Reef iluminado SÓ com T5


Nuno Mendes

Recommended Posts

Olá

 

1.não (palavra corrigida) esquecer o investimento inicial em calhas ou focos

 

Fui a um site alemão e comprarei HQI com T5. Para o que eu colocava no aquário que mencionei, deu o seguinte.

 

Esta tem quase tudo, menos as T5 de 80W

Giesemann System 260 moonlight 2 x 250 Watt / 2 x 54 Watt T5 1,899.00 EUR

 

ATI T5 Powermodul 8x80 Watt activ cooling complete pack

850.00 EUR

 

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pedro,

 

Dei um exemplo de preços, num site nacional, em resposta anterior, comparando 1 HQI 150 com 2xT5 80, em "linha branca".

Se vamos entrar em modelos de marcas... é um mundo e a comparação é impossível.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a entrar por um campo particular e não genérico como queria que este debate fosse.

 

Pensei que estamos a fazer um debate para o país, se ainda não reparaste eu vivo no Norte de Portugal onde é normalmente mais frio e posso garantir que o aquecimento proporcionado pelas HQI é muito significativo e para não ter temperaturas elevadas tenho que colocar umas ventoinhas a “varrer” a superfície da água do aquário.

Infelizmente essas ventoinhas estão ligadas a uma tomada que consome electricidade, logo é mais um ponto para as T5.

 

A nível Genérico os nossos aquário são povoados por corais fotossintéticos, por isso quanto mais luz melhor, se queres colocar peixes ou corais não fotossintéticos até T8 chega bem. :wink:

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dei um exemplo de preços, num site nacional, em resposta anterior, comparando 1 HQI 150 com 2xT5 80, em "linha branca".

Se vamos entrar em modelos de marcas... é um mundo e a comparação é impossível.

 

Peço desculpa mas não tinha entendido assim

nesse caso

 

ATI T5 double lamp 2x80 Watt 99.00 EUR

 

Embora continue a ser de marca já é mais dentro do preço de um FOCO.

Tenho a certeza que se for de linha branca vem para metade do preço.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vivo no Norte de Portugal onde é normalmente mais frio e posso garantir que o aquecimento proporcionado pelas HQI é muito significativo e para não ter temperaturas elevadas tenho que colocar umas ventoinhas a “varrer” a superfície da água do aquário.  

Eu moro mais a sul e não tenho problemas com o aquecimento das HQI. O aquecimento provocado pelas HQI é um efeito colateral e não é problemático para TODA a gente, apenas para algumas.

 

Acho estranho e nunca vi, alguém decidir-se por comprar T5 em deterimento de HQI, APENAS porque emitem menos calor! :wink:

 

Quanto muito pode-se dizer: "Bem.. estou na dúvida em um sistem e outro, mas realmente as T5 emitem menos calor, por isso vou-me ficar pelas T5!". É um factor a ter em conta, contudo não é um factor preponderante!

 

Até agora a única diferença concreta que se encontrou foi a maior amplitude luminosa das T5, relativamente às HQI. Isso é claro para toda a gente, julgo eu.

 

Os preços andarão mais ou menos "ela por ela"... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quem disse que era por causa do calor que emite as HQI que se devia colocar T5

Só quis dizer que as T5 tem a vantagem de não aquecer tanto a temperatura da água do aquário.

O que faz com que não seja necessário ter um sistema para reduzir a temperatura no verão e o consumo ser ainda mais baixo.

 

Até agora a única diferença concreta que se encontrou foi a maior amplitude luminosa das T5, relativamente às HQI. Isso é claro para toda a gente, julgo eu.

E redução da conta da nossa amiga EDP e os custos um pouco inferiores.

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, não estaria em causa os corais serem ou não fotossínteticos na minha observação, até porque se o aquário estiver bem iluminado com HQIs, as zonas a que me refiro, sendo de menor intensidade, não deixam de ser bastante bem iluminadas. Não serão tanto como no local logo abaixo do foco, mas também garanto-te que em lumens, nenhuma T5, te simula a intensidade de luz que um coral recebe, logo abaixo de um foco de 250w de HQIs. Por isso a luz focalizada, garante-te que em determinadas zonas do aquário a intensidade luminosa seja realmente altissima.

Aqueles efeitos luminosos que muito se fala das HQIs também não são meramente estéticos e, embora na minha opinião, seja altamente atractivo num aquário já que é exactamente da mesma maneira que o sol se comporta no mar, essas faixas de luz emitem cerca de 250% mais luz do que os 250w, logo de x em x tempo o nosso animal está a receber um "flash" altamente benéfico. :wink:

Pedro saberás tão bem como eu que há corais fotossintéticos que precisam de muito menos luz do que outros.

Não estamos a discutir só para quem tem aquários de SPSs.

Deixo uma dúvida que também não tenho a certeza...500w de lampadas T5 gastam menos do que duas HQIs de 250 w? :roll:

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quem disse que era por causa do calor que emite as HQI que se devia colocar T5
Estamos a apresentar diferenças significativas entre T5 e HQI que levem a optar por uma em deterimento da outra e tu é que faláste nesta questão do aquecimento. :roll:8)

 

Só quis dizer que as T5 tem a vantagem de não aquecer tanto a temperatura da água do aquário.
É uma vantagem realmente, mas é relativa, não é estrutural. Não é pelo calor que alguém vai comprar T5, como tu mesmo referiste. Até se pode considerar uma vantagem que tem quem opta por T5, agora ninguém escolhe T5 por apresentar esta vantagem!

 

O que faz com que não seja necessário ter um sistema para reduzir a temperatura no verão e o consumo ser ainda mais baixo.
:lol: Não!!! Eu por exemplo tenho HQI e não tenho nenhum sistema de refrigeração. Não é líquido que quem tem HQI tem de arrefecer a água e quem tem T5 não precisa de o fazer. Pode ser assim, mas também pode não ser, certo?!... :wink:

 

E redução da conta da nossa amiga EDP e os custos um pouco inferiores.
Admitindo que é verdade, sinceramente não sei, que outras razões existem para se escolher T5 em vez de HQI, já que me pareces "adepto" das T5 :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não!!! Eu por exemplo tenho HQI e não tenho nenhum sistema de refrigeração. Não é líquido que quem tem HQI tem de arrefecer a água e quem tem T5 não precisa de o fazer. Pode ser assim, mas também pode não ser, certo?!...

Mais uma vez não estas a ser generalista. E já começo a dar razão a algumas pessoas.

 

Admitindo que é verdade, sinceramente não sei, que outras razões existem para se escolher T5 em vez de HQI, já que me pareces "adepto" das T5

Não sabes e não queres saber, parece que só colocando 2 contadores para ler o consumo de cada lâmpada é que vais ver as diferenças.

Se fizeres uma busca na Internet vais encontrar sistemas que já estão a muito tempo (conheço um que está a 5 anos) só com T5 e tem tudo com saúde e com crescimentos muito bons.

Por acaso não tenho T5 no meu sistema, mas devo colocar quando alterar a minha iluminação, é que 143€ por mês para a EDP está a ser demais.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas duas considerações:

 

em calculos apresentados acima o Pedro pacheco diz que as T5 devem ser mudadas de 6 em 6 meses. Isso era verdade nas T8 com balastro electromagnetico. Nas T5 que obrigatoriamente utilizam balastro electronico isso ja não é verdade, devido ao pre-aquecimento, á frequencia superior a que operam e ao menor aquecimento das lampadas os fosforos degradam-se menos e portanto a troca de lamapadas deve ser feita de ano a ano ou mesmo para os menos puristas de 1.5 em 1.5 anos. Isso altera significativamente as contas no que toca á mudança de lampadas.

 

quanto a isto:

 

Aqueles efeitos luminosos que muito se fala das HQIs também não são meramente estéticos e, embora na minha opinião, seja altamente atractivo num aquário já que é exactamente da mesma maneira que o sol se comporta no mar, essas faixas de luz emitem cerca de 250% mais luz do que os 250w, logo de x em x tempo o nosso animal está a receber um "flash" altamente benéfico.

 

O senso comum diz-nos, quanto mais luz melhor, mas a realidade não é essa, já nao o era nas plantas e tambem não o é nos corais fotossintéticos e o mesmo acontece para o olho humano por exemplo. Todos eles teem mecanismos de adaptação á luz.

 

Nas plantas é o alinhamento dos cloroplastos e a produção de pigmentos de protecção, no olho humano é o dilatar ou contrair da pupila e nos corais fotossinteticos é a produção e a movimentação de pigmentos na zona das zooxanthelas.

 

Assim os pigmentos servem uma função de regulação da luz movendo-se para cima das zooxanthelas em casos de luz excessiva e ai reflectem parte da luz e pegam nos comprimentos de onda mais energeticos convertem-nos e voltam a re-emitir diminuindo desta maneira a intensidade luminosa e fazendo uma filtragem da mesma. Em casos de luz a menos estes pigmentos migram no tecido do coral para a zona atrás das zooxanthelas servindo assim de espelho atrás das Z. aumentando assim a radição aproveitada. Em casos de radiação optima estes pigmentos são diminutos e encontram-se misturados com as Z. não aumentando nem diminuindo a intensidade luminosa.

 

Todos estes mecanismos teem tempo de actuação para adaptação ás condições de luz. Assim por exemplo se alguem levar com um flash nos olhos a luz torna-se incomodativa e para além do mecanismo normal que é o de contrair a pupila, os olhos fecham-se e por vezes até desviamos a cara.

 

As plantas não ficam vermelhas de um dia para o outro e os corais movem os pigmentos de uma maneira não instantanea e em certos casos até expelem as Z. numa tentativa de adaptação a novas condições.

 

Assim, até que ponto um flash com 250% mais intensidade é bom para o coral?

 

Deixo uma dúvida que também não tenho a certeza...500w de lampadas T5 gastam menos do que duas HQIs de 250 w?  

 

quanto á tua duvida, se as HQI tiverem balastros/reactancias electronicas, a resposta é sim, se utilizarem elctromagneticas a resposta é não.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, andas à volta, á volta, mas ainda não apresentáste um factor concreto para se optar por T5 em vez de HQI. Já percebemos que és "amigo" das T5 e até vais mudar de HQI para T5. Se assim é porque o vais fazer? Qual ou quais os factores concretos e objectivos em que consideras as T5 melhores?

 

 

Citação:  

Deixo uma dúvida que também não tenho a certeza...500w de lampadas T5 gastam menos do que duas HQIs de 250 w?  

 

quanto á tua duvida, se as HQI tiverem balastros/reactancias electronicas, a resposta é sim, se utilizarem elctromagneticas a resposta é não.

 

Não será ao contrário? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_me, estes flashs acontecem exactamente da mesma maneira no habitat natural sobre os tecidos dos corais, por isso serão tudo menos indesejáveis, aliás o E. Borneman faz-lhes referência no livro "Aquarium corals", como sendo altamente benéficos.

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é :E explica porque?

Não pondo em causa o senhor E. Borneman, mas a aquariofilia evolui, o que era bom há uns anos atrás hoje sabe-se ser prejudicial.

E só questionando se avança!

 

É que na natureza a luz chega á superficie da agua de maneira bastante mais uniforme do que uma fonte de luz pontual como a HQI.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_me isto não tem que ver com evolução ...é um facto.

E explica porque?....bom tens de perguntar à natureza porque que é assim faz. :D

A luz do HQI é aquela que melhor imita em todos os aspectos a luz solar a entrar na água, o sol é quase como um HQI enorme é um ponto luminoso e o comportamento deste ao entar na água é incrivelmente idêntico a um HQI, experimenta fazer um mergulho verás o que tento explicar. Poderá, futuramente, não ser aquela que mais bebeficie os corais nos nossos aquários mas é seguramente até hoje aquela que se comporta de forma mais parecida com o sol.

E não queiramos ser nós a este nível a pôr em causa aquilo que um dos maiores conhecedores deste mundo afirma. Para se questionar precisamos de fundamentos sólidos e precisariamos de muito mais estofo para contribuir com teorias válidas que pusessem em causa aquilo que está a ser permanentemente estudado por profissionais.

"A luz chega na natureza de maneira mais uniforme do que nos nossos aquários..."..Achas?..temos dias encobertos nos nossos aquários?..Temos mais zonas de sombra do que na natureza?..Temos chuva?...o sol é uma T5? :wink:

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Não consegues ver a diferença no crescimento dos corais e a cor que ficam quando iluminados pelas T5?

É por essa razão que quero adicionar a minha iluminação T5 e para diminuir o consumo de energia eléctrica.

 

Just_me

Não sou eu que digo, a minha citação foi a seguinte;

Segundo dizem é necessário mudar as lâmpadas de 6 em 6 meses

Caso não seja necessário melhor ainda, o custo de manutenção ainda é mais baixo.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz do HQI é aquela que melhor imita em todos os aspectos a luz solar a entrar na água, o sol é quase como um HQI enorme é um ponto luminoso e o comportamento deste ao entar na água é incrivelmente idêntico a um HQI, experimenta fazer um mergulho verás o que tento explicar. Poderá, futuramente, não ser aquela que mais bebeficie os corais nos nossos aquários mas é seguramente até hoje aquela que se comporta de forma mais parecida com o sol.

 

A distribuição da luz solar á superficie devido á distância ao sol e á nossa atmosfera perfeitamente uniforme e muito melhor modelada por uma T5 do que que por uma HQI, e isso posso-te garantir de experimentação numa laboratório onde a energia solar é estudada para o seu aproveitamento. No aquario não tens é as ondas que tens no oceano nem o mesmo padrão de agitação superficial nem sequer a mesma intensidade. Quando tiveres cerca de 1000W/m^2 a incidir no teu aquario podes falar de aproximar á luz solar. (e podes tambem comprar acções da EDP) estamos a falar de 2x 250W (de eficiencia luminosa) num aquario com 100x50.

 

 

"A luz chega na natureza de maneira mais uniforme do que nos nossos aquários..."..Achas?..temos dias encobertos nos nossos aquários?..Temos mais zonas de sombra do que na natureza?..Temos chuva?...o sol é uma T5?

 

concordo, nao temos sol encoberto nos aquarios nem variação luminosa ao longo do dia, mas o mesmo é valido para HQI e T5, e os flashes de 250% de certeza que nao ocorrem com a mesma intensidade na natureza.

 

Quando eu falo em uniformidade estou a falar do que disse em cima a distribuição de luz é muito melhor modelada por uma distribuição uniforme do que por uma distribuição pontual.

 

O que tu vês no aquario e em mergulho são coisas diferentes, quer em intensidade quer em distribuição, apenas interpretas como sendo a mesma coisa porque é assim que o teu olho as entende. Se olhares para um conjunto de pontos pretos num ecrãn dispostos da maneira correcta ao teu olho parece que a cor dos mesmos varia quando na realidade isso nao acontece.

 

 

E não queiramos ser nós a este nível a pôr em causa aquilo que um dos maiores conhecedores deste mundo afirma. Para se questionar precisamos de fundamentos sólidos e precisariamos de muito mais estofo para contribuir com teorias válidas que pusessem em causa aquilo que está a ser permanentemente estudado por profissionais.

 

O que faz evoluir as coisas é o constante questionar, eu pelo menos encaro a vida assim, e não como estando alguns peritos com a orelha encostada ao ouvido de um ser omnisciente e de quem emana o conhecimento. Se queres aceitar sem questionar é uma opção, mas para mim não é valida! :D

 

Eu nunca disse que estava a contribuir com teorias válidas, disse que estava a questionar e a argumentar com argumentos perfeitamente válidos.

 

Se achas que o senhor Borneman sabe tudo sobre corais...estás enganado (não estou a dizer que os seus conhecimentos nao sejam muito superiores aos meus, são, mas nao o ponho num pedestal e absorvo tudo o que diz sem questionar) e quando apenas faz uma referencia a um fenomeno e diz que são beneficos eu nao posso deixar de perguntar o porque, se estiver interessado!

 

o sol é uma T5?
não, mas também nao é uma HQI :wink:

 

e á nossa distância do sol uma aproximação muito mais valida para a distribuição da radiação luminosa á superficie é uma T5, só que muito mais potente!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não tenho T5 no meu sistema, mas devo colocar quando alterar a minha iluminação, é que 143€ por mês para a EDP está a ser demais.

 

Pedro, só por curiosidade, quantos w em iluminação tens no teu aquário? Fiquei parvo com o teu consumo de electrecidade.

No meu aquário tenho 440w de PC`s e a conta subiu cerca de 10 euros por mês.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues ver a diferença no crescimento dos corais e a cor que ficam quando iluminados pelas T5?

Sinceramente... Não! Talvez por nunca ter visto ao vivo um aquário de referência iluminado unicamente por T5.

 

Eu coloquei este post precisamente para saber que iluminação vou colocar no meu novo aquário. Não tendo para nenhum lado, embora se me disserem que é tudo igual, esteja inclinado a escolher T5.

 

É por essa razão que quero adicionar a minha iluminação T5
Perfeito! É disto que ando à procura neste tópico: factores concretos e objectivos.

 

Se ninguém discordar que T5 é melhor que HQI nas cores e crescimento dos corais, temos aqui um factor objectivo de diferença. Valeu! :wink:

 

Alguém discorda? :D 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

just_me a intensidade não se mede em watt mas em lumens, isso dos 1000w por m2 parece-me estranho.

Eu não disse que sou contra o questionar, mas com fundamento, questionar por questionar ou querer inventar o que está inventado não concordo, sou absolutamente a favor da insatisfação e da procura, mas com moderação. Também é prejudicial se colocar continuamente em dúvida aquilo que se ouve ou se lê, sendo dito ou escrito por quem sabe seguramente mais do que nós sobre determinada matéria. :D

Se me dizes que as T5 emitam melhor o sol do que os HQIs entao não direi mais nada.

Mas também podes ver as coisas por outro prisma, diz-se que as cores dos corais ficam extraordinárimente florescentes com as T5, tão extraordinariamente florescentes como as que vimos nas fotos acima, que parecem artificiais?...nenhum coral tem aquelas cores no habitat natural...Serão as T5 um estimulo que obriga a que os corais tenham um comportamente que os obrigue a adquirir cores que não têm no meio selvagem..Se sim onde está essa semelhança com a luz Solar...mais do que uma lampada HQI. :wink:

 

Cumprimentos,

PauloMarinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a questões objectivas, já se falou do consumo, que me parece ponto assente e acrecentaria um outro:

 

Acho difícil que debaixo do centro de um foco HQI a intensidade luminosa que chega aos corais não seja superior à de 2 tubos T5 de 80 w (para comparar situações semelhantes).

Nesse ponto de luz, penso que a HQI ficará a ganhar;

 

Pela mesma ordem de razões, afastando-nos do centro do foco de luz HQI e sendo os tubos T5 uniformes, inverte-se a situação e acredito que a intensidade luminosa das T5 seja superior.

 

Acho difícil que não seja assim; HQI mais forte no centro e mais fraca na periferia, em relação à T5.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

just_me a intensidade não se mede em watt mas em lumens

 

errado! lumens é uma medida referenciada ao olho humano! a mesma potência luminosa pode ter diferentes lumens consoanto o espectro em que é emitida!

 

uma lampada com a mesma potência luminosa a emitir totalmente em verde tem várias ordens de grandeza mais lumens que uma que emita somente no azul!

 

podes ver aqui um quadro exemplificativo

 

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase...dphocon.html#c1

 

repara que cada bola está dividida em dois e tens a legenda nos cantos superiores, a vermelho a radiometria que mede radiação e a azul a fotometria que mede numa perspectiva do olho humano

 

e aqui uma explicação mais detalhada sobre os lumens.

 

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase.../lumpow.html#c3

 

Mas também podes ver as coisas por outro prisma, diz-se que as cores dos corais ficam extraordinárimente florescentes com as T5, tão extraordinariamente florescentes como as que vimos nas fotos acima, que parecem artificiais?...nenhum coral tem aquelas cores no habitat natural...Serão as T5 um estimulo que obriga a que os corais tenham um comportamente que os obrigue a adquirir cores que não têm no meio selvagem..Se sim onde está essa semelhança com a luz Solar...mais do que uma lampada HQI.

 

e portanto acreditas que as cores dos corais dependem unicamente de serem HQI ou T5? é que isso está completamente errado, depende da intensidade luminosa e do espectro em que essa potência é emitida! Agora se para atringir esses espectros é HQI ou T5, é outra conversa.

 

 

Acho difícil que debaixo do centro de um foco HQI a intensidade luminosa que chega aos corais não seja superior à de 2 tubos T5 de 80 w (para comparar situações semelhantes).  

Nesse ponto de luz, penso que a HQI ficará a ganhar;  

 

Pela mesma ordem de razões, afastando-nos do centro do foco de luz HQI e sendo os tubos T5 uniformes, inverte-se a situação e acredito que a intensidade luminosa das T5 seja superior.  

 

Acho difícil que não seja assim; HQI mais forte no centro e mais fraca na periferia, em relação à T5.

 

concordo, está certo e já o referi noutro post colocado aqui há algum tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou esclarecido em relação aos lumens.

Não quis dizer com a minha afirmação que as cores dos corais dependiam unicamente de serem HQIs ou T5, obviamente que as cores têm que ver com a intensidade e espectro, apenas digo que em teoria provávelmente o espectro e a intensidade das T5 não seja o mais aproximado com a luz solar, dei o exemplo dessas fotos onde os corais parecem artificiais, mesmo admitindo que as fotos levaram algum tratamento. :(

 

Cumrimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Acho difícil que debaixo do centro de um foco HQI a intensidade luminosa que chega aos corais não seja superior à de 2 tubos T5 de 80 w (para comparar situações semelhantes).  

Nesse ponto de luz, penso que a HQI ficará a ganhar;  

 

Pela mesma ordem de razões, afastando-nos do centro do foco de luz HQI e sendo os tubos T5 uniformes, inverte-se a situação e acredito que a intensidade luminosa das T5 seja superior.  

 

Acho difícil que não seja assim; HQI mais forte no centro e mais fraca na periferia, em relação à T5.

 

concordo, está certo e já o referi noutro post colocado aqui há algum tempo.

 

Não tinha visto esse post e embora isto me parecesse evidente não tenho conhecimentos técnico-profissionais na área que me permitissem afirmá-lo como uma certeza.

 

Ora bem, sendo isto verdade, chegamos ao que defendo - pelo menos vou usar na montagem do meu próximo aqua - ser a melhor solução, que passa por uma combinação de HQI´s com T5´s.

 

Pemite usar as zonas de maior intensidade luminosa (debaixo dos focos HQI) para colocar os corais mais exigentes em luz, tendo, com o recurso às T5´s a luz distribuída por todo (ou quase todo) o aquário. Ou seja, adequar zonas de luz às necessidades específicas de cada tipo de corais.

 

A título de exemplo, e apenas para concretizar a ideia:

 

- o aqua que vou montar (já existe é assim) tem 200x55Ax73 e 3 travamentos superiores

- estou a pensar usar 4x150 HQI (focos independentes, alternado com as travas) + 4x80 T5´s (cobrem 3/4 do aqua)

 

Ainda tenho em estudo a possibilidade de usar HQI 250 nos dois focos centrais, mas tenho algum receio do sobreaquecimento das travas.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, só por curiosidade, quantos w em iluminação tens no teu aquário? Fiquei parvo com o teu consumo de electrecidade.

No meu aquário tenho 440w de PC`s e a conta subiu cerca de 10 euros por mês.

 

Os 143€ é a conta global da energia consumida pela casa durante um mês.

Neste momento tenho 626W só a iluminação, com a alteração que vou fazer vou ficar com 872W de iluminação.

Neste momento tenho 1267W para o aquário todo.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.