Nassis Publicado Janeiro 28, 2006 Publicado Janeiro 28, 2006 CURIOSIDADES Alguns aquaristas e cientistas, já observaram o fenômeno da mudança de sexo na fêmea do Espada. Certas fêmeas, depois de algum tempo de vida, quando os ovários param de funcionar, têm a nadadeira anal transformada em gonopódio, ou seja, a cauda começa a se desenvolver na famosa espada masculina. No entanto esta teoria é rejeitada por alguns estudiosos, visto que o macho leva muito tempo para atingir a maturidade e desenvolver as características sexuais secundárias. Neste período antes do desenvolvimento o macho tem o corpo roliço como as fêmeas adultas, resultando para este grupo de estudiosos essa teoria enganosa de "mudança de sexo". Não é permitido assinaturas comerciais. PC
aquaben Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Boas Que grupo de estudiosos estás a falar? Esse fenómeno não é só nas espadas que ocorre, em muitos outros peixes a mudança de sexo para alem de ser vulgar é um acontecimento necessário à sobrevivência do grupo,(cardume). Nos espadas já observei fêmeas que após terem feito uma desova iniciarem a transformação para machos, agora que não se consiga estabelecer uma relação plausível para o acontecimento é que ainda está em discussão. Já agora o fenómeno inverso também ocorre em algumas espécies de água salgada, mas é menos comum. Um abraço, até uma proxima José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
silver_fox Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 eu li algures o mesmo texto exactamente igual só que mudava para "peixe-palhaço" "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Dunkleosteus Publicado: Janeiro 29, 2006 Publicado: Janeiro 29, 2006 N sei especificar mas há uma espécie de peixe em que todos eles nascem fÊmeas e quando o único macho do cardume morre, só e apenas a fêmea mais velha muda de sexo e passa a ser o macho dominante. Pedro Feijó "Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito" Einstein
Bangai Publicado: Janeiro 29, 2006 Publicado: Janeiro 29, 2006 Boas Dunkleosteus, a espécie de que falas deve ser os representantes do género Anthias sp., pelo menos nos peixes desse género a coisa funciona assim . Cumprimentos
Babo Publicado: Janeiro 30, 2006 Publicado: Janeiro 30, 2006 E os Guppys? Podem ou não mudar de sexo? Cumps Anti-Canon lol
Dunkleosteus Publicado: Janeiro 30, 2006 Publicado: Janeiro 30, 2006 Eu acho que não nunca vi, li ou ouvi uma história do género. AS diferencas entre os sexos são muitas mas se isso acontece com os espadas e as diferenças também são grandes então não sei Pedro Feijó "Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito" Einstein
IsaGanhão Publicado: Janeiro 30, 2006 Publicado: Janeiro 30, 2006 Ois POis eu tinha uma série de espadas femeas, 6 ou mais, nem sei, estão sempre a nascer, e só tinha um macho, eis senão quando surpresa minha dois deles transformaram-se em 2 belos e grandes machos, com uma cauda de espada enorme. Quanto aos mollies, parece-me que isso já não acontece, porque eu tenho dois pequeninos e já se vê bem a barbatana dorsal, ou gonópio???ou isso.....daí que eu deduza que nos mollies já seja diferente, definem-se mais cedo. Isa
Tomás Mendes Publicado: Janeiro 30, 2006 Publicado: Janeiro 30, 2006 Boas, Lanço aqui um apelo. Este tópico está com muitos erros (uso de "kapas" e afins), começando pelo título, que modifiquei. Por favor prestem atenção a isso. Quanto ao tópico penso que grande parte de vivíparos podem sofrer este tipo de alterações. Eu já vi uma guppy formar um gonopódio no estado adulto! Justificação? Alguém que saiba que se chegue à frente.
Bangai Publicado: Janeiro 30, 2006 Publicado: Janeiro 30, 2006 Boas Não tenho bem a certeza mas tanto ouvi versões que dizem que ou é devido a condicionantes a nível das condições da água ou a nível da disponibilidade de machos ou fêmeas no local onde se encontram. Cá para mim tem mais sentido a segunda uma vez que na natureza se houver falta de um exemplar que sirva para dar continuidade à espécie tem lógica transformar-se num membro do sexo oposto, para que a espécie continue a existir no meio onde se encontra. Cumprimentos
Babo Publicado: Janeiro 31, 2006 Publicado: Janeiro 31, 2006 Posso estar a dizer uma grande asneira e gostava que me corrigissem, mas já ouvi falar que há Guppys chamados tardios, que na idade adulta parecem uma coisa e depois são outra. Passo a dar um exemplo concreto: Tenho uma femea adulta e das mais antigas que tenho e nunca engravidou. E o mais incrivel é que são 3 femeas e um macho no mesmo aquario e as outras duas já vão aí na ordem da 5ª ou 6ª vez que foram mães e aquela nada. Em conversa com malta que também tem Guppys veio à baila de um rapaz ter tido uma fêmea durante um ano (bem grande) e nunca tinha engravidado e hoje é um macho declarado a que o meu amigo diz que se chamam Guppys tardios. Ele próprio diz que tem Guppys há muitos anos e nunca viu mudarem de sexo, isto é; Uma fêmea que teve bébés e mudou para macho. Anti-Canon lol
JOSE Publicado: Janeiro 31, 2006 Publicado: Janeiro 31, 2006 Boas Não tenho bem a certeza mas tanto ouvi versões que dizem que ou é devido a condicionantes a nível das condições da água ou a nível da disponibilidade de machos ou fêmeas no local onde se encontram. Cá para mim tem mais sentido a segunda uma vez que na natureza se houver falta de um exemplar que sirva para dar continuidade à espécie tem lógica transformar-se num membro do sexo oposto, para que a espécie continue a existir no meio onde se encontra. Cumprimentos então algo de errado se passa com os meus espadas pois de uns 15 que tenho são todos machos e tinha uma grande maioria de femeas e quase todas com nascimentos
aquaben Publicado: Fevereiro 1, 2006 Publicado: Fevereiro 1, 2006 Meter guppys e espadas no mesmo saco… Nos espadas, há fêmeas que por motivos que desconheço, transformam-se em machos. A transformação de machos em fêmeas nos vivíparos é impossível de acontecer. A questão de haver espadas que só definem o sexo mais tarde, não invalida o facto de haver fêmeas, declaradas, a se transformarem em machos. Pela teoria do (X,X); (X,Y), parece uma questão impossível de se passar, mas a natureza tem destas coisas. Tirando os espadas não conheço mais nenhum ovovivíparo que mude de sexo, agora nos ovíparos de água salgada existem várias espécie onde esse fenómeno acontece e se não me engano nas Douradas, são os machos que se transformam em fêmeas. Fiquem bem José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Joao Machado Publicado: Fevereiro 1, 2006 Publicado: Fevereiro 1, 2006 Boas. Os meros durante os primeiros anos de vida são machos. Após, salvo erro, o 5º ano e já uma determinada corpulencia passam a fêmeas, "mariquices" . Penso que com grande parte das garoupas se passará o mesmo. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Recommended Posts