filtro certo? (agua verde... help!!!!)


joaoreis00

Recommended Posts

boas... sou novo neste "mundo" e tenho aki uma duvida k me deixa 1 pouco confuso... desculpem se nao tiver a postar no local certo!

 

tenho uma duvida em relação ao filtro...

 

tenho 1 aquario de pra i 60litros e sempre usei o filtro de origem... tinha a tipica esponja e depois 1 saquinho de "carvao activo" agora comprei 1 novo filtro (Tetratec IN600plus) http://www.aquaristikprodukte.de/ima...ttel/in600.jpg

 

so k esse nao traz carvao (traz 2 compartimentos com esponjas)... sera isso normal?... o carvão nao é preciso?!

 

cumps []

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tb tenho um filtro desses.

O carvão só é necessario para retirar resto de medicamentos, urina ou coloração da agua.

Num plantado nem é aconselhavel por retirar certos nutrientes necessarios as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é q agora tenho a agua verde e nao sei como a limpar... ja mudei pra i 50% da agua qd meti o filtro novo mas ate agora a agua continua verde... nao se limpa... sera por falta do carvao?!?!?!

 

HELPPPPPPPPPPPPPPPPP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim a água só fica verde se eu colocar medicamentos ( Tetratonic ou qualquer coisa assim ) mas passado alguns dias com uma coloração verde acaba por passar ...

 

Não estaras a referir-t ao "verdete" nos objectos la dentro... tipo no vidro ... e parece k é a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse verde que dizes ( se for a agua que esta mm vede e n os vidros ) sao algas em suspensao, e é dificil ( mas n impossivel ) livrares-te disso.

 

a soluçao mais eficaz, rapida e cara é comprares uma lampada UV ( e para isso achoq ue precisas de filtro exterior, uma vez que a UV se monta na mangueira do filtro;acho que n ha UV's para aplicar no aquario doutra maneira ). a UV esteriliza-te literalmente a agua ( mata tudo o que apanhe com a sua radiaçao ) ou seja, mata-te as algas e elas acabam por desaparecer.

 

maneira mais trabalhosa, demorada, mas substancialemnte mais barata. fazes mudas de aguas regulares,lipezas ao filtro mais regulares, podes ate adicionar uma plantas ( as plantas retiram os nutrientes da agua mais depressa que as algas, deixando-as sem "aliemento" ) e caso sejam compactiveis com a tua agua e a tua cumunidade de peixes podes ver se encontras uns camaroes madeiras ( têm umas patinhas peludas, que n sei como se chamam, que usam para filtrar a agua, e alimentam-se das particulas em suspensao na agua que apanham com essas patas.

eventualmente as algas acabarma por desaparecer ou diminuir.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiiii.... isso ja é mt a frente... nao tenho assim tantos conecimentos ainda :? tou ninto a mt pouco tempo!!

 

a agua ta meio turva/esverdeada pq andei mt tempo sem limpar o filtro... agora a pouco tempo limpei bem o filtro, mudei pra esse tal filtro novo q referi no 1º post so k esse filtro nao tem carvão activo (pra dizer a vdd nunca soube pra k servia tal koisa)...

 

ja me tinha acontecido isso mais vezes so k mudando parte da agua e pondo o filto (antigo com carvao e tal) a trabalhar, a agua ia ao sitio...

 

agora com este filtro novo (k supostamente devia ser bem melhor k o antigo) a agua nao tem particulas a bailar nem nada mas continua turva/esverdeada...

 

agora meti o filtro antigo tb a filtrar com o carvão a ver se isto se resolve...

 

 

afinal... é importante ou nao ter carvão no filtro?!?!

 

thx por tudo

 

PS: q raio é isso de " (palavra corrigida) " ???? impressao minha ou o forum corrige as palavras?! omg!!!! :wink::roll::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya o forum corrige abreviaçoes :wink:

 

tu e que pensas que n tens particulas na agua, mas se vez a agua verde, é pq anda la alguma coisa a boiar :roll: e sao quase de certeza algas.

 

o carvao é apenas usado para filtragem quimica, qd queres remover, por exemplo, medicamentos da agua. de resto penso n ter grande funçao. n sei que outras substancias o carvao absorverá, e de qq das formas tem qd se usa, e preciso mudar ao fim de um tmepo pq satura.

 

admitindo que sao algas, so te livras elas das duas maneiras que te disse em cima.

 

que e que n percebeste para eu ver se consigo explicar melhor.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações! :roll:

Eu tb sou novo nisto mas acho que já li por aqui no forum que o aparecimento de algas verdes pode estar relacionado com uma exposição do aquario à luz solar. Se for o caso tens de o por "à sombra"!

:wink:

O meu aquario AQUI

Feedback nos negócios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva! :oops:

 

Tive há uns tempos um problema semelhante com àgua verde, mas mesmo muito verde.

 

Confesso que tentei muitas das coisas que li serem soluções relativamente baratas para o problema, uma vez que um filtro UV não é propriamente barato e como tal, resolvi deixá-lo como ultimo recurso.

 

Embora hajam pessoas que têm esse problema e que, felizmente para eles, é daquelas coisas que desaparecem com o tempo, o meu só piorou e desaparecer com o tempo não parecia fazer parte dos planos daquelas malfadadas algas!

 

Como disse, fiz quase tudo para tentar resolver o problema:

 

- Black out de 72h - melhorou mas passado uns dias o verde voltou para ficar.

- Flocolantes (penso ser este o termo!) - não vi melhorias!

- Trocas de àgua constantes - melhorava na altura mas depois as algas voltavam à carga.

- Alguns químicos que supostamente seriam indicados para o caso - também sem sucesso!

 

Até que um dia, já quase resignado ao meu destino com aquela "bonita" sopa de ervilhas e mentalizado que teria de comprar um filtro UV, dei de caras com este artigo num fórum brasileiro de aquariofilia.

 

A diferença foi como da noite para o dia! Depois de quase 3 meses a olhar para uma massa coloidal verde, voltei a ver o fundo do meu aquário passado menos de uma semana (sim o meu problema era mesmo extremo :? )! Ainda assim, durante o período em que tive essa engenhoca a funcionar, fiz TPA's constantes, de inicio foram mesmo diárias, que penso ter ajudado também a resolver o problema (aliadas ao filtro improvisado!).

 

Os cartuchos que encontrei não são iguaizinhos aos expostos no artigo, mas encontrei uns semelhantes, que não são mais que uma malha de algodão e custam entre €1 a €5 dependendo do tamanho.

 

O mais caro mesmo será a powerhead que te custará uns €20 no máximo!

 

Enfim, espero que o teu encontro com a àgua verde não seja tão radical como foi o meu mas ao menos ficas aqui com mais uma maneira de se resolver o problema.

 

Jorge :wink:

 

PS: embora os métodos que descrevi mais acima não tenham funcionado comigo, há quem os tenha tentado e tenha tido resultados satisfatórios com eles. É uma questão de experimentares!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Clearol é um dos produtos "floculantes", de que fala o Gunshin, que provoca a floculação das particulas (neste caso algas) em suspensão.

 

na altura experimentei vários produtos antialgas, como o "algol" mas sem sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... o carvão tb nao resolveu o assunto... por ultimo axo k vou experimentar 1 tratamento k ali tenho "anti-algas"... a ver se isto melhora!!! senao vou experimentar isso ai do artigo :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

<span style='font-size:18pt;line-height:100%'>Viva! :oops:

 

Tive há uns tempos um problema semelhante com àgua verde, mas mesmo muito verde.

 

Confesso que tentei muitas das coisas que li serem soluções relativamente baratas para o problema, uma vez que um filtro UV não é propriamente barato e como tal, resolvi deixá-lo como ultimo recurso.

 

Embora hajam pessoas que têm esse problema e que, felizmente para eles, é daquelas coisas que desaparecem com o tempo, o meu só piorou e desaparecer com o tempo não parecia fazer parte dos planos daquelas malfadadas algas!

 

Como disse, fiz quase tudo para tentar resolver o problema:

 

- Black out de 72h - melhorou mas passado uns dias o verde voltou para ficar.

- Flocolantes (penso ser este o termo!) - não vi melhorias!

- Trocas de àgua constantes - melhorava na altura mas depois as algas voltavam à carga.

- Alguns químicos que supostamente seriam indicados para o caso - também sem sucesso!

 

Até que um dia, já quase resignado ao meu destino com aquela "bonita" sopa de ervilhas e mentalizado que teria de comprar um filtro UV, dei de caras com este artigo num fórum brasileiro de aquariofilia.

 

A diferença foi como da noite para o dia! Depois de quase 3 meses a olhar para uma massa coloidal verde, voltei a ver o fundo do meu aquário passado menos de uma semana (sim o meu problema era mesmo extremo :? )! Ainda assim, durante o período em que tive essa engenhoca a funcionar, fiz TPA's constantes, de inicio foram mesmo diárias, que penso ter ajudado também a resolver o problema (aliadas ao filtro improvisado!).

 

Os cartuchos que encontrei não são iguaizinhos aos expostos no artigo, mas encontrei uns semelhantes, que não são mais que uma malha de algodão e custam entre €1 a €5 dependendo do tamanho.

 

O mais caro mesmo será a powerhead que te custará uns €20 no máximo!

 

Enfim, espero que o teu encontro com a àgua verde não seja tão radical como foi o meu mas ao menos ficas aqui com mais uma maneira de se resolver o problema.

 

Jorge :wink:

 

PS: embora os métodos que descrevi mais acima não tenham funcionado comigo, há quem os tenha tentado e tenha tido resultados satisfatórios com eles. É uma questão de experimentares!</span>

 

Isto resulta? Alguém experimentou?

 

Estou farto de procurar este tipo de artigo e não encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se calhar é isto que procuras, filtro de diatomáceas. Não sei quanto custa.

Tens substracto fértil? Terás ficado com nutrientes a mais na água?

Uma boa maneira de acabar com a água verde é pôr daphnias. Elas comem as algas unicelulares, e quando puzeres os primeiros peixes eles ficam todos contentes, quase todos adoram comê-las.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se calhar é isto que procuras, filtro de diatomáceas. Não sei quanto custa.

Tens substracto fértil? Terás ficado com nutrientes a mais na água?

Uma boa maneira de acabar com a água verde é pôr daphnias. Elas comem as algas unicelulares, e quando puzeres os primeiros peixes eles ficam todos contentes, quase todos adoram comê-las.

 

Cumps,

João

 

 

Boas joão,

 

Sim, tenho substrato fértil... desconfio ter sido disso. Coloquei as plantas, remexi o substrato, veio nutrientes a mais para a água... Onde é que encontro as Daphnias? Tenho tentado em lojas e nunca as vejo...

 

Obrigado pela dica, acho que vou seguir.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos, não li todas as respostas por isso posso estar a duplicar a resposta de alguém. Mas se tens algas é porque tens desequilíbrios na água, já fizeste testes? Estão normais? Podes meter filtro UV, podes tirar o aquário de perto de uma janela, etc, mas como uma água não equilibrada não perdes as algas. Cumprimentos.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joão,

 

Sim, tenho substrato fértil... desconfio ter sido disso. Coloquei as plantas, remexi o substrato, veio nutrientes a mais para a água... Onde é que encontro as Daphnias? Tenho tentado em lojas e nunca as vejo...

 

Obrigado pela dica, acho que vou seguir.

 

Abraço

 

Eu tenho cá algumas, à venda só conheço na internet mas agora está muito calor para enviar daphnias pelo correio.

Também se podem colher em tanques, lagos ou ribeiros onde as haja, mas não te sei dizer nenhum local.

 

Cumps,

João

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a agua do aquário fica verde isso é provocada por uma alga unicelular que este fenómeno pode ter origem em algum pico de amónia, baixos níveis de CO2 ou um desequilíbrio de nutrientes.

Para erradicar esta alga trata-se com um blackout seguida de uma forte mudança de agua ou em situações limite a compra de um filtro UV como muita gente já referiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno tens elódea?

No laguinho do quintal foi o que acabou com a água verde.

Lembrei-me porque hoje de manhã tinha o meu vodafone da água verde quase transparente. Dei voltas á cabeça, porque raio é que um cubo que está verde há mais de 2 meses fica assim da noite para o dia. Depois lembrei-me que ontem á noite em vez de o atestar com água dos alevins foi com água de um aquário que está cheio de elódea há uns meses, só com 2 canaliculatas.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno tens elódea?

No laguinho do quintal foi o que acabou com a água verde.

Lembrei-me porque hoje de manhã tinha o meu vodafone da água verde quase transparente. Dei voltas á cabeça, porque raio é que um cubo que está verde há mais de 2 meses fica assim da noite para o dia. Depois lembrei-me que ontem á noite em vez de o atestar com água dos alevins foi com água de um aquário que está cheio de elódea há uns meses, só com 2 canaliculatas.

 

Cumps,

João

 

 

Obrigado João,

 

Pela pesquisa que fiz, dá-me ideia que é muito confundida ou é mesmo outro nome para a Egeria Densa? Pelo menos o google relaciona as duas coisas...

É que Egeria eu tenho.

 

Vou já ver isso da elódia. Se conseguir arranjar, vou optar por esse caminho em principio se os niveis da água tambem estiverem bem.

 

Abraço

Editado por BrunoFrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também ainda não percebi se é a mesma coisa ou se a que eu tenho é a Egeria densa.

 

No lago só resultou quando ficou muita. No cubo foram umas horas para reduzir muito, não sei se acabaria mesmo transparente, não é isso que quero, dá-me jeito para alimentar as daphnias. Já fiz uma tpa de 50% com água dos alevins e acrescentei um pouco de água um pouco verde de um garrafão.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.