Fertilizantes caseiros


Asterix

Recommended Posts

Boas,

Depois de horas de leitura no forum sobre este assunto, resolvi procurar adubos (baratos) para as minhas plantas, dos muitos que encontrei escolhi 4 sobre os quais gostava que reflectisse-mos :

 

Valores expressos em %

 

Algoflash Engrais Plantes Fleuries

 

Barras de adubo

 

K2O - Oxido de Potássio - 10

P2O5 - Anidrido fosfórico - 7

Ca - Calcio - 5

N - Azoto Nitrico - 5

Mn - Manganesio - 0,17

Fe - Ferro - 0,12

Cu - Cobre - 0,04

Zn - Zinco - 0,03

Mo - Molibdenio - 0,001

 

Rocmagic

 

Barras de adubo

 

K2O - Oxido de Potássio - 10

N - Nitrogenio total - 8 ( 7% amoniacal - 1% orgânico )

SO3 - Anidrido sulfurico - 5

P2O5 - Anidrido fosfórico - 5

MgO - Oxido de magnesio - 2

Fe - Ferro - 1

Materia Organica por Calcinação - 15

Extrato humico e acidos humicos - 5

 

 

Rocmagic

 

Adubo Granulado

 

S - Enxofre - 5

Fe - Ferro - 4,5

N - Nitrogenio Ureico - 1

Ca - Calcio - 1

Mg - Magnesio - 1

Zn - Zinco - 0,45

Mn - Manganesio - 0,05

Co - Cobalto - 0,0005

Mo - Molibdenio - 0,0005

 

Algoflash Reverdissant anti-chlorose

 

Liquido

 

(Estes valores são de uma análise completa feita pelos nossos colegas Franceses )

 

NO3 - Nitrato - 2

Fe - Ferro - 2

SO4 - Sulfato - 0,06

K - Potassio - 0,05

P - Fosfato - 0,02

Mg - Magnesio - 0,01

Cl - Cloro - 0,008

Ca - Calcio - 0,0065

Si - Silicio - 0,003

V - Vanádio - 0,002

Mn - Manganesio - 0,001

Al - Aluminio - 0,001

Ti - Titanio - 0,0005

Co - Cobalto - 0,0001

Ni - Niquel - 0,0001

Zn - Zinco - 0,0001

 

Pelo que tenho lido neste forum, há por aqui gente que descodifica isto num instante e explica-nos os prós e contras de cada um deles.

 

Se não servir nenhum, quem se safa são as plantas da minha mulher.

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

NPK + micros mas com uma relação de fosforo para NK demasiado alta

 

2º um pouco melhor na relação do fosforo para o NK mas este é mais principalmente um NPK com poucos micros

 

3º bom adubo de micros com ausencia de cobre o que é sempre bom ( um bocadinho de nada não lhe fazia mal, mas normalmente teem sempre mais)

 

4º NPK fraquinho +micros só que o aluminio e o titanio nao são coisas muito boas para meter num aquario

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Concordo com o que disse o membro Just_Me. Podes tentar uma fertilização alternada entre o 2º e o 3º. Penso que seria adequada, muito embora não existam testes que comprovem o resultado mas, se quiseres arriscar podes tentar ser tu o primeiro, duvido que possa fazer algum mal aos peixes.

Já agora e aproveitando este tópico queria manifestar a minha indignção com a informação a circular neste meio. Há cerca de 1 ano que eu iniciei a minha actividade de aquariofilia (eu sei que não é nada :twisted: ) e tenho reparado que existem poucos ou nenhuns testes controlados ou grandes estudos. Talvez existam eu é que nunca vi grande coisa. Faz muita falta este tipo de conhecimento científico para orientar correctamente os aquariofilistas. As "guide lines" em aquariofilia resultam muitas vezes de conhecimento empírico acumulado pela experiência. Ainda bem que existem fóruns como este para que os amantes do hobbie possam trocar e engrandecer os seus conhecimentos. Os meus parabéns a quem se lembrou de construir este site e um muito obrigado a todos aqueles que aqui tantas vezes participaram ajudando outros tais como eu, que muitas vezes se sentem desamparados perante situações em que não estão preparados para as interpretar e resolver sozinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

só que o aluminio e o titanio não (palavra corrigida) são coisas muito boas para meter num aquario

O Alumínio, é um bocado discutível, pois tanto pode ser mau como inócuo...

 

Já o Titânio, não percebo porque dizes que é mau.

 

Quando puderes... :twisted: Agradecia-te.

Fica bem. Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Primeiro quero agradecer aos que já ajudaram (e antecipadamente aos que vão ajudar).

 

Os produtos comprei-os todos no Bricomarché.

 

Esta ideia do fertilizante caseiro apanhei-a aqui no forum, isto porque tenho um aquário com 250 lt que fertilizo com Tetra Planta Min, só que gasto 1 Emb de 250 ml por mês e como voçês sabem custa uma pipa de massa e como já resolvi o problema do ph com acido muriático versus Tetra pH Minus (também com a vossa ajuda, lendo muitos tópicos) pensei em também resolver este, economizando parte do dinheiro que VOÇÊS me tem feito gastar em testes, filtros, peixes que eu não conhecia e que não se dão com agua que eu tinha (estou a brincar, aprendi mais neste ultimo ano que nos outros quase 30), até já puseram comigo a sujar a cozinha toda com coração de boi e mais n ingredientes (parecia o Merlin e o Panaroramix juntos) e com a patroa a dizer : Parece mentira, com essa idade não tens juizo, és pior que os gaiatos.

 

Bom, já estou a divagar, vamos ao que interessa.

 

O que é que acham de fertilizar macros com as barras do produto 2 , é mais facil colocar que o adubo granulado, e micros com o liquido do produto 4, em relação a este ultimo já há varios estudos em França, este é um deles:

 

http://techniques-aquatiques.com/articles/...plete-algoflash

 

Obrigado mais uma vês e cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque ambos ao nao ser absorvidos pelas plantas vaõ-se acumular no aquario, e não sobre a forma de uma barra mas na forma original em que são colocados, poeira de uns e outros em suspensão no liquido fertilizante.

 

E como metais que são tambem não são lá muito bem excretados pelos peixes acumulando-se nestes.

 

são daquelas coisas que matam sem se ver como o cobre. não é quando começas a meter ocbre na agua que matas os peixes, os peixes vão morrer pelo acumular no seu sistema e isso vai dar-se a longo prazo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E como metais que são tambem não são lá muito bem excretados pelos peixes acumulando-se nestes.

Gostava de saber como... :D Os metais só se acumulam nos peixes, se e só se conseguirem ocupar o espaço de outros metais. Por exemplo, o Mercúrio é muito tóxico, pois pode ocupar o lugar do Cálcio (e outros), e ligar-se covalentemente ao Enxofre (resíduos de Cisteína).

Nunca haverá acumulações de metais sobre a forma de calhaus ou rochas (por mais pequenos que sejam). Da única coisa que me estou a lembrar, é da pedra do rim, mas isso não são metais de transição...

 

Quanto ao alumínio, concordo plenamente contigo. A pH's baixos e altos, fica sobre a forma iónica, o que lhe permite ser transportado para dentro das células. Já o Titânio, discordo plenamente contigo. Este metal, em ambientes aeróbios, forma muito facilmente a molécula TiO2 (estado de oxidação +4, o favorito do Titânio). E este é altamente insolúvel. Por isso, não estou a ver como é que poderá entrar no metabolismo dos peixes. Se não reage com nada (inócuo), sobre a forma de poeira, é como se fossem cinzas no nosso organismo. Andam apenas pelo tracto digestivo...

Até deves conhecer a famosa história dos "Flocos de Neve". O TiO2, é tão inócuo, que é utilizado como colorante (branco) em diversos alimentos e tintas.

 

são daquelas coisas que matam sem se ver como o cobre. não é quando começas a meter ocbre na agua que matas os peixes, os peixes vão morrer pelo acumular no seu sistema e isso vai dar-se a longo prazo.

Sim... eu sei como é que funciona o envenenamento por metais pesados :D

Mas o Titânio não provoca envenenamentos nem a longo, nem a curto, nem a médio prazo.

 

TiO2 - MSDS, só encontrei em espanhol... help

Ou mesmo do Titânio Metálico.

 

Mais uma vez, quanto ao Alumínio estamos de acordo. Agora não ponhas todos os metais no mesmo saco help

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,Ok... :lol:

 

não estava a meter todos os metais no mesmo saco, tinha a impressão que o titânio não era grande coisa sobre a forma de particulas em suspensão...

 

 

e depois fui ver o pdf que indicas, repara nas seguintes frases:

 

 

Inhalación

Trasladar al afectado a una zona ventilada. Preguntar a un médico en caso de una

exposición significativa.

 

e

 

MEDIDAS EN CASO DE VERTIDO ACCIDENTAL

Precauciones personales

Evitar la formación de polvo. Garantizar una ventilación adecuada. Utilizar el

equipo protector personal descrito en la sección 8.

Precauciones para la protección del medio ambiente

Evitar la dispersión del polvo en el medio ambiente. El polvo puede provocar una

coloración blanquecina en la zona. Prevenir la caída de escorrentía en alcantarillas

o canales de evacuación que desemboquen en vías de agua naturales.

Métodos de limpieza

Utilizar cualquier medio mecánico posible (por ejemplo aspiración, barrido) pero

evitando que se levante polvo durante la limpieza.

 

 

Protección respiratoria

Utilizar una pantalla facial parcial que cumpla la norma EN149 y

equipada con un filtro antipolvo que cumpla la norma EN143 (P2 o

P3).

Protección de las manos

Utilizar guantes protectores que cumplan la norma EN374 para evitar

el contacto de la piel con el polvo. Tiempo de penetración superior a

una hora.

Protección de los ojos

Utilizar gafas antipolvo, montura de área de aplicación 5 según la

norma EN166.

 

e ainda...

 

Efectos locales

Irritación cutánea: Este material no es irritante. El contacto prolongado con

la piel puede desengrasar la piel y provocar dermatitis.

Irritación ocular: Irritación física leve.

Toxicidad subaguda, subcrónica y a largo plazo

Los efectos de respirar el producto con concentraciones elevadas de partículas

respirables pueden incluir la inducción de la tos. Este material no es genotóxico.

Experiencia en personas

No se han identificado lesiones, ni pueden esperarse, en condiciones de uso

normales. Se cree que los tumores detectados en ratas al inhalar concentraciones

muy elevadas pueden ser el resultado de una “sobrecarga pulmonar” prolongada y

se considera que no son pertinentes en el caso del ser humano.

 

 

portanto há que ter cuidado com o pó de titânio mesmo que em forma de óxido. Como não há estudos em peixes e como os peixes ao respirar fazem passar a agua pelas guelras, mas se calhar estou a exagerar.

 

é que como corante alimentar ele está em solução e portanto nao te vai para o aparelho respiratório.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai Alves, Alves... já estás como a maior parte do pessoal, que quando ouve falar em "produtos químicos", pensa em coisas mal cheirosas, e que são sempre tóxicas? :(

Tu melhor que ninguém, devias saber isso :)

 

Essas MSDS são para produtos químicos puros. Como em tudo, em demasia faz sempre mal...

 

Eu falo em quantidades diminutas, e tu espetas aqui o pior dos casos... :P

Pareces um jornalista (nem todos são assim).

 

Preguntar a un médico en caso de una

exposición significativa.

 

Los efectos de respirar el producto con concentraciones elevadas de partículas

respirables pueden incluir la inducción de la tos. Este material no es genotóxico.

 

Experiencia en personas

No se han identificado lesiones, ni pueden esperarse, en condiciones de uso

normales.

 

y se considera que no son pertinentes en el caso del ser humano.

 

mas se calhar estou a exagerar.

Na minha opinião... um bocadinho :)

 

é que como corante alimentar ele está em solução e portanto não (palavra corrigida) te vai para o aparelho respiratório.

Não percebi essa. Primeiro, o TiO2 nunca está em solução, pois é muitíssimo insolúvel. Se estás a dizer que as micro-partículas de TiO2 possam criar complicações aos peixes, visto estes respirarem por guelras, tudo bem. Não descarto essa hipótese... mas vamos lá a ver as concentrações que os fertilizantes têm... :D

 

Além do mais, como já disse anteriormente, as MSDS são para os produtos químicos puros, e os problemas que possam causar, é para exposição a concentrações, ditas elevadas (também depende do produto químico)...

Fazendo uma analogia. A serradura é tóxica? É banida em certos estados dos EUA (se calhar até é... :lol:)? Não me parece. No entanto, para quem trabalhe em serrações e coisas do género, convém usar máscaras protectoras e afins... 8)

Há mais partículas em suspensão do que metais insolúveis, na água do aquário. Nós humanos também respiramos partículas, e temos métodos para nos defendermos disso (pelos nasais, por exemplo).

Duvido que os peixes não tenham desses métodos. Eles nem sempre vivem em águas cristalinas sem turbidez nenhuma...

 

Por isso... acho que não é questão para nos alarmarmos. Desde que sejam feitas TPA's, creio que nunca iremos atingir concentrações dessa ordem.

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estou nada :P apenas estou a discutir!

 

de qualquer modo (antes meti frases maiores, vou agora meter as coisas mnais especificamente) :P

 

Protección de las manos  

Utilizar guantes protectores que cumplan la norma EN374 para evitar  

el contacto de la piel con el polvo. Tiempo de penetración superior a  

una hora.

 

Se sugerem protecção para as mãos para evitar contacto com a pele, se falam em tempo de penetração (na epiderme? ) o que poderá fazer ao muco dos peixes?

 

repara tambem nesta parte:

 

Irritación ocular: Irritación física leve.  

Toxicidad subaguda, subcrónica y a largo plazo

 

como os peixes nao andam de máscara de mergulho... :?

 

e ainda:

 

Efectos locales  

Irritación cutánea: Este material no es irritante. El contacto prolongado con  

la piel puede desengrasar la piel y provocar dermatitis.

 

confirmando a parte de cima, se pode provocar uma dermatite na nossa pele que tem a epiderme sempre a ser regenerada, o que poderá fazer ao muco dos peixes?

 

Se cree que los tumores detectados en ratas al inhalar concentraciones  

muy elevadas pueden ser el resultado de una “sobrecarga pulmonar” prolongada y  

se considera que no son pertinentes en el caso del ser humano.

 

Nos ratos foram encotnrados tumores por inalaçao de concentrações elevadas, se bem que eles salvaguardam que poderá nao ter sido causada pelo produto em questão mas apenas por ser um pó e provocar o esforço pulmonar! Eles dizem nao ser pertinentes no caso do ser humano mas em animais mais pequenos que os ratos...

 

quanto á continuação da resposta :D

 

Este material no es genotóxico.
lá por não ser genotóxico pode ser tóxico de outras maneiras!

 

as duas seguintes, repara que eles falam em pessoas! nao podes tambem meter todos os seres vivos no mesmo saco, repara por exemplo nos camarões e no cobre!

 

quanto a dizer em solução, devia ter dito em suspensão? tu percebeste :P falei no adubo como uma solução, nao abres a garrafa de adubo e vez pedrinhas de dioxido de titanio no fundo pois não? :P e para ter aquelas quantidades diminutas são particulas muito pequenas.

 

os seres humanos tal como outros animais desenvolvem defesas para particulas, mas vai la respirar amianto a ver de que te servem essas defesas! ou lã de vidro (ou de rocha? ) tudo depende da dimensão da particula, ou porque achas que os fumadores ficam com os pulmões no estado em que ficam apesar das protecções nas mucosas.

 

Para além disso Ko2 é mais denso que a agua e deve ir ao fundo, podendo existir acumulação ao longo do tempo no aquario sem que as TPA's resolvam o problema. um dia que resolvas mexer no susbtrato...lá veem elas para cima de novo e os peixes lá no meio. Para além disso se falam em tempo de penetração na pele, se for absorvido lentamente depois de entrar no animal já nao sai com TPA's.

 

já agora ressalvar mais uma vez que não acho que quimicos sejam aquelas coisas que cheiram mal, emitem vapores e são tóxicas, isso são só poucos (se é possivel quantizar) :wink: mas que os há, há! :D

 

é evidente tambem que a concentração no adubo é diminuta mas o problema é a acumulação e o facto de adubarmos diaria ou bidiariamente por exemplo até que ponto nao vais aumentando a concentração no substrato.

 

até posso estar a exagerar, mas prefiro discutir e em ultimo caso o facto do aluminio estar lá ja para mim era mau sinal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... tou a ver que a gente não se entende :P

 

4 palavras para ti: Con+cen+tra+ção :P

 

lá por não ser genotóxico pode ser tóxico de outras maneiras!

Quais...? Se as genotóxicas até são as mais difíceis de discernir...

Se fosse tóxico de outra maneira, acho que isso viria expresso nas MSDS.

 

as duas seguintes, repara que eles falam em pessoas! não (palavra corrigida) podes tambem meter todos os seres vivos no mesmo saco, repara por exemplo nos camarões e no cobre!

Aqui tens toda a razão. Os peixes e os humanos são bem mais tolerantes que os invertebrados, quanto ao Cobre. No entanto, o cobre usado em tratamentos (anti-parasita) é de concentrações que dificilmente atingirás com a acumulação toda que te lembres... Sem contar que as plantas podem e absorvem Cobre.

 

os seres humanos tal como outros animais desenvolvem defesas para particulas, mas vai la respirar amianto a ver de que te servem essas defesas! ou lã de vidro (ou de rocha? ) tudo depende da dimensão da particula, ou porque achas que os fumadores ficam com os pulmões no estado em que ficam apesar das protecções nas mucosas.

Deves saber do que é feito o amianto... :P De uma das coisas mais inócuas que existe. No entanto, causa cancro a nível pulmonar (salvo erro, é cancro).

Devem estar a pensar, este gajo está-se a enterrar. Acabou de falar numa coisa inócua, que faz mal que se farta.

Bem... estou e não estou. Que é verdade que há coisas inócuas que fazem males terríveis, é... mas tanto o amianto como o TiO2 já foram estudados.

E uma coisa é certa e sabida... o TiO2 não faz mal aos peixinhos nem a nós humanos, nas doses encontradas em águas, tintas, alimentos, etc...

 

Agora se estás a falar em exemplo ridículos, como uso do produto químico puro, aí tudo bem... Dando mais uma vez, o exemplo da serradura, ou da lã de vidro, ou do pó de vidro (até me lembro do Horácio mandar vir connosco, à pala disto) :P

 

Ninguém anda a deitar TiO2 às colheradas para dentro do aquário.

E desculpa lá a franqueza, mas parece que é isso que estás a tentar transmitir.

Se vamos a falar em produtos químicos puros, ou em altas concentrações, o melhor é ir apregoar para outra freguesia :D

 

Já parece aquela do hidróxido de hidrogénio, ou óxido de dihidrogénio... :P

 

já agora ressalvar mais uma vez que não acho que quimicos sejam aquelas coisas que cheiram mal, emitem vapores e são tóxicas, isso são só poucos (se é possivel quantizar) Smile mas que os há, há! Very Happy

E aqui estamos inteiramente de acordo... E olha que não são assim tão poucos :wink:

 

Eu estou a ver que o pessoal quando toca a químicos é muito desconfiado. Por menos mal que isso faça, basta falar-se em produto químico, que já ninguém acredita. Enfim... É como as Ressonâncias Magnéticas Nuclear (RMN ou NMR). A maior parte das clínicas/hospitais/médicos/etc... refere-se sempre como "Ressonância Magnética". Ai de ti que fales em Nuclear, porque isso é das bombas que gajos físicos como tu fazem... :D

 

é evidente tambem que a concentração no adubo é diminuta mas o problema é a acumulação e o facto de adubarmos diaria ou bidiariamente por exemplo até que ponto não (palavra corrigida) vais aumentando a concentração no substrato.

Pois é... o problema é a acumulação. Mas tal como eu estou a tentar dizer, nunca se viu problemas em termos de acumulação de TiO2... :?

Mais uma vez: lá porque acontece com uns metais, não quer dizer que aconteça com todos... é só isso é que eu quero transmitir...

 

Tu estás certo (pelo menos parece-me) que vais ter problemas a nível de acumulação de TiO2 no aquário... Eu estou certo que não vais ter. Faz umas continhas, mesmo adicionando, sei lá, uma barra por semana e admite que todo o Titânio fica na água (acumulado no fundo), que não há uma única parte que seja absorvida/retirada pelo que quer que seja...

E depois compara com as análises feitas com os ratinhos...

Nas análises com os ratinhos, usam-se doses bem aviadas, não se usam 0,0005% em peso, salvo erro em Titânio...

 

Para além disso se falam em tempo de penetração na pele, se for absorvido lentamente depois de entrar no animal já não (palavra corrigida) sai com TPA's.

Errado... lá por ser absorvido pela pele, não quer dizer que reaja dentro do nosso organismo, e mate células e outras coisas...

Se é inócuo, é porque não reage, e coisas que não reagem são expelidas pelo corpo humano.

Sei que é um exemplo menos eficaz, mas toma o exemplo da água salgada. Está carregada de NaCl. Se beberes, o Na+ e o Cl- não vão ficar permanentemente no nosso organismo. Não são só os aquários que sofrem TPA's... nós também, e os peixes também.

 

Tal como disse em cima, os problemas de bio-acumulação devem-se a metais que ocupem centros prostéticos e alostéricos de proteínas, por exemplo. Se forem inócuos, e não consigam fazer isto, vão ser excretados pelo organismo...

 

Ainda podes dizer: "ah, mas o amianto, também não provoca nenhuma reacção química, no entanto, devido à sua forma estrutural, causa cancro". Pois bem... mas mais uma vez volto-te a responder da mesma forma. Esses casos já foram testados tanto no amianto como no TiO2 (ou mesmo no Titânio), e o TiO2 não causa isso...

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais