2227 num Plantado


Recommended Posts

Pois é, a dúvida é esta: o uso de um seco-húmido num aquario com bastantes plantas (chamar de plantado pode ser abuso) é contaprocedente?? Ou não??

 

Dêem as vossas opiniões, p.f.

Cumps

Fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se injectares CO2 dentro do aquário, e não colocares a entrada de água, nem nada, a agitar a superfície, creio que até se pode usar...

 

Resta agora saber a litragem do aquário? Se calhar, um seco-húmido é dinheiro mal gasto para um plantado. Sendo melhor para um aquário de poucas plantas e com muitos peixes.

 

Não digo que não seja possível, mas um filtro de menor capacidade, talvez fosse mais indicado.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: É para pores na "banheira" de 500 litros?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yeap, Luis.

Nesse mesmo. Vou remodelar aquilo, fazer um novo layout com novas plantas e queria lá meter os discus. Tenho, portanto, de aumentar e melhorar a filtragem, que neste momento apenas é assegurada por um fluval 404 (1300lts/h). Estava a pensar em manter o 404 e adquirir o 2227, para ter um consenso entre filtragem para fauna e flora.

Já tive 2300 litros/hora de circulação, naquele aqua, divididos por dois filtros, colocados em lados opostos, e não creio que haja corrente em excesso.

Quanto ao co2, pois tenho o nosso amigo garrafão de 5 lts a bombar co2 caseiro, tenho tido resultados muito satisfatórios, por ora creio que chega, lá mais para a frente logo se vê....

Já agora:

 

163compX50largX60altu

iluminação: 2X 150hqi + 6X9w pc

Com estas informações complementares, que me dizem?

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas,

 

Tenho um 2227 a fazer filtragem unicamente biológica e um

2215 a fazer a filtragem mecanica e até agora está tudo Ok

no meu plantado.

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, funciona, mas é contraproducente sim, por (pelo menos) duas razões:

 

1. Aumenta as trocas gasosas - Necessitas injectar muito mais CO2 para conseguir o mesmo nível de CO2 dissolvido.

 

2. É brutalmente eficiente como filtro biológico - Compete directamente com as plantas pela amónia disponível.

 

Num aquário densamente plantado e com plantas de crescimento rápido, i.e. num aquário com pearling regular, a utilização de filtro biológico até pode ser posta em causa. O metabolismo vegetal absorve amónia directamente da água e para o pouco que sobra, a superfície das folhas e a oxigenação do substrato provocada pelas raízes adicionam bastante espaço para fixação de bactérias nitrobacter e nitrosomonas.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Eu uso esse mesmo filtro no meu plantado ... até agora tudo bem ... não tenho nenhuma razão de queixa ... agora se existem melhores opções ... acredito que sim ... o que faço no meu filtro é ter muito mais filtragem mecânica que biológica ... e assim equilibro a coisa :wink:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yeap, Luis.

Estava a pensar em manter o 404 e adquirir o 2227, para ter um consenso entre filtragem para fauna e flora.

 

Entretanto adquiri um Profissional III (2080) da Eheim, além de parecer uma mesa de cabeceira, é um espetáculo, é filtro que nunca mais acaba...

 

Quanto ao co2, pois tenho o nosso amigo garrafão de 5 lts a bombar co2 caseiro, tenho tido resultados muito satisfatórios, por ora creio que chega, lá mais para a frente logo se vê....

 

Tambem já tenho uma garrafa de 2kgs de co2 pressurizado, com electrovalvula e reactor externo, tem um aproveitamento espetacular. Além disso, engendrei uma 'canalização', a saida de agua do aqua é feita através de um Skimmer de superficie, vai a um filtro com uv, sai, passa pelo reactor externo do co2, e entra no aquario atraves de dois tubos de electricidade (tubo VD), com cerca de 150 cms cada, os quais estão enterrados debaixo do areão, e são todos perfurados (passei dois dias a fazer furinhos naquilo).

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiiii ... nem tinha visto que este tópico era de Janeiro :wink: alguém o puxou para cima :?

 

fica bem Fausto

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não era bem problema, quando lancei o topico tinha a hipotese de adquirir um 2227, coisa que agora já está ultrapassada, mas contimuo com curiosidade, pois é um tema algo polemico, e isso vê-se nas várias opiniões que aqui vão...alem disso pode servir para esclarecer mais malta com a mesma duvida, e que não tenha aversão ao PESQUISAR, lá em cima... :wink:

abraço

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda que esta discusssão seja polémica e tendo lido os posts anteriores exixtem no entanto algumas duvidas;

 

Sim realmente este filtro tende a oxigenar a água sendo quanto a mim uma mais valia pois nunca precisei de usar uma bomba de ar e comprrendo que haja necessidade de complementar mais com CO2 no caso de um plantado.

 

No entanto sempre tive a noção que a amónia é um produto tóxico seja para quem for e, quem unicamente consegue sintetizar a amónia são as bactérias que porventura deverão existir em mais quantidade em qualquer filtro.

 

Pelo que li atrás, as plantas também sintetizam amónia?

E senão sintetizarem amónia não é mais benéfico?

 

Ficam aqui as duvidas

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, realmente se as plantas não sintetisassem amónia a vantagem seria óptima, no entanto elas sintetisam, há até estudos que sugerem que esta é a forma preferencial para admissão de azoto, o que faz sentido, pois o azoto é usado exactamente sob a forma de amónia nos circuitos internos da planpta, sendo que esta tem que gastar energia a reduzir outras formas que encontre por exemplo nitratos.

Alguém disse que usa o 2227 com mais filtragem mecânica do que biológica? isso não funciona! pode até ter lá as matérias filtrantes mecânicas, mas nenhum seco-húmido faz filtragem mecânica como deve ser, entre outras coisas a água passa de cima para baixo ao contrário de quaisquer outros modelos.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém disse que usa o 2227 com mais filtragem mecânica do que biológica? isso não funciona! pode até ter lá as matérias filtrantes mecânicas, mas nenhum seco-húmido faz filtragem mecânica como deve ser, entre outras coisas a água passa de cima para baixo ao contrário de quaisquer outros modelos.

 

Podes até ter razão, porque sei que quando respondes sabes do que falas ... mas não podes dizer que não funciona ... porque comigo está a funcionar ... uso este filtro como disse ... e o meu aquário está muito bom de saúde, 0% algas, e desde que tenho este filtro, muitas poucas baixas ... não tou a ver porque é que desaconselham tanto este filtro ... como em cima referi ... acredito que existam melhores filtros, dentro do mesmo preço ... agora dizer que este filtro é mau num plantado, acho que não é bem assim ... até porque mesmo os valores dos testes á minha água ... estão muito bons ...

 

Já agora, tou curioso por saber porque a Eheim faz um filtro Wet/Dry, para que tipo de aquário é altamente recomendado? Porque para fazerem um filtro específico é porque deve ser altamente recomendado para algum tipo de aqua "penso eu de que" :!: só não sei qual?

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Faço das palavras do Filipe as minhas. Pois com o meu aquario passa-se o mesmo. Só adquiri o 2213 porque realmente notava que a água tinha residuos resultando de uma filtragem mecanica deficiente.

 

Quanto aos secos/humidos a grande vantagem pelo que leio no manual do fabricante, é a síntese mais eficiente das substancias tóxicas em não tóxicas. Isto porque a área da filtragem biológica acaba por ser substancialmente maior devido à oxigenação .

 

Deixo aqui outra pergunta então; quais a desvantagens se é que existem de ter uma filtragem bilógica sobredimensionada?

 

Parece-me que a resposta é o mesmo que ter uma filtragem mecanica sobredimensionada, o que facilmente acontece com aquarios de menores dimensões para que os filtros estão dimensionados. Ao que parece a desvantagem é apenas monetária, corrijam-se se estiver enganado. :oops:

 

No meu caso particular, prefiro ter a mais do que a menos e deixo o exemplo; o Substrato Pro de Eheim dá para colonizar em 1 litro de substrato o equivalente a 450m2 de bactérias.

A Aquatic Nature a mesma quantidade de substrato coloniza o equivalente a 1000m2 de bactérias.

 

Adianto que no meu 2227, estou a utilizar ambos os susbtractos

 

1abr

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, mas estamos todos a dizer o mesmo. Ninguém disse que o 2227 é um mau filtro, ele é um péssimo filtro mecânico, por razões que já expliquei acima (e constatei, também tive um 2129 em tempos). Acontece que os wet/dry não são mais nem menos que excelentes filtros biológicos. Primeiro ponto, não devem ser os únicos filtros em nenhum aquário, porque não têm a capacidade de fazer filtragem mecânica.

Isto não implica que tenhas feito uma má compra, nem que o aquário não esteja bom, o que quero dizer é que como filtro único nunca to aconselharia.

Em resposta à questão do porque a EHEIM faz um filtro destes, é muito simples, para servir de filtro biológico onde o precises. A questão é que raramente precisas apenas de filtragem biológica e num aquário plantado é mesmo dessa filtragem que necessitas menos.

 

Abraços,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entre outras coisas a água passa de cima para baixo ao contrário de quaisquer outros modelos.

 

Tens os outros da Eheim, inclusivé o Pro 2 penso que o 2226 (sem ser Wet/Dry), que faz a mesma coisa ... apesar de entrar por cima a água só entra no filtro no fundo ... acho que se existir algum problema, não é este ...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é no Profissional II, pode ajudar abrires um wet-dry antes de fazeres o post. A água cai em cascata através do substrato, aliás, se a água não fosse puxada do fundo como achas que o filtro ferraria depois de vazar?

 

Abraços,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei das vossas intervenções apesar do post ser de Janeiro :D

 

Agora estou mais esclarecido e cada vez mais satisfeito com o meu setup de filtragem e só posso concluír o seguinte; :wink:

 

Estou preparado para o futuro a nível de filtragem no caso de adquirir um aquario maior :D

 

1abr a todos

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

A água cai em cascata através do substrato

 

Por acaso nunca vi, nunca abri o filtro (com ele a funcionar) para ver :wink: mas sei que tem o tubo que vai ligar ao fundo do filtro passando por todas as massas filtrantes através desse tubo... e só depois subindo e passa por todas as massas, fazendo assim o mesmo efeito dos outros ... agora o que acho é que o 3º tubo (o mais fino) esse é que cai em cascata através do substracto ... por isso é que este filtro oxigena melhor as bactérias ... e por isso é que tem mais um tubo que o pro II.

 

Acontece que os wet/dry não são mais nem menos que excelentes filtros biológicos

 

Concordo contigo plenamente ... e por isso é que não são tão aconselhaveis para plantados ... mas isto é lógico (num plantado, temos de dar prioridade á filtragem mecânica)... o que estou a querer tentar dizer, é que estes filtros também funcionam em plantados... apesar de existirem melhores filtros dentro dos mesmos valores ... não são aquele bicho de 7 cabeças que se criou á volta do filtro ...

 

Só uma coisa que ainda não percebi ... o objectivo da filtragem mecânica é reter os restos de plantas mortas e tudo aquilo (matéria orgânica) que anda suspenso na água ... partindo do principio que eu tenho ceramicas lisas e esponja azul no primeiro compartimento do aqua por onde passa a água ... porquê é que ele não é bom a fazer a filtragem mecânica ?? a água passa por lá, o material (massas filtrantes mecânicas) está lá ... não vai reter as matérias organicas porquê ??

 

outra coisa ... se eu tirar o 3º tubo(o tal que está a mais comparando com o pro 2, aquele que deita a água em cascata por cima do substracto) não ficará um filtro "normal" ?? um autêntico pro 2 ?? assim deixa de oxigenar as bactérias , e de cair água por cima do substracto, certo?

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste toda uma série de suposições a partir de um pressuposto errado, volto a dizer que dá jeito abrir um filtro antes de opinar como ele funciona. Não faz sentido discutir opiniões quando o concreto está ali para se ver.

A cabeça tem um tubo que vai até ao fundo e outro no topo, tal e qual um filtro profissional comum, deves é notar que o que num é a admissão, no outro é o escoamento e vice-versa. Como o filtro wet-dry enche e vaza ele necessita ir buscar ar (para vazar, ou seja encher de ar) a algum lado e daí necessita de um orificio, ora como é perigoso ter um orificio abaixo da linha de água, este orificio leva um tubo para que o eleves acima da linha de água. O terceiro tubo não passa de um respiradouro.

Um pouco mais à frente há quem sugira tapar o respiradouro como tu dizes para que o filtro perca o efeito enche-vaza (péssimo para a filtragem mecânica), pois deixa de conseguir vazar (não tem nada a haver com a cascata que mencionas) no entanto ainda se fica com o problema do fluxo ser de cima para baixo, o que também só por sí estraga completamente a filtragem mecânica.

Colocar esponjas num wet-dry? em que compartimento? só se for logo no de cima, mas mesmo assim não serve.

 

o que estou a querer tentar dizer, é que estes filtros também funcionam em plantados... apesar de existirem melhores filtros dentro dos mesmos valores ... não são aquele bicho de 7 cabeças que se criou á volta do filtro ...

Parece que há aqui um mal entendido, mas qual bicho de sete cabeças? é claro que funcionam em plantados, só não é é necesária tanta filtragem biológica, daí não valer a pena investir num. Ninguém disse para o desligar.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de ter o 2213 tinha unicamente o 2227 a fazer todo o "serviço".

 

Lógicamente tinha posto na 1ª camada (junto à cabeça) a lâ para filtragem mecãnica e mal ou bem, conseguia reter alguma sujidade

 

Inté

Sabias que a maior palavra em PT é: ''Pneumoultramicrosc opicossilicovulcanoconiótico"?

 

Quem muito dorme pouco aprende............:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.