[AJUDA] Mandarin


Miguel.RS

Recommended Posts

Boas ppl...ehehe desculpem o titulo mas não há nenhuma razão para alarme...o meu pedido de ajuda prende-se unicamente com a alimentação do mandarin...ainda não o tenho mas tenho o reservado e gostaria que o pessoal que já tem destes exemplares me dissessem o que lhe dão...com que o alimentam??? de momento todos os peixes do meu aquario comem muito bem artémia e Kent Platinum Reef Carnivore, acham que ele se dará bem com a comida de Kent???

Um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: eheheh brigado zanito...mas ....eu vi um artigo salvo erro no reefkeepping em que um tipo alimentava o seu mandarin azul usando um frasco de vidro com comida em grão ( e por isso perguntei se a kent carnivorous servia...) com uma abertura estreita para ele poder comer sossegado...eu tenho um yellow watchman goby e dois palhaços fora os invertebrados...acham que o mandarin terá problema em alimentar-se do chão??? que outro tipo de comida puderei fornecer-lhe???

 

Um abraço :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os mandarins alimentam-se fundamentalmente de pequenos crustáceos que encontram na RV (anfípodes e copépodes) e que são essenciais (senão a curto, seguramente a longo prazo) para suprir as suas necessidades alimentares.

Comem bastante, sendo capazes de dizimar uma população destes bicharocos em pouco tempo. Por isso não são aconselháveis para aquários não maturados e sem um mínimo de 40-50 kgs de RV (por mandarim), para que a população de anfípodes e copépodes se possa auto-regenerar.

É evidente que estes valores de RV não são absolutos, mas são um indicador-referência.

Alguns habituam-se, de facto, a comer artémia e mesmo granulado.

Mas isso não é a regra; é, claramente, a excepção.

A regra é morrerem à fome, caso não tenham a sua comida natural.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario pra ter condições minimas de manutenção de um mandarim precisa ter uns 400 litros... menos que isso é depender de artemias, que cedo ou tarde podem debilitar o animal.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario pra ter condições minimas de manutenção de um mandarim precisa ter uns 400 litros... menos que isso é depender de artemias, que cedo ou tarde podem debilitar o animal.

 

Que queres dizer com isto? Que a artemia debilita os peixes após x tempo ?

 

:twisted:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi a artémia não completa todos os requisitos nutricionais doandarin...faz sentido mas do mesmo modo também os tais pequenos crustâceos devem ser complementados?! e se o peixe de facto se habituar a granulado há hipotese de surgirem más nutrições?

 

Um abr :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joao...Mas...os nossos peixes (qualquer) também estão habituados a determinado alimento em liberdade e quando em nossas casas não resistimos a enfiar-lhes vitaminas na comida congelada...o que eu quero saber é se os mandarins mantidos com comida congelada ou seca granulada se mostram menos saudavéis que um com uma alimentaçao restrita a copépodes e anfipodes???

 

Obrigado

 

Abraços :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo-vos o site de onde comecei a pensar nos "mandarins a granulado" :shock:

 

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-02/.../nftt/index.php

 

Um abraço :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

As comidas em granulado e flocos de boa qualidade têm obrigação de ser altamente nutritivas e, nessa medida, responder às necessidades dos peixes, em geral.

Por isso, em abstracto, eu diria que se o mandarim começar a comer bem uma comida desse tipo, habituando-se a ela, é possível que fique em tão bom estado como um que continue a comer a sua comida "natural".

 

Pode é não ser fácil e ser mais fácil que eles peguem em artémia.

 

Só que a artémia não é uma comida muito nutritiva (mysis é bastante mais, por exemplo), pelo que, o que eu disse é que se um mandarim comer, basicamente, artémia e não tiver anfípodes e copépodes, a médio/longo prazo tenderá a definhar, por causa das necessidades alimentares específicas destes peixes.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado João...ora bem aproveitando a onda...poderemos apanhar na nossa costa anfípodes e copépodes que possam ser alimento para o mandarin???

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito provavelmente encontram-se nas nossas rochas também, mas não tenho conhecimentos específicos que o permitam afirmar com certeza.

 

Quanto à apanha, deve conseguir-se, mas pensa na quantidade necessária, para um mandarim apenas... mais vale criá-los ou deixar que procriem na rocha. Caso contrário, não fazes mais nada...

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma colóniazita mas estava a pensar se eles não reproduziriam bem num balde de 25L de modo a que eu so precisasse de retirar um pouco de cada vez para o aqua do mandarin!!! será possivel criar estes pequenos crustâceos???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lo principal de su alimentación son PODOS tienes que tener un acuario muy bién curado y con mucha vida,para saber los podos que tienes en el acuario coje un litro de agua y echale poquito de lugol y así veras como salen los podos,si tienes,sin estos animales ese pez suele morir.

acuarios de arrecife 2.000litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais