Plantas a morrer rapidamente


Bytter

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um pequeno aquario que comprei a cerca de 3 meses. Neste momento tem 2 coridoras (1 albina e 1 pintalgada), 4 guppies (3 femeas e 1 macho) + 4 guppies com 1 mes de idade (ainda nao sei o sexo deles) e ainda 14 guppies com 5 dias de idade).

 

Semanalmente mudo 5litros de agua tratada com AquaTan. Uso agua de garrafao com ph de 6.8 uma vez que a minha agua da torneira tem imenso ferrugem e um pH de 8. Fiz o ciclo de amonia com nitrivec durante 1 mes e desde entao as leituras de amonia/amoniaco/nitritos estao sempre a 0. Tenho um filtro da Tetra com esponja mas tenho usado no fundo ceramica e carvao activado para complementar a filtragem melhor.

 

Aparentemente parece estar tudo bem, tirando 2 coisas: a) recentemente a agua comecou a ficar bastante verde/amarelada. De inicio pensei que podia ser um surto de algas de forma que comprei Tetra AlgaMin e apliquei 15ml. Resultado: agua AINDA mais turva...

 

Apos isso comecei a fazer trocas parciais de agua diariamente (1.5l). Diminui tambem a quantidade de comida... Infelizmente, nao tive resultados. A agua continua sempre a sair amarelada.

 

Como nao podia bastar, "algumas" plantas comecaram a morrer. Primeiro foram umas "Egeria Densa"... Tinha uns 8 pes e hoje so me sobra um... Todos comecaram a ficar moles e amarelos, ate que se foram dissolvendo. Depois outra planta que estava impecavel (nao sei o nome mas tem umas folhas tipo espada, e sao relativamente baixas), de repente morreu quase totalmente em 5 dias (sobraram umas 3-4 folhas que espero serem suficientes para recuperar)... Junto com esta outras tambem comecaram a decair, quando outrora estavam a crescer a olhos vistos (na pratica reduzi o volume de plantas a 2/3 em apenas 2 semanas).

 

Tenho deitado diariamente uns 5ml de Tetra PlantaMin, mas sem grandes resultados...

 

Alguem me pode dar alguma ajuda nisto??

 

Obrigado desde ja!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O aquario leva aproximadamente 32L. As dimensoes não sei ao certo (não estou em casa), mas são aproximadamente 50x30x40. A Iluminação penso não ser nada de especial, apenas um daqueles reflectores de luz branca comprada no continente que encaixava mesmo por de cima do aquario na zona do vidro. A água "típicamente" não está exposta à luz solar, e quando está é sempre de forma indirecta. Tenho-a a 26.C (lida num termometro de mercurio no canto oposto ao da resistência). Quanto a fertilizantes apenas coloco 5ml "Tetra PlantaMin" sempre que mudo a água, se bem que apliquei 1 vez à cerca de 3 semanas atrás 15ml de "Tetra AlgaMin" (na minha opinião, ainda foi pior!!).

 

Obrigado,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As carecterísticas de um aqua para as plantas se darem variam sempre de planta para planta, havendo muitas vezes uma adaptação mais lenta a condiçoes que não sejam as ideias.

 

Acho que acima de tudo, toda a planta gosta de luz e fornecimento de CO2.

Muitas vezes, nem sequer os adubos líquidos são necessários...

Segundo me parece, estás a "acreditar" muito nesse "Tetra PlantaMin".

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A Iluminação penso não ser nada de especial, apenas um daqueles reflectores de luz branca comprada no continente que encaixava mesmo por de cima do aquario na zona do vidro.

 

A iluminação num plantado ou minimamente plantado é das coisas mais importantes. O teu problema talvez resida mesmo neste ponto.

Tenta saber qual a proporção de watts por litro que tens no teu setup. Se for inferior a 0.5 tens falta de luz. Se for entre 0.5 e 1 tens só pouca luz(não é muito grave).

è tambem importante o numero de horas consecutivas que a lampada deverá estar acesa. Entre 10 e 12h é o ideal.

Não ponhas mais fertilizante, que as plantas nitidamente não estão a conseguir consumir.

Pára tambem com os quimicos anti algas. (Deita os fora mesmo. Nem em ultimo caso devem ser usados.)

Finalmente, faz TPAs, muitas TPAs.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a aplicar PlantaMin em excesso. 5 ml por dia para um aqua desse tamanho é demais. Pessoalmente sou contra os anti-algas por duas razões:

1- Não eliminam definitivamente as algas

2- Muitos prejudicam as plantas

 

O que tens a fazer é mudar 50 % da água e deixar a luz apagada durante dois dias. Se puderes tirar as plantas e mete-las num recipiente iluminado pela luz do aqua era bom para não prejudicar o desenvolvimento.

Entretanto se o que tá a dar cor à agua do aqua forem algas, acabam por morrer. Dá notícias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.. Essas CAPS-LOCK todas deixaram-me suficientemente alarmado, ate porque acabei de encher um aquario novo que comprei hoje de 100l com agua de garrafao (procurei especificamente uma com PH de 7).

 

A questao e que antes usava agua da minha torneira (que tem ph de :lol: e os peixes nao se aguentavam 3 dias... Desde que comecei a usar agua de garrafao, nunca mais morreu nenhum... Claro que ela e previamente tratada com Sera AquaTan...

 

Podes-me explicar essa relacao entre agua de garrafao e catastrofe iminente? :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Antes de mais obrigado a todos pela atenção que me têm disponibilizado.

 

Como já disse no post anterior, comprei ontem um aquário de 100l (tou a ficar viciado...). As medidas exactas sao de 100x30x40. Enchi-o com 20Kg de Areao de Rio, e cerca de 90l de agua. Lavei previamente o areao com bastante agua ate sair o lixo todo (que mais parecia lama). Neste momento a agua esta ainda bastante "leitosa" e tenho um filtro de marca desconhecida (vinha com o aquario.. acho que e AquaPor), que debita uns 1000l/h e produz um ruido que parece um frigorifico, a correr. O filtro leva apenas esponja e tem uma zona com carvao activado. Nao sei se nao posso kitar este filtro por enquanto e colocar no seu fundo alguma ceramica que tinha do outro aquario por causa das bacterias nitrificantes. Conselhos?

 

Como nao quero fazer asneira (sou maçarico, tou nisto a pouco mais de 3 meses), e vejo que é muito facil fazer, como e que me aconselham a preparar este novo aquario para receber os meus peixinhos e plantas antigas?

 

Uma coisa que reparei foi que a lampada de 100cm que vinha tem apenas 30w. Seguindo a tal regra de 1w/litro, devia ter uma de 100w. É possível eu kitar o reflector que veio para lhe meter uma lampada mais potente? Tenho que mudar algum componente eléctrico para tal?

 

A resistencia que veio é de 200W. Conseguiu aquecer o aquario dos 11º aos 17º em 1h. Tenho o termometro de mercurio na ponta oposta à resistência. Preocupa-me o facto de a agua não ficar uniformemente aquecida. Deverei colocar outra resistência mais fraca na outra ponta do aquário?

 

Quanto as plantas, vejo que o meu substrato não é o melhor. Aconselham-me a adicionar alguma coisa?

 

Finalmente, não tenho bomba de ar, embora estive tentado a comprar uma. O Filtro tem uma entrada especifica para bomba de ar. Devo fazer isso? Por outro lado eu gostava de me aventurar num projecto de DIY de um filtro externo. Acham melhor poupar tostoes nessas coisas e concetrar-me a fazer esse filtro? Acham que posso usar a bomba deste AquaPor 1000l/h nesse filtro externo?

 

Muitas perguntas :wink: Se se derem ao trabalho de responder, pah.. O meu grande obrigado pois têm uma grande paciência para aturar noobs como eu :lol:

 

Um Abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por partes, usar agua e garrafão ara mim parece-me mau, porque sai caro...fora isso, nao vejo problema.

 

quanto ao carvão activado, podes tirar, e por exemplo por um bocadinho de lã. Quanto á esponja, ou cortas a meio e metes cerâmica ou deixas estar.

 

Filtro externo usando o que já tens:

 

arranjas um balde de boca larga estanque de preferencia quadrado/rectangular, ou seja, faces direitas.

 

arranjas acessórios de rega que te vão permitir fazer as passagens pelas paredes do balde, e claro, vedantes (o-rings) para essas peças.

 

abres um buraco em numa das laterais na parte de cima, é aqui que vai ser a entrada de agua, tens de abrir o buraco de acordo com as dimensões dos acessórios de rega.

 

abres outro buraco ligeiramente mais abaixo, é aqui que vai ser a sadia de agua do filtro, metes os acessórios de rega e metes uma mangueira a ligar a saida do balde da parte de dentro á saida do filtro.

 

abres um buraco na tampa , e vais ter de cortar o fio ao filtro porque a tomada nao passa no buraquinho. passas o fio no buraquinho (quanto mais á justa for o buraquinho, melhor) e depois vedas ou com araldite ou com cola para PVC? eu apostava mais na aaldite.

 

remendas o fio.

 

pronto, tens um filtro externo e podes encher o balde com mais matérias filtrantes.

 

quanto á luz, sim podes kitar, vai á secção DIY e vais la ver muita coisa.

 

quanto á resistência é mais do que o suficiente, se tiveres uma boa circulação de agua não tens de te preocupar com falta de uniformidade.

 

se fizeres o filtro externo esquece a entrada para ar do filtro, mas desde que tenhas boa agitação superficial, chega oxigénio suficiente aos peixes.

 

Se não fizeres, essa entrada só precisa de um bocadinho de tubo que saia para fora de agua, funciona por efeito de Venturi e portanto sem bomba de ar.

 

Quanto ao substrato, depende das plantas, informa-te melhor sobre isso, lê, lê, lê... uma ques~tao tão vasta é dificil de responder em poucas linhas e ja foi muito respndida.

 

abres outro buraco

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora um conselho para poderes mudar os peixes mais rapidamente:

Quando fizeres a TPA de onde estão so peixes não mandes a água fora e põe-na no aqua novo, bem como algum areão.

Isto porque o areão já leva algumas bactérias desnitrificantes e acelera a formação do ciclo do azoto.

 

Quanto à iluminação, tens o mesmo problema que eu tinha. O teu aqua deve ser igual ao meu, até nos acessórios (compraste no bricomarche?). O que podes fazer para não gastar muito dinheiro é montares dois casquilhos "domésticos" e meteres lá duas lâmpadas compactas (as chamadas económicas) dentro da calha. Eu com 15 € passei de 30 W para 70 W e acho a iluminação muito satisfatória. O único problema que encontrei foi o aparecimento das filamentosas, mas isso é normal.

 

Para diminuir o gradiente de temperatura (diferentes temps no aqua) podes meter o termostato perto da entrada do filtro e fazeres a água sair na outra ponta. Mas também tive um filtro desses e não dá muito jeito. Para além disso debita muita água e provoca muita corrente. Não aconselhava a usares no filtro DIY. Compra para aí de 400 l/h.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por partes, usar agua e garrafão ara mim parece-me mau, porque sai caro...fora isso, não (palavra corrigida) vejo problema.

 

Pois, mas é a unica alternativa que tenho a uma agua com ph de 8 e cheia de ferrugem... Nao sei o que e mais amarelo. A agua do meu aquario com o tronco la dentro, ou a agua que sai da torneira...

 

quanto ao carvão activado, podes tirar, e por exemplo por um bocadinho de lã. Quanto á esponja, ou cortas a meio e metes cerâmica ou deixas estar.

 

Qual e o objectivo da la? E, ja agora, que tipo de la posso usar? Tipo, posso fanar um daqueles rolos de la de fazer camisolas aqui em casa e meter la? Que quantidade meto?

 

Um abraco,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora um conselho para poderes mudar os peixes mais rapidamente:

Quando fizeres a TPA de onde estão so peixes não mandes a água fora e põe-na no aqua novo, bem como algum areão.

Isto porque o areão já leva algumas bactérias desnitrificantes e acelera a formação do ciclo do azoto.

 

Ja fiz isso logo no inicio com 5 litros de agua do aquario antigo.. Nao quero meter mais, porque como ha uns tempos meti anti-algas, isso pode esta relacionado com as plantas comecarem a morrer... Mas o que fiz foi trocar a esponja do filtro antigo (que tambem tem ceramica), e depois de lavada com agua do proprio aquario, meti-a no aquario novo... Espero que isso seja o suficiente para espalhar algumas bacterias nitrificantes. Ah, e tambem usei Sera Nitrivec... Agora esta ligado ha cerca de 60h so com umas plantinhas la dentro e a espera que a agua deixe de parecer leite com a quantidade de particulas que o areao libertou (e lavei o areao varias vezes com agua a ferver antes de meter la dentro...)

 

Quanto à iluminação, tens o mesmo problema que eu tinha. O teu aqua deve ser igual ao meu, até nos acessórios (compraste no bricomarche?). O que podes fazer para não gastar muito dinheiro é montares dois casquilhos "domésticos" e meteres lá duas lâmpadas compactas (as chamadas económicas) dentro da calha. Eu com 15 € passei de 30 W para 70 W e acho a iluminação muito satisfatória. O único problema que encontrei foi o aparecimento das filamentosas, mas isso é normal.

 

Comprei-o no Continente. 119€. Achei que era uma boa compra, tendo em conta o preço... Mas explica-me la melhor, tu mudaste alguma coisa de sitio dentro do reflector ou conseguiste meter essas lampadas compactas no espaço que existe entre a lampada e os balastros? Sera que me podes mandar umas fotos para ver como ficou o layout?

 

Outra coisa que andei a pensar.. nos chineses vendem umas lanternas com LEDs brancos (:?, baratos... 1,5€ a lanterna... Estava a pensar, seguindo a ideia de alguem aqui do forum, em usar os LEDs para simular a moon-light... Que acham?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais