Kenshin Publicado Fevereiro 5, 2006 Publicado Fevereiro 5, 2006 Boas! Antes demais queria dizer que sim, pesquisei pelo forum e por diversos topicos do mesmo em busca de respostas para o meu problema, nao tendo encontrado decidi abrir novo topico. A minha duvida nao se debruça sobre o como preparar a reprodução dos bettas pois ja pesquisei tanto aqui no forum como na net sobre esse assunto e penso ter feito tudo correctamente, a minha questao é outra. O macho ja fez o ninho ha cerca de 24h e a femea ja se encontra com aquela saliencia à frente da barbatana inferior, contudo, quando solto a femea da maternidade, ela limita-se a fugir do macho e o macho persegue-a e faz investidas contra ela. Até aqui, por aquilo que ja li, tudo estaria normal, mas eu nao sei até que ponto posso considerar normal aquele comportamente... de tal forma a femea ja tem a barbatana inferior quase toda destruida... nao percebo o que se passa...penso ter feito tudo bem e nao quero que a minha femea seja morta pelo meu macho. Entretanto voltei a po-la na maternidade. Sera melhor interromper o processo por agora e voltar a po-los no aquario comunitario? Tambem nao queria mante-los mt tempo no aquario mais pequeno pois tem poucas condiçoes... O que deverei fazer? Conto com a vossa experiencia e muito obrigado.
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 No início também andei a fazer isso, com medo que o macho matasse a femea... curiosamente, só consegui que acasalassem quando me chateei de andar nessa vida e fui dar uma volta a tarde inteira, deixando a Nataureza actuar, para o bem e para o mal... qaundo cheguei tinha um monte de ovinhos no ninho... a femea estav um bocado maltratada sim, mas depressa recuperou. Pior mesmo é depois consegui criar a prole, são uns sacaninhas difíceis... Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
Tiago Sousa Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 É mesmo assim, eu esperei 48 horas de porrada na femêa até ela se submeter ao macho, deixa as coisas correrem normalmente e alimenta-os bem, principalmente a femêa depois de fazerem a postura. Abraço Tiago Sousa
Bangai Publicado: Fevereiro 6, 2006 Publicado: Fevereiro 6, 2006 Boas Tenho uma duvida quanto à reprodução de betas e que foi sempre o que me fez nunca tentar reproduzir esta espécie: quando as crias se tornam adultas como é que fazem com os machos que drivam dessa ninhada uma vez que não podem estar juntos, ao contrário das fêmeas? Cumprimentos
Sérgio Costa Publicado: Fevereiro 6, 2006 Publicado: Fevereiro 6, 2006 Boas. Bangai: Dado que a situção é temporária, existem diversas soluções: Eu, por exemplo, construí uma bateria com capacidade para 10 machos (água aquecida e filtrada). Mas sei de outros casos (o do Jorge Bento, por exemplo) em que ele tem uns quantos garrafões da água sempre a postos para separar os machos... Podes ainda usar outro recipiente qualquer (copos, fracos, etc...) que tenha boa capacidade (a mim já me ocorreu usar as canecas das festas da cerveja ) Para soluções provisórias, pequenos recipientes, mas com volume satisfatório (2 litros com renovação diária de 100ml - penso que seja o ideal). Para manteres mesmo os peixes, volumes maiores... Cumprimentos.
wassuuup Publicado: Fevereiro 6, 2006 Publicado: Fevereiro 6, 2006 Ois tass Na esquecer que as baterias em que a água é partilhada por todos os machos, mesmo com filtro, deve dar com os machos em loucos. Visto que estes têm uma urina toxica uns para os outros, e ésta deixa-os stressados visto que anda por ali outros machos. Na basta só tapar a visão dos outros machos, se a água for a mesma, eles sabem-no pela urina uns dos outros. No que diz respeito a essa chapada toda, para já convem mesmo ter a certeza de que é um macho e uma fêmea. Há fêmeas que depois vai-se a ver e são machos. Ainda á coisa de 2 semanas tive um assim. Pensava que éra fêmea e ás tantas começam as barbatanas a crecher á maluca Depois para abreviar ao maximo o tempo em que o macho anda há chapada com a fêmea, deves fazer o tal acondicionamento sobre o qual já lêste de certeza certo :D Esse acondicionamento é importante tambem para isso, primeiro faz com que a fêmea comece a desenvolver ovos que nem uma doida, e depois dá aos dois uma oportunidade de se familiarizarem um com o outro. Quando os soltares em prencipio a chapáda já não será tanta :D Portem-se wassuuup
Kenshin Publicado: Fevereiro 6, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2006 Obrigado a todos pela a ajuda wassuuup, sim eu segui todo o processo de acondicionamento. E sim, penso ser mesmo uma femea dado que tem o oviduto saliente é bem mais pequena que o macho...mas já agora aproveito para referir outra situação que se está a passar: o nicho do macho é bastante pequeno...diria que tem uma àrea de aí 4 moedas de 50 centimos..é normal? Abraço
cafaisca Publicado: Março 4, 2006 Publicado: Março 4, 2006 boas o meu caso e diferente, o macho nao faz ninho nem por nada... ja os juntei, ja separei, a femea ja levou uma daquelas tareias que esta toda esfarrapada e ele nada... nada de bolhas... ela cheia que nem um ovo e o gajo deve ser larilas... mas neste momento e o unico que tenho.... http://magicdiscus.blogspot.com/ Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts