Projecto de novo aquário (JMM)


Recommended Posts

Olá

 

Lembrei hoje este sistema, visto muitas vezes no reefcentral.

http://www.oceansmotions.com/

Não sei até que ponto pode interessar este sistema.

Apenas mais uma opção.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Pedro,

 

Obrigado pelo teu continuado interesse neste post.

Esses modelos são interessantes (já conhecia alguns), mas têm o problema de ser demaisado "visiveis" no aquário. Queria que não ficasse nada à vista.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma bomba dessas da Tunze a fazer retorno, e o silêncio não é o seu melhor atributo. Por outro lado a saída e entrada da bomba é feita atravès de um tubo de 50mm, o que me parece que para ligares a uma squid, vais ter que estrangular muito e assim perder muita eficácia na bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

És o primeiro a dizer que usa uma bomba destas (Tunze Master Electronic 1073.090, certo ?), o que é muito importante para mim, porque até agora só tinha especificações técnicas e nenhum registo do funcionamento "ao vivo".

 

Não é mesmo silenciosa ? É que essa questão é relevante...

 

Por outro lado, no site da Tunze, referem que a a entrada e saída tem 1"1/2. Tens a certeza dos 50 mm?

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou um ferveroso adepto dos SQUID's. Acho dos maiores "zingarelhos" algumas vez inventados neste ramo.

 

Tudo o que possa evitar electricidade, quanto a mim, é de usar.

 

Neste momento tenho apenas um squid no meu aquário mas já tenho mais 2 na caixa para usar no meu novo aquário e se puder ainda compro mais.

 

Os oceanmotions têm o "grande" problema de não serem nada baratos, o que é uma pena, porque também consomem uma ninharia.

 

 

Não nos podemos esquecer que a previsão de aumento da electricidade para o ano que vem é de 15%, o que significa que um aquário que custe este ano 100€/mês, passara a custar + 15€.

 

Para vocês não sei, mas 15€/mês é muito dinheiro para mim. É um coral de 3 meses em 3 meses.

 

Julgo que normalmente nunca contabilizamos o preço de manutenção de um aquário e se calhar depois há dissabores. Eu pelo menos nunca o tinha feito de uma forma realista e agradeço ao Diogo ter-me "aberto" a pestana quando tomou realidade do que gasta mensalmente só em luz o aquário dele. Foi por isso que fiz um excel para estimando os custos de um aquário e assim poder escolher em consciência o tamanho do meu próximo aquário.

 

Isto para reforçar que um SQUID é um aparelho que para além de tudo o mais: Não gasta qualquer electricidade :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou em fase de revisão de alguns aspectos do projecto inicial, em boa parte graças aos contributos que tenho recebido da vossa parte, que volto a agradecer.

 

A principal questão prendia-se com o facto de pretender usar uma bomba de retorno de forte caudal e haver o risco de os outflows e dimensão da sump não o suportarem (o que teria como consequência poder "secar" a sump e ter um "overflow" no aquário - nada agradável...).

 

Assim, e tendo em conta que o aquário tem 4 furos, 2 de 43 mm e 2 de 32mm, estou a considerar o seguinte:

 

1 - usar 3 furos como outflow (os 2 de 32mm e um de 43 mm) e apenas um (de 43 mm) como inflow - em vez de 2x2 como inicialmente referi;

 

2 - aumentar a sump 160 para 270 litros (valores brutos), mudando o refúgio para outro local, que assim será um refúgio superior com cerca 98 lts (também brutos) - terei amanhã reunião com o empreiteiro, para ver se esta hipótese é viável. Seria um aquário triangular, colocando num canto a cerca de 1,9 m do chão e assente em perfis metálicos, para melhor aproveitamento do espaço, que não é muito. Terei também, provavelmente, que roubar 10 a 20cms à sala.

 

3 - como ainda não estou 100% decidido quanto à bomba de retorno, vou usar uma emprestada (Pentair "quiet one" de 6.000 lts/h) durante algum tempo. Depois disso, vejo se mantenho essa capacidade ou a aumento para 8.500-9.000.

 

Junto uns bonecos, ainda que não estejam à escala (mas penso que deve dar para ter uma ideia).

 

Esquema geral actualizado

Pic_7437_10.jpg

 

Bastidores (visto de cima)

Pic_7437_11.jpg

 

Circulação

Pic_7437_12.jpg

 

Por ora, é isto. Espero na próxima semana poder confirmar estas alterações

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Tomei a liberdade de fazer um desenho a escala.

Pic_7370_39.jpg

Acho que é assim que fica, o refúgio tem C99xL70xD121.24

No refúgio acho que podias tirar o bico e colocar uns vidro com 6cm+/- para fazer as ligações ao aquário. Algo deste género.

Pic_7370_40.jpg

Ou caso seja possivel assim

Pic_7370_38.jpg

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Obrigado pelas dicas, que queria comentar:

 

1. devo ter-te induzido em erro com as medidas, mas como refúgio terá apenas 70cms de lado (catetos), acabará quase à face do aquário (a parede tem 1,55m e o aquário 0,73, tendo por isso +/- 80 cms disponíveis);

 

2. Para fazer as ligações ao aquário, estava a pensar ou furar o vidro da frente do refúgio (no canto superior direito) ou mesmo o do lado direito se conseguir colocar um passa-muros nos 10cms de diferença entre o refúgio e a parede (talvez seja demasidado apertado).

 

3. Um refúgio como o que sugeres, não dá, por várias razões. A mais forte é a ausência de apoio, uma vez que a parede da frente do aquário (à esquerda no desenho) será em mdf hidrófubo (penso que é este o termo).

 

Entretanto já tive reunião como empreiteiro e espero o orçamento. Vamos ver se dá...

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Porque não usares uns L como o Diogo Lopes teve que usar para suportar o aquário dele, desta forma não é necessário as paredes laterais ou então um "móvel" em ferro como os que se usa para os aquários mais alto em que futuramente podias usar o espaço por baixo para outros equipamentos ou simplesmente como "armazém" para todos os produtos e acessórios do aquário.

 

Bem... já estou a me intrometer vezes a mais no teu projecto... daqui a pouco sou o chato!!!

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Longe de seres "o chato". Tens sido extremamente útil, como tenho vindo a dizer.

Das várias hipóteses que estudei com o empreiteiro, a mais viável é a que referi acima: 3 perfis metálicos a cruzar o canto, fixos nas duas paredes (que felizmente são mestras) a sustentar o refúgio, em triângulo.

É que, por baixo, ainda vou ter a torneira e o esgoto e um bidon de 110 ou 220 lts para fazer/armazenar água salgada....O espaço é muito pequeno, mas vai caber tudo ! (espero...)

Mais que isto, ou é demasiado complicado ou demasiado caro (normalmente, ambas as coisas)

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais