reduzir a quantidade de luz que entra na água!!!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Citação

 

Uma outra vantegem que descobri à dias (tive que desactivar a sump por uns dias) é que o meu aquário sem a sump cria uma camada meio gordurosa a superficie que não é muito estética e aparentemente parece reduzir a quantidade de luz que entra na água!!!

 

 

Não só reduz a quantidade de luz que entra na água, como também não permite as trocas gasosas uma vez que a água á superfície está "parada". Deve-se colocar uma powerhead a movimentar a água na superficíe.

 

Michele

solj.gif

Michele Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais