Dúvidas e Ancitrus desaparecido


Ícaro

Recommended Posts

Olá!

Montei o meu primeiro aquário há 3 semanas. É um aqua de 60 litros, plantado. Há 4 dias coloquei lá uma coridora albina, um ancistrus sp (ainda pequeno - cerca de 1,5 cm) e dois tetras serpae. Na decoração tenho 2 pequenos troncos. Acontece que o Ancistrus, que se manteve activo durante os primeiros dois dias, desapareceu... :roll: ou sou eu que não o encontro :shock: ... não o vejo há dois dias . Já procurei debaixo dos troncos, nas plantas... sei lá. Será possível que se tenha enterrado? Já agora, hoje testei a minha água e está com cerca de 7,5 de ph...

Enfim...

Obrigada pela paciência...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Um peixe nao desaparece assim tao facilmente. Os peixes que tens nao sao agressivos nem tem por habito comer outros peixes. Que tamanho é que ele tinha?

Os ancistrus sp nao se costumam esconder debaixo do areao, mas sim nos troncos. Eu tive um que se escondia de lado da minha bomba interna. Experimenta por comer no teu aqua e vais ver ele a sair do esconderijo pa comer.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ancistrus adoram cantos escuros e troncos e são por norma muito timidos.

Experimenta quando as luzes do aquário se desligarem, e estando apenas uma luz de presença na divisão, sentares-te a alguma distancia do aquário e vai olhando para o fundo.

 

Se o teu ancistrus estiver escondido com a diminuição da luz no aquário é capaz de aparecer para fazer a sua passeata pelo areão à cata de comida. Sendo pequenito é capaz de se sentir intimidado e só mesmo com pouca luz é que tenha coragem de "sair do buraco"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o descobri...

Depois de ter colocado no aqua comida de fundo e o meu pexum não ter aparecido, resolvi voltar a investigar as conchas decorativas que tenho no aquário... e uma delas cheirava bastante mal... era o meu bichinho que estva lá dentro já morto... :? não sei se teria ficado entalado (mas ele era tão pequenino...). Enfim... mistério desvandado. Os outros peixes continuam bem, felizmente.

Outra coisa... li algures que, por vezes, os Serpae podem ser agressivos, com guppys, por exemplo. Alguém me pode esclarecer?

 

Brigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só uma coisa, o que é que davas ao Ancistrus para comer? :lol:

Os Loricarídeos enquanto pequenos, não podem comer qualquer coisa.

Se a sua alimentação não for a mais adequada, isso trará complicações a nível do tracto digestivo do peixe, resultando quase sempre, na morte dele :cry:

 

Não sei há quanto tempo tens peixes, mas os alevins de ancistrus não são aconselháveis como primeiros loricarídeos :?

 

Posto isto, resta-me desejar-te boa sorte para os teus futuros peixes.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... estou a ficar assustada... ;) a sério, a sério estes são os meus primeiros peixes. Não comprei um pleco porque, penso eu :P , crescem mais do que os ancistrus... O que ele comia era o que tinha no aquário... algas..., etc. e ponho comida para peixes de fundo, para a coridora... cujo nome não me lembro agora (não estou em casa)... mas posso ver e dizer.

O que estou a fazer mal? O que devo dar para ele comer? É que entretanto já comprei outro, para me limpar o aquário, e não quero que me aconteça a mesma coisa... :( Não sabia que era tão sensível...

Aos tetra serpae estou a dar flocos... está bem?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem... estou a ficar assustada... Embarassed a sério, a sério estes são os meus primeiros peixes. Não comprei um pleco porque, penso eu Rolling Eyes , crescem mais do que os ancistrus... O que ele comia era o que tinha no aquário... algas..., etc. e ponho comida para peixes de fundo, para a coridora... cujo nome não me lembro agora (não estou em casa)... mas posso ver e dizer.

O que estou a fazer mal? O que devo dar para ele comer? É que entretanto já comprei outro, para me limpar o aquário, e não quero que me aconteça a mesma coisa... Sad Não sabia que era tão sensível...

Aos tetra serpae estou a dar flocos... está bem?

Fizeste bem, pelo menos em escolher um ancistrus face a um plecostomus/gibbiceps. De facto, os ancistrus não crescem muito, e são dos L's mais fáceis de criar e de diferenciar macho e fêmea.

O que se costuma dar aos ancistrus alevins, salvo erro é courgette crua.

O erro é admitir que os ancistrus comem todo o tipo de algas. E quem diz ancistrus, diz quase todos os peixes que tenham uma boca de ventosa :?

Muitos deles sujam mais do que limpam. Não digo com isto, que os ancistrus não comam algas, mas alimentar o peixe, esperando que ele coma as algas do aquário, no mínimo dos mínimos, é um crime :lol:

Quanto à comida que dás à corydora, tanto pode ser boa, como pode ser má... depende do que for.

Na minha opinião, deverias ter comprado um ancistrus maior. Já com 4-5 cm pelo menos. Já são mais resistentes, e quanto a comida, são mais toleráveis.

 

Aconselho-te a dares uma olhada nos tópicos inamovíveis do Sub-Fórum, sobre Peixes-Gato.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Icaro só uma pergunta... a concha decorativa é um buzio ou concha desse tipo?

 

É que essas conchas podem ser armadilhas mortais para os peixes por causa das espirais internas.

Os peixes entram lá para dentro e depois já não conseguem sair e acabam por morrer.

Além disso as conchas alcalinizam a água.

 

Se pudesses colocar uma foto da concha ajudava.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, agradeço a vossa ajuda e atenção. :lol:

Quanto ao ancistrus, o que tenho agora é de 2 cm... não muito maior do que o outro. Acontece que na zona onde moro, procurei em várias loja e não havia nada, nem pleco, sequer... só encontrei estes ancistrus, ainda pequeninos :D

Quanto à comida... para o ancistrus, lá vou aos legumes :lol: . A coridora está a comer Supertabin B da tropical... para além dos restos de flocos que caem no fundo do aquário.

As conchas (tinha três) já as retirei, quando vi o pexum morto lá dentro, e era, de facto, em espiral :lol: Enfim, idiotices de principiante :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Asneiras ao inicio todos fazemos e por norma custam sempre a vida a alguns peixitos bigsmile

O importante é aprender com esses maus passos e não os voltar a cometer.

 

Boa sorte com os teus peixitos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.